Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Ser corredor e yogi ao mesmo tempo é possível

De Glicia, publicado dia 26/08/2018 Blog > Esporte > Yoga > Como o yoga pode melhorar seus resultados na corrida

A corrida é um dos esportes mais praticados, pois além de não demandar nenhuma habilidade especial (o que a torna acessível para o maior número de pessoas), é uma atividade gratuita, podendo ser praticada ao ar livre, na rua, em parques ou pistas de atletismo de ginásios públicos.

Os corredores enfrentam inúmeras dificuldades para conseguirem se superar. Nos  momentos de esforço intenso, durante um treinamento ou mesmo uma prova, músculos, articulações, respiração, concentração e até mesmo a mente podem vir a ser aliados ou inimigos.

Uma forma de melhorar o desempenho dos corredores  é através do alinhamento da postura corporal. Uma boa postura permite melhorar a pisada, o ritmo e a diminuir possíveis dores causadas pelo desequilíbrio do corpo.

O yoga pode proporcionar o aumento do rendimento de um corredor, pois consegue combinar alongamento e fortalecimento muscular  ao alinhamento correto do corpo em diferentes níveis. O yoga pode, ainda, complementar a corrida nos aspectos físico e mental.

A prática regular de yoga permite desenvolver o autoconhecimento, através de uma forte conexão entre o corpo e a mente. Isso ajuda a aumentar a concentração na execução do movimento da corrida, além de melhorar o alongamento e a flexibilidade do praticante.

Seja você um praticante de esportes assíduo ou um iniciante, tanto a corrida quanto o yoga trarão muito benefícios para seu corpo e para sua saúde. Continue lendo nosso artigo e saiba como.

E se você tem interesse pelo assunto, não deixe de ler nosso guia completo para se tornar um yogi.

Yoga: atividade perfeita para fortalecer os músculos

Engana-se quem acha que uma aula de yoga se resume a exercícios de respiração e meditação. As posturas feitas durante a aula trabalham grupos musculares diferentes e ajudam a proteger as articulações.

trabalho de força e resistência com exercícios de yoga Um bom equilíbrio entre força, flexibilidade e resistência é importante para aumentar o rendimento durante a corrida.

Um dos pilares da aula de yoga são os exercícios de alongamento. Ao contrário do que muitos pensam, essa prática – muitas vezes negligenciada por quem pratica esportes – não apenas serve para prevenir dores musculares no dia seguinte, como também permite melhorar a sua forma física, aumentando a flexibilidade e fortalecendo os músculos mais profundos do corpo.

As dores musculares do dia seguinte vêm do estreitamento do músculo que foi solicitado durante o exercício. O alongamento é essencial para devolver ao músculo toda a sua elasticidade, assim como para melhorar a flexibilidade das articulações.

É preciso que exista um meio termo entre força e flexibilidade para que os músculos ofereçam ao corredor um rendimento otimizado. Isso permite uma reserva maior de glicogênio, o que faz com que o organismo metabolize melhor o ácido lático, responsável pelas dores do dia seguinte ao exercício.

A flexibilidade adequada também diminui a pressão nas articulações durante a corrida. A prática do yoga permite que você realize diferentes exercícios de alongamento, mas também solicita todo o seu corpo e vários grupos musculares importantes.

O yoga ajuda a tonificar seus músculos profundos. Você não vai aumentar seus músculos em termos de ganho de massa magra. Na realidade, os movimentos permitirão que você aumente a força e o tônus muscular.

Dessa forma, seu corpo se tornará mais forte e resistente, tanto para suportar o peso corporal durante a realização das diferentes posturas do yoga, como durante a corrida, para resistir melhor ao impacto causado nos membros inferiores e articulações.

Leia nosso post completo e descubra todos os benefícios do yoga e da meditação .

Os melhores exercícios de yoga para os corredores

Existem muitos exercícios interessantes  para os yogis que praticam corrida. Com o tempo você descobrirá as posturas que mais se adaptam às suas necessidades de corredor, mas para ajudá-lo nessa tarefa, aqui estão alguns exercícios mais recomendados para quem corre.

as diferentes posturas do yoga Algumas posturas do yoga podem ajudar a aumentar a performance na hora da corrida.

Todas as posturas precisam ser repetidas dos dois lados do corpo. Você pode contar o tempo através de respirações: de 3 a 5 para iniciantes ou de 5 a 8 para quem já tem um pouco de prática.

Postura do triângulo com torção

Você deve começar em pé, com os pés paralelos um ao outro. Em seguida, dê um passo para trás com o pé esquerdo e coloque a mão direita na cintura. Inspire e levante a mão esquerda; durante a expiração desça a mesma mão até tocar o chão.

Inspire novamente e torça o corpo para o lado direito elevando a mão que estava na cintura. Olhe para a mão elevada e conte o tempo em respirações. Repita o movimento para o outro lado.

Alongamento lateral intenso

Essa postura ajuda a alongar os músculos posteriores e a trabalhar, ainda que com pouca intensidade, os músculos abdominais. Comece em pé, com os pés paralelos um ao outro. Em seguida, dê um passo para trás com o pé esquerdo.

Tente manter os quadris nivelados e com as mãos na cintura inspire profundamente. Durante a expiração, incline o tronco até que suas duas palmas toquem o chão.

Dependendo do seu nível de flexibilidade, entrelace os dedos das mãos em volta da perna de trás. Isso intensificará o alongamento. Repita o exercício mudando a posição das pernas.

Postura do guerreiro

Em pé e com os joelhos levemente flexionados, levante o pé esquerdo e estique a perna até formar um ângulo de 90 graus. Mantenha o joelho da perna direita sutilmente flexionado para aumentar o equilíbrio.

Com as mão unidas em frente ao peito, inspire e tente esticar a perna erguida o máximo que o seu corpo permitir. Você pode manter as mãos nessa posição ou esticar os braços, imitando o vôo do Superman. Mantenha-se na posição por alguns segundos e retorne à posição inicial lentamente e troque de perna.

Postura do sábio com uma perna erguida

Esse exercício possui algumas variações que podem ser feitas de acordo com seu nível e sua flexibilidade. Para começar, flexione uma das pernas e pressione o pé na perna estendida acima do joelho, formando, assim, um “4”. Com as mãos unidas em frente ao peito inspire e expire profundamente.

Em seguida, dobre o joelho da perna estendida sem tirar a perna flexionada da posição inicial. Contraia o abdômen e comece a flexionar a perna como se quisesse sentar, intensificando dessa forma o alongamento.

Caso você seja flexível, incline o torso e coloque as pontas dos dedos ou as palmas das mãos no chão. Mantenha-se na posição por alguns segundos e troque de perna.

Esses são apenas alguns exemplos de posturas e exercícios que o ajudarão a alongar os músculos e trabalhar a flexibilidade. Quanto maior for sua prática do yoga, mais facilidade você terá para realizar diferentes posturas, assim como para identificar os melhores exercícios para aumentar seu desempenho na corrida.

Aprenda tudo que você precisa saber para praticar yoga sozinho!

Melhore seu sistema cardiovascular graças à corrida

Os benefícios do yoga e da corrida são numerosos. Ambas as atividades ajudam a reduzir as doenças cardiovasculares, fortalecendo o coração, reduzindo o estresse e aumentando a confiança em si mesmo.

a corrida e o yoga são atividades complementares Melhore a saúde do seu sistema cardiovascular através da corrida.

Uma das grandes vantagens da corrida é que se trata de uma atividade relativamente simples, que não exige nenhuma habilidade específica, podendo ser praticada por qualquer pessoa.

Além disso, a corrida é uma das atividades físicas mais completas e tem um impacto muito positivo no sistema cardiovascular. Ela ajuda a melhorar o condicionamento aeróbico e a aumentar a atividade de hormônios que estimulam os músculos e o coração a trabalharem de forma mais eficiente.

O mais importante a ser trabalhado durante uma corrida é a resistência. Para isso, é necessário usar entre 60 e 70 por cento da sua potência máxima durante o exercício. Você também pode alternar a intensidade para melhorar suas performances.

Por exemplo, dê “tiros” de alta intensidade durante 1 minuto e em seguida diminua a velocidade e intensidade por mais 1 minuto e vá alternando. Esse tipo de estratégia aumenta o gasto calórico e melhora sua resistência.

Não corra em alta velocidade por muito tempo para evitar de causar um impacto prologando sobre as articulações.  A corrida gera mais esforços repetitivos em alguns partes do corpo, sobretudo nas articulações das pernas, enquanto o busto é menos solicitado.

Por essa razão a corrida e o yoga se complementam tão bem, pois o yoga, além de ajudar a preservar as articulações do desgaste prematuro, permite que o corredor trabalhe os membros superiores também, proporcionando uma silhueta mais harmoniosa.

Veja nosso passo a passo para aprender a meditar e comece hoje mesmo!

Qual o material necessário para praticar corrida e/ou yoga?

Dependendo da atividade física praticada, alguns equipamentos ou materiais podem ser necessários. Todavia, tanto yoga quanto corrida são atividades que não demandam materiais específicos ou equipamentos complicados.

equipamentos necessários para corrida e yoga O tapete será seu melhor aliado para praticar os exercícios de yoga.

O item mais importante para suas aulas de yoga, assim como para seus treinos de corrida será, sem dúvida alguma, roupas e sapatos confortáveis.

No caso do yoga, é preferível que os exercícios sejam feitos descalço. Já no caso da corrida, tênis adaptados serão necessários. Essa é outra grande vantagem dessas duas atividades: a simplicidade do material usado.

Assim, para fazer yoga e/ou corrida, você vai precisar dos seguintes itens:

  • tênis de corrida,
  • tapete de yoga,
  • sutiã adaptado para a prática de esportes (se você for uma mulher),
  • uma garrafa de água,
  • e claro, roupas confortáveis e adaptadas à prática esportiva.

Como você pode provavelmente constatar, a corrida e o yoga, além de se complementarem enquanto atividades físicas, também apresentam grande praticidade no que se refere aos equipamentos necessários.

Se você já é um corredor e deseja começar a praticar yoga, não deixe de conferir os anúncios de aulas particulares no Superprof. Lá você terá acesso a professores em todo o Brasil e com certeza encontrará um que possa ajudá-lo a aprender os princípios básicos do yoga.

Veja nossas dicas para escolher o melhor tapete de yoga .

 

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar