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Adormeça bem com a meditação

De Carolina, publicado dia 01/12/2017 Blog > Esporte > Yoga > A yoga pode ajudar a dormir melhor?

“Mens sano in corpore sano” dito em latim, mas em bom português: “uma mente saudável em um corpo saudável”! Essa frase se aplica particularmente à prática da yoga.

Yoga concentra-se na harmonização do corpo e da mente.

Mas quando você dorme mal, essa harmonia fica um pouco de cabeça para baixo.

Por que fazer yoga?

Melhor que o leite quente, chá de camomila, contar ovelhas e remédio para dormir, a yoga é uma verdadeira cura milagrosa para aqueles que sofrem de distúrbios do sono.

Pronto para tentar?

Algumas informações sobre o sono

Se nós passamos um terço das nossas vidas dormindo, nosso sono nem sempre é de qualidade.

Assim, um em cada três brasileiros tem distúrbios do sono, mais precisamente 36,5% da população. Se você quer saber em números o que essa porcentagem representa, então, vamos lá: 73 milhões de pessoas de acordo com dados da Associação Brasileira do Sono.

As pesquisas também revelaram que mais de 11 milhões de brasileiros, o equivalente a 7,6% da população, utilizam remédios para dormir.

Na maior parte, a insônia é a principal causa desses distúrbios do sono…

Como dormir melhor?

Muitos bons hábitos podem ajudar a ter uma boa noite de sono. Aqui estão algumas dicas simples para ajudá-lo a voltar a dormir.

A saúde de um indivíduo está em risco com a insônia! Como é chato ficar de olhos abertos quando a única vontade que você tem é de fechá-los!

Faça uma refeição leve

Para evitar adormecer, os médicos taoístas recomendam comer pelo menos 3 horas antes de dormir e especialmente comer leve.

Médicos indianos confirmam e assinam embaixo! De acordo com Ayurveda, nossas habilidades digestivas seguem a curva do sol. Quanto mais alto o sol estiver no céu, maiores são nossas habilidades digestivas. Então, o ideal é não comer nada depois do pôr-do-sol.

Lave seus pés

Um provérbio chinês diz que “se queremos proteger uma árvore, devemos tratar suas raízes, se queremos proteger um ser humano, devemos tratar seus pés”.

Mergulhar os pés em uma bacia de água quente (30-40°) ou fria, de acordo com suas preferências, melhoraria o sono e seria mais eficaz que os melhores soníferos!

Verifique a temperatura do seu quarto

A temperatura corporal varia com o relógio biológico. Ele diminui significativamente durante o sono e aumenta com o nascer do sol.

Dormir em um quarto muito aquecido pode interromper a regulação natural do corpo e influenciar o sono.

De acordo com a Fundação Nacional do Sono, a temperatura ideal para dormir é de 18,3 °. Coloque um termômetro no seu quarto para verificar!

Deixe seu laptop e pegue um livro de yoga!

95% das pessoas usam um dispositivo eletrônico antes de dormir. No entanto, a luz de uma televisão, smartphone ou computador interrompe o sono, atrasando a produção de melatonina.

Para amenizar esse problema, encontre programas para reduzir gradualmente o brilho da tela à medida que o tempo for passando se você é realmente viciado!

Mas o melhor é, naturalmente, ler um bom livro e por que não um sobre a yoga?

Yoga é um excelente remédio para a insônia Não é bom mexer no computador antes de se deitar!

6 minutos de yoga antes de dormir

Pronto, chegamos onde queríamos!

Se a yoga pode ajudar a acordar e ter energia durante a manhã, há algumas posturas muito relaxantes para ajudá-lo a mergulhar em um sono profundo e repousante!

A yoga é uma ótima maneira de fazer a transição da atividade diurna para o repouso noturno. Manter uma postura algumas dezenas de segundos ajuda a aliviar a tensão. Você pode solicitar uma aula de yoga iniciantes para saber se o método te agrada e funciona para você.

Além de configurar uma rotina pré-sono pode enviar sinais para o corpo que é hora de dormir.

Yoga: a solução para um sono melhor

Em nossas sociedades ocidentais, uma aula de yoga é frequentemente vista como uma aula de ginástica relaxante ou uma versão oriental do alongamento.

Claro que não é só isso, não é? A yoga ajuda também a emagrecer visto que ela pode tonificar o corpo.

No entanto, a yoga é uma filosofia indiana extremamente rica. Isso traz muitos benefícios, incluindo o de obter um excelente sono reparador.

A yoga praticada no ocidente é muitas vezes a hatha yoga, um dos muitos ramos da yoga. “Ha” significa “sol” enquanto “tha” significa “lua”. “Yoga” é a união dessas energias opostas, legal, não é?

Nossa vida é um equilíbrio difícil entre essas forças positivas e negativas. Conciliar essas oposições é um dos objetivos das posturas de yoga.

Na yoga, tudo é energia vital em nosso corpo. É por isso que a respiração é tão importante: alimenta essa força vital em nós que circula por 7 chakras dispostos ao longo da coluna vertebral.

A energia trazida pela respiração é redistribuída por todo o corpo pelos chakras.

Ao eliminar os efeitos das más posturas que tomamos, os exercícios de yoga permitem que a energia circule corretamente de novo.

Claro, tudo isso é muito simplificado e o estudo da yoga merece atenção especial, pois é intenso e apaixonante!

A yoga pode ajudar a ficar zen, distrair a mente de pensamentos dolorosos como a raiva profissional, o coração ou o orçamento familiar, restaurando a flexibilidade para o corpo e a tranquilidade para voltar a dormir.

A yoga é uma solução perfeita para manter a qualidade do sono e evitar tomar qualquer solução de drogas, ruim para o corpo e com as qual tendemos acostumar.

Que posturas privilegiar antes de dormir?

Para relaxar e ser tomado por uma sensação de bem-estar para dormir bem, existem várias posturas!

Pratique yoga e durma melhor Uma noite mal dormida pode causar sonolência durante o dia!

Essas vão promover a produção de hormônios do sono e será muito mais eficaz que beber um chá de camomila!

Tenha cuidado para não ultrapassar os limites.

Não se trata de ser o mais flexível possível, apenas relaxar! Ninguém está olhando para você ou julgando-o!

A flexão torcida (Parivritta Janu Sirsasana)

Essa postura relaxa os músculos das costas e libera endorfina (hormônios do prazer) no corpo.

  • Sente-se e estique uma perna na sua frente,
  • Dobre a outra perna e traga o calcanhar até a virilha do lado da perna esticada,
  • Coloque a mão do lado da perna estendida nos dedos dos pés estendidos, nos tornozelos ou no joelho, dependendo da dificuldade,
  • Curve-se sobre a perna abrindo o peito, em posição de torção,
  • Fique na posição por 5 a 10 respirações completas,
  • Mude sua perna.

A posição do gato (Marjarasana)

Contraindicação: dor lombar

Essa postura estica as costas e alivia a tensão muscular acumulada nesaa área.

  • Agache com as mãos e os pés no chão (de quatro),
  • Expire arredondando as costas e entrando a barriga. Olhe para o chão, o queixo encostado no peito,
  • Inspire cavando suas costas e olhando para a frente,
  • Repita 15 vezes, tendo o cuidado de não contrair o trapézio e arquear suas costas.

A posição do cachorro de cabeça para baixo (Ado Mukha Svanasana)

  • Parta na posição agachada apoiada com os pés e mãos no chão (de quatro),
  • Com as mãos esticadas na largura dos ombros, levante o quadril para cima para esticar as costas e formar uma V invertido,
  • Desdobre as pernas e tente colocar o calcanhar no chão,
  • Respire profundamente por três respirações completas e depois volte para a posição inicial.

A postura da criança (Balasana)

Essa postura é muito relaxante. Ela permite que você se concentre em si mesmo e relaxe todos os músculos do corpo.

E, para quem quiser engravidar, a yoga também pode ajudar!

  • Ajoelhe-se no chão, sente-se em seus calcanhares, depois dobre o busto para frente e coloque a testa no chão,
  • Estique os braços na frente de você ou mantenha-os em cada lado do seu corpo,
  • Respire lentamente enquanto esvazia por 5 a 10 respirações completas.

A posição do cadáver (Savasana)

É verdade, ela não tem um nome muito glamoroso… mas ela ajuda muito a relaxar (não pense no nome)!

Durma bem com ajuda de alongamentos Quer um sono imaculado como este? Pratique a meditação

Essa postura geralmente é a postura final para se preparar para o sono. É possível fazê-la diretamente deitado sob o edredom, pronto para cair nos braços de Morfeu!

  • Deite com as pernas esticadas e abertas na largura do quadril,
  • Estique seus braços e coloque as mãos em cada lado do seu corpo deixando um espaço triangular entre os braços e o tórax,
  • A cabeça está reta e acomodada,
  • Inspire profundamente pelo nariz, permitindo que a barriga incha e sem mexer a caixa torácica (respiração abdominal),
  • Expire lentamente pela boca até que a barriga retome sua posição natural.
  • Relaxe os pés, as panturrilhas, as coxas, o quadril, a pélvis, até o topo da cabeça.

A respiração abdominal alivia todo o sistema nervoso: digestão, respiração, circulação sanguínea, secreções…

Se você teve um dia particularmente estressante (veja 32 dicas para desestressar), precisa aliviar o estresse antes de uma prova ou apenas ter um pouco mais de tempo para si, essa posição é ideal!

Em síntese:

  • Muitos de nós sofrem de distúrbios do sono. No entanto, a falta de sono influencia muito no nosso humor e nossas habilidades físicas e intelectuais a curto prazo. Já a longo prazo, pode tornar-se perigoso: problemas cardiovasculares, hipertensão, etc.
  • Se contar ovelhinhas não é suficiente, a yoga antes da hora de dormir é uma ótima maneira de adormecer rapidamente e ter uma boa noite de sono.
  • Tenha cuidado para não se machucar na prática da yoga sozinho. Os profissionais serão mais capazes de aconselhá-lo. Encontre nosso superprofs de yoga em todo o Brasil!
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