Se você quer ganhar massa muscular, emagrecer, melhorar o condicionamento físico ou simplesmente adotar um estilo de vida mais saudável, seu objetivo pode se tornar possível com a ajuda de um coach esportivo.
Treinar em casa exige também dedicação e disciplina. Mas o coach esportivo pode ajudá-lo.
Treinar sozinho coloca você em risco de sofrer lesões, ao mesmo tempo que seguir canais online dificilmente manterá a sua motivação por longos períodos. É por isso que o personal trainer ainda é a melhor opção para quem deseja exercitar-se sem sair do conforto do lar.
Pode ser que muitos pareçam relutantes diante da ideia de contratar um personal trainer. Há quem ainda acredite que trata-se de uma modalidade à qual somente pessoas de classe alta têm acesso. Entretanto, já faz algum tempo que isso vem mudando.
Um profissional capacitado para elaborar um treinamento personalizado, que levará o aluno aos seus objetivos de maneira rápida e eficaz, sem que ele precise estressar-se ou perder tempo no trânsito não pode ser considerado um mero “luxo”.
Trata-se de algo que, além de ajudar o aluno a chegar aos seus objetivos, ainda impacta na saúde e na qualidade de vida de modo geral. Os treinos podem ser realizados em sua própria casa ou em parques, caso prefira ambientes abertos.
Uma das grandes vantagens é que é o treinador que se desloca até você, e não vice-versa. Além disso, estar satisfeito com o próprio corpo e o estilo de vida que se pratica, faz com que o indivíduo se sinta mais feliz e disposto para as demais atividades do dia a dia.
Entretanto, para que as coisas realmente aconteçam dessa forma, é importante escolher bem o profissional que vai acompanhá-lo nos treinos. Entre vocês, deve haver uma relação de sintonia e confiança. E isso nem sempre está ligado ao fato de ser um bom ou mau profissional: trata-se de compatibilidade de perfis.
Por fim, o treinamento em casa permite que você escolha a atividade que mais lhe agrada, sem precisar adequar-se a horários de aulas nas salas lotadas de uma academia.
Seja você um atleta que deseja seguir carreira profissional ou apenas alguém que quer chegar ao peso ideal e manter um estilo de vida mais saudável, é natural que espere que o treinamento traga resultados. Para isso, definir metas é fundamental.
Entretanto, nem todos os que pensam na possibilidade de contratar um coach esportivo estão 100% cientes de todas as vantagens que essa escolha pode trazer. As sessões são personalizadas, preparadas especialmente para você com suas necessidades. Além disso, sua evolução é acompanhada dia após dia.
O treinamento em casa permite alcançar rapidamente seus objetivos, quaisquer que sejam eles.
O profissional também é responsável pela segurança nos seus treinos e por mantê-lo motivado a prosseguir com o programa. Os resultados chegam de forma mais rápida e eficaz e você não treina somente por “obrigação”, já que é possível escolher uma modalidade que também traga prazer.
Você também tem a vantagem de poder treinar sem sair de casa e, dependendo do profissional escolhido, ainda recebe dicas de alimentação e estilo de vida que vão ajudá-lo a conquistar seus objetivos.
Vamos abordar novamente um dos pontos de destaque do treinamento esportivo personalizado: a segurança. Exercitar-se sem acompanhamento significa expor-se tanto a lesões por práticas erradas quanto a danos cardiovasculares, por exceder os limites do seu organismo.
Um personal trainer vai estimulá-lo a superar suas limitações, porém, na medida certa, sem que isso traga riscos à sua saúde. Ele tem noções sobre o corpo humano e saberá orientá-lo sobre a maneira certa de desempenhar cada movimento proposto.
Seu principal objetivo é fazê-lo progredir, sem que isso lhe cause quaisquer danos. Caso o treinamento seja feito em locais ao ar livre, ele também pensará em alternativas para dias chuvosos, por exemplo. E ainda que o local seja sua própria casa, ele observará possíveis objetos que representam riscos, para que o ambiente seja reorganizado.
Além disso, a relação de vocês deve ser de proximidade: você não deve hesitar em falar com ele sobre suas dúvidas e anseios. De resto, a segurança, os equipamentos e o desenvolvimento do programa são de responsabilidade dele.
Uma das grandes vantagens de exercitar-se sem sair de casa é poder usar certos móveis e objetos da casa como auxiliares nos treinos. Você não vai precisar montar uma “salinha de ginástica” com toda a aparelhagem de uma academia: é possível improvisar.
Pode ser que você precise providenciar halteres e um colchonete para os exercícios no chão. Mas esses também podem ser improvisados com saquinhos de areia e uma toalha grossa e felpuda, por exemplo. Móveis podem servir como bloqueadores dos pés na hora dos abdominais.
Você não vai precisar comprar aparelhos: o treinamento domiciliar permite o uso de móveis e objetos do lar.
Outro item importante é manter por perto um aparelho de som ou computador que possa reproduzir mídias. Isso porque, na maioria das vezes, uma trilha sonora durante os exercícios deixa o ambiente mais leve e aconchegante.
Resumidamente, os principais benefícios de treinar sem sair de casa são:
Receber um personal trainer em casa significa ter a atenção de um profissional voltada exclusivamente para você. Em uma academia, talvez você precise esperar por horas ou mesmo dias, caso deseje conversar com o instrutor para tirar algumas dúvidas.
Em casa, você se mantém em contato contínuo com ele, podendo tirar essas dúvidas sempre que elas surgirem. Além disso, só o fato de deslocar-se do trabalho para a academia representa um verdadeiro transtorno para muitas pessoas. Elas já chegam para treinar cansadas.
Já quando as sessões acontecem em casa, só o fato de estar de volta ao lar pode fazer com que o indivíduo relaxe e inicie o treinamento com mais disposição e afinco. Isso evita uma desmotivação por trânsito, tempo ou outros motivos externos, que não se relacionam diretamente com o esporte em si.
Outro ponto importante é que o personal trainer trabalha também para realçar a sua motivação. Você ficará ciente da sua própria evolução, o que só faz aumentar a sensação de bem-estar e autoconfiança, trazendo resultados ainda mais positivos.
Quem de nós não conhece pessoas que já matricularam-se em uma academia e começaram a frequentá-la todos os dias? O que acontece é que, após dois meses, a maioria dessas pessoas já está com uma frequência de duas vezes por semana ou simplesmente desistiu do treino.
Sem resultados, sem expectativas… sem motivação!
Isso porque é a motivação que move o aluno na busca do seu objetivo, seja ele qual for. Se ele perder a vontade de treinar, a tendência é que se crie um círculo vicioso no qual ele não tem resultados porque não se dedica, e não se dedica porque não vê resultados.
É por isso que o coach esportivo é responsável também por cuidar da motivação do aluno. E isso requer um trabalho contínuo, que começa logo nos primeiros dias de treinamento.
É importante respeitar os intervalos para descanso e recuperação do organismo após as sessões. Caso contrário, o aluno pode sentir-se esgotado e associar os exercícios a uma rotina maçante e exaustiva.
Além disso, a comunicação entre aluno e profissional deve ser contínua. Suas dúvidas, anseios e receios devem ser levadas ao conhecimento do seu personal trainer. Essas trocas podem ser visuais ou verbais, e muitas vezes ocorrem sutilmente durante o treinamento.
Comunicar-se continuamente com o profissional permite melhor desempenho e motivação.
Há profissionais que preferem ainda adotar a comunicação escrita, a partir da qual o aluno fornece feedbacks em bilhetes, que são analisados e respondidos. Há ainda aqueles que emitem relatórios periódicos que denotam a evolução dos alunos.
Isso porque muitas vezes os pequenos progressos passam despercebidos para os alunos, que acreditam que ainda “não saíram do lugar”. Mostrar essa questão também é função do personal trainer e pode ter impactos imensuráveis nos níveis de motivação e dedicação para prosseguir com o programa.
Cuidar para que essa comunicação aconteça continuamente é uma forma de criar laços de confiança, a partir dos quais o aluno não hesitará em relatar alguma dúvida ou possível dificuldade. Essas questões, quando notadas em seu início, podem ser sanadas, impedindo-se que se tornem em elementos que levam à desmotivação.
Como você pode ver, o treinamento em casa com um personal trainer traz ao aluno diversas vantagens. Ele permite maior liberdade de horários e locais, além de garantir que ele terá a atenção total de um profissional, seja para tirar dúvidas ou simplesmente observar se o treinamento proposto está realmente no caminho dos resultados esperados.
Por essas e outras razões, embora o treinamento personalizado possa ser um pouco mais caro do que a mensalidade de uma academia, é importante pesar os prós e os contras. Com tantos benefícios, investir um pouco mais pode representar uma verdadeira vantagem.
Se deseja conhecer melhor esse tipo de trabalho, acesse a nossa plataforma Superprof e tenha acesso a uma vasta gama de profissionais do ramo.
Deixe um comentário