Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Valor de um educador individual de francês

De Camila, publicado dia 18/09/2017 Blog > Idiomas > Francês > Tarifas de aulas particulares do idioma da França

Qual é seu nível da língua francesa?

O quanto sabe sobre esse idioma?

Se você consegue responder a estas duas perguntas e ainda desenvolver um pouco mais o assunto, então você já domina pelo menos um pouquinho de francês. No entanto, o frances basico muitas vezes não é o suficiente.

Você já pensou em levar o aprendizado do idioma da França a sério e talvez, quem sabe um dia, se tornar até bilíngue?

Falar em fazer um bom curso de francês é fácil. Melhor ainda se forem aulas particulares para que o avanço seja mais rápido. Mas e quanto ao orçamento a ser desembolsado para seguir esta atividade? Custa caro contratar um professor para cursos individuais da língua? Como e onde encontrar esses profissionais? Como ficar sabendo o preço que eles cobram?

Se essas dúvidas te assombram e você ainda não encontrou a resposta para todas as perguntas, então pode ficar feliz, pois você está lendo a matéria certa!

Abaixo, Superprof mostra o que esperar das tarifas estabelecidas pelos professores particulares, assim como algumas dicas para conseguir preços mais em conta.

Cursos particulares: os mais acessíveis

Brasil X França

Você sabia que o Brasil é o país da América Latina que possui a maior parceria comercial com a França?

Segundo o Wikipédia, mais de 500 empresas francesas estão estabelecidas diretamente em nosso país, empregando mais de 250 mil pessoas!

A relação entre os dois países não para por aí: o país de Edith Piaf e Claude Monet é ainda um parceiro estratégico da nossa nação brasileira na área de defesa.

O Brasil possui uma Embaixada em Paris; a França possui uma Embaixada em Brasília. Isso sem contar nos dois consulados-gerais, um no Rio de Janeiro e outro em São Paulo. O país de Zinedine Zidane possui, inclusive, fronteira com nossas terras. E ela é a maior de todas em extensão: 730,4 quilômetros.

A Guiana Francesa é considerada território francês. Sim, o Brasil possui uma fronteira com a França!

Você deve estar se perguntando: “como assim?”

A Guiana Francesa é um território que faz parte da França (eles a chamam de “departamento no exterior”), mas está situado na América do Sul. A fronteira francesa acontece com o Amapá, na região Norte do Brasil.

Aulas particulares

Poderíamos escrever uma matéria inteira falando sobre as relações e proximidades entre estes dois países, mas nosso objetivo aqui é a língua francesa. Infelizmente, ela ainda não é muito falada em terras brasileiras. Uma pena, já que mais de 200 milhões de pessoas no mundo inteiro são bilíngues no idioma.

Nunca é tarde para se lançar na aventura do aprendizado desta que é considerada uma das línguas mais sexys do mundo! Para tal, que tal começar dando um Google em “curso de francês”ou “aulas particulares de francês”?

Para recuperar os vários anos que você passou querendo aprender o idioma, mas não teve coragem de seguir em frente, o atendimento individual e personalizado é o mais aconselhado.

Durante sua busca, você, com certeza absoluta, encontrará nosso site dentre as opções mostradas. Nossa plataforma possui dezenas de milhares de professores inscritos, sendo muitos deles especializados no ensino do idioma de Molière.

No Superprof.com.br você pode decidir começar suas aulas com o professor que mais te agradar, em qualquer momento do ano, sem precisar esperar o início do semestre letivo para se lançar de cabeça no aprendizado do francês.

Preços

Falemos daquilo que faz a maior diferença para muitos: o valor cobrado pelas aulas particulares. Vários alunos em potencial muitas vezes nem cogitam a possibilidade de contratar um professor para sessões individuais, pois pensam que a hora de aula irá custar “os olhos da cara”.

Dicas para encontrar aulas particulares de francês com tarifas baixas. É possível encontrar hora / aula de francês com preço acessível.

A boa notícia é que existem SIM cursos personalizados com valores mais acessíveis do que você imagina. Superprof fez uma média de preços cobrados Brasil afora em aulas particulares e as tutorias particulares de francês apareceram como custando, em média, 62,00 reais por hora de aula.

Se você pensar, este é um preço razoável, já que hoje em dia uma ida ao cabeleireiro custa, fácil, fácil, o dobro ou o triplo disso.

Sem contar que a oferta do francês como curso de idioma é muito menor do que inglês e espanhol. Sendo assim, a concorrência é menor e o preço pode acabar sendo um pouquinho mais elevado do que o destas duas outras disciplinas.

Aulas para crianças também podem possuir preços especiais, já que elas precisam de uma metodologia diferente.

Aulas em conta para estudantes

Você é estudante e morre de vontade de aprender a falar a língua de Molière, mas ainda não teve coragem de pesquisar os preços? Pois saiba que existem várias alternativas para que as aulas particulares saiam em conta.

Sessões particulares em pequenos grupos

Tutorias individuais não precisam ser apenas para uma única pessoa. Vários professores desenvolvem aulas sob medida para duplas ou pequenos grupos de alunos particulares. Optar por esta alternativa de aprendizado fica bem mais barato e o aproveitamento das aulas pode ser tão bom quanto como se você estivesse com atenção exclusiva.

Cursos com estudantes de Letras

Outra dica é procurar por professores particulares dentro da própria universidade. Se você estuda em um estabelecimento de ensino que possua formação em Letras, você com certeza encontrará um tutor que cobrará um preço um pouco mais baixo que o do mercado.

Se as aulas acontecerem nas dependências da universidade então, pode ser que saia ainda mais barato, pois nenhum dos dois terá que se deslocar. Isso porque muitos dos educadores que propõem cursos de francês nas faculdades de Letras ainda estão em formação. No entanto, isso não quer dizer que o nível de domínio do idioma destes profissionais não seja bom o suficiente para a transmissão de conhecimento.

Também não quer dizer que você não precise chegar preparado para os cursos!

Muitos estudantes de letras dão aulas particulares de francês. Ter outro estudante como professor pode ser bem divertido!

Intercâmbios acadêmicos

Existe ainda a possibilidade de se conseguir um intercâmbio acadêmico dentro da sua universidade. Muitos estabelecimentos de ensino superior possuem parcerias com outras instituições estrangeiras, promovendo intercâmbios de alunos entre elas.

Vale a pena verificar se a sua universidade possui tal programa. Quem sabe você não acaba conseguindo uma bolsa para ir estudar um semestre – ou até mesmo um ano – em uma faculdade francofônica?

O preço varia de acordo com a região do país?

A resposta é sim; o preço da hora de aula particular de francês varia de acordo com o local do Brasil onde ela é oferecida.

A concorrência em determinadas regiões é um dos principais fatores que podem fazer o preço subir ou descer. A renda da população local também é uma questão que influencia na hora do professor estabelecer suas tarifas.

Não adianta um professor do interior do Mato Grosso querer cobrar o mesmo preço que um professor da capital de São Paulo cobra. A concorrência no Mato Grosso não deve ser tão grande quanto em SP. Isso poderia querer dizer que o preço da hora de aula deveria ser mais alto. No entanto, o poder aquisitivo do MT não é igual ao paulista. Sendo assim, se o professor cobrar caro, não terá muitos alunos, mesmo ele sendo o único especialista da região.

Em uma outra matéria, o Superprof mostrou uma média de preços por hora de aula particular, sem se concentrar em nenhuma matéria específica. Confira os resultados:

  • Em São Paulo: 58 reais
  • No Rio de Janeiro: 52 reais
  • Em Belo Horizonte: 46 reais
  • Em Curitiba: 45 reais
  • No Recife: 38 reais
  • Em Brasília: 49 reais
  • Em Porto Alegre: 51 reais

Sendo assim, é bem provável que se encontre tutorias individuais de língua francesa no Recife com preços mais brandos que em São Paulo ou Rio de Janeiro.

Preços mais altos de acordo com perfil do professor

Cursos gratuitos do idioma da França via internet podem apresentar tarifas bem abaixo da média das aulas particulares. Muitos deles podem ser encontrados gratuitamente online. Se você for um aluno muito dedicado e disciplinado, com certeza colherá frutos ao utilizar este tipo de metodologia para seu aprendizado.

Verdade seja dita é que a maioria das pessoas que optam por esta alternativa começam a fazer as aulas super empolgadas. Com o passar do tempo, a “enrolação” fica cada vez maior, até que chega a hora em que o curso é abandonado.

Por isso, nosso conselho número 1 é sempre optar por aulas particulares.

Seguindo pelo caminho de busca das tutorias individuais acessíveis, é importante ficar de olho na experiência e qualificações dos professores na hora da sua escolha: os mais diplomados e com mais anos de carreira demandarão uma remuneração por hora de aula mais elevada.

Se o professor estiver começando na área do ensino da língua francesa, grandes chances têm que suas tarifas sejam as mais baixas do mercado, pois ele está interessado em construir sua reputação angariando o maior número de alunos possível. E muitas vezes, nada melhor do que apresentar preços atrativos e competitivos para alcançar este objetivo.

Um professor iniciante com estudos universitários em FLE (Francê como Língua Estrangeira) pode ser tão bom quanto um com já algum tempo de experiência.

Professores com mais experiência custam mais caro. A tarifa de um professor iniciante será mais baixa que a de professores com anos de experiência.

Aulas online ou a domicílio?

A última dica para conseguir tarifas reduzidas para suas aulas de francês é verificar as diferentes opções de atendimento que os professores particulares propõem.

Seja aqui no Superprof ou em alguma outra plataforma de profissionais do ensino, você notará que os educadores oferecem vários formatos de cursos de frances online.

O professor que vai na sua casa cobrará um preço de hora / aula mais elevado do que aquele que recebe o aluno no seu próprio escritório.

Outra maneira de abaixar ainda mais o custo é fazer aulas através de videoconferências. Muitos tutores estão aderindo à utilização de ferramentas como Skype para darem suas sessões de ensino. Basta ter uma boa conexão de internet e um computador com webcam e microfone. Os custos para o profissional serão menores e suas aulas, consequentemente, custarão menos.

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

2
Deixe um comentário

avatar
1 Comment threads
1 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
2 Comment authors
FlavioKarina Recent comment authors
Mas recentes Mais antigos Mais populares
Karina
Convidado
Karina

Que exagero. Qualquer aula particular custa mais que 100 reais.

Flavio
Admin

Olá Karina,
sem dúvida, no Superprof você pode encontrar professores particulares de francês por menos que isto, já que a média da hora/aula dificilmente passa dos R$50, dependendo da cidade.
🙂