Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Determine o preço de suas aulas de português para estrangeiros

De Fernanda, publicado dia 05/04/2019 Blog > Idiomas > Português para estrangeiros > Como estabelecer o valor do seu curso de PLE?

“Uma língua diferente é uma visão diferente da vida.” Federico Fellini

Na Brasil ou em outros lugares, alguns estrangeiros procuram por aulas da língua portuguesa para se inserirem no mercado de trabalho ou na sociedade brasileira.

Você sempre gostou de ensinar e está precisando ganhar uma renda extra no final do mês?

Você quer embarcar na aventura e dar aulas de idiomas como um professor particular?

Pois bem, aqui estão algumas dicas para ajudar você a definir suas próprias tarifas!

Identifique o seu nível do idioma e defina o preço do seu curso PLE

Tornar-se um professor autônomo de português para estrangeiros significa que cabe a você decidir o preço que vai cobrar por suas aulas. No entanto, você tem que saber como ser justo para não assustar os alunos, e também tem de ter cuidado para obter o mínimo para que você consiga viver dessa profissão.

Na verdade, essa é uma verdadeira dor de cabeça quando você começa a trabalhar na área.

Primeiro de tudo, comece identificando o seu perfil. Sua experiência e formação devem ser levados em conta na balança.

Como usar seu currículo para aumentar os preços? Dê destaque a seus diplomas no campo da educação!

Qual é o seu nível de português?

Isso pode soar bobo como uma pergunta, mas nem todos os professores de português como língua estrangeira têm o idioma como língua materna. É bem possível ministrar cursos de português para estrangeiros com nível intermediário ou intermediário superior (de acordo com o Celpe-Bras). Os alunos serão então ótimos iniciantes.

Quanto mais alto o seu nível no idioma, valores mais altos poderá reivindicar.

Sua experiência também conta muito no preço de seus cursos de PLE. Um professor aposentado pode pedir mais do que um iniciante.

Mas lembre-se! Isso não é necessariamente uma desvantagem. Alguns alunos com pouco orçamento estão procurando por perfis de iniciantes para não pagar muito. Isso não significa que você tenha que cobrar um preço irrisório, apenas que não será capaz de cobrar tanto quanto um professor experiente.

Sua formação também pode alterar os preços. Ter um mestrado em PLE é um excelente trunfo para aumentar suas tarifas. Isso mostra que você tem fundamentos sólidos nos ofícios de ensino e na transmissão de conhecimento. Mas o diploma não é obrigatório quando você começa como professor de português independente.

Para justificar o preço da sua aula, aprenda a destacar seus diplomas, mas também suas habilidades.

Profe de PLE: para cada fórmula, um preço

Os preços para aulas particulares de português como língua estrangeira também variam dependendo do tipo de curso oferecido.

As aulas particulares devem ser rentáveis para o professor. Ter um único aluno significa ter apenas uma renda para uma hora de aula, ao contrário de uma aula em grupo.

O ensino particular é, portanto, mais caro. É necessário adaptar as suas tarifas de acordo com o que você propõe aos seus alunos. Se as aulas durarem mais de uma ou duas horas, por exemplo, você pode imaginar um desconto progressivo para atrair os alunos.

O preço também pode diminuir se você oferecer o ensino do português em grupo. Quanto mais estudantes houver, menor será a taxa individual. Você pode estabelecer fórmulas.

Mas tenha cuidado, porque uma aula em grupo às vezes pode ser mais complicada do que uma individual. Você deve ser capaz de se adaptar a todos os perfis ao mesmo tempo e isso não é para todos.

Quanto mais originais forem os seus cursos, mais você poderá cobrar por eles, porque a competição será menor. Ensinar português por meio de passeios de descoberta na cidade, organizar noites de cinema brasileiro… Existem muitas maneiras de se destacar e oferecer um curso particular que só você possui.

Como adicionar valor? Ofereça cursos de cultura brasileira! Isso pode ser um plus no seu perfil de professor.

Você também pode oferecer um estágio intensivo ou acompanhamento para estudantes estrangeiros em intercâmbio.

Dar aulas de PLE: o preço de acordo com o perfil dos alunos

Os alunos não são todos iguais e é necessário, quando se é professor particular de português, adaptar-se a cada perfil. No entanto, isso requer uma certa preparação dependendo do aluno.

Não é uma questão de mudar os valores como achar melhor, mas de estabelecer o preço de acordo com a dificuldade dos cursos.

Alguns alunos farão pedidos especiais, como uma preparação para um exame específico, aulas particulares para preparar uma entrevista em português, ajuda na tradução de um texto. Os motivos para aprender português podem ser muito variados.

Seja qual for o pedido específico do aluno, você também deve calcular o tempo de preparação do curso de português que você vai dar. Se você não sabe nada do conteúdo do exame que seu aluno vai fazer, você precisa pesquisar e adaptar seu programa.

Outros casos também podem ser muito complicados, dependendo da língua nativa de seus alunos.

Ensinar português a um falante de inglês pode ser mais fácil do que a alguém que fala russo ou chinês. Você precisa lançar a mão de uma metodologia específica, como fichas pedagógicas ilustradas, por exemplo, para que a comunicação flua mais facilmente. A progressão pode ser um pouco mais lenta!

Mas onde encontrar seus alunos de PLE?

Estabelecer o preço de curso PLE como empreendedor

Quanto custa um curso de PLE? O perfil dos alunos conta muito: descubra como avaliar o seu público e saiba como elaborar suas aulas em função disso.

Se você decidir se tornar um professor de português para estrangeiros, você vai ter que gerenciar muito mais do que a preparação dos cursos. Procedimentos administrativos são igualmente importantes e você precisa emitir faturas para seus alunos.

Portanto, é necessário dominar a parte administrativa para saber o que realmente vai corresponder ao seu salário no final do mês.

Dependendo do seu status – microempreendedor, Simples Nacional, RPA (Recibo de Pagamento Autônomo) – vai ter de pagar mais ou menos impostos.

É por isso que você deve considerar todos esses detalhes antes de definir o preço certo. Calcule a porcentagem de contribuições que você tem que pagar e adicione esse valor ao preço que você realmente deseja ganhar por uma hora de aula.

É muito importante estabelecer um limite sob o qual você não pode correr o risco de acabar trabalhando como voluntário. Você pode então ajustar seus valores acima desse limite como achar melhor.

Não se esqueça de considerar todos os aspectos da atividade do professor particular. Se você se deslocar até a casa de seus alunos, considere o custo do custo de deslocamento, por exemplo. Também conte com as despesas relacionadas aos preparativos do curso (compra de material, etc).

Determine o valor de suas aulas de PLE em função da concorrência

Um dos critérios importantes para definir o preço de um curso de português para estrangeiros é a questão da concorrência. Ou seja, quais são os preços praticados ao seu redor?

Se você não prestar atenção a isso, corre o risco de ser muito mais caro do que outros professores de português ou da escola de idiomas, e acabar não encontrar alunos. Por outro lado, você também pode praticar tarifas muito baixas, e isso pode ser um motivo de desconfiança dos alunos em potencial. Saiba como ficar no meio termo.

Observe quais são os preços oferecidos pelas escolas de idiomas ou nos cursos de extensão, por exemplo. Você também pode ver os anúncios de outros professores de PLE para ter uma ideia mais concreta.

Como encontrar o preço certo? Dê uma olhada no perfil dos outros professores.

Gramática, compreensão oral, fonética, expressão escrita, aperfeiçoamento da prática do português para falantes não lusófonos é um processo importante, mas às vezes caro demais. Portanto, tenha cuidado para não exceder um certo preço psicológico.

E explique quais são suas habilidades (tradução, preparação para exames, celpe-bras, cursos on-line, etc.) e a disponibilidade da sua agenda.

Veja também os preços cobrados por aulas particulares em geral, e não apenas cursos para aprender português e descobrir a cultura brasileira.

Faça uma boa apresentação do seu perfil para justificar seu preço

Infelizmente, em geral a aparência conta muito. É muito difícil para estudantes e futuros alunos confiarem em um professor cuja apresentação é duvidosa, ou pior, se comete erros de ortografia e gramática.

Para apresentar suas aulas de português como um curso de língua estrangeira, preste especial atenção à clareza do seu anúncio e aos detalhes. Quanto melhor você explicar suas habilidades e sua oferta de curso, melhor os alunos entenderão o preço.

Aprender a língua portuguesa é algo pode ser feito por meio de cursos intensivos, aulas noturnas, aulas individuais, aulas de verão, pequenos grupos de todos os níveis, atividades culturais, etc. Saiba como destacar sua originalidade, seu senso de pedagogia e metodologia para progredir na fala tanto quanto na leitura.

Se você passou um período da vida no exterior para aprender outro idioma, não hesite em especificá-lo. Isso prova sua capacidade de adaptação e sua compreensão da situação dos estudantes internacionais. Aprender uma língua graças a um programa de intercâmbio e imersão é uma experiência intercultural que desafia todas as línguas.

Descubra onde ensinar PLE e boa sorte!

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (média de5,00 sob 5 de 1 votos)
Loading...
avatar