Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Quais os benefícios das aulas de piano para meu filho?

De Fernanda, publicado dia 19/09/2017 Blog > Música > Piano > Por que ensinar piano às crianças?

Muitos pais querem que seus filhos aprendam a tocar piano. O piano é provavelmente o instrumento musical mais famoso em todo o planeta.

É frequente assistirmos a vídeos ou vermos notícias de crianças bem pequenas tocando muito bem o instrumento, melhor até que os grandes músicos e compositores do piano.

Mas será que é exagero ensinar o instrumento ao seu filho tão cedo assim? Quais seriam os benefícios do ensino do piano para uma criança? O que as aulas de piano podem fazer por ela?

Ensinar piano aos mais jovens tem várias vantagens, como veremos a seguir.

As aulas de piano têm um impacto positivo no desempenho escolar

Em geral, as crianças que frequentam aula de teclado ou de piano em escolas de música ou com um professor particular têm um melhor desempenho na escola. Isso porque o piano não é apenas uma atividade de lazer, puramente “prática” ou lúdica. Por um lado, as aulas de piano têm um lado divertido, que é indispensável para despertar o interesse da criança; mas também contribuem para o desenvolvimento das capacidades intelectuais.

Tocar piano melhora os resultados na escola! Quais os objetivos de uma aula de piano? Qual o impacto do ensino musical no desempenho escolar?

A Dra. Frances Rauscher, uma psicóloga da Universidade de Wisconsin, nos Estados Unidos, e o Dr. Gordon Shaw, físico da Universidade da Califórnia, mostraram através de um estudo que as crianças que praticam o piano (ou o canto) em idade precoce têm um melhor desempenho escolar. A metodologia da pesquisa consistiu em analisar o comportamento de cerca de 50 crianças com 3 a 4 anos. O estudo durou oito meses. Foram formados três grupos de crianças: um primeiro grupo de crianças que frequentaram aulas de piano ou de canto; um segundo grupo de crianças que frequentaram aulas de informática; um terceiro grupo de crianças que não frequentaram nenhuma aula.

Após oito meses do estudo, as crianças dos três grupos foram convidadas a realizar testes de reconhecimento espacial. O resultado foi surpreendente: o primeiro grupo obteve 31% a mais de acertos que os outros dois grupos de crianças. A capacidade de reconhecimento espacial é, portanto, mais desenvolvida em crianças que fazem aulas de piano (ou de canto). Esta capacidade contribui para o raciocínio abstrato. Quanto mais desenvolvida for, mais provável que a criança obtenha melhores resultados em matemática ou ciência. Pode-se concluir que o piano desenvolve a capacidade de aprendizagem nas crianças. Assim, ensinar música aumenta sua capacidade de comunicação, atenção, memória, leitura e o desempenho acadêmico.

As aulas de piano melhoram a autoestima

Tocar um instrumento e, sobretudo tocar o piano, é um ato de valorização das habilidades da criança. Ao dominar o teclado, seu filho vai poder reproduzir músicas que o farão orgulhoso diante de amigos, família e até diante de si mesmo. É importante incentivar o seu filho ao longo dos seus estudos, parabenizá-lo quando uma dificuldade foi ultrapassada, quando uma nova música foi assimilada ou quando um exercício for executado corretamente. Esses incentivos vão ajudar seu pequeno a seguir seu caminho, continuar suas aulas de piano e ganhar autoconfiança.

Aulas de piano, escuta e trabalho em equipe

Uma criança que frequenta aulas de piano com um professor adquire uma maior capacidade de escuta do que as demais. Para progredir nos estudos do piano, é preciso se dedicar e estar atento às orientações do professor. Mesmo que o piano seja uma atividade lúdica, uma atividade de lazer cujo objetivo é o prazer, as aulas também são uma forma de trabalho e exigem o mínimo de esforço e de dedicação.

Uma criança que já faz aulas de piano antes de entrar para a escola vai ter mais disciplina e será mais capaz de ouvir um professor particular, uma vez que ela já tem experiência, prática e conhecimento da relação professor / aluno.

Mas o que fazer quando uma criança quiser aprender o piano?

Quais as vantagens de tocar o teclado para seu filho? Música também é trabalho de equipe!

Em geral, a música pode ser tocada por várias pessoas. Não é necessariamente uma atividade solitária. Aprender a tocar piano vai permitir que seu filho se integre mais tarde em grupos de música ou em orquestras.

Essas experiências são sempre muito enriquecedoras do ponto de vista humano e social, e permitem o desenvolvimento de habilidades de cooperação e de trabalho em equipe, que com certeza serão muito valiosas para sua vida pessoal, vida acadêmica e vida profissional.

As aulas de piano auxiliam na educação de projetos

Uma das chaves do “sucesso” de um indivíduo, ou pelo menos de sua realização, seja pessoal ou profissional, reside na sua capacidade de almejar algo, de ter projetos, de estabelecer metas. É assim que a vida adquire significado. É por isso que fazer aulas de piano desde cedo favorece, na criança, esse estado de espírito. Significa traçar como meta a aprendizagem de um instrumento relativamente difícil. Ou então aprender uma música que seu filho aprecie em especial, e assim por diante.

Definir metas também é ter o poder de se impor a si mesmo uma disciplina de trabalho e uma perseverança, um esforço. As aulas de piano ajudam a desenvolver uma capacidade de motivação e esforço que será útil ao seu filho ao longo de sua vida. As aulas de piano são, de uma certa forma, uma lição de vida.

As aulas de piano ajudam a relaxar seu filho

A música alimenta a alma, como diz o famoso provérbio. O estudo do piano ajuda a relaxar seu filho, por vários motivos: a música em si já é um tranquilizante natural, especialmente a música no piano. Ela gera emoções positivas, calmantes. Aprender o piano é definitivamente benéfico para a criança.

Além disso, a concentração necessária para aprender o piano faz com que seu filho abra sua mente para pensar em algo diferente da escola. Como pais, é importante ter o cuidado de encontrar o professor mais adequado às necessidades e à idade de sua criança.

Não hesite em mudar de profissional caso a criança não goste de estudar com ele. Um professor de piano muito rigoroso e com pouca didática não será capaz de contribuir para o relaxamento e para a tranquilidade do seu filho. Pelo contrário: as aulas serão motivo de estresse e gritaria!

Por que estudar teoria da música?

Quem fala em ensino de piano também fala em ensino de solfejo, isto é, a leitura de notas e partituras. Aprender teoria da música traz muitos benefícios para as crianças em termos de desenvolvimento intelectual.

Aprender teoria musical é saber como reconhecer notas, saber antecipar e decifrar uma mensagem, mas também conseguir respeitar os ritmos, os tempos e a intensidade das notas. Além disso, à medida que a criança progride, ela terá que saber como fazer a leitura de notas e o posicionamento das mãos no teclado ao mesmo tempo.

Esta sincronização, necessária para decifrar partituras, tem um impacto muito positivo no desenvolvimento intelectual das crianças. Mais especificamente, estudar o solfejo contribui para a preparação do seu filho aos anos de alfabetização e letramento. Mais uma vez, tocar o piano em casa ou na escola é contribui muito para o desempenho escolar.

Quais são as vantagens de estudar solfejo? Aprender teoria musical pode contribuir para o processo de alfabetização e letramento de seu filho.

O piano, “rei dos instrumentos musicais”

Algumas das afirmações que acabamos de fazer sobre o interesse em aprender piano são válidas também para todos os instrumentos musicais. Mas então quais são as vantagens específicas do piano em comparação aos outros instrumentos?

Há pelo menos um: o piano pode ser considerado o rei dos instrumentos. O piano tem 88 teclas, o que faz dele o instrumento com o maior registro musical. Podemos dizer que é possível tocar tudo no piano. Esta é a razão pela qual todos os grandes compositores de música clássica eram pianistas.

Esta relativa “superioridade” do piano em relação aos outros instrumentos já é em si uma vantagem: é mais fácil aprender novos instrumentos se você já domina o piano. Para não mencionar o fato de que os estudantes de piano adquirem um conhecimento profundo de teoria musical (clave do sol e clave da fá), que pode ser utilizado para aprender outros instrumentos. Existem muitos métodos de aprender o piano.

Aliando o útil ao agradável

Para que o piano seja realmente útil para seu filho, para sua iniciação musical, seu desenvolvimento pessoal e sua formação intelectual, é essencial combinar o útil ao agradável.

Seu filho precisa, antes de mais nada, gostar de aprender o piano. Poucas coisas são tão prazeirosas na vida como ouvir música. Vendo por esse lado, você já tem meio caminho andado.

No entanto, uma criança que está entediada diante de seu instrumento, que não gosta do seu professor de piano, vai acabar odiando a música e nunca vai progredir nos estudos. Dessa maneira, não há benefício que contribua para o desenvolvimento do seu filho.

Quer uma dica para fazer seu filho adorar o piano? Encoraje-o diante das dificuldades, elogie quando ele tiver algum progresso, encontre um professor adequado, apresente os diferentes gêneros de música e mostre como suas canções preferidas podem ser reproduzidas no piano, encontre um método lúdico e, sobretudo não force nada!

E então? Prontos para essa aventura pianística? 

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

Deixe um comentário

avatar