Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Como aprender a língua italiana online?

De Fernanda, publicado dia 07/05/2019 Blog > Idiomas > Italiano > Os cursos de MOOC para se tornar bilíngue em italiano

Itália, ó Itália, você tem o presente fatal da beleza – George Gordon, Lord Byron

Aprender uma língua estrangeira é sempre uma boa decisão, especialmente quando se trata de lidar com diferentes áreas da vida cotidiana. Trabalho, viagens, reuniões, tudo é pretexto para a memorização, imersão ou mesmo progressão, qualquer que seja a língua. Aprender a falar esta língua é uma forma perfeita de progredir rapidamente na aprendizagem de outras línguas estrangeiras.

Com quase 30 milhões de brasileiros de origem italiana (cujo italiano não é necessariamente a língua materna), os ítalo-brasileiros podem dizer que possuem uma verdadeira história entre o Brasil e os italianos.

E progredir no idioma é legal, mas por que não se tornar bilíngue rapidamente, graças a um professor de italiano, ou simplesmente a cursos online? Hoje em dia os MOOCs oferecem cursos de idiomas que são simples e eficazes.

Vídeos, ludicidade, entretenimento, situações contextualizadas e reais: aprender com estes recursos é hoje uma solução vantajosa em uma vida tão agitada e corrida. Então, vamos lá?

Aprenda italiano com curso de italiano online!

Aprendendo italiano: o que são os MOOCs?

Como passar pelo MOOC para falar italiano fluentemente? A língua italiana é frequentemente associada a uma cultura e gastronomia de qualidade.

Você já deve ter ouvido falar de MOOCs, especialmente se você já decidiu aprender russo, fazer aulas de inglês online ou aulas de espanhol. (curso italiano)

Curso Online Aberto e Massivo, do inglês Massive Open Online Course (MOOC), é um tipo de curso aberto oferecido por meio de ambientes virtuais de aprendizagem, ferramentas da Web 2.0 ou redes sociais que visam oferecer para um grande número de alunos a oportunidade de ampliar seus conhecimentos num processo de co-produção.

MOOC é um desenvolvimento recente na área de educação a distância, e uma progressão dos ideais de educação aberta sugerido pelos REA – recursos educacionais abertos. Embora o projeto e participação em um MOOC possa ser semelhante ao de um curso em uma faculdade ou universidade, os MOOC normalmente são gratuitos e não exigem pré-requisitos. São ofertados para um grande número de alunos e possuem grande quantidade de material. Os MOOCs são definidos pelo grande volume e heterogeneidade de estudantes participantes.

O segredo aqui é a comunicação: o aluno tem contato com outros alunos e com estudiosos, especialistas e pesquisadores ao longo das aulas.

O acesso aos cursos é totalmente gratuito; alguns programas também oferecem certificações de língua válidas em ambientes profissionais e acadêmicos.

Um MOOC é, portanto, um tipo de curso online, limitado no tempo, em geral de forma gratuita, cujos objetivos e temas são definidos pelos professores, mas também pelos participantes.

Do ponto de vista concreto, também encontramos vídeos, conteúdo online, incluindo um questionário que valida o progresso semanal.

Quer aprender italiano? Precisa de um curso de italiano?

O interesse de fazer MOOCs em italiano

Onde aprender italiano? Como aprender italiano nas redes sociais? | A Itália é um país rico em língua e cultura: muitos desejam aprender esse idioma tão charmoso para desvendar todos os segredos do país da bota.

Quer você seja iniciante, intermediário ou avançado: os cursos online de italiano certamente possuem essa tendência de abertura e progresso na aprendizagem de idiomas. De fato, os MOOCs têm muitas vantagens quando se trata de se tornar bilíngue em italiano. Entre os benefícios deste tipo de curso, encontramos:

  • Economize tempo graças aos cursos online
  • A possibilidade de troca de conhecimentos entre os diferentes alunos,
  • Uma progressão real a cada semana, validada por um teste,
  • Conteúdo exclusivo, gerenciado pelo próprio aluno
  • Um cronograma que pode ser adaptado de acordo com nossos desejos, nossas atividades, nossas necessidades,
  • Um certificado emitido no final da formação, se necessário,
  • E muito mais!

O curso italiano online e por conta própria permite que você obtenha isso. Mas não só: lições de italiano gratuitas, jornais no idioma de Dante e outros filmes também podem ajudá-lo a entender a língua italiana.

Entre os objetivos e interesses mais importantes da língua italiana aprendidos online, está a valorização do estudo. Sim, os MOOCs costumam ser muito populares porque fornecem uma base de conhecimentos sólida, que também pode ser combinada com uma vida profissional. Note que 28% dos alunos consideram que o certificado é valorizado pelos empregadores, o que é algo muito significativo, você há de concordar!

Nada melhor do que se sentir apoiado e ajudado pela sua habilidade na língua italiana! Você vai ganhar aumento da autoconfiança, estudo e motivação aliados e eficiência significativa. Se tornar poliglota é sempre uma boa ideia!

Além disso, os cursos de italiano ministrados no MOOC, como os da Universidade de Siena, defendem que o som e a imagem são recursos básicos para progredir de forma eficaz. Bem, que tal ter todo o apoio e os recursos de uma universidade e poder estudar o idioma de sua casa, no seu ritmo? Aprendizagem dos sonhos? Não, é pura realidade!

O papel do professor de italiano no MOOC

O que o MOOC significa em italiano? O italiano é uma língua bonita, que deve ser bem ensinada e também bem assimilada. Bem, os MOOCs estão lá para nos tornar verdadeiros bilíngues!

O professor de italiano é, a princípio, essa figura de apoio, de guia, que tem o papel de nos acompanhar e nos fazer progredir de maneira significativa, graças a sua ajuda e sua escuta. Então ele é a figura de referência do ensino, quando se trata de dominar a base gramatical em italiano, por exemplo.

Mas quando você faz aulas de italiano graças ao MOOC, acaba sendo um pouco mais vago, menos palpável, pela simples razão de que são cursos online. E quem fala em curso online, fala em uma modalidade de acompanhamento diferente, que não necessariamente retoma os fundamentos de um curso de italiano face a face, tradicional. Sim, aqui as aulas são mais livres, mais autônomas e o professor é mais uma espécie de conselheiro.

Um conselheiro que, apesar de não estar presente fisicamente, está realmente lá quando precisamos, e talvez até mais do que em uma aula tradicional. Essa é a vantagem de um curso online: mais liberdade, mas também disponibilidade, seja para o aprendiz de italiano ou para o professor de italiano. O que poderia ser mais satisfatório do que progredir sem se sentir oprimido?

Nós não devemos menosprezar o papel do estudante: se ele adotar um comportamento aberto, com sede de descobrir as mil e uma sutilezas do italiano, e pronto para ser corrigido regularmente (especialmente durante o quiz semanal), pode estabelecer um relacionamento saudável e eficaz com seu professor. Esse relacionamento permite que ele progrida de maneira simples, com plena confiança e em posse total de suas habilidades! Então? O italiano não é tão complicado assim!

O que fazer depois dos cursos do MOOC em italiano?

Quem pode se registrar no MOOC? Viajar, explorar, discutir, se distrair, descobrir, se surpreender…. Tudo isso é possível ao aprender a língua italiana, especialmente no MOOC!

Sejamos francos: depois de fazer um MOOC em italiano, o objetivo principal é, como dito acima, se tornar bilíngue.

Pode-se tornar-se bilíngue em italiano por várias razões:

  • Desenvolvendo sua carreira profissional escolhendo uma das cinco línguas mais populares entre os recrutadores (claro que o idioma de Dante Alighieri está incluso nela!),
  • Para se aperfeiçoar antes de uma viagem à Itália, ou mesmo uma mudança,
  • Prepare para uma prova para ter um certificado de proficiência em italiano e melhore sua expressão oral ou escrita,
  • Para adquirir novas habilidades simplesmente pelo prazer e beleza da língua italiana,
  • Ou até mesmo aprender italiano por amor. Você não acha que essa é uma razão suficiente?

Então, sim! É um sonho poder conversar naturalmente com os locais, fazer uma viagem só de ida a Roma e assistir séries no idioma original…. Mas essa não é a única vantagem dos MOOCs, e muitos aspectos positivos podem vir desses cursos.

Aprender italiano no MOOC também significa estar certo de se destacar dos outros em uma entrevista de emprego. Porque sim, certamente, o italiano é uma língua que conhecemos, pela familiaridade com o português e pela herança de muitos aspectos culturais italianos no Brasil. Mas poucos são aqueles que sabem falar fluentemente! Nisso, os MOOCs se garantem como um recurso eficaz, pelo menos para o nosso perfil profissional!

Perfil profissional, que também pode ser um ingresso em uma escola ou universidade internacional. Na verdade, para se preparar para um exame de admissão em uma grande universidade, nada melhor do que ter conhecimento linguístico adicional, que você pode aprender ao lado de sua vida profissional. Esta é a vantagem dos cursos online: levar uma vida normal, enquanto aprende uma língua estrangeira. Dona de casa, executiva, funcionária pública, artista, estudante, aposentado…. Todos podem aprender italiano no MOOC!

Aprenda sim, mas aproveite também! De fato, depois de terminar seus cursos do MOOC em italiano, quem sabe você não decide mudar radicalmente sua vida? Sim, você percebeu que mais e mais brasileiros decidem ir para o estrangeiro? Então por que não fazer uma vida nova em Bolonha, Palermo, Turim, Roma ou Veneza? Estudos, trabalhos, viagem de férias…. Todos os motivos são válidos e justificam seu aprendizado online de italiano.

Foi comprovado: os cursos de MOOC em italiano nos permitem beneficiar de uma educação rica, variada e gratuita, progredindo significativamente!

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar