"Conhecendo a Geografia você descobrirá seu incrível mundo."
Luciano Dall Alba Lopes de Oliveira

A geografia e os mapas nos proporcionam bases e ferramentas fundamentais para a compreensão do mundo em que vivemos. Eles nos fornecem uma estrutura que nos permite organizar e comunicar conhecimentos.

Cada vez mais a geografia é usada em praticamente todos os campos da atividade humana, fornecendo uma linguagem universal para a compreensão, comunicação de ideias e fornecimento de percepções. A geografia faz as grandes perguntas - Onde? Como? Por quê? E se?. Ela é uma disciplina que nos dá, ainda, a perspectiva de respondê-las com tecnologia avançada e um conhecimento sólido do universo global em que estamos inseridos.

Você mora em Brasília e está procurando por aula de geografia do Brasil para concurso público? Ou seu filho está na escola com dificuldade para conseguir notas boas na aula de geografia 1 ano ensino fundamental ou aula de geografia 1 ano ensino medio? Então você veio parar na matéria certa!

Abaixo vamos mostrar a importância de se aprender essa disciplina que vai muito além do simples estudo da hidrografia da região sudeste, por exemplo. Além disso, ainda vamos enfatizar como uma aula particular de geografia pode ser importante para um aprendiz do ensino fundamental e do ensino médio, seja para passar de ano ou para tirar uma boa nota na prova de geografia do Enem. Para terminar, mostraremos aos interessados em cursar Geografia na Universidade Federal de Brasília (UNB) como são estruturados o bacharelado e a licenciatura na instituição de ensino superior.

Por que as aulas de geografia são importantes ?

A geografia envolve mais do que apenas a localização, as coordenadas e a posição das coisas na Terra. Ela é uma disciplina que também estuda as características físicas e humanas dos lugares. Desde as dimensões de um único cômodo até a extensão de uma região cultural ou a totalidade do globo, a geografia explora o significado, a função e a história dos lugares, como eles mudam e como são percebidos.

O que significa "Geografia"?

Embora o termo “geografia” signifique literalmente representar graficamente a Terra, geografia também diz respeito ao estudo das pessoas. É sobre os aspectos espaciais da existência humana, como os humanos ocupam e alteram a paisagem e as relações entre natureza e sociedade.

Explorações, história e geografia

Os grandes exploradores da história lideraram expedições desafiadoras aos confins do globo - a novos continentes, os pólos, o topo das montanhas e o fundo dos oceanos. Hoje, tecnologias modernas, como imagens de satélite, sensores remotos e  sensores lidar (detecção de luz e alcance), ampliaram nossa capacidade de explorar como funcionam os sistemas terrestres e humanos.

Explorador das montanhas usa a geografia
Aula de geografia 3 ano ajuda o aluno não só no Enem, mas também a desbravar e compreender o mundo em que ele vive.

Desde os tempos antigos, os mapas fornecem os meios para capturar conhecimento geográfico e compartilhar informações com outras pessoas de uma forma simples e de fácil compreensão. Avanços recentes na tecnologia mudaram para sempre a maneira como criamos e usamos mapas, e como os usamos para contar histórias e resolver problemas geográficos.

Além do mais, a geografia é uma disciplina que oferece uma lente única para observar e descrever ricamente os eventos atuais, assim como recontar a história, inspirar, educar e divertir. A narrativa geográfica envolve o público, usando mapas para conectar histórias a locais reais na Terra. Ferramentas geográficas modernas permitem ir além da ideia tradicional de um mapa, combinando texto narrativo, imagens, vídeos e outros conteúdos para contar uma história com eficácia.

Tecnologia, ciência e geografia

A ciência é um esforço no qual alguém investiga uma questão ou um problema, usando métodos confiáveis ​​e verificáveis, compartilhando amplamente o que é descoberto como resultado. Ela sempre esteve intimamente ligada ao aumento da compreensão do mundo ao nosso redor. A geografia fornece a estrutura e a base para permitir muitos tipos de pesquisa científica.

Aprender geografia oferece aos alunos uma compreensão mais profunda das questões desafiadoras da atualidade, incluindo população, clima, saúde e recursos naturais. Ferramentas como o GIS (SIG em português, ou Sistema de Informações Geográficas) permitem que os alunos visualizem, entendam, questionem, interpretem e visualizem dados de muitas maneiras que fornecem percepções na forma de mapas, globos, relatórios e gráficos.

Carreiras em geografia

Uma compreensão da geografia ajuda as pessoas a tomar decisões críticas tanto para se organizarem em sociedade quanto para lidarem com negócios. As carreiras em geografia existem em todos os campos da atividade humana, desde a ciência ambiental até os negócios e muito mais. Essa ampla gama de oportunidades permite que você busque suas paixões e interesses por uma carreira dinâmica e significativa.

GPS e google maps existem graças à geografia
O GPS é um bom exemplo do uso prático e super útil da conjunção entre geografia e tecnologia.

Plataformas de apoio e aulas particulares de geografia no DF

Você está à procura de plataformas de apoio em Brasília para melhorar seus conhecimentos em geografia ou ainda para te auxiliar na procura por um professor particular que auxilie seu filho a fazer as atividades de geografia 1 ano sobre cartografia ou regiões geoeconômicas do Brasil?

Aprender geografia com o Superprof

Então que tal fazer essa busca na plataforma do Superprof? São centenas de professores disponíveis no Distrito Federal prontos para transmitir seus conhecimentos relacionados à disciplina, assim como outros milhares de tutores fera no assunto espalhados por todo o país que oferecem sessões de ensino online.

Para encontrar aquele que cai como uma luva para o que você está procurando, basta fazer uma busca logo na página de abertura do superprof.com.br colocando o nome da matéria ("geografia") e o local onde você pretende encontrar seu educador ("Brasília" ou "web"). Após clicar em "buscar", você encontrará uma lista com os melhores profissionais no mercado!

Se você ainda está na dúvida se deve contratar uma aula particular geografia, então confira abaixo alguns pontos positivos de ser ter um aprendizado personalizado nesta disciplina.

Benefícios de ter um professor particular de geografia

Aprender geografia pode ser difícil para muitos alunos, mais para uns do que para outros. Cada pessoa é diferente. Por isso,  antes de escolher um tutor privado, é bom saber exatamente o que você ou seu filho precisam.

Então, por que fazer aulas particulares de geografia em Brasília? As aulas em grupo na escola seguem um currículo específico e generalizado. Sendo assim, os professores que dão aulas para salas cheias de alunos não têm tempo de dar assistência personalizada para cada um deles. Se um dos aprendizes encontra dificuldades em determinado ponto da matéria e não consegue sanar suas dúvidas durante a aula, dificilmente ele conseguirá progredir estudando sozinho. É aí que o auxílio do professor particular de geografia pode valer ouro! Isso porque:

Sala de aula cheia de alunos
Uma sala de aula cheia de alunos impede ao professor de geografia a dar auxílio personalizado a todos os alunos que possuam dificuldades.
  • O professor pode se concentrar nas dificuldades específicas de cada aluno, levando em conta seus pontos fortes e fracos nas áreas que precisam ser trabalhadas,
  • Ao fazer exercícios extras fora do horário escolar, as habilidades do aluno podem melhorar mais rápido do que se ele estudar somente durante as sessões em grupo,
  • É possível negociar os tópicos e assuntos da aula com o professor e estudar coisas que o aprendiz realmente achar interessante,
  • Se o aluno precisa de geografia para o Enem ou uma aula de geografia para o vestibular, então sessões particulares podem ser muito úteis para trabalhar somente nisso,
  • O aprendiz pode pedir ao professor quantas correções e explicações quiser, sem se preocupar com os outros alunos da classe,
  • O professor particular de geografia trabalha no ritmo do aluno, ou seja, nem muito rápido, nem muito devagar,
  • Tanto aluno quanto professor podem levar seus próprios materiais para a aula, já que as sessões são personalizadas de acordo com cada aprendiz,
  • Frequentemente, há menos distrações durante aulas particulares, o que as tonam muito mais intensivas. Para muitos alunos, isso é um grande benefício, já que trabalho árduo traz maiores recompensas!

Aprender geografia na Universidade Federal de Brasilia

A UnB oferece cursos para bacharelado e licenciatura para quem mora ou deseja morar no Distrito Federal e pretende se tornar geógrafo ou professor de geografia Ensino Fundamental ou Médio. Se este é o seu objetivo, então confira algumas informações básicas sobre essa formação.

Segundo o site oficial da instituição de Ensino Superior, desde a sua criação, o curso se consolidou como "grande formador de geógrafos ou profissionais para o mercado no Distrito Federal e em nível nacional. Atualmente, o curso conta com cerca de 350 alunos. As disciplinas oferecidas pelo Departamento têm grande procura por parte de discentes de outros cursos da Universidade de Brasília, como a Geologia, a Engenharia Florestal, a Sociologia, a Antropologia, dentre outros. Ainda, o curso de Geografia da UnB recebe, anualmente, alunos oriundos de outras IES nacionais e internacionais, em intercâmbio".

Professor em sala de aula
Se você ama geografia quer se tonar professor da matéria, então você precisa se dedicar a um diploma de licenciatura na hora de fazer seu curso superior.

Carga horária para bacharelado e licenciatura

Tanto para se tornar geógrafo (bacharelado) quanto professor de geografia (licenciatura), o aluno do ensino superior da UnB precisa de total mínimo de 168 créditos para a conclusão do curso.

Nesse sentido, o aluno deve permanecer na Universidade, no mínimo, 7 semestres, e no máximo, 14 semestres. Ao exceder esse limite, o discente é desligado da instituição.

Objetivos do curso superior de geografia

Segundo a página oficial do Departamento de Geografia da UnB, "o curso visa à formação de pesquisadores geógrafos e de professores do ensino fundamental e médio. Com o Bacharelado concluído, o aluno torna-se apto a entrar no mercado de trabalho como pesquisador, podendo trabalhar em diversos órgãos ou na prestação de consultorias. Com o término da licenciatura, o discente faz-se apto a lecionar nas escolas da rede pública e privada".

Precisando de um professor de Geografia ?

Você curtiu esse artigo?

5,00/5 - 1 nota(s)
Loading...

Camila

Aventureira linguística, curiosa por natureza, artista por opção, viajante apaixonada e redatora por vocação.