Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Como lecionar para trabalhadores empresariais

De Joseane, publicado dia 22/02/2019 Blog > Aulas particulares > Dar aulas particulares > Aulas particulares para Empresas

“Escolha uma profissão que ame e não terá que trabalhar um único dia em sua vida” Confúcio

Fato é que o conhecimento nunca é demais. Em uma empresa, muitas vezes, um aprendizado adicional pode ser necessário, ou alguns conceitos podem precisar ser aprofundados por todos, para que cada um seja o mais efetivo possível, de forma a promover o negócio, tornando-o o mais competitivo.

Muitas empresas tem apoiado os seus funcionários a chegar mais longe, investindo no desenvolvimento pessoal de cada um. Uma atitude que possui dois lados positivos e traz benefícios ímpares para a empresa. Funcionários satisfeitos, que se sentem valorizados, dando o melhor de si e trabalhando a todo vapor para recompensar seus empregadores significa mais produtividade. Funcionários mais qualificados, com maior conhecimento acadêmico, significa maior qualidade no trabalho e mais rendimento para o setor.

Pensando nisso, as empresas começaram a investir cada vez mais em aulas para os seus funcionários. A demanda varia, desde aula de yoga que ajuda o corpo trabalhista a relaxar, evitando doenças causadas pelo estresse e, consequentemente, as faltas e atestados médicos, até aula de português, matemática, história, conhecimentos gerais….

No topo das aulas mais difundidas em empresas está as aulas de idiomas: aulas de inglês, aulas de espanhol, aulas de francês, aulas de mandarim, aulas de alemão….enfim, aulas de diferentes idiomas que servem para habilitar os funcionários a lidar com um público internacional.

Se você é professor particular, você já deve ter se ligado aonde queremos chegar com o tema desse artigo, certo?

Quer saber como dar aula particular para adultos? Continue lendo…

Por que dar aula em uma empresa?

“O sucesso depende de preparação prévia”

As razões pelas quais você deveria dar aula em empresas são várias, desde motivos financeiros, até uma questão de gosto pessoal. De fato, uma empresa é o lugar onde se encontram um grupo variado de pessoas, com backgrounds completamentes distintos e objetivos nem sempre correlacionados.

Como dar aula em empresas? O professor particular em empresas deve dominar muito bem o conteúdo que leciona!

O professor particular em empresas possui uma função essencial e bem desafiadora. Muitas vezes, ele terá que desempenhar o papel de mediador, conciliando as partes e, por que não, unindo-as, de modo a tornar tudo uniforme e eficaz. É por isso que dar aulas aos funcionários de usam empresa determinada não é realmente uma atividade “mamão com açúcar”. Muitas vezes os colegas usam o espaço da aula, se esta for em grupo, para solucionar algumas divergências, passar a limpo certas situações do dia a dia, mostrar suas competências, entre outras.

É professor particular? Confira vaga professor curitiba!

Parece um pouco assustador, mas, na verdade, dar aula em empresas pode ser muitíssimo gratificante. Em 99,9% das vezes, os alunos e trabalhadores estão realmente muito interessados em aprender. Eles não estão ali obrigados pelos pais, nem pela escola. Estão ali por vontade própria e querem realmente evoluir! O panorama ideal para uma aula fluida e gratificante, o desejo íntimo de todo professor.

Dar aulas para pessoas que trabalham, sejam eles autônomos, funcionários de alguma empresa, freelancers, é sempre uma boa ideia. Pelas razções supracitadas, entre outras. Mas, as aulas em empresas não se limitam as matérias básicas escolares não. Algumas empresas contratam professores que atuam no campo específico da sua área de negócios. Se trata de capacitar os funcionários do ponto de vista teórico e institucional.

Então, se você é professor de direito, administração, psicologia, técnicas de trabalho específicas, você também pode colocar os seus serviços a disposição das empresas, basta saber vender o seu peixe!

Dentre as razões pelas quais você deveria dar aula em empresas, destacam-se as seguintes:

  • você pode ser bem remunerado
  • você vai lidar com alunos interessados em aprender
  • você vai contribuir para o crescimento pessoal da equipe
  • você vai deixar a equipe mais unida
  • você também vai crescer profissionalmente
  • você vai poder explorar todas as suas opções enquanto professor
  • sua aula vai fluir graças a dedicação dos alunos
  • etc

Se você tem um colega professor que dar aula em empresas, certamente você já sentiu uma invejinha das histórias de aulas que ele conta. Dar aula para um grupo de alunos, em um ambiente empresarial pode ser muito motivante!

Porém, é preciso saber que uma empresa não é uma escola e tampouco a sua sala de visitas. O meio empresarial possui as suas peculiaridades e, compreendê-las pode te ajudar a analisar se dar aulas em empresas é realmente a sua praia.

Veja como formalizar o seu trabalho, aqui.

Dar aulas particulares: particularidades do setor empresarial

Ensinar em uma empresa não é a mesma coisa que dar uma aula de reforço escolar, uma aula preparatória para uma prova, ou aula de tutoria e acompanhamento a domicílio.

aula de línguas em empresa Na sua aula corporativa, faça bonito: não vale chegar atrasado!

Certo, a aula particular em empresas pode significar um complemento da renda no fim do mês, pode se tratar de um curso com carga horária pouco relevante, mas, na maioria das vezes, constitui um acompanhamento de média a longa duração.

Então, se você deseja ingressar no campo das aulas corporativas, vale pensar se você realmente possui a disponibilidade necessária e a flexibilidade que isso implica.

Veja aqui vagas professor de história!

Um outro fator que o professor particular em ambiente corporativo deve considerar é: você está realmente pronto para assumir essa responsabilidade? A questão é que no meio empresarial, o espaço para erros é bem estreito. Geralmente, funcionários de uma empresa já conhecem o seu ramo como a palma da sua mão. Esta é a primeira particularidade de uma empresa: é um lugar onde todos já conhecem pelo menos o básico de seu campo de atuação, próximo ou distante.

Digamos que se trate de um curso de inglês ministrado a banqueiros, o léxico e o vocabulário estudados serão basicamente relacionados a dinheiro, finanças e serviços bancários em geral. Se você não tiver afinidade com o vocabulário específico desse contexto, seu conhecimento e capacidade serão imediatamente julgados.!

Para esses casos, a nossa dica é sempre se informar sobre a atividade realizada pela empresa na qual você vai lecionar. Tentar compreender os objetivos específicos de cada componente do grupo de estudo. Se preparar é a palavra chave em toda e qualquer situação.

Veja as sutilidades e diferenças no ensino de adultos e crianças.

Como conseguir o seu lugar ao sol (nas empresas)?

Ao dar aulas particulares em ambiente corporativo, a regra de ouro é: saiba adaptar o seu curso de acordo com o seu público.

Aula de idiomas no trabalho Aula dinâmica, criativa, intensiva, é a escolha certa em uma turma de trabalhadores empresariais

Trabalhadores, adultos, sedentos por aprendizado não devem receber o mesmo curso que uma criança em idade escolar, por exemplo. Um trabalhador tem muito mais pressa em aprender, já que precisa por em prática aqui e agora! Preparar um curso prático, aplicável a realidade do aluno, uma aula intensiva baseada em um método de aprendizado rápido e efetivo é certamente a opção mais prudente.

Deseja trabalhar com ensino? Confira vagas de emprego para professor!

Um outro ponto interessante é a relação estabelecida entre professor e aluno quando se trata de aulas no ambiente empresarial. Veja, a relação entre o profissional trabalhador de área X não segue o mesmo esquema da relação professor versus aluno em idade escolar. É preciso saber se colocar enquanto professor, respeitando o conhecimento prévio do profissional. É preciso aceitar que, algumas vezes, o aluno vai estar em posição de conhecedor (podendo apresentar mais conhecimento do que o professor) e isso está relacionado a uma questão de vivência e experiência prática em uma determinada área.

Para trabalhar com aulas particulares em empresas é preciso ter muito jogo de cintura, distinção e excelente domínio da sua área de atuação. Não dá para improvisar. Além disso você deve ser realmente bom com grupos e com relações humanas! Timidez, pouca confiança em si mesmo e pouca intuitividade podem ser pontos negativos nesse ramo!

Ensinar adultos tem os seu lado positivo!

Os limites do ensino em empresas

Ser contratado para dar aula em uma empresa é uma responsabilidade e tanto. Mas, embora você precise caprichar sempre e ser minucioso no seu plano de aula, é importante não se deixar levar pela pressão, deixando de lado o dinamismo e a diversão necessários ao bom andamento de uma aula em grupo.

Aula particular de inglês Seja o professor que você gostaria de ter!

De fato, ensinar em uma empresa pode ser bem mais difícil do que se pensa, por muitas razões:

  • Não se trata de uma simples aula de apoio, então é necessário saber como preparar seu curso! 
  • Já ter dado aulas é uma vantagem  e tanto que permitirá ao professor estar mais confortável com seus alunos,
  • Os funcionários da empresa às vezes (também) gostam de exibir suas habilidades, se comparando ao professor,
  • Os funcionários podem se sentir ameaçados pela presença do professor, no caso de formação obrigatória,
  • Os funcionários podem se mostrar arredios e não contribuir para o bom andamento do curso, entre outras situações.

De fato, a profissão de professor para adultos em ambiente empresarial, mesmo que se trate de um grupo dito maduro, às vezes é uma tarefa que não é tão fácil quanto parece. Para um aluno, quem quer que ele seja, se ele se sentir ameaçado, analisado, julgado, ele não vai cooperar, o que dificulta grandemente o trabalho do professor, levando-o ao insucesso.

Tenha cuidado para manter e respeitar os limites do ensino e o lugar que todos têm em sala de aula. Tornar-se professor, se é uma profissão e uma vocação muito louvável, é, portanto, mais adaptável aqueles que resistem mais facilmente ao conflito! Aos menos apegados ao ego e menos susceptíveis!.

Tenha isso em mente quando do envio da sua candidatura para dar aulas particulares!

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar