Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Quero ensinar yoga? Por onde começar?

De Joseane, publicado dia 08/08/2018 Blog > Esporte > Yoga > Etapas para se tornar um professor de meditação

Obstáculos e dificuldades fazem parte da vida. E a vida é a arte de superá-los. (Mestre De Rose)

Se tornar professor de yoga não acontece do dia para a noite. Para aqueles que praticam yoga, não se trata de uma decisão simples de se tomar. Apenas um pequeno percentual dos praticantes do yoga se aprofundam no conhecimento da prática e percorrem até o fim o seu caminho espiritual.

A Yoga é uma filosofia de vida que se aprende com a experiência, o exercício e a prática. É preciso acreditar, ser persistente e se doar muito. A prática do yoga culmina naturalmente numa mudança completa da vida. Muda-se os paradigmas, constrói-se novos valores, pede-se outros. Quando se vive o yoga, a mudança é evidente e faz parte do processo.

A maioria dos praticantes do yoga começam praticando-na como um hobbie, poucos vivem a prática profundamente e uma parte ainda menor se dedica ao ensino dessa prática milenar. De forma geral, o processo é natural, quando se dão conta já estão transmitindo os valores do yoga para outros praticantes mais novatos e um belo dia se descobrem professores de yoga.

Seja a profissão de professor de yoga seu projeto de vida ou que você tenha chegado até aqui de forma natural e até inesperada, algumas etapas devem ser respeitadas para que você possa transmitir os seus conhecimentos assumindo o importante papel de professor ou instrutor de yoga.

Antes de mais nada, se certifique de que você tem o que é preciso para começar essa nova etapa da sua vida dando curso de yoga!

O que te motiva a se tornar um instrutor de yoga?

Imaginamos que você não acordou hoje decidido a se tornar um professor de yoga, certo? A decisão de se tornar um instrutor de yoga certamente foi algo bastante refletido. Você leu sobre yoga, estudou, praticou durante muito tempo e com muito empenho todos os pilares da yoga e hoje, apaixonado pelo seu novo estilo de vida, mais sereno e pleno, você se sente pronto a passar adiante compartilhando com outras pessoas todo o seu saber sobre a yoga. Hoje você quer que mais pessoas aprendam a respeito e conheçam todos os benefícios da yoga.

Descubra os benefícios do yoga Plenitude, paz interior, calma e serenidade são consequências da prática regular do yoga

Nós te apoiamos! Você trilhou um bom caminho e é natural que queira passar esse saber a outras pessoas… mas, estaria você realmente motivado a se tornar um professor de yoga e arcar com as responsabilidades consequentes dessa escolha?

Analisar as suas reais motivações é muito importante antes de se investir como instrutor de yoga. Por qual razão você quer se tornar um professor de yoga? você está realmente preparado?

Não dá para improvisar uma aula de yoga! Você realmente deve conhecer a prática de forma consistente. O yoga é uma prática que envolve os três aspectos : mental, corporal e espiritual baseado em técnicas originárias da milenar e tradicional cultura indiana, e tendo como focos principaisa respiração e o conhecimento do eu. Os três pilares precisam existir e precisam ser dominados de forma consciente para que a técnica funcione. Conhecer as bases do yoga é de extrema importância, assim como a sua origem e pretensão.

Esse percurso emocional e espiritual não poderá ser transmitido se já não tiver sido antes percorrido pela pessoa que pretende transmitir. Logo, é preciso ter vivido no yoga e completado o seu caminho para somente iniciar outros a percorrê-lo. O objetivo do yoga é atingir o YOG (união, integração), isto é, a plena consciência de si mesmo, um estado de bem-estar profundo.

Para tanto é preciso muito mais do que diplomas e certificados de professor de yoga. Sua experiência e sucesso dento da filosofia falará por você e será a sua maior referência.

Yoga é experiência!

Como estávamos dizendo, não se torna professor de yoga, uma técnica milenar que lida com o aspecto mais profundo do ser humano, de uma hora para outra. É preciso bastante investimento pessoal e até financeiro. Uma aula de yoga com professor particular custa aproximadamente quarenta reais, junta-se a isso os custos com outras formações e certificações que abrangem as diferentes técnicas e abordagens do yoga. É um investimento que vale muito a pena, mas ainda assim é um investimento.

Quais etapas para se tornar professor d yoga? É necessário muito conhecimento e prática para se tornar professor de yoga

O tempo que você dedica ao yoga também contará para a sua formação enquanto YOG, assim como para o seu futuro como professor de yoga. Não estamos falando somente da sua aula semanal de yoga, mas também do tempo que você investe lendo e conhecendo mais sobre o assunto, frequentando seminários, conversando com colegas mais experientes, assistindo aulas de diferentes mestres que dominam diferentes abordagens, fazendo uma visita espiritual à Índia, berço do yoga, frequentando tempos dedicado à prática, e sobretudo, praticando muito, todo o tempo, sobretudo o lado espiritual que é uma das bases fundamentais do yoga.

Isso dito, passamos a etapa seguinte: o investimento real para aqueles que desejam se tornar instrutor de yoga!

Invista em seu desejo de se tornar professor de yoga

Se você trilhou o seu caminho rumo ao conhecimento de si mesmo e se considera pronto para compartilhar o seu aprendizado com outros, chegou a hora de começar a estruturar o seu projeto.

Primeiramente, sugerimos que você responda para si mesmo as seguintes questões?

  • Eu estou realmente pronto para me dedicar 100% a prática do yoga?
  • Estou pronto para conhecer e dominar todas as abordagens do yoga, isto é, a yoga tradicional e suas variantes?
  • Sendo o yoga um aprendizado contínuo, estou pronto a continuar seguindo essa filosofia ao longo da vida?
  • Estou realmente pronto a trabalhar na preparação de meus cursos e aulas que ajudarão outros em sua caminhada, ao mesmo tempo que continuo a minha própria?
  • Qual o fator que motiva a minha decisão de me tornar instrutor de yoga?

Aula de yoga para iniciantes no superprof Investimento pessoal é essencial para se tornar um bom mestre de yoga

Se você tiver clareza de espírito para responder a estas questões e que suas respostas estevam ligadas a evolução do eu, ao desejo de compartilhar o bem, você já está pronto para começar a ensinar yoga.

Veja aqui alguns critérios importantes a considerar antes de decidir começar sua atividade como professor de yoga.

Desenvolva seu método de ensino do yoga

Digamos que você esteja certo em sua escolha de se tornar um mestre de yoga. Você tem tudo que é necessário para começar a exercer essa atividade, boa vontade, conhecimento, experiência, só lhe falta mesmo….os alunos.

Não se preocupe, se  você percorreu com sucesso o seu caminho de busca pela plenitude e paz você já se fez notar pelos seus amigos e conhecidos próximos. Todos já notaram as diferenças positivas em sua vida e certamente já comentam sobre você em seus círculos. Desse feito, desde que você anuncie sua intenção em se tornar professor de yoga, certamente você encontrará interessados em aprender com você os segredos para uma vida mais centrada e feliz.

No mais, você só terá que provar que além de conhecer e viver o yoga, você sabe transmiti-la para outras pessoas. Então comece a pensar em desenvolver as suas habilidades pedagógicas e metodológicas. Você pode, por exemplo, se inscrever em um curso de formação de instrutores de yoga, assim como fazer aulas com mestres renomados para aprender um pouco com que já faz ha mais tempo do que você. Que tal ter aquela conversa com o seu instrutor de yoga? Ou até mesmo acompanhar canais de instrutores de yoga no youtube!

como começar o seu curso particular de yoga? Confie no yoga e em seu poder pessoal, se jogue!

O importante aqui é que você tenha humildade. Aprenda tudo que puder com outros que já possuem mais experiência do que você mas sempre tendo em mente que cada instrutor é único e você certamente conseguirá desenvolver o método que se adapte ao seu percurso pessoal. Seja sincero com você mesmo e não tente ensinar aquilo que você não domina. Se em seu caminho você se dedicou ao Hatha yoga, por exemplo, tente continuar fiel a essa prática. Conhecer as demais abordagens vai enriquecer o seu curso e o seus conhecimentos mas você não precisa saber tudo sobre tudo. Apenas seja sincero com os seus alunos e com você mesmo.

Algumas características são comuns a todos os professores, inclusive os de yoga, a seguir:

  • seja paciente
  • seja organizado
  • seja responsável
  • seja compreensivo
  • acredite em você e no seu aluno
  • dê o seu melhor, e o seu melhor não é comparável com o dos outros!

Baseie o seu método nos valores do yoga e você certamente terá sucesso em sua empreitada. Seja consistente e acredite na suas escolhas e no seu potencial como instrutor de um saber que você acredita!

Lembre-se que no yoga você será sempre um aluno pois é um aprendizado para a vida. Não faça esforços desnecessários para mostrar que você é instrutor. Seja natural e trate os seus alunos com igualdade, bondade e respeito. Isso é Yoga.

 

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

Deixe um comentário

avatar