Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Vale mesmo a pena contratar um personal trainer?

De Marcia, publicado dia 17/04/2018 Blog > Esporte > Personal trainer > Por que optar por um coach esportivo?

Se você quer ganhar massa muscular, emagrecer, melhorar o condicionamento físico ou simplesmente adotar um estilo de vida mais saudável, seu objetivo pode se tornar possível com a ajuda de um coach esportivo.

Qualidade do treino Treinar em casa exige também dedicação e disciplina. Mas o coach esportivo pode ajudá-lo.

Treinar sozinho coloca você em risco de sofrer lesões, ao mesmo tempo que seguir canais online dificilmente manterá a sua motivação por longos períodos. É por isso que o personal trainer ainda é a melhor opção para quem deseja exercitar-se sem sair do conforto do lar.

O treinamento particular está mais democrático

Pode ser que muitos pareçam relutantes diante da ideia de contratar um personal trainer. Há quem ainda acredite que trata-se de uma modalidade à qual somente pessoas de classe alta têm acesso. Entretanto, já faz algum tempo que isso vem mudando.

Um profissional capacitado para elaborar um treinamento personalizado, que levará o aluno aos seus objetivos de maneira rápida e eficaz, sem que ele precise estressar-se ou perder tempo no trânsito não pode ser considerado um mero “luxo”.

Trata-se de algo que, além de ajudar o aluno a chegar aos seus objetivos, ainda impacta na saúde e na qualidade de vida de modo geral. Os treinos podem ser realizados em sua própria casa ou em parques, caso prefira ambientes abertos.

Uma das grandes vantagens é que é o treinador que se desloca até você, e não vice-versa. Além disso, estar satisfeito com o próprio corpo e o estilo de vida que se pratica, faz com que o indivíduo se sinta mais feliz e disposto para as demais atividades do dia a dia.

Entretanto, para que as coisas realmente aconteçam dessa forma, é importante escolher bem o profissional que vai acompanhá-lo nos treinos. Entre vocês, deve haver uma relação de sintonia e confiança. E isso nem sempre está ligado ao fato de ser um bom ou mau profissional: trata-se de compatibilidade de perfis.

Por fim, o treinamento em casa permite que você escolha a atividade que mais lhe agrada, sem precisar adequar-se a horários de aulas nas salas lotadas de uma academia.

As 10 vantagens de contratar um personal trainer

Seja você um atleta que deseja seguir carreira profissional ou apenas alguém que quer chegar ao peso ideal e manter um estilo de vida mais saudável, é natural que espere que o treinamento traga resultados. Para isso, definir metas é fundamental.

Entretanto, nem todos os que pensam na possibilidade de contratar um coach esportivo estão 100% cientes de todas as vantagens que essa escolha pode trazer. As sessões são personalizadas, preparadas especialmente para você com suas necessidades. Além disso, sua evolução é acompanhada dia após dia.

Evolução contínua O treinamento em casa permite alcançar rapidamente seus objetivos, quaisquer que sejam eles.

O profissional também é responsável pela segurança nos seus treinos e por mantê-lo motivado a prosseguir com o programa. Os resultados chegam de forma mais rápida e eficaz e você não treina somente por “obrigação”, já que é possível escolher uma modalidade que também traga prazer.

Você também tem a vantagem de poder treinar sem sair de casa e, dependendo do profissional escolhido, ainda recebe dicas de alimentação e estilo de vida que vão ajudá-lo a conquistar seus objetivos.

Garanta sua segurança com um coach esportivo

Vamos abordar novamente um dos pontos de destaque do treinamento esportivo personalizado: a segurança. Exercitar-se sem acompanhamento significa expor-se tanto a lesões por práticas erradas quanto a danos cardiovasculares, por exceder os limites do seu organismo.

Um personal trainer vai estimulá-lo a superar suas limitações, porém, na medida certa, sem que isso traga riscos à sua saúde. Ele tem noções sobre o corpo humano e saberá orientá-lo sobre a maneira certa de desempenhar cada movimento proposto.

Seu principal objetivo é fazê-lo progredir, sem que isso lhe cause quaisquer danos. Caso o treinamento seja feito em locais ao ar livre, ele também pensará em alternativas para dias chuvosos, por exemplo. E ainda que o local seja sua própria casa, ele observará possíveis objetos que representam riscos, para que o ambiente seja reorganizado.

Além disso, a relação de vocês deve ser de proximidade: você não deve hesitar em falar com ele sobre suas dúvidas e anseios. De resto, a segurança, os equipamentos e o desenvolvimento do programa são de responsabilidade dele.

Os benefícios de treinar sem sair de casa

Uma das grandes vantagens de exercitar-se sem sair de casa é poder usar certos móveis e objetos da casa como auxiliares nos treinos. Você não vai precisar montar uma “salinha de ginástica” com toda a aparelhagem de uma academia: é possível improvisar.

Pode ser que você precise providenciar halteres e um colchonete para os exercícios no chão. Mas esses também podem ser improvisados com saquinhos de areia e uma toalha grossa e felpuda, por exemplo. Móveis podem servir como bloqueadores dos pés na hora dos abdominais.

Sem gastos exorbitantes Você não vai precisar comprar aparelhos: o treinamento domiciliar permite o uso de móveis e objetos do lar.

Outro item importante é manter por perto um aparelho de som ou computador que possa reproduzir mídias. Isso porque, na maioria das vezes, uma trilha sonora durante os exercícios deixa o ambiente mais leve e aconchegante.

Resumidamente, os principais benefícios de treinar sem sair de casa são:

  • Treinamento personalizado, onde o profissional se mantém o tempo todo focado em você;
  • Economia de tempo e “paciência”, já que não será necessário perder horas no trânsito ou disputar o chuveiro da academia após o treino;
  • Possibilidade de alinhar a sua agenda com a do profissional e treinar nos melhores horários dentro da sua rotina.

Por que optar por um personal trainer?

Receber um personal trainer em casa significa ter a atenção de um profissional voltada exclusivamente para você. Em uma academia, talvez você precise esperar por horas ou mesmo dias, caso deseje conversar com o instrutor para tirar algumas dúvidas.

Em casa, você se mantém em contato contínuo com ele, podendo tirar essas dúvidas sempre que elas surgirem. Além disso, só o fato de deslocar-se do trabalho para a academia representa um verdadeiro transtorno para muitas pessoas. Elas já chegam para treinar cansadas.

Já quando as sessões acontecem em casa, só o fato de estar de volta ao lar pode fazer com que o indivíduo relaxe e inicie o treinamento com mais disposição e afinco. Isso evita uma desmotivação por trânsito, tempo ou outros motivos externos, que não se relacionam diretamente com o esporte em si.

Outro ponto importante é que o personal trainer trabalha também para realçar a sua motivação. Você ficará ciente da sua própria evolução, o que só faz aumentar a sensação de bem-estar e autoconfiança, trazendo resultados ainda mais positivos.

O treinamento em casa e a motivação

Quem de nós não conhece pessoas que já matricularam-se em uma academia e começaram a frequentá-la todos os dias? O que acontece é que, após dois meses, a maioria dessas pessoas já está com uma frequência de duas vezes por semana ou simplesmente desistiu do treino.

Sem resultados, sem expectativas… sem motivação!

Isso porque é a motivação que move o aluno na busca do seu objetivo, seja ele qual for. Se ele perder a vontade de treinar, a tendência é que se crie um círculo vicioso no qual ele não tem resultados porque não se dedica, e não se dedica porque não vê resultados.

É por isso que o coach esportivo é responsável também por cuidar da motivação do aluno. E isso requer um trabalho contínuo, que começa logo nos primeiros dias de treinamento.

É importante respeitar os intervalos para descanso e recuperação do organismo após as sessões. Caso contrário, o aluno pode sentir-se esgotado e associar os exercícios a uma rotina maçante e exaustiva.

Além disso, a comunicação entre aluno e profissional deve ser contínua. Suas dúvidas, anseios e receios devem ser levadas ao conhecimento do seu personal trainer. Essas trocas podem ser visuais ou verbais, e muitas vezes ocorrem sutilmente durante o treinamento.

Aproveitamento e resultados Comunicar-se continuamente com o profissional permite melhor desempenho e motivação.

Há profissionais que preferem ainda adotar a comunicação escrita, a partir da qual o aluno fornece feedbacks em bilhetes, que são analisados e respondidos. Há ainda aqueles que emitem relatórios periódicos que denotam a evolução dos alunos.

Isso porque muitas vezes os pequenos progressos passam despercebidos para os alunos, que acreditam que ainda “não saíram do lugar”. Mostrar essa questão também é função do personal trainer e pode ter impactos imensuráveis nos níveis de motivação e dedicação para prosseguir com o programa.

Cuidar para que essa comunicação aconteça continuamente é uma forma de criar laços de confiança, a partir dos quais o aluno não hesitará em relatar alguma dúvida ou possível dificuldade. Essas questões, quando notadas em seu início, podem ser sanadas, impedindo-se que se tornem em elementos que levam à desmotivação.

 

Como você pode ver, o treinamento em casa com um personal trainer traz ao aluno diversas vantagens. Ele permite maior liberdade de horários e locais, além de garantir que ele terá a atenção total de um profissional, seja para tirar dúvidas ou simplesmente observar se o treinamento proposto está realmente no caminho dos resultados esperados.

Por essas e outras razões, embora o treinamento personalizado possa ser um pouco mais caro do que a mensalidade de uma academia, é importante pesar os prós e os contras. Com tantos benefícios, investir um pouco mais pode representar uma verdadeira vantagem.

Se deseja conhecer melhor esse tipo de trabalho, acesse a nossa plataforma Superprof e tenha acesso a uma vasta gama de profissionais do ramo.

Encontre um bom personal trainer online no Superprof!

 

 

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

Deixe um comentário

avatar