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Aprender a língua portuguesa no colégio

De Carolina, publicado dia 28/09/2018 Blog > Apoio Escolar > Português > Português fácil no ensino fundamental

“Quanto mais uma sociedade se torna insana, mais a linguagem é responsável por consertar essa loucura por trás de um léxico correto”. Daniel Pennac.

Para aprender português, as crianças do ensino fundamental devem adquirir uma grande quantidade de habilidades. Embora o português seja sua língua materna, aprender a ler, estudar gramaticalmente, escrever exercícios em português, falar e vocabulário.

O português tem milhares de palavras. No dicionário Aurélio Online, estão catalogados 435 mil verbetes (palavras com seus significados na internet).

Ao longo da escolaridade, os alunos estendem seu léxico de português: na sexta série, espera-se que um aluno conheça até 6 mil palavras (um adulto com um alto nível de educação conheceria entre 25 mil e 40 mil) .

Como aprender o vocabulário de português na escola primária? Aqui está um panorama de algumas dicas para crianças em idade escolar.

Como aprender a ler na infância?

Segundo Sylvie d’Esclaibes, autora do livro Les Petits Montessori (Os Pequenos Montessori), é essencial ensinar a ler antes do ensino fundamental.

Aprenda a ler no jardim de infância?

Ensine o alfabeto para crianças o mais rápido possível, mas espere pelo menos 4 anos.

Apenas 2 anos, ainda é um pouco cedo para aprender a ler…

O sono é muito importante para o desenvolvimento, mas incentivar a leitura também!

Ela defende a tese de que é antes dos 6 anos que a criança passa por seu período sensível de leitura. Ou seja, nessa fase, a mente é tão estimulada que incorpora todas as noções. Isso não vale somente para a língua portuguesa escrita, mas também para apropriar e decodificar as letras do alfabeto.

Faça melhorias no português Os pequenos devem conhecer bem as letras para saber ler depois

Isso corrobora estudos em neurociência relacionados à aprendizagem de notas musicais antes dos 7 anos de idade. Essa fase é o exato momento em que a plasticidade neural da criança é mais exacerbada.

Segundo ela, todas as crianças teriam um nível de leitura melhor se aprendessem a diferenciar letras, ler bem e amá-las antes da primeira série.

Essa posição vai ao encontro dos ensinamentos tradicionais do Ministério da Educação, que reúne na mesma classe as crianças da primeira infância com algumas crianças disléxicas.

Porém, muitos estudos apontam para o fraco desempenho escolar dos estudantes: poucos alunos dominam a leitura no final do colégio. As desigualdades estão crescendo entre bons alunos e estudantes com dificuldades.

Outras fontes acreditam que é benéfico ensinar o alfabeto para cada criança.

O princípio alfabético, o que quer dizer?

Sim, é sobre a associação cerebral que permite entender que uma letra isolada ou um grupo de letras (grafemas), corresponde a um som (fonema).

Alguns organismos defendem ensinar os alunos a diferenciar sílabas e fonemas desenvolvendo seu vocabulário. As crianças mais jovens também devem ser capazes de aprender a distinguir a morfologia das palavras, como as famílias, de palavras simples ou a transição do masculino para o feminino.

Como?

Como aprender o português na primeira série?

Para que seus filhos aprendam português em boas condições, pensamos em relembrar os programas para o ensino fundamental.

Melhore o resultado dos seus ditados A criatividade também é praticada com a língua portuguesa

Esses programas estão associados a uma base comum de conhecimento, habilidades e cultura estabelecida pelo MEC. É o corpo de conhecimento encontrado em livros didáticos que os alunos devem adquirir durante a escola:

Entender e se expressar oralmente:

  • Escutar para poder entender uma mensagem oral, um propósito, um discurso, um texto lido.
  • Falar considerando o seu público,
  • Participar de trocas em situações diversas,
  • Adotar uma atitude crítica com relação à linguagem produzida.

Ler:

  • Ler com fluidez,
  • Entender um texto literário e interpretá-lo,
  • Controlar sua compreensão, ser um leitor autônomo.

Escrever:

  • Escrever à mão de maneira fluída e eficaz,
  • Recorrer a escrita para refletir e para aprender,
  • Escrever de maneiras variadas,
  • Reescrever a partir de um enunciado e fazer evoluir seu texto,
  • Obedecer as normas de escrita para formular, transcrever e revisar.

Entender o funcionamento da língua:

  • Dominar as relações entre o oral e o escrito,
  • Adquirir a estrutura, o sentido e a ortografia das palavras,
  • Dominar a forma das palavras com ligação com a sintaxe,
  • Observar a função do verbo e saber escrevê-los,
  • Identificar os componentes de uma frase simples em relação com o seu sentido: distinguir frases simples e frases complexas.

Esse programa de português parece bem ambicioso para crianças pequenas!

Português no início do fundamental

A primeira fase da escola fundamental inclui as 1ª, 2ª, 3ª, 4ª e 5ª séries.

Nessa fase, o português é um dos assuntos centrais da aprendizagem.

Os objetivos desse ciclo de estudos da língua portuguesa giram em torno da aprendizagem da leitura e da escrita. O programa também enfatiza que os professores da escola devem ensinar como identificar os elementos de uma frase simples: sobre o que falamos e o que isso quer dizer.

Isso é para ter uma escrita clara e uma boa ortografia da língua: concordância verbal e concordância do adjetivo em gênero e número, mudar singular / plural, ir do masculino para o feminino, relação sujeito-verbo.

O aluno deve se familiarizar com as famílias de palavras e conjugar as formas verbais no passado e no presente: o infinitivo presente indicativo, imperfeito e futuro…

Além disso, os alunos são apresentados aos verbos do 1º grupo, a formação do passado, homófonos e homônimos.

Para memorizar tudo isso, o professor de português dará muitos exercícios de conjugação e de gramática para ajudar os alunos.

Como melhorar na gramática Quanto mais idiomas ele souber, mas o aluno será bom em português

Português na segunda fase

Durante a segunda fase, isso é, na 6ª, 7ª, 8ª, 9ª série, as crianças em idade escolar continuam a aprender a ler e escrever com a chamada fase de consolidação.

Como ensinar o seu filho a dominar o português e estudar o idioma corretamente?

O léxico do português a partir da 4ª série

Existe uma relação recíproca entre o vocabulário português e aprender a ler: quanto melhor o aluno estiver lendo, mais vocabulário ele adquirirá e mais rápido será seu progresso.

Ler desde cedo ajuda na escola? Ler: a solução número um para enriquecer o vocabulário das crianças!

Aprender português como língua materna não começa com a entrada na escolinha, mas com a idade de dois anos.

Quando o bebê começa a falar as suas palavras, ele reproduz aquelas faladas por seus familiares e aprende suas primeiras 50 palavras. Na turma do jardim de infância, a escola trabalha para descobrir o mundo e diferenciar entre a linguagem oral e a escrita.

No o jovem aprendiz descobre suas primeiras 750 palavras, então ele deve memorizar até 1.500 palavras em média e chegar ao conhecimento de 2.500 palavras de vocabulário no maternal: é a descoberta do princípio alfabético.

Ao longo dos próximos anos, o estudo da língua continua com a aquisição de habilidades para enriquecer seu vocabulário e aprender a ler e escrever.

Assim, os alunos são convidados a aprender entre 2500 e 6 mil palavras entre a escolinha e os primeiros anos de colégio.

Para a criança, isso representa todo um novo universo! Mas tenha certeza: será sempre, na escola, acompanhado pela pedagogia do professor.

Como melhorar a escrita no fundamental?

Conseguir ir bem nos ditados propostos pelo professor da escola é muitas vezes a irritação do aluno e o vetor de notas ruins.

Erros de ortografia, regras de conjugação ignoradas, a falta de vocabulário, dificuldades para distinguir as palavras em português, separar os homônimos e as palavras homófonas: o ditado pode ser uma boa solução para para preencher as lacunas e dominar o português escrito.

Qual é as dicas para evitar a síndrome da página branca nas aulas de português?

A leitura é muito importante para evoluir na língua

Por que praticar o idioma escrevendo sua língua materna?

Os novos programas escolares lembraram o uso do ditado no nível fundamental:

Uma atenção permanente é dada à ortografia: prática regular da cópia, do ditado em todas as suas formas e escrita, bem como exercícios diversificados que asseguram a fixação do conhecimento adquirido: sua aplicação em muitas e variadas situações conduz gradualmente para a automação da grafia correta. Os alunos se acostumam a usar as ferramentas apropriadas.

Soletrar um texto de dez ou quinze linhas e saber como usar um dicionário de português estão entre as aprendizagens prioritárias do programa da língua e a base comum do conhecimento.

Faça aulas de língua portuguesa Não deixe de incentivar o seu filho a aprender sua língua materna

No ditado, cada criança deve:

  • Escrever automaticamente palavras conhecidas,
  • Realizar os acordos gramaticais,
  • Fazer hipóteses gráficas sobre palavras desconhecidas,
  • Saber como ler seu texto e usar ferramentas para corrigir seus erros.

Na escola primária de português, os professores dissociam dois tipos de erros de ortografia: erro gramatical e falha lexical.

O primeiro mostra deficiência para dar às palavras a sua natureza e sua função na frase: conjugar verbos, classificar como um substantivo, o acordo em gênero e número com o sujeito, o adjetivo etc.

A ortografia gramatical também identifica palavras homófonas gramaticais (a /à, há / a) se o professor de português dita uma frase simples.

O aluno deve, portanto, dissociar o verbo e a preposição. A frase do ditado é usada para avaliar o nível do aluno na gramática da língua portuguesa.

A ortografia lexical, por sua vez, tem como objetivo avaliar a capacidade dos alunos para escrever as próprias palavras.

Em suma, fazer ditados permite uma melhoria significativa na gramática e ortografia, enriquecendo o vocabulário dos alunos.

Porque face a um texto lido em voz alta, o aluno deve identificar as armadilhas identificando a natureza das palavras e escolhendo a grafia apropriada.

Pergunta surpresa para as crianças: qual (is) sentença (s) está (ão) corretamente escrita aqui (no caso de palavras homófonas).

Como progredir na leitura?

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