Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Doze motivos para aprender a tocar piano

De Fernanda, publicado dia 25/10/2017 Blog > Música > Piano > Por que aprender a tocar o instrumento?

Boa pergunta: e então, por que aprender o piano? Qual a vantagem de passar horas e horas em cima do banquinho treinando as escalas?

Há outras maneiras de passar o tempo, não é verdade? Como ir ao cinema ou encontrar os amigos, por exemplo.

Mas pense de novo: ao analisar com cuidado, vai descobrir que aprender o piano traz muitos benefícios e contribui para o bem-estar de muita gente.

Quer saber como? Nós damos todas as dicas 😉

Aulas de piano: um tormento para as crianças pequenas?

Em geral, são as crianças que fazem a pergunta para seus pais: “por que preciso aprender o piano?”.

Quantos já não ficaram traumatizados por conta daquelas aulas de teclado na terça-feira à noite (ou outro dia, não importa), que os pais insistiram em pagar?

Quantas crianças se arrastaram até a escola de música?

Afinal, por que aprender a tocar piano?

Como a música pode ajudar a sua vida? Um instrumento que pode lhe proporcionar tantos benefícios…

Claro, não é algo que vale para todas as crianças: algumas adoram o piano ou pelo menos mostram um interesse real por este instrumento e até pela música em geral.

De qualquer jeito, não são só as crianças que fazem essa pergunta.

É uma dúvida de muitos. Vale também para você, que ainda está em dúvida se começa suas aulas ou não, e que ainda está colocando os prós e os contras na balança.

Pois bem: mostraremos neste artigo que há mais razões para aprender piano do que você pensa!

Motivo número 1: aprenda o piano para se divertir

Tocar música, em especial o piano, é antes de mais nada uma oportunidade para se divertir e relaxar. Aprender o piano é uma atividade divertida, apesar de tudo o que possa ser dito. E mesmo que no começo seja algo extremamente difícil. Sim, tocar escalas não é a coisa mais agradável do mundo de se fazer. Mas tocar músicas que amamos, na frente de amigos ou até mesmo sozinhos, é algo que traz muita satisfação.

A improvisação é uma atividade extremamente divertida.

Mas saiba que você terá algumas dificuldades para improvisar no início. A capacidade de improvisar é algo a ser conquistado e requer antes de mais nada aprender o básico do piano, em especial a harmonia (a ciência dos acordes e de seus sequenciamentos). Mas os esforços do começo certamente valem o investimento.

Quando você conseguir soltar seus dedos no teclado, improvisando melodias incríveis, você vai entender que o sacrifício não terá sido perda de tempo!

Motivo número 2: tocar piano para relaxar, descontrair e desestressar

Reservar um momento para si mesmo, sentado em seu banquinho e tocando seu piano, esquecendo o seu dia no trabalho ou na escola: essa é uma ótima maneira de relaxar e descontrair. Sabia que piano originalmente quer dizer “devagar” em italiano?

O som do piano é considerado justamente um dos mais macios e tranquilizantes de todos os instrumentos. Se a música amolece os corações, como diz o ditado, o piano está lá para provar isso. O teclado pode ser um bom antidepressivo… Já pensou?

Motivo número 3: aprender piano permite que você exercite sua concentração

Tocar ou treinar nos teclados exige atenção, concentração.

Vivemos em um mundo onde a concentração se torna cada vez mais rara, cada vez mais difícil. Tudo nos afasta de atividades que exigem concentração, paciência. E o surgimento das novas tecnologias certamente não contribuem para melhorar isso.

Aprender o piano é exercitar a sua concentração e vai contra a corrente dominante que faz da instantaneidade um valor supremo.

Motivo número 4: exercitar a memória (e inteligência)

Na mesma linha, tocar piano ajuda a trabalhar sua memória, e mais amplamente sua inteligência. Aprender uma música exige um esforço de memória, e no sentido amplo da palavra: a memória do cérebro, mas também a memória do corpo (especialmente os dedos).

Está comprovado: tocar piano melhora as faculdades intelectuais.

O piano é um exercício real para o cérebro. Tocar piano com uma frequência regular permite que você continue treinando suas habilidades cognitivas e sua memória. Dizem que o piano pode até ajudar a combater a doença de Alzheimer!

Sabia que um estudo científico alemão mostrou que os pianistas profissionais têm um cérebro mais desenvolvido do que outras pessoas? Imagine só!

Para outros cientistas, o piano (e a música no sentido mais amplo) é a atividade que mais exige do cérebro. O professor de piano, portanto, contribui para o desenvolvimento da inteligência de seus alunos.

Motivo número 5: aprender o piano é uma porta de entrada para todos os outros instrumentos

O piano é o rei de todos os instrumentos, e esse título não é exagero. Quem sabe tocar piano aprende mais facilmente os outros instrumentos – e todos os outros! O piano é de fato um instrumento de cordas que contém não menos de 88 teclas diferentes. O registro do piano (seu espectro de notas) é o mais extenso de todos os instrumentos. Não é o máximo?

Por sinal, todos os grandes compositores (exceto talvez Berlioz) eram pianistas. Eles escreveram suas partituras, suas sinfonias e suas óperas sempre com um piano ao lado.

É bom saber: o piano é o único instrumento (junto da harpa) que usa duas claves diferentes: a clave de sol e a clave de fá. Mais um ponto extra para sua bagagem musical!

Motivo número 6: tocar piano é se aproximar dos gênios da música

Qual a vantagem de tocar piano? Inspire-se nos grandes nomes da música e crie suas próprias composições!

Tocar piano permite que você descubra os grandes compositores que compõem a história da música. Ao tocar suas partituras, você tem a possibilidade de criar uma verdadeira relação com eles! Tocar a Noturna de Chopin é criar um relacionamento, um diálogo com este brilhante compositor: você como intérprete, ele como autor.

Aprender o piano também ajuda a apurar seu ouvido musical. Você nunca vai ouvir música do mesmo modo depois de começar a aprender piano. Você passa a entender sobre música, sua lógica e pode diferenciar mais facilmente uma música “ruim” de uma “boa”. Mesmo que música seja algo subjetivo, isso é verdade.

Motivo número 7 (para os pequenos): tocar o piano ajuda na aprendizagem de um idioma

Já foi comprovado que tocar piano favorece o ensino de línguas para crianças pequenas. Afinal, pode-se compreender: a música também não é um idioma? A teoria da música não é a “linguagem da música”? (veja o artigo: por que ensinar piano às crianças?)

De um modo mais geral, o piano tem efeitos muito positivos no desenvolvimento das crianças: vários estudos mostraram que aquelas que frequentam aulas de piano têm mais facilidade na escola (resultados em média superiores a 30% em relação aos sem formação musical).

A música também pode permitir que as crianças melhorem suas habilidades de reconhecimento espacial, que são essenciais para aprender e entender a matemática ou ciências exatas.

Motivo número 8: contato humano com seu professor de piano

Aprender o piano também é uma oportunidade para fazer encontros importantes, conhecer professores capazes de transmitir sua paixão pela música. O contato humano estabelecido entre um professor de piano e seu aluno pode ser muito rico em significado e levar a amizades reais.

Esta é, sem dúvida, a melhor maneira de aprender o piano.

Mais uma razão para fazer aulas de piano: você vai encontrar centenas de professores de piano no Superprof!

Motivo número 9: adquirir boa coordenação motora

Aprender o piano pode contribuir para o desenvolvimento psicomotor. Tocar piano é exercitar todo o seu corpo.

Todos os estudantes de piano conhecem a importância da postura, posição das costas, braços e antebraços ao tocar piano. A coordenação motora das duas mãos, sua independência, algo formidável para todos os pianistas, também é essencial, claro, na melhoria da coordenação de seus movimentos.

Motivo número 10: ganhar autoestima por meio de aulas de piano

Tocar piano ajuda a ganhar autoconfiança. Claro, isso não é absolutamente específico do piano, nem somente da música, aliás. Em qualquer campo, dar um passo, conseguir algo, superar, conquistar um obstáculo ou alcançar um objetivo é um poderoso fator de autoconfiança e autoestima.

Da mesma forma, tocar uma obra no piano na frente da família ou dos amigos é algo que faz bem para sua autoestima e sua autoconfiança. Se você é inseguro em relação a si mesmo, as aulas de piano vão lhe fazer muito bem.

Motivo número 11: aumentar sua criatividade ao tocar piano

O piano promove o desenvolvimento da criatividade. A composição musical e a improvisação são fatores que estimulam as faculdades inventivas do cérebro. Aprender o piano, de certa forma, é reconectar-se com a própria infância. A infância, como todos sabem, é um período de vida no qual a criatividade desempenha um papel central.

É claro que essa criatividade acaba sendo colocada em segundo plano quando alcançamos a idade adulta (por exemplo, aprender a improvisação de piano).

O piano permite que você se reconecte com a imaginação da infância, e ajuda a despertar a sua alma de criança que está lá dentro de você.

Por que tocar teclado faz bem? Piano e bem-estar: uma fórmula perfeita!

Motivo número 12: aprenda a tocar piano para se aproximar da felicidade

Por fim, você provavelmente deve ter chegado a mesmo conclusão que nós: tocar piano pode te aproximar da felicidade!

Talvez estamos exagerando um pouco, é verdade… Basta conhecer a biografia de alguns dos compositores clássicos para perceber que o piano não é o segredo da felicidade….

Para ganhar autoestima, desenvolver várias habilidades, criar, improvisar, tocar as músicas que mais gostamos na frente de uma audiência admirada, se divertir com amigos músicos, relaxar enquanto aprende…. Se tudo isso não é o caminho para alcançar muita alegria, ou pelo menos uma melhoria em nossa vida diária… Do que mais você precisaria?

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

Deixe um comentário

avatar