Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Dar aulas de chinês sem formação?

De Carolina, publicado dia 26/06/2018 Blog > Idiomas > Chinês > É preciso curso superior para ensinar mandarim?

Se você é nativo chinês, estudante em mandarim, perfeitamente bilíngue… Você provavelmente todos têm uma coisa em comum:

  • Uma paixão pela China
  • Pela sua fascinante história
  • Sua cultura,
  • Sua, ou melhor, “suas” língua(s)…

Então, você sonha em se tornar um professor de chinês, mas não seguiu os estudos necessários?

A globalização exige, a língua chinesa tornou-se a linguagem do futuro. Os pedidos de cursos de chinês aumentaram acentuadamente nos últimos anos. Existem muitos estudantes do ensino fundamental e médio que já estudam mandarim!

Aumente sua renda com aulas de chinês Dê aulas de mandarim e ganhe um extra

Então, se você realmente quer compartilhar seu conhecimento e paixão pela China através do ensino da língua chinesa, não desista. Várias possibilidades estão disponíveis para você, seja em casa ou na China.

Superprof revela alguns deles…

Com que idade posso dar aulas particulares de chinês?

Legalmente, é possível dar aulas particulares a partir dos 14 anos de idade, desde que haja permissão dos pais e da inspeção do trabalho. Teoricamente, portanto, é possível ensinar chinês desde o ensino médio.

Na prática, os jovens que se dedicam às aulas particulares geralmente oferecem aulas para os alunos mais jovens que eles.

Quanto ao ensino de chinês, antes de começar, é necessário ter uma boa base, mas também maturidade suficiente para ter pedagogia. Você também precisará dominar o assunto para fornecer um ensino personalizado e eficaz.

O chinês é de fato uma língua totalmente oposta à nossa. Entre as dificuldades encontradas desde os primeiros cursos de chinês, encontramos, claro:

  • Aprendizagem dos caracteres chineses e vocabulário chinês,
  • Caligrafia e escrita chinesa,
  • A pronúncia e os diferentes tons, porque de acordo com o tom, a mesma frase não terá o mesmo significado,
  • A estrutura gramatical específica.

Então, antes de embarcar em aulas de mandarim, é melhor ter alguns anos de aprendizado para adquirir um bom nível e falar fluentemente chinês.

Se você quiser oferecer aulas de chinês em casa, como professor particular, dois imperativos devem ser respeitados:

  • Valide seu nível para saber exatamente o que você pode oferecer para seus alunos (teste HSK…),
  • Determine o tipo de alunos que você pode apoiar de acordo com suas habilidades.

Conheça a cultura chinesa Arroz é quase sagrado no país!

Assim, se você não está aberto às formações para ser um professor de chinês, você pode fazer isso!

Quais são os perfis dos professores de chinês?

Se você é chinês, compartilhar o amor que você tem pelo seu país através das aulas é um grande diferencial para os estudantes!

Um professor de chinês nativo poderá levá-lo a uma viagem em sala de aula enquanto fala sobre a vida na China.

Quem são os professores de chinês que praticam fora das escolas?

Não é necessário ter um diploma superior para compartilhar sua paixão pelo mandarim e transmitir suas habilidades no idioma.

Entre os muitos professores particulares de chinês (especialmente no Superprof…) existem vários tipos de perfis:

Os nativos

Existem muitos chineses vivendo no Brasil. Então, todos eles já são professores em potencial.

Então, sim, os nativos (ou descendentes dos nativos) ensinam (com razão) o chinês. Fluente em sua língua materna (caligrafia, pronúncia chinesa, tons, fonética, estrutura gramatical…), eles estão em melhor posição para compartilhar sua cultura, tradições, história e dar suas dicas para gradualmente se familiarizar com os meandros do mandarim.

Se você quiser progredir para falar chinês, seu professor nativo vai ajudá-lo a trabalhar sua pronúncia de forma eficaz.

Estudantes chineses

Há alguns estudantes chineses que vieram estudar no Brasil. Quem sabe você tem a sorte de ser um deles?

Boa notícia para quem procura um professor particular de chinês!

Como todos os alunos, as aulas particulares são uma maneira de:

  • Gerar uma renda complementar,
  • Integrar e desenvolver uma rede,
  • Adicionar uma experiência recompensadora em seu currículo,
  • Desenvolver habilidades de ensino.

Alunos em língua chinesa

O que é mais natural quando você estuda chinês na universidade (e isso se destina, por exemplo, ao ensino dessa língua…) e quer logo chegar ao cerne da matéria ou do conteúdo visto em sala de aula?

Dê lições de língua chinesa Conheça um pouco o país do dragão para dar aulas de mandarim

Quer fazer suas primeiras experiências dando aulas de chines para estudantes universitários ou do ensino médio?

Com esse perfil, os estudantes universitários chineses encontrarão facilmente os alunos. De fato, os primeiros anos de aprendizado chinês requerem uma boa dose de motivação e perseverança. Os alunos geralmente precisam ser acompanhados para progredir. Ao contrário do inglês ou do espanhol, para os pais desses alunos, o chinês é um mistério impenetrável…

Assim, com o crescente número de estudantes que estão aprendendo chinês na faculdade ou no ensino médio, as aulas particulares de chinês têm um futuro brilhante pela frente!

Ensinar os caracteres chineses também faz parte do papel do professor mandarim.
Escrita chinesa requer muita prática. A ajuda de um professor particular é sempre bem vinda!

Bilíngues Português – Chinês

Bilíngues, apaixonados pela China e tudo relacionado a ela, também têm muito a compartilhar. Ex-moradores da China, entusiastas, descendentes de chineses ou professores certificados.

Se você aprendeu a língua com aulas particulares, em uma escola de idiomas ou na universidade, você tem a vantagem de entender os alunos completamente com relação às dificuldades que podem enfrentar para progredir em chinês.

Dependendo das necessidades dos alunos, esses professores em particular podem ser particularmente úteis. Um ex-morador do país pode muito bem entender uma pessoa que está prestes a se mudar para a China e ajudá-lo. Nesse caso, ele não só vai ensinar a língua, mas também vai dar dicas para facilitar sua futura adaptação.

Você vai entender, cada professor tem suas qualidades, cabe a ele as apresentar para encontrar os alunos.

Uma das primeiras qualidades de um professor de chinês é seu envolvimento e seu desejo de transmitir. Como o provérbio chinês diz:

“Diga-me e eu vou esquecer; mostre-me e eu me lembrarei; envolva-me e eu vou entender.”

Com um professor pedagógico e empático, o progresso não demorará a chegar!

Torne-se um professor de chinês em escolas de idiomas

Apesar de dar aulas particulares, você ainda sonha em encarar uma sala de aula?

É de fato uma abordagem educacional completamente diferente. Passamos do ensino com base na consideração individual à interação com um grupo de alunos, não tendo as mesmas facilidades, o mesmo envolvimento e motivação.

Você está pronto para se jogar nessa aventura?

Mesmo que você não tenha um diploma, é possível ensinar mandarim em escolas de idiomas. O mais importante é o seu domínio e conhecimento da língua e experiência.

Transmita sua paixão pela China através de cursos de mandarim, por que não?

Como ser um professor de chinês em escolas de idiomas?

Muitas redes de ensino de línguas estrangeiras e escolas especializadas recrutam muitos professores não certificados a cada ano.

É preciso conhecimento para dar aulas de língua chinesa Aprenda o mandarim e dê aulas

Como dito anteriormente, o mais importante para eles é seu conhecimento, domínio, experiência e capacidade de dar aulas de mandarim.

Como é o recrutamento de professores?

Normalmente funcionam com entrega de currículos ou indicação. Se estiver interessado,  você pode enviar o seu currículo para o setor de recursos humanos da escola com seu currículo e motivação.

Caso tenha alguma vaga, eles certamente vão fazer uma entrevista de emprego se o seu perfil lhes interessar. Você poderá, então, iniciar seus cursos de mandarim rapidamente.

Você precisará estar motivado porque não é fácil ser professor durante a manhã, tarde ou noite. Ao contrário dos professores particulares que têm os horários mais flexíveis, você vai dar aulas de acordo com os horários definidos pela escola.

O número de professores contratados em escolas de idiomas vem aumentando há 15 anos, embora tenha se estabilizado nos últimos anos.

Uma vez contratado, você também pode continuar seus estudos na língua. Em todo caso, se você tiver essa oportunidade, será uma boa primeira experiência para saber se você está pronto para esse trabalho.

Consequentemente, você será capaz de aprender como é a vida do professor e tudo o que isso implica diariamente, com seus prós e contras.

Então, procure saber quais são as escolas de idioma de sua cidade que oferecem aulas de chinês – mandarim.

Qual nível é necessário para ensinar a língua chinesa?

Se a primeira condição para dar aulas de mandarim – chinês é ter um bom nível na língua, você já deve imaginar a resposta para essa pergunta.

Mas na verdade, o importante é você ter pelo menos um nível acima de seus respectivos alunos. Claro que o ideal é você ter nível avançado ou fluente em todos os casos. Por exemplo, se você der uma aula de introdução na língua chinesa, você pode ter um nível intermediário. Fora casos como esse, não é possível dar aulas sobre algo se você não conhece bem suas particularidades.

O número de estudantes que desejam aprender chinês está aumentando acentuadamente.
As aulas particulares, então, são uma das possibilidades de se tornar um professor de língua chinesa.

Como professor particular, nenhum nível é exigido estritamente falando, mas são seus alunos potenciais que farão sua própria seleção de acordo com seus critérios. Para melhorar suas habilidades, é importante ser capaz de justificar um bom nível de prática e destacar suas habilidades de ensino.

Para isso, você pode incluir:

  • Mencionar os estudos em língua chinesa realizados,
  • Destaque suas experiências na China (expatriação, intercâmbio universitário),
  • Passe o HSK, o teste de referência em chinês, equivalente ao TOEFL para inglês.
Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar