Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Como se tornar um professor de fotografia a distância?

De Fernanda, publicado dia 12/06/2018 Blog > Artes e Lazer > Fotografia > É possível dar aulas de fotografia online?

E se você mudasse sua maneira de ensinar?

No Superprof, basta um clique para dar o seu aceite e começar a dar cursos online de fotografia. Além de proporcionar benefícios significativos para o aluno, o curso de fotografia online é uma ótima maneira de se destacar da concorrência e encontrar facilmente aprendizes motivados e sérios.

Aqui estão todas as nossas dicas para iniciar um curso fotografia online e via Skype!

Os benefícios de dar aulas de foto online

Dar aulas de fotografia via webcam é a solução ideal para alcançar o máximo de estudantes que você deseja pelo Brasil afora!

Como encontrar estudantes para um curso de foto via Skype? Graças ao ensino online, você pode se concentrar no essencial: o conteúdo!

Nos últimos anos, a prática do ensino a distância tem se tornado cada vez mais comum. Se esta fórmula agrada tanto, é graças à popularidade e à acessibilidade dos recursos digitais. Sabendo que no Brasil hoje muitos têm acesso a um computador – ou então a um smartphone – com webcam integrada, não é difícil encontrar fotógrafos iniciantes interessados ​​em fotografia de estúdio, macrofotografia ou fotojornalismo.

Seja em um curso livre de foto ou em uma formação de longa duração de fotografia, o fotógrafo profissional demonstra que tem mente aberta ao concordar em dar um tutorial online!

Descubra os principais benefícios de ministrar aulas de fotografia online:

  1. Acesso a uma gama mais ampla de alunos de fotografia: você não estará mais restrito à sua área geográfica e alcançará alunos do outro lado do Brasil – quem sabe até mesmo de outros países de língua portuguesa ao redor do mundo.
  2. Economize dinheiro do seu salário: o professor particular de fotografia não tem que pagar seus deslocamentos para fotografar uma paisagem urbana sob luz natural ou ir a um estúdio de fotografia, por exemplo.
  3. Organize a sessão de fotos com mais facilidade: o curso pode ocorrer independentemente de sua localização geográfica, o que dá acesso a mais horários livres. O professor não tem que esperar que o aluno se prepare e é capaz de se concentrar na aula em si.
  4. Aulas de fotografia menos formais: o curso de fotografia online tende a descontrair os aprendizes, especialmente jovens estudantes e adolescentes.

Dar aulas de fotografia online também é uma ótima maneira de promover sua disciplina. Quer esteja mais ligado à edição de fotografias, à fotografia analógica ou à fotografia digital, você não terá dificuldade em encontrar estudantes que compartilhem a sua paixão, independentemente do nível (nível de principiante, intermediário ou avançado).

Então, ligue seu computador: partiu curso de fotografia via webcam!

Equipamento informático para aulas de fotografia online

Para dar um bom curso básico de fotografia online, você precisa necessariamente de um bom equipamento digital!

Aqui, nada muito complexo: é inútil investir mais de mil reais em um equipamento de informática de última geração. Como regra geral, todo mundo tem o equipamento necessário para organizar um curso de foto digital, de foto de estúdio ou foto em preto e branco em casa.

A única regra: adquirir equipamento de fotografia profissional. E isso aconteceria do mesmo jeito no caso de um curso particular presencial de fotografia (tripé, sua câmera digital, objetivas…, etc.)!

Uma pequena lista de material para dar seus cursos de fotografia:

  • Um laptop ou um desktop, Windows ou Mac, dependendo do tipo de tratamento / edição que você vai querer dar às imagens,
  • Uma webcam de qualidade, de preferência independente do computador (cerca de 150 reais para uma webcam de qualidade mínima),
  • Um microfone embutido no computador ou na webcam, ou um microfone independente com fones de ouvido,
  • Uma boa conexão à Internet (a fibra ótica é a mais recomendada),
  • Um software de bate-papo instantâneo com compartilhamento de tela (Google Hangouts, Skype …),
  • Um software de edição de fotos para tratamento das imagens (Photoshop, Lightroom…)

Nosso conselho, além disso: converse com antecedência com o aluno sobre o seu próprio equipamento de informática. Na verdade, o aluno também precisa ter, logicamente, uma boa conexão de Internet e o mesmo sistema operacional para facilitar o compartilhamento de imagens.

O professor particular e o aprendiz de fotografia também podem manter contato por meio de aplicativos de mensagens, e também podem compartilhar documentos por meio de softwares como o Google Docs.

Em suma, nada muito complicado para os fãs digitais!

Qual preço determinar para um curso de fotografia online?

Como ensinar fotografia digital a partir de casa? Com alguns exercícios por semana, seu aluno se tornará um verdadeiro profissional das lentes!

Você acha que um curso de fotografia online lhe renderá menos do que uma aula particular tradicional? Pense com calma!

Na realidade, a metodologia dos cursos de fotografia online não diferem muito do ensino particular individual. No Superprof, você e apenas você escolhe o valor médio de seu tempo de aula para ensinar fotografia. Enquanto alguns baixam seus preços para cursos online, a maioria dos professores fotógrafos mantêm suas taxas de acordo com a metodologia de ensino.

Como em um curso tradicional, o fotógrafo tem de levar em consideração os seguintes critérios para estabelecer seu preço:

  • A especialidade do conteúdo das aulas (foto de paisagem, fotografia culinária, fotografia light pinting, fotografia de retrato, câmara digital SLR …),
  • O nível do seu curso
  • Os diplomas / formação do professor,
  • A experiência do fotógrafo (o fato de suas fotos estarem no mercado ou de já ter realizado exposições pode, por exemplo, aumentar os preços),
  • A duração da aula (formação de curta ou de longa duração / workshop / atelier / cursos independentes),
  • Os objetivos finais propostos (obter um diploma, se tornar fotógrafo profissional, descobrir as profissões da fotografia …),
  • A modalidade do curso (curso individual ou curso para pequenos grupos).

Oferecer o ensino das técnicas avançadas ou outras especificidades (controle da velocidade do obturador, história da fotografia ou técnica da longa exposição) também é uma ótima maneira de alcançar estudantes avançados e, portanto, mais inclinados a financiar os cursos.

Ao optar por dar aulas de fotografia de culinária ou aulas de fotos de casamento online, você pode sair lucrando!

Por exemplo, o preço médio de uma hora de aula de fotografia em Brasília é de 68 reais… Contra 61 reais para uma aula de fotografia online. A diferença não é tão grande.

Os cursos e oficinas via webcam provam ser rapidamente lucrativos.

Ideal para complementar seu salário como professor em escola de fotografia ou financiar seus estudos para se tornar um fotógrafo – ou mesmo viver apenas de sua paixão artística!

Recursos para usar durante o curso fotografia online

Outra vantagem das aulas de fotografia online: a oportunidade de desfrutar de todos os recursos que a Internet tem para oferecer!

Didático e comprometido, o professor particular pode indicar ao aluno muitas dicas online que permitem que o curso de fotografia seja mais fluido e completo. Muitos alunos relutam em fazer o dever de casa, independentemente do assunto; com recursos digitais, você pode agradar a um público maior.

Lúdicos e divertidos, os recursos online também são verdadeiras minas de ouro para melhorar nesta ou naquela disciplina da fotografia (estudando o balanço de branco, a foto animal, o modo manual ou o modo automático …).

Aqui estão alguns sites onde encontrar recursos como tutoriais, dicas, exercícios e conteúdos teóricos de fotografia:

  1. Canon College
  2. Letra na foto
  3. Flickr
  4. Fotologia Podcast
  5. Vitamina V

No final de cada aula, o professor particular deve recomendar um ou dois exercícios para serem feitos antes do início da próxima sessão. Graças aos recursos educacionais, os alunos não só encontram exercícios adaptados ao seu nível, mas também aprendem os conceitos básicos da fotografia por meio de dicas simples e eficazes.

Foto noturna, nitidez ou enquadramento: muitos pontos também abordados nos aplicativos de fotográfia!

Com a ajuda de um aplicativo gratuito para tirar fotos, o aluno só terá que enviar seu resultado para o professor entre duas aulas ou no início de cada aula. Então, o professor tem apenas que fazer sua análise e explicar ao aluno como melhorar seu foco ou seu efeito de desfocagem, por exemplo.

Ideal para progredir em edição e tratamento de imagens sem stress!

Como dar uma aula de fotografia via webcam?

Para oferecer um curso de fotografia online, nada mais fácil do que recorrer aos serviços de aulas particulares do Superprof!

Como organizar uma aula de fotografia remota? Por que não dar aulas de fotos online no Superprof?

O primeiro passo é escrever um anúncio curto, claro e conciso, explicando os detalhes e o conteúdo do curso. Não se esqueça de mostrar seus diplomas e experiências profissionais, mas também incorporar algumas fotos pessoais em seu portfólio. O aluno pode identificar rapidamente seu senso de estética e sua visão de mundo!

Sabendo que os cursos são destinados a estudantes de todo o Brasil, identifique todas as suas especializações:

  • Fotografia de moda,
  • Fotografia com flash,
  • Fotos da natureza,
  • Fotografia de analógica,
  • Fotografia retrato,
  • Fotografia de paisagem,
  • Fotografia de arquitetura,
  • Fotojornalismo,
  • Fotografia animal / vida selvagem …

Apenas algumas palavras para convencer um aluno à procura de um curso específico!

Quando você cadastra um anúncio no Superprof, o site pergunta se você aceita cursos online. O professor só tem que marcar que “sim”: esta indicação aparecerá automaticamente em seu perfil de professor particular. Além disso, os alunos que não têm um professor de fotografia em sua cidade terão acesso direto aos professores que aceitam aulas via webcam.

Quanto mais completo for o seu perfil, mais positivas serão as opiniões de seus alunos e mais você aparecerá no topo da lista: o que rapidamente ampliará seu leque de alunos!

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

Deixe um comentário

avatar