Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Aulas particulares para crianças na pré-escola

De Glicia, publicado dia 14/06/2018 Blog > Aulas particulares > Ter aulas particulares > Como o suporte escolar pode ajudar no desenvolvimento do seu filho?

Ao ler este título você provavelmente está se perguntando qual seria a utilidade das aulas particulares durante a pré-escola. Porque contratar um professor para crianças tão pequenas, que visivelmente ainda não são confrontadas às dificuldades escolares?

Você já parou para pensar que as aulas particulares podem contribuir para o desenvolvimento intelectual e cognitivo do seu filho? A educação infantil consiste na educação de crianças com idades entre 0 e 5 anos. Nesta fase as crianças são estimuladas a exercitar as suas capacidades e habilidades através de atividades lúdicas, brincadeiras e jogos.

O objetivo do ensino infantil é garantir que as crianças se desenvolvam da forma correta, estimulando suas potencialidades  emocionais, sociais, físicas, motoras e cognitivas. A educadora e pedagoga italiana Maria Montessori destacava a importância da liberdade, da atividade e do estímulo para o desenvolvimento físico e mental das crianças. Para ela, liberdade e disciplina andavam juntas e terminariam por se equilibrarem, não sendo possível conquistar uma sem a outra.

evitar o uso de telas por crianças pequenas As atividades extraescolares ajudam a diminuir o uso de telas.

As aulas particulares à domicílio podem contribuir de maneira muito positiva nestes aspectos. Além de ajudar seu filho a descobrir o mundo de uma forma lúdica, o professor particular também contribuirá para que a criança adquirira senso de responsabilidade, organização e disciplina.

Entretanto, os pais precisam ficar atentos para não sobrecarregar as crianças com atividades extraescolares desnecessárias e que muitas vezes não são adaptadas aos gosto dos pequenos. Por isso, os pais devem procurar priorizar aquela atividade que melhor atenda à faixa etária e às necessidades do filho.

As aulas particulares voltadas para os pequenos oferecem um forma de lazer e um novo aprendizado às crianças. Elas também podem ser excelentes para mantê-las longe dos excesso do uso de telas, altamente prejudicial nesta fase.

Continue lendo nosso artigo e descubra como as aulas particulares podem trazer inúmeros benefícios para seu filho.

Leia também: Encontre o professor à domicílio adequado ao seu nível.

Estimule seu filho através de atividades artísticas e lúdicas

Em primeiro lugar, é importante enfatizar que as aulas à domicílio podem ser uma oportunidade para as crianças mais novas praticarem atividades que estimulem habilidades motoras, artísticas e sensoriais. Se trata de iniciar os pequenos em disciplinas que possam agregar valor ao aprendizado e proporcionar um real momento de lazer.

Estudos em neurociência mostram que a maior parte das conexões neurais se constroem durante a infância. Os primeiros anos da vida de uma criança são fundamentais para seu desenvolvimento. Diversas pesquisas demonstram que a evolução do cérebro acontece a uma velocidade incrível neste período, sobretudo com os estímulos corretos com as interações com os pais, cuidadores, professores e outras crianças.

Este é o período em que o cérebro mais precisa de estímulos, uma vez que 90% das conexões cerebrais são estabelecidas até os 6 anos. Existem disciplinas que estimulam áreas do cérebro da criança que vão beneficiar o desenvolvimento de diferentes linguagens.  É o caso da música, por exemplo.

atividades artísticas favorecem a formação de conexões sinápticas As aulas de arte estimulam a criatividade das crianças.

A iniciação musical durante a educação infantil  ajuda a melhorar a sensibilidade das crianças, a capacidade de concentração e a memória, trazendo benefícios ao processo de alfabetização e ao raciocínio matemático. A música também tem a capacidade de melhorar a linguagem escrita e oral.

Outra disciplina que estimula o aprendizado e o desenvolvimento cerebral é a arte. A criança tem uma mentalidade muito semelhante à do artista, pois ambos tem uma grande facilidade em ingressar no universo do faz de conta, usando assim, o dom de fantasiar e de usar a criatividade sem limites.

Tanto as crianças quanto os artistas vêem o mundo a sua volta de uma forma especial, pois possuem uma percepção mais apurada e sensível que lhes permite dar significados únicos às coisas que os cercam. Desta forma, o trabalho artístico possibilita ampliar as formas de expressão e o universo criativo e imaginário das crianças.

O ideal é que a criança experimente novos horizontes e adquira novos conhecimentos sem pressão e sem buscar eficiência. Estas aulas em casa devem ser divertidas, lúdicas e agradáveis. O papel do educador é estimular, encorajar e apreciar o resultado do esforço infantil, sem procurar “erros” para apontá-los ou modificá-los. A criança que é sensibilizada ao aprendizado desde cedo enriquece suas observações e experiências.

Veja também: Aulas particulares para alunos do ensino fundamental.

Aulas particulares para aprender a ler e a calcular

Tal como brincar, pintar ou cantar, a leitura tem um papel cada vez mais importante na educação infantil. A leitura pode ser uma atividade muito instigante e divertida para os pequenos, no entanto é preciso cautela e evitar cobranças quanto ao desempenho da criança.

Há recursos para introduzir a criança no mundo das letras, como contação de histórias em voz alta, facilitar o acesso a livros infantis, músicas, entre outros.  Mas, as atividades de leitura e escrita devem ser apresentadas de forma lúdica, atrativa e adequada para cada faixa etária para não gerar desinteresse.

Existem atividades que podem ajudar seu filho a aprender a ler de maneira divertida como brincadeiras de rimas, assonâncias e aliterações, que além de ajudar na formação da consciência fonêmica, estimulam a criatividade.

matemática através de brincadeiras e jogos que ensinam as formas e o números. Atividades lúdicas como recortes e colagens ajudam as crianças a identificarem as formas geométricas.

A matemática também pode ser abordada de forma lúdica, permitindo assim que as crianças desenvolvam de forma espontânea e criativa seus conhecimentos. Aprender a matemática constitui uma atividade natural e apropriada  para as crianças pequenas. Muitas crianças desenvolvem conceitos simples sobre espaço, quantidades, tamanhos, motivos geométricos e operações nas suas interações diárias com o mundo.

O desenvolvimento dos conceitos matemáticos nas crianças se constrói muitas vezes a partir de experiências informais. Com a ajuda de um professor particular qualificado, seu filho poderá desenvolver facilmente uma compreensão das operações simples como adição e subtração.

Através de brincadeiras o professor pode, por exemplo, ensinar os nomes das operações, a ordem e os valores dos algarismos (0, 1, 2, 3…), ajudar a criança a reconhecer esses valores como conjuntos de objetos, etc.

Como já citamos anteriormente, as aulas particulares para crianças pequenas são uma oportunidade de estimular suas capacidades cognitivas e motoras, entretanto o educador deve evitar “academizar” demais as atividades propostas. Não se deve, em hipótese alguma, forçar conceitos abstratos e simbólicos cedo demais, assim como a aquisição de competências que não são adequadas à idade da criança.

A maioria dos pediatras e psicólogos concordam que não se deve forçar o desenvolvimento infantil, que este deve ocorrer de forma natural e no tempo adequado. Algumas crianças são mais precoces que outras e aprendem a ler e a calcular mais cedo, mas isso não significa que seu filho deva se encaixar no mesmo padrão. A cobrança para que a criança adquira competências que ela não domina ainda leva ao risco dela ficar estressada, perder a motivação e se achar menos inteligente que as demais.

Não deixe de ler nosso artigo sobre aulas particulares para alunos do ensino médio.

Oficinas para desenvolver habilidades emocionais e sensoriais

Com um professor particular, seu filho poderá se beneficiar de aulas estimulantes para aguçar os cinco sentidos. A audição, o tato, o olfato, o paladar e a visão  devem ser constantemente solicitados e estimulados para o desenvolvimento correto da criança. Mesmo que estes sentidos sejam solicitados naturalmente na vida cotidiana, algumas atividades podem aumentar as capacidades sensoriais.

As aulas à domicílio, ministradas por um profissional da educação qualificado e pedagogo, podem trazer inúmeras vantagens. Já ressaltamos anteriormente a importância das aulas de iniciação musical, em que se trabalha o ritmo, tão necessário à aprendizagem da leitura e da matemática. Elas também proporcionam a descoberta de novos sons e estimulam as capacidades sensoriais e a sensibilidade da criança.

Outra maneira de despertar os sentidos dos pequenos é através de oficinas de culinária. Além de ser uma ótima oportunidade para ensinar a importância de cada alimento, a criança descobrirá novos sabores e adaptará seu paladar a diferentes gostos e texturas. Você pode organizar uma oficina deste tipo na sua casa, com a ajuda do professor particular, e convidar os amiguinhos do seu filho para participarem também.

Você já ouviu falar em aulas de reforço para alunos universitários?

oficinas sensoriais para despertar todos os sentidos e a sensibilidade As aulas particulares contribuem para o desenvolvimento cognitivo e para o bem-estar do seu filho.

Dependendo da idade do seu filho, diferentes oficinas sensoriais são possíveis:

  • Aulas de artes e pintura: através da pintura a criança descobre novas cores, materiais diferentes (papel, tela, tecido) e desenvolve a criatividade;
  • Oficinas de leitura de contos: a leitura e contação de histórias em voz alta ajuda a criança a distinguir os diferentes sons da língua, desenvolve a audição e a concentração, além de enriquecer o vocabulário;
  • Oficina de culinária: permite à criança descobrir diferentes sabores e cheiros e pode ser útil para aqueles que dão trabalho na hora de comer. Conhecer os alimentos, saber de onde eles vêm e para que servem faz com que a criança tenha vontade de experimentar legumes e frutas mais variados;
  • Aulas de dança: ajuda a criança a ter consciência de seu próprio corpo e a perder a timidez. Além disso, a dança melhora a coordenação motora e a percepção espacial;
  • Iniciação musical: a música é uma das disciplinas mais completas, pois ela trabalha o raciocínio lógico, a audição, a expressão oral e escrita e estimula áreas do cérebro importantes para a realização de diferentes tarefas.

Abordagens sensoriais também são particularmente interessantes  para crianças disléxicas, pois elas melhoram as capacidades cognitivas de forma geral. Alguns dos sintomas da dislexia são o fraco desenvolvimento da coordenação motora e da atenção, além do atraso no desenvolvimento da linguagem.

Se o professor souber usar a metodologia correta, seu filho será cativado por atividades lúdicas que solicitam a utilização de todos os sentidos. Através de jogos de rima e canções, por exemplo, ele poderá trabalhar os aspectos ligados a fala e a concentração. As oficinas de arte e outros tipos de atividades manuais podem contribuir para melhorar a coordenação motora.

Saiba porque é importante ter aulas particulares adaptadas ao seu nível!

Como podemos constatar, recorrer aos serviços de um professor particular desde a pré-escola pode ajudar seu filho em diferentes aspectos e pode contribuir de forma muito positiva para o seu desenvolvimento de forma geral.  Oferecer ao seu filho a oportunidade de ter aulas particulares permite que ele tenha contato com diferentes disciplinas e ajuda-o a desenvolver novas habilidades, todavia é essencial prezar pelo bem-estar dele, respeitando seus gostos e seu tempo de aprendizagem.

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

Deixe um comentário

avatar