Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Exame Nacional do Ensino Médio: como estudar para a área de exatas?

De Isabella, publicado dia 31/10/2019 Blog > Apoio Escolar > Física > Fisica pro ENEM, o que estudar?

A área de exatas – que inclui matérias como biologia, física e química – normalmente é o “bicho papão” de muitos alunos que vão prestar o vestibular. Isso porque essas matérias demandam longas horas de estudo: é necessário ler muitas teorias e conseguir resolver questões de cálculo, e essas exigem que o aluno decore muitas fórmulas matemáticas.

Além disso, as teorias muitas vezes são complexas, exigindo um maior foco e concentração do aluno que deseja aprendê-las. Isso torna os estudos fatídicos e faz com que muitos alunos “desistam” de entender as matérias. Mas, a realidade é que há excelentes formas de estudar física e aprender essa matéria de forma aprofundada. Afinal, é possível estudar física fazendo experimentos fisica ensino medio, aulas particulares, cursinhos pré-vestibulares ou sozinho, lendo bons materiais e assistindo a videoaulas.

Com o intuito de ajudar todos os vestibulandos que estão se preparando para o Exame Nacional do Ensino Médio e ainda não sabem como se preparar para a área de exatas, nesta matéria listamos os principais métodos de como estudar física e se dar bem no vestibular. Confira e saiba mais!

Como estudar fisica em casa?

estudar fisica mecanica em casa Estudar física em casa é uma das principais opções escolhidas pelos vestibulandos. Através do total silêncio e da leitura de bons materiais, diversos estudantes conseguem aprender conteúdos de física em meses o que nunca conseguiram aprender em anos.

Muitas pessoas, quando sentem dificuldade em compreender uma matéria, decidem estudar por conta própria, lendo bons materiais e assistindo a excelentes videoaulas na internet. Esse é um bom método para quem gosta de “desvendar mistérios” sozinho, utilizar métodos próprios de ensino e tem o seu próprio tempo para conseguir aprender determinada matéria.

Para estudar física em casa, sem a ajuda de um professor ou um colega expert na matéria, é necessário separar bons materiais, como livros e videoaulas de professores que sejam referência no assunto. É importante também separar os seus cadernos, ou seja, os conteúdos que você costuma escrever em sala de aula. Isso porque, muitas vezes, os resumos dos professores são essenciais para obter um bom aprendizado sobre determinada matéria.

Existem bons livros no mercado para quem deseja aprender física sozinho e se dar bem no Exame Nacional do Ensino Médio. Há materiais que possuem uma linguagem mais acessível e simples e diversos exercicios de fisica ensino medio resolvidos para facilitar a vida do aluno.

Primeiro é necessário listar o que mais cai em fisica no enem para separar os livros por matérias mais importantes e depois iniciar os estudos. Afinal, de nada vale estudar assuntos que nunca serão cobrados no Enem, não é mesmo? Além disso, é importante que o aluno fuja dos livros universitários, pois eles são muito aprofundados e assuntos muito complexos, a nível universitário, não costumam ser cobrados no vestibular.

Estas são as principais referências bibliográficas que o aluno pode começar a ler para compreender as diferentes matérias de física:

  • Física para o Ensino Médio de Kazuhito Yamamoto e Luiz Felipe Fuke;
  • Física conceitual de Paul Hewitt;
  • Os fundamentos da física de Nicolau, Ramalho e Toledo.

Esses são os principais livros do mercado que facilitam a vida do aluno que deseja estudar em casa, sem precisar fazer cursinho pré-vestibular ou ter aulas particulares. Esse estudo “solitário” já ajudou muitas pessoas a compreender os assuntos de física. Isso porque o estudo sozinho não possui muitas dispersões e quando o aluno consegue aprender uma matéria, ele se sente ainda mais motivado para aprender outras.

Atualmente, os estudantes podem ir em busca de estudar diferentes assuntos na internet e conseguir compreendê-los sozinho. Existem diversos profissionais que aprenderam tudo o que sabem através da internet e são experts no seu segmento. Além disso, há estudantes que conseguiram obter as primeiras colocações de vestibulares e concursos estudando apenas em casa.

Algumas pessoas conseguem se adaptar melhor a esse método de estudo e outras não. Cabe a você compreender como a sua mente funciona melhor e como dá-se o seu processo de aprendizado. Desse modo, é possível escolher a melhor forma para estudar.

Cursinho pré-vestibular de exatas

cursinho pré-vestibular para fisica no enem A matrícula em um cursinho pré-vestibular é um dos principais métodos utilizados pelos vestibulandos que desejam ingressar em uma instituição de ensino superior. Nos cursinhos, os alunos possuem todo o aparato necessário para obter a aprovação, com bons professores, excelente estrutura e ambiente acolhedor.

Muitos alunos, quando não conseguem ingressar na Universidade após o término do ensino médio, decidem se matricular em um cursinho pré-vestibular para se dedicar ainda mais aos estudos e conseguir a tão sonhada aprovação.

Os cursinhos pré-vestibulares funcionam de forma parecida com o colégio. Há um cronograma de aulas, metas a serem batidas e professores capacitados e atualizados para proporcionar todo o suporte para o aluno. Essa é a escolha ideal para quem precisa de uma excelente infraestrutura e um ambiente convidativo para conseguir estudar e aprender novas matérias.

No cursinho pré-vestibular, o aluno consegue se socializar com outras pessoas que possuem o mesmo objetivo, assistir a boas aulas e tirar dúvidas com os professores. Isso é suficiente para conseguir a aprovação no curso que o aluno quiser.

Para os vestibulandos que não possuem condições financeiras de se matricular em um cursinho pré-vestibular particular, existe a possibilidade de ingressar em cursinhos comunitários. Há diversos deles pelo Brasil, e várias Universidades públicas oferecem esse tipo de serviço. Há também os cursinhos pré-vestibulares online, onde o aluno compra um pacote de aulas e começa a estudá-las por conta própria.

Há cursinhos pré-vestibulares de renome no país, que aprovam uma grande quantidade de alunos todos os anos. Normalmente, os estudantes que optam por tentar passar em medicina, direito ou engenharia civil, decidem fazer o cursinho para ter o melhor aparato possível e obter a aprovação.

Estudar fisica para o ENEM online

estudar fisica mecanica online É possível aprender bastante utilizando as ferramentas de ensino online!

Um bom método para estudar física é utilizar as ferramentas online. Atualmente existem excelentes aulas na internet que podem ajudar o aluno a se preparar da melhor forma possível. Estas são as principais possibilidades de estudar para fisica no enem pela internet:

Aplicativos de videoaulas para o Enem

Você sabia que é possível estudar pelo celular? Atualmente existem diversos aplicativos que possuem videoaulas para o aluno estudar, de onde estiver. Além disso, há bons apps de exercicios de fisica ensino medio, onde o aluno pode resolver diferentes questões e conseguir entender a sua resolução.

Os aplicativos são uma excelente opção para quem passa muito tempo em transportes públicos ou para pessoas que não possuem condições financeiras de ter um dispositivo eletrônico maior para estudar.

Plataformas de vídeo

Existem plataformas de vídeo, como o Youtube, que oferecem videoaulas gratuitas para os alunos. Se o estudante digitar “fisica no enem”, “o que é fisica” ou “fisica facil” na busca do Youtube, facilmente ele encontrará conteúdos gratuitos sobre o assunto. Esses conteúdos são muito importantes e completos, e todos os estudantes devem assisti-los para obter uma boa nota no Exame Nacional do Ensino Médio.

É muito comum ocorrerem lives de aulão para o Enem, e essa é uma excelente opção para quem deseja entender determinado conteúdo ao vivo, conversar com os professores e tirar dúvidas.

Sites de videoaulas para o Enem

Alguns professores de renome do país possuem o seu próprio site para oferecer videoaulas de matérias específicas para o Enem. Há também grandes equipes de professores que criaram suas próprias plataformas para oferecer videoaulas para os vestibulandos.

Atualmente, existem diversos sites de videoaulas, com professores muito capacitados e equipes focadas em oferecer os melhores serviços para os alunos.

Estudar física para o ENEM com aulas particulares

aula particular de fisica no enem As aulas particulares são uma excelente opção para quem possui muita dificuldade em compreender os conteúdos de física. Isso porque, nas aulas particulares, o professor foca no aprendizado somente de um aluno.

Sem dúvidas, as aulas particulares são um dos métodos mais eficientes para conseguir aprender os conteúdos de fisica no enem. Essas aulas funcionam da seguinte forma: um professor, ou expert no assunto, dá aulas para somente um aluno. Assim, o foco total da aula é concentrado em um só objetivo: que o aluno consiga reter as informações necessárias e gerar conhecimento.

Quando se tem uma sala de aula cheia de alunos, esse processo de aprendizado não é tão eficiente. Por isso é tão importante ter a atenção total de um professor, quando o estudante possui dificuldade em aprender determinada matéria.

É possível também ter aulas particulares online, com professores capacitados de diferentes lugares do mundo. Com essas aulas pode-se aprender física, inglês, matemática, costura, yoga e diferentes outros ramos. Isso porque as aulas particulares online oferecem um mundo de possibilidades para quem deseja aprender.

Após algumas tentativas, você conseguirá descobrir qual o método de estudo mais efetivo para o seu processo de aprendizado. Depois é só ter um plano de estudos organizado, definir metas e estudar bastante. Desse modo, mais cedo ou mais tarde, será possível conseguir a aprovação. No futuro, você verá que todo o esforço valeu a pena e que é muito recompensador passar anos estudando para conseguir realizar grandes sonhos profissionais.

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar