A Yoga é uma prática universal, pois não se restringe somente às pessoas mais velhas. As aulas de yoga infantis estão cada vez mais populares e são ideais para proporcionar momentos de relaxamento e diversão para a criançada. Além disso, o curso de yoga pode ajudar as crianças em relação a diversas problemáticas.

Isso porque as crianças também são submetidas a diversos momentos de estresse no dia a dia, como discussões entre amigos, perdas de animais de estimação, separação dos pais e outras situações estressantes do cotidiano. As respostas para esses problemas podem gerar atitudes de raiva e impulsividade nas crianças, o que afeta a sua saúde psicológica.

Além de relaxar o corpo e cuidar da mente, as aulas de yoga também podem ajudar as crianças a obterem maior autoconhecimento, assim como autoestima e consistência emocional. Por conta disso, muitas pessoas têm matriculados os seus filhos nos cursos de yoga para iniciantes.

Se você deseja saber como funcionam as aulas de ioga para o público infantil, continue acompanhando o post, pois explicaremos tudo sobre o assunto!

Yoga para iniciantes: conhecendo o corpo

yoga para iniciantes
As aulas de yoga para crianças fazem com que elas consigam aprender mais sobre o seu corpo. Isso porque, durante as aulas, as crianças realizam diversas movimentações corporais.

Um dos principais pontos positivos das aulas de yoga para iniciantes é o conhecimento do corpo. Ao longo do curso, a criança consegue aprender e conhecer mais o seu próprio corpo através dos movimentos, dos exercícios e dos pontos de apoio. Assim, pode-se obter maior resistência e flexibilidade.

Os exercícios de yoga são considerados diferenciados pelo seguinte motivo: os movimentos conseguem alinhar a estabilidade mental com a física. Durante as aulas de yoga, as crianças conseguem trabalhar todo o seu corpo, como os músculos, os órgãos e a mente. Através das posições, as crianças também conseguem trabalhar a sua concentração e respiração, conhecendo ainda mais o seu corpo!

Durante os movimentos também é necessário se manter fixo em determinada posição, puxando todos os músculos e buscando equilíbrio. Isso faz com que o praticante de yoga consiga conhecer os limites do seu corpo, assim como os seus pontos fracos e fortes.

Para fazer as posições da forma correta, o praticante precisa trabalhar a respiração para conseguir se manter em equilíbrio, ou melhor, para não perder o fôlego. Isso também ajuda o praticante a ter uma maior conexão com o seu corpo (afinal, quando se realiza a respiração da forma errada, pode-se desenvolver problemas de saúde nos rins, no fígado e no coração, por exemplo).

Por conta desses movimentos realizados nas aulas de yoga é possível sentir todo o corpo funcionando, além de obter uma maior conexão com as regiões internas e externas do organismo. Assim, a criança consegue melhorar a sua saúde física através da realização do curso de yoga.

Desenvolvimento da autoconfiança nas aulas de yoga

aulas de yoga
As crianças podem desenvolver autoconfiança ao longo das aulas de yoga, pois o curso trabalha o corpo e a mente do praticante.

Muitas pessoas buscam ter aulas de yoga quando se encontram em um momento de ansiedade, insegurança e medo. Isso porque as aula de yoga desenvolvem o autoconhecimento e a autoconfiança, tanto para adultos quanto para crianças, principalmente os exercícios que visam relaxar o corpo, alongando os ombros e os punhos.

Os benefícios proporcionados pelo curso de yoga para iniciantes podem aumentar a confiança do praticante durante a sua rotina diária. Os adultos, por exemplo, podem sentir uma sensação de poder pessoal antes de uma reunião ou de uma entrevista de emprego.

Já as crianças podem se sentir confiantes ao desenvolver relações interpessoais, ou melhor, ao se comunicar com um novo coleguinha, por exemplo. Isso ajuda bastante no desenvolvimento infantil!

Assim, o público infantil tende a se tornar mais corajoso, ganhando autoconfiança e dando saltos para um futuro melhor. Afinal, nada melhor do que se sentir confiante em momentos desafiadores, não é mesmo? As crianças que possuem autoconfiança possuem maiores chances de se dar bem na vida futuramente, tanto em âmbito pessoal quanto profissional.

Durante as aulas de yoga, os praticantes também podem meditar. Através das meditações, as sensações de ansiedade diminuem, de modo a externalizar a autoconfiança.

Isso porque o processo de meditar fornece uma experiência transcendental, e isso cria a sensação de que a pessoa está em segurança, proporcionando uma sensação de bem-estar.

A sensação que a meditação proporciona é a seguinte: imagine que você está cantando a sua música preferida na frente dos seus amigos e pense como seria difícil se você fizesse o mesmo diante de um público desconhecido. Essa diferença é percebida por conta da insegurança e do medo do julgamento.

Porém, com o exercício de meditação durante as aulas de yoga, o praticante ganha autoconfiança a ponto de não se sentir intimidado diante dessas situações com pessoas desconhecidas. Isso porque o praticante começa a sentir sensações de conforto e a ter coragem, permitindo o desenvolvimento da autoconfiança.

As aulas de yoga também trabalham com a energia vital - chamada de prana - que faz com que os praticantes se tornem confiantes, entusiasmados e fortes. Assim, os praticantes se tornam 100% comprometidos com os seus objetivos e tomam as suas decisões com bastante clareza.

Os movimentos realizados nas aulas de yoga para crianças são mais simples do que os realizados nas aulas mais avançadas. Porém, todos os movimentos - também chamados de posturas - trabalham a flexibilidade e a consistência do corpo.

Por isso, o curso de yoga é uma excelente opção para ganhar autoconfiança e obter maiores habilidades para melhorar a flexibilidade do corpo!

Momentos de diversão e interação no curso de yoga

curso de yoga
As aulas de yoga podem ser muito divertidas por conta das interações que ocorrem ao longo do curso. Por isso, essas aulas são uma boa opção para a criançada!

Você sabia que as crianças conseguem se divertir bastante ao longo das aulas de yoga? Isso porque no curso é possível ter uma maior interação com as outras crianças, além de que os movimentos corporais das aulas de yoga são muito divertidos para a criançada.

Há diversas posturas que as crianças podem fazer ao longo do curso de yoga para aumentar a sua consistência corporal e relaxar a mente. As principais são estas:

  • Postura do camelo;
  • Postura do gato;
  • Postura do barco;
  • Postura de meditação;
  • Postura da lua crescente;
  • Postura da cadeira;
  • Postura da cobra;
  • Postura da vaca;
  • Postura do dançarino.

Essas são as principais posturas de yoga, e por isso são muito utilizadas ao longo do curso. Com essas movimentações durante as aulas, as crianças conseguem ter maior consistência corporal, além de trabalhar a conexão do corpo e da mente.

Além disso, para o público jovem, o instrutor não hesita em realizar posturas divertidas e eficazes ao longo das aulas. Isso faz com que as crianças se sintam atraídas para darem o melhor de si nas aulas de yoga.

As crianças também podem interagir com as outras ao longo do curso, e assim elas podem construir relações de amizade com outras crianças, promovendo a socialização.

Esses momentos de interação e diversão nas aulas de yoga podem provocar imensas sensações de felicidade, fazendo com que a criança relaxe o corpo durante a aula e se sinta bastante feliz ao interagir com os outros praticantes de yoga.

Existe também a possibilidade de iniciar as aulas de yoga em família, fazendo com a interação seja maior entre pais e filhos. Isso pode ajudar bastante a manter uma boa relação entre os familiares!

Aula de yoga infantil: aprendendo a canalizar

aula de yoga infantil
Através das aulas de yoga, as crianças conseguem canalizar as suas energias. Essa é uma excelente forma das crianças conectarem a sua mente e o seu corpo.

A prática regular de yoga permite também canalizar as suas energias. Para isso, durante as aulas, as crianças sempre vão em busca de "alcançar o momento zen", ou melhor, o momento que consegue relaxar o corpo e a mente.

É nesse momento que as crianças conseguem se encontrar - conhecendo melhor o seu corpo - durante as aulas, e através de uma série de posturas, realizam momentos de descompressão e conseguem ter sensações de bem-estar. Assim, as crianças conseguem lidar com os problemas do mundo de forma muito mais suave, deixando de lado as atitudes agressivas e grosseiras!

Vale lembrar que além do curso presencial, há também a possibilidade de iniciar o curso de yoga online. Essas aulas são realizadas à distância através de videoaulas e são uma excelente opção para os pais e mães que possuem uma rotina corrida e não têm tempo no dia a dia para levar e buscar o filho nas aulas de yoga.

Se você ficou interessado em matricular o seu filho no curso de yoga, vá em busca de academias que oferecem esse tipo de aula ou curso de yoga online. Além disso, faça pesquisas de preços de yoga.

Assim é possível que ele tenha uma melhor qualidade de vida, deixando de lado todos as sensações de estresse e ansiedade que são acumuladas no dia a dia!

Precisando de um professor de Yoga ?

Você curtiu esse artigo?

5,00/5, 1 votes
Loading...

Isabella

Graduada em administração de empresas e especialista em marketing de conteúdo. Apaixonada por educação, redação e mundo digital. Atua como redatora e conteudista.