Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Cross training e crossfit: a febre das academias

De Joseane, publicado dia 26/03/2019 Blog > Esporte > Personal trainer > O treino cruzado e seus benefícios

“Odiei cada minuto de treinamento, mas não parava de repetir a mim mesmo: ‘não desista, sofra agora para viver o resto de sua vida como campeão’”. Muhammad Ali, boxeador pelos Estados Unidos.

Uma grande parte da galera que gosta de ir a academia para malhar, não o faz necessariamente por preocupação com a saúde, mas por que querem ter um corpo bonito.  O quesito estética é o vencedor quando se trata de fazer musculação. O pessoal do fitness quer mesmo é ter um corpo esbelto, malhado, magro, musculoso.

Felizmente, mesmo sem ter a saúde como prioridade, o galera que malha ganha no quesito boa saúde. Pois, a prática de uma atividade física como a malhação, musculação ou atividades de cardio, contribui para melhorar a saúde tanto física como emocional.

Dentre as atividades físicas que o brasileiro pratica com regularidade, frequentar uma academia está entre as primeiras. É justamente por essa razão que hoje contamos com muitos e bons profissionais da área esportiva (personal trainer online, coach, esportivo, treinador esportivo, entre outros).

Além disso, as academias tem evoluído bastante e melhorado os seus serviços. Além da oferta de uma boa gama de aparelhos para a prática de musculação, as academias tem oferecido atividades de dança, relaxamento (yoga, meditação, etc) e tem apostado também na oferta de treinos exportando o que há de melhor em termos de treino de preparo físico como é o caso do cross training e do crossfit.

É sobre esses dois tipos de treino que falaremos no artigo de hoje.

Por qual razão você deveria se dedicar ao cross training?

Antes de mais nada, compreendamos que o termo cross training nos remete diretamente a um outro termo mais conhecido e difundido atualmente: o crossfit.

Disciplina vinda dos Estados Unidos consiste na prática de um treinamento cruzado, unindo técnicas de vários esportes e movimentos, é uma atividade física completa que solicita todos os grupos musculares do corpo.

Encontre seu personal trainer no Superprof!

Posso fazer crossfit sozinho? Sempre aquecer os músculos antes de praticar uma atividade física!

No centro principal de interesse em se praticar o treino cruzado, verifica-se a vontade de melhorar a aptidão física, permanecer em forma tanto fisicamente quanto e mentalmente.

Corpo esbelto, ter uma barriga sarada, bíceps e tríceps enormes, coxas musculosas e torneadas, fatores que melhoram a autoconfiança e contribuem positiva,ente para a estima pessoal.

A nossa cultura vive uma grande ditadura de padrões de beleza, certo, mas essa não é a discussão aqui. A verdade é que todo mundo quer ter um corpo dos sonhos e que isso contribuem para o bem estar.

A pratica regular de uma atividade física – incluindo a prática do treino cruzado – promove a liberação dos chamados “hormônios da felicidade“: praticar um esporte ou uma atividade física reflete na composição química do corpo humano, liberando quatro hormônios essenciais para a sensação de bem estar: endorfinas, dopamina, serotonina, oxitocina.

Que se trate de uma simples caminhada, pular corda, agachamento, aquecimento antes de musculação, abdominais, levantamento de peso com supino ou musculação com halteres, etc., cada treinamento físico afetará as funções metabólicas do corpo.

A endorfina, por exemplo, proporciona uma sensação de bem-estar e calma ao diminuir o estresse e a ansiedade: o treinamento esportivo de 30 minutos é suficiente para sentir uma sensação de prazer.

A secreção desses hormônios é facilitada pela atividade física e tem como efeito a sensação de bem estar, tanto no corpo quanto no grupo social em que se interage.

É por essa ração que não cessamos de dizer que fazer esporte é benéfico para a saúde de forma geral pois age nos níveis físico e psíquico.

Em um primeiro momento o cross training permite que você construa músculos, perca peso, tenha uma barriga sarada e belos bíceps e tríceps, os benefícios se estendem e o treino permite que você tenha uma melhor auto-estima, proteja-se contra a depressão e outras doenças emocionais.

Aqueles que praticam uma atividade física regular sabem o quanto isso lhes dá uma sensação de bem-estar.

Melhorando a sua condição física com a prática do cross training, inevitavelmente você verá melhorias também em suas habilidades físicas.

Todos os exercícios de cross training são variados, o que é ideal para adquirir vitalidade e tônus, para trabalhar todos os músculos do corpo ao mesmo tempo.

As aulas de Crossfit proporcionam uma preparação física de alta intensidade que contribui para melhorar a performance quando da prática de outras atividades esportivas: uma boa compreensão dos movimentos de cada série de exercícios ajudará muito a desenvolver a propriocepção e a recuperação muscular.

Saiba por que treinar em uma academia é uma boa ideia!

As principais vantagens do treino cruzado

Não temos dúvida de que o cross training é uma atividade física excelente! Mas que benefícios diretos podemos obter dessa prática?

Quanto custa uma uma de crossfit? Músculos exuberantes, corpo malhado, boa forma física, o crossfit é tudo isso e muito mais!

Como já mencionado, a sequência de exercícios no cross training solicita todos os músculos do corpo e promove resistência muscular, velocidade, resistência cardiovascular, força, potência, agilidade, coordenação, flexibilidade, precisão, equilíbrio e habilidades motoras.

É um programa esportivo completo, pois atinge todos os músculos do corpo, ao contrário de outros esportes de sala – cardio fitness, full body, aeróbica, levantamento de peso, etc. – que só funcionam em alguns grupos musculares específicos.

O treino cruzado forma e treina por completo os atletas: é um “circuito de treinamento”, um treinamento intervalado de alta intensidade (HIIT) com exercícios definidos de acordo com um programa esportivo específico, com pouco ou nenhum tempo de recuperação.

A vantagem do cross training é que ele solicita o sistema cardiovascular e aumenta os limites: quando o corpo atinge 85-90% da velocidade aeróbia máxima (VMA), cruzamos o que é chamado de limiar anaeróbico.

Este é o limiar do esforço físico no qual o metabolismo aeróbico não pode mais cobrir as necessidades de adenosina trifosfato (um nucleotídeo, chamado ATP) usado para estimular a atividade muscular.

Evidentemente, um esforço intenso causa pequenas queimaduras envolvendo a parada dos músculos: é a acidose, fase em que o ácido lático se acumula nos tecidos musculares.

O objetivo é retardar a ocorrência desse limiar anaeróbio, intensificando o treinamento esportivo, reduzindo o tempo de recuperação necessário e aumentando sua condição física geral.

Veja aqui algumas ideias de treino para você se exercitar.

Os efeitos do cross training sobre o corpo

Os benefícios do cross training são indiscutíveis.

Como melhorar sua performance com crossfit Vai me dizer que não gostaria de ter uma estrutura dessas?

Algumas críticas contra o cross training diz que este implica certos riscos susceptíveis de exceder os benefícios na saúde física e emocional.

Certamente, obtemos uma frequência cardíaca melhor, treinamos para tonificar o corpo e reduzir o tempo de descanso necessário.

Mas precisamente, a intensificação dos movimentos e a série temporal também podem trazer más posições ou mecanismos de compensações posturais durante a execução dos movimentos, podendo ter como consequência: o risco de lesões musculares e articulares.

Em segundo lugar, há um obstáculo intrínseco à disciplina: a possível prática do esporte em casa, seguindo os programas de coaching esportivos na internet.

Para os críticos, uma prática de cross training em casa e desprovida de supervisão seria um fator de risco de lesão, já que os exercícios em vídeos publicados online (no Youtube, por exemplo), incitam a fazer sequências que podem ser demais desafiador para o usuário.

Exercícios de construção muscular são sempre benéficos para o corpo. Mas quando você está com excesso de peso e sedentário, pode acontecer que a dor nas costas seja acompanhada por nossos tormentos que já são dolorosos de suportar.

Mas o cross training impõe o uso repetido de cargas pesadas que podem agravar essas dores nas costas: posturas ruins vão acentuar as dores lombares ou na coluna.

O cross training visa, ainda, uma prática intensa, sem tempo de recuperação. Mas as pessoas com doença cardiovascular (hipertensão ou diabetes) exigirão mais tempo entre os exercícios para suportar a intensidade do esforço físico.

Enfim, para se beneficiar de todas as vantagens do cross training, mantendo a sua saúde em dia o ideal é sempre praticar coma  ajuda de um personal trainer, um coach esportivo real.

Curioso para saber quanto custa a aula de crossfit?

Fazer cross training em uma academia ou em casa?

Outra vantagem importante do cross training é que ele pode ser praticado em casa, sem um treinador, ele aborda e se adapta absolutamente a todos os públicos. Mas, é preciso que você se garanta enquanto praticante, já que a sua saúde pode estar em risco se você não executar os movimentos como se deve.

Crossfit em academia ou em casa? A parte legal do crossfit e cross training é praticar acompanhado!

Uma grande vantagem do cross training é que todos os exercícios podem ser personalizados de acordo com a idade, condição física e habilidades físicas dos praticantes.

Além disso, o treino cruzado não exige muito material: isso é uma boa notícia, porque também significa um baixo custo para começar. Na verdade, alguns halteres, elásticos e até um saco de areia serão suficientes para treinar.

O cross training pode sim ser feito em casa, mas o ideal é praticar acompanhado de um personal trainer, ou alguém capacitado para te ensinar co o executar os movimentos corretamente.

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar