Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Tenha o Certificado de Italiano como Língua Estrangeira

De Carolina, publicado dia 08/09/2017 Blog > Idiomas > Italiano > Por que fazer o C.I.L.S.?

Muitas vezes a gente escuta nas empresas: “a confiança não exclui o controle”.

Isso porque a maioria delas exigem que seus empregados tenham diplomas e certificados para provar suas competências em vários domínios. Isso também acontece com as línguas estrangeiras em que os serviços de Recursos Humanos pedem muitas vezes um certificado de proficiência no idioma que eles exigem.

Até porque a gente já escutou falar de muitos casos de pessoas que mentem sobre seu nível em idiomas estrangeiros. Alguns dizem ter o nível avançado em inglês quando têm apenas o nível intermediário, etc.

Então, por via das dúvidas, é sempre bom ter um diploma para provar sua proficiência em determinada língua.

Ter seu nível verificado em italiano significa que você pode reconhecer formalmente sua capacidade e seu domínio da língua. O C.I.L.S., Certificazione di Italiano come Lingua Straniera (Certificado de Italiano como Língua Estrangeira) é uma ferramenta útil para esse propósito!

O C.I.L.S e o C.E.L.I são os certificados mais conhecidos para atestar o nível de italiano de uma pessoa. Eles são geralmente solicitados por empresas italianas que contratam estrangeiros ou estudantes que desejam fazer um ou mais anos de ensino superior na Itália.

Então, antes de ir para Milão trabalhar na companhia de seus sonhos, em Turim ou na esperança de fazer um estágio em Roma, fazer um exame de proficiência em italiano e especialmente o C.I.L.S pode ser útil, mesmo indispensável.

Quanto custa um curso do idioma de Dante em uma instituição especializada? As aulas da língua italiana são muito menos acadêmicas que as ensinadas na escola. Você também pode treinar para o CILS com o material disponível na web

É importante lembrar que esse certificado de italiano é reconhecido pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros. Sinal que ele é sério, não acha?

Conheça todos os certificados e testes na língua italiana!

O que é CILS?

O CILS pretende avaliar a capacidade de uma pessoa não nativa falar e escrever italiano.

Consequentemente, esse certificado serve principalmente para aqueles que desejam estudar ou trabalhar em uma empresa italiana ou com interesses econômicos no Brasil ou na Itália.

Ele não serve para aprender italiano, simplesmente para mapear o nível de língua de cada um.

Para se qualificar para a certificação, não há necessidade de um diploma anterior. Simplesmente, é preciso ter o nível básico na língua de Dante Alighieri para ter o certificado no nível A1 ou A2, por exemplo! Vamos falar detalhadamente nos diferentes níveis abaixo.

Desde 1993, cerca de 100 mil pessoas passaram o C.I.L.S na Itália ou em outros lugares do mundo.

E você já ouviu falar no certificado DITALS de italiano?

Os 6 níveis de CILS

Os diferentes níveis de certificação estão em conformidade com as orientações estabelecidas pelo Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas.

Cada um dos seis níveis incluídos no C.I.L.S tem sua própria referência, seus próprios requisitos e permanece autônomo em comparação com os outros cinco.

Como outros testes de nível de língua, como o TOIEC em inglês, o C.I.L.S enumera seus níveis de acordo com o seu domínio do idioma, variando de A1 para um iniciante e C2 para alguém com muito mais experiência em italiano.

Se a sua língua materna é portuguesa, você tem a vantagem de encontrar as mesmas raízes latinas! Uma aula de conversação vai te preparar para a prova oral CILS e permite que você aperfeiçoe seu vocabulário em italiano

  • O primeiro nível A1 (nível de introdução ou descoberta) é para pessoas que entram em contato com o italiano. A certificação A1 validará a compreensão e o uso de termos e expressões diários em um italiano muito básico (alguém falando lentamente com uma pronúncia bem compreensível). Assim, é preciso construir frases simples que respondam às necessidades ou realidades concretas, tais como se apresentar ou perguntar alguém onde mora ou quantos irmãos ele tem.
  • O nível A2 (nível intermediário ou de sobrevivência) atesta uma competência ainda em fase de construção, mas com um domínio dos fundamentos da língua italiana (vocabulário e gramática italiana básica). Esse nível de certificado demonstra a capacidade de entender e dominar expressões usadas com frequência ou a capacidade de trocar informações simples em um contexto específico (fazer um pedido em um restaurante ou perguntar o caminho para alguém).
  • Para alguém que quer passar no certificado C.I.L.S no nível B1 (nível intermediário), é preciso entender, em um idioma padrão, os palavras-chave de uma conversa sem necessariamente capturar todas as sutilezas. É poder se expressar em situações familiares, como lazer, trabalho ou mesmo escola ou universidade para os mais jovens. O nível B1 também atesta a capacidade de contar uma história, um desejo ou um objetivo em uma linguagem coerente, mas relativamente simples.
  • O nível B2 (avançado) é para pessoas que já possuem uma base sólida em italiano. Esse nível de certificado atesta a capacidade de capturar informações em um ambiente mais complexo (texto com muito mais léxico ou sotaque italiano mais difícil de entender), mas também a possibilidade de ter uma conversa espontânea com um falante nativo ou dar sua opinião sobre assuntos da atualidade e expressar uma opinião contrária ao seu orador.
  • A certificação no nível C1 (nível fluente) atesta um excelente domínio do idioma, bem como algumas noções da cultura italiana. O indivíduo é capaz de compreender grande parte da informação em textos longos e complexos, mas também pode se expressar sem a impressão de buscar suas palavras. O conhecimento de expressões italianas também pode ser testado. A avaliação não se baseia apenas no nível de vocabulário, mas também no não-verbal, como o domínio dos tons num discurso ou o controle da organização do discurso (para dar coerência geral ao discurso).
  • Finalmente, o último nível C2 (nível fluente) destina-se a pessoas que, sem esforço, compreendem tudo, ou quase tudo, que leem em italiano, podendo se comunicar e argumentar em temas específicos e complexos, como a história da arte na Itália e com um nível elevado de linguagem para entender nuances sutis de significado em assuntos complexos como um todo.

Daí a importância de ter uma ideia preliminar de seu nível, fazendo uma avaliação de teste! Para melhorar e avançar rapidamente para passar para um nível mais avançado, é possível e aconselhável fazer algumas aulas ou um curso de italiano.

Descubra também o PLIDA!

Como funciona o teste CILS?

Cada um dos testes de nível é independente. No entanto, eles mantêm a mesma estrutura geral e insistem nos mesmos pontos: compreensão escrita e compreensão oral através de diálogos.

Para cada um dos 6 níveis, há um teste de escuta, um teste de leitura, uma análise das estruturas de comunicação, um teste escrito e uma prova oral. Claro, as exigências de cada prova vão variar de acordo com os níveis que variam de A1 a C2.

Para as certificações de nível A1 e A2, a marcação é de 60 pontos enquanto 100 pontos para os níveis B1, B2, C1 e C2.

Para validar o certificado, é essencial obter uma pontuação suficiente em cada um dos cinco testes.

A duração dos testes também varia de acordo com os níveis:

Nível                        Parte escrita                 Parte Oral
A1                                1h45 a 2h15                       10 min
A2                               2h05 a 2h45                      10 min
B1                                3h40                                   10 min
B2                               3h45                                    10 min
C1                                4h40                                   15 min
C2                                3h45                                   15 min

Como se inscrever no teste CILS?

Para fazer o teste CILS, é necessário se inscrever em institutos que assinaram um acordo com a Universidade de Siena (Università per Stranieri di Siena), o que é o caso de muitos institutos culturais italianos.

Os preços variam de acordo com os institutos selecionados. Mas, digamos que ele pode custar de R$250 a R$350.

Faça o exame CILS para provar seu domínio no idioma da Itália Para aprender uma língua estrangeira, é necessário aprofundar as bases. Isso também acontece com o aprendizado do italiano

Observe que é possível repetir apenas parte do teste se a pontuação obtida não for suficiente para validar a certificação.

Para se inscrever, é necessário enviar (verificar as condições em cada instituição de língua italiana):

  • Um formulário de inscrição preenchido em letras maiúsculas (para aqueles que já passaram pela certificação, o número de registro já atribuído também será solicitado),
  • Uma fotocópia de um documento de identidade oficial,
  • Um cheque correspondente ao valor das taxas de inscrição do nível em questão.

Resumindo:

  • Antes de passar o certificado CILS, o primeiro passo é estudar para ter o conhecimento necessário de acordo com o nível que você quer (precisa) alcançar em italiano. Outro conselho é fazer o teste realmente de acordo com o seu nível. Não adianta você fazer o teste para o nível C2 se na verdade você tem somente as bases equivalente ao nível A2.
  • Para se preparar para o exame, é preciso estudar e revisar os conceitos, fazer algumas aulas particulares, curso de italiano online ou presencial, de apostas ou autodidatas através de aplicações ou outro material. Muitas organizações certificadas oferecem curso italiano de preparação intensivos ou não e a aplicação do certificado. Porque sim, aprender italiano é como aprender inglês, alemão, espanhol ou aprender chinês, não tem como improvisar e picaretar…
  • Dependendo do nível, as exigências não serão as mesmas. O domínio dos verbos e dos tempos, dos adjetivos, dos pronomes, dos advérbios e da coerência no discurso será muito mais exigido à medida que o nível aumenta.

Quanto custa uma lição do idioma da Itália? Fazer aulas particulares da língua italiana antes de fazer a prova para o certificado é quase obrigatório

Descubra também o certificado italiano CIC!

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (média de5,00 sob 5 de 1 votos)
Loading...

Deixe um comentário

avatar