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Quais são os benefícios de ser um iogue?

De Carolina, publicado dia 29/11/2017 Blog > Esporte > Yoga > O que esperar das aulas de yoga?

Você ainda tem dúvidas em mergulhar no mundo mágico e saudável das aulas de yoga?

Não se preocupe, as aulas não são ruins como a tia Cláudia disse… Normalmente, as pessoas acham o contrário, felizmente!

Mesmo se, sem dúvida, você vai sentir algumas dores depois das primeiras aulas. Também não se preocupe, isso é mais que normal principalmente em se tratando de sedentários.

Exercitando bem a yoga, é possível obter resultados rapidamente!

E para chegar lá, a maioria das aulas de yoga são baseadas em certas práticas:

  • Relaxamento,
  • Meditação,
  • Flexibilidade,
  • Fôlego e respiração.

Elementos que podem ajudar no cotidiano! E não precisa ser um super atleta para começar a ter aula de yoga para iniciantes. Uma boa motivação é bastante suficiente!

Para começar, é possível aproveitar de uma hora grátis ou uma aula em centros especializados ou com professores particulares de yoga (muitos oferecem a primeira aula grátis para convencer o aluno de suas capacidades como professor).

É essencial ter uma atmosfera adequada para a prática da meditação A prática indiana é muito antiga

Assim, você vai descobrir os passos em uma sessão de yoga clássica.

O que aprendemos em uma aula de yoga?

Em primeiro lugar, é essencial entender de onde vem a yoga e como essa prática se tornou uma tendência popular entre os ocidentais de hoje…

Praticado na Índia durante milênios, a yoga remonta à antiguidade.

Há cinco milênios, essa disciplina destinava-se a ajudar os homens a viver melhor diariamente e especialmente nos momentos de sofrimento. Era, então, necessário encontrar o equilíbrio entre o corpo e a alma para ficar bem.

A prática da yoga é um dos seis sistemas filosóficos da Índia. É um “darsana”, ou seja, uma maneira de olhar para o mundo.

Mas o que significa “yoga”?

A palavra vem de uma antiga “jarra” que significa “conectar-se, juntar-se”. Trata-se de conectar o corpo, o coração e a mente. Uma maneira de encontrar-se e tomar consciência de sua existência.

Yoga baseia-se em vários princípios:

  • yoga sutra,
  • chakra,
  • meditação,
  • relaxamento,
  • respiração

Uma aula de yoga (aprenda todas as dicas) tem o objetivo de:

  • aprender a viver o momento,
  • melhorar a sua respiração para tomar consciência do seu corpo,
  • promover a flexibilidade do corpo,
  • força de trabalho e resistência,
  • promover o equilíbrio.

É, portanto, aprender a entender o corpo e a mente para entender melhor suas reações.

Antes de começar as aulas de yoga, pense em ir ao médico. Ele pode ver se sua saúde é boa o suficiente para essa prática.

Nem todas as yogas são boas para todo mundo. O controle médico é necessário! Muitas vezes, o certificado médico é solicitado na hora de se inscrever na aula.

Para começar: relaxamento

O objetivo da yoga é, acima de tudo, relaxar. Nós nos esquecemos do dia de trabalho e aproveitamos esses momentos de relaxamento. Devemos, então, nos lançar e ganhar confiança. O professor (como encontrar o iogue para te ensinar?) orienta seus alunos de maneira calma e não para estressar.

Faça meditação e fique mais tranquilo A prática de relaxamento é boa para se praticar a qualquer hora do dia

Mas por que começar as aulas de yoga?

Trata-se justamente de um pequeno momento de relaxamento. É necessário acalmar os espíritos para poder se concentrar.

Os exercícios são baseados em uma respiração lenta para relaxar o diafragma. A parte de trás deve ficar reta para inspirar e expirar adequadamente.

Você tem medo de parecer estúpido?

Não se preocupe. À medida que as sessões progridem, os alunos se conhecem e relaxam. Pouco a pouco, o professor e o aluno criam uma relação ideal para o relaxamento.

Meditação para aprender a se conhecer

O outro ponto importante da aula de yoga é trabalhar a meditação. O conhecimento de si e do corpo é essencial para se tornar consciente do momento presente. Uma maneira de pensar que muitos iogues se vangloriam de viver melhor.

A meditação geralmente vem depois do tempo de relaxamento nas diferentes fases da aula de yoga.

Por quê?

Porque a concentração é essencial. Você tem que estar em boas condições físicas (aquecimento), mas também moral, manter sua mente aberta e não pensar nas preocupações da vida cotidiana.

A meditação é inacessível sem concentração. Ela permite ver mais claramente e parar de pensar.

Ao longo do dia, muitas ideias vêm à mente. É hora de se livrar disso.

Porque, mesmo que a yoga seja uma atividade física, é acima de tudo uma história de espírito.

Existem diferentes técnicas na meditação. Você pode, portanto, se concentrar em um objeto ou em si mesmo, a fim de se aproximar de um determinado desenvolvimento pessoal.

É na meditação que muitos entusiastas da yoga encontram seu bem-estar e sua forma de evitar o estresse. Devemos pensar apenas no momento presente.

Relaxe e pense melhor Não há contraindicações para fazer yoga, mas é melhor ir ao médico!

Concretamente, o que isso traz como benefícios?

  • diminuição dos problemas psicofísicos,
  • melhora na saúde em geral,
  • relaxamento do sistema nervoso,
  • serenidade em meses de muita tensão,
  • melhora no raciocínio,
  • controle dos medos,
  • autoconfiança.

A meditação também evita estar constantemente em análise e julgamento. O que importa é a intuição criada pela observação do ambiente na hora H. Isso permite conectar-se ao que nos rodeia.

Agilidade e flexibilidade para o esporte

Para continuar com alguns exercícios de meditação, o nível aumenta pouco a pouco. Na verdade, a aula de yoga permite que você avance passo a passo para que o corpo se acostume às posturas aos poucos.

Porque, uma vez que a mente está serena, é hora de conectá-la ao corpo. Para isso, foram inventadas séries de posturas.

A prática de yoga pode, portanto, ser recomendada para pessoas que precisam de músculo ou para relaxar certas partes do corpo. A saúde física e o bem-estar são valorizados nessa prática.

Aqui estão alguns efeitos benéficos que a yoga pode ter no corpo:

  • relaxamento da coluna e articulações,
  • alívio de problemas nas costas,
  • tonificação da musculatura,
  • regulação das funções dos órgãos internos (fígado, vesícula biliar, estômago
    etc),
  • estimulação das glândulas endócrinas (glândula tireóidea e pituitária),
  • glândulas adrenais,
  • limpar o organismo,
  • reoxigenar as células,
  • revitalizar os anticorpos e assim fortalecer a resistência do corpo.

As posturas podem ser mais ou menos complicadas, dependendo do seu nível. O melhor é progredir naturalmente, sem problemas e não querer ir muito rápido. Ao se apressar, o risco de lesão é maior.

É por isso que um professor de yoga é muito útil. Ele conhece o nível de seus alunos e do que eles são capazes.

Porém, sabemos muito bem que fazer aulas com um professor de yoga significa pagar…Para os mais duros de grana, sugerimos que faça algumas aulas gratuitas pelo Youtube, pelo menos para começar.

Aí, você já ganha tempo para planejar melhor seus gastos e sobrar um dinheirinho para entrar em uma aula ou fazer yoga com a ajuda de um professor particular.

Trabalho de respiração e diafragma

Após o relaxamento, a meditação e os exercícios um pouco mais físicos, vem a hora da respiração!

A maioria das sessões de yoga termina assim para que você se tranquilize antes de partir.

Aprender a respirar não é tão fácil quanto você pensa e muitas pessoas não respiram bem. Isso pode ter consequências, como:

  • uma fraqueza geral,
  • má digestão,
  • baixa imunidade,
  • problemas de circulação,
  • dificuldade de concentração,
  • ter tendência a ser dominado pelas emoções e o estresse.

Não se deve esquecer que a respiração é a base da produção de energia corporal.

Basta dar um exemplo simples: quando caminham em alta altitude, os atletas são forçados, às vezes, a usarem garrafas de oxigênio. Sem oxigênio suficiente, o cérebro desacelera e, portanto, os órgãos também.

Mas como melhorar sua respiração?

As aulas de yoga se concentram em um órgão específico: o diafragma.

Deve ser relaxado para ajudar a respirar, mas também para a digestão e a circulação sanguínea.

Quais cursos para fazer alongamentos? O processo de respiração é essencial para uma boa saúde

Para fazer isso, o professor concentra seus exercícios no desenvolvimento desse órgão.

Um pequeno exercício?

Esse é um exercício básico, usado em muitas escolas para acalmar as crianças após uma recreação agitada. Respire profundamente ao inchar a barriga, depois bloqueie a respiração por alguns segundos. Depois, relaxe suavemente enquanto sopra.

Um exercício também usado por cantores ou comediantes para se acalmar durante situações estressantes.

Controlar sua respiração também é acalmar sua frequência cardíaca, equilibrando-a. O professor pode, então, usar alguns exercícios para prolongar seu tempo de respiração.

No Brasil, esses exercícios podem ser muito úteis devido a grande poluição que respiramos o tempo todo. Não só no nosso país, mas quase no mundo inteiro…

Mas também devemos equilibrá-la. Porque o sistema respiratório alterna aproximadamente a cada duas horas entre a narina direita e a narina esquerda. Se o nariz estiver entupido, a respiração fica desequilibrada.

Exercícios de equilíbrio são, então, importantes para evitar qualquer deterioração da saúde. Isso evita problemas físicos, mas também mentais.

Uma maneira de fazer uma sessão de yoga e voltar para o “mundo real” com um excelente estado mental e físico.

Alguns professores também oferecem aos alunos exercícios de relaxamento no chão. Uma maneira de fechar o ciclo, já que a sessão geralmente começa da mesma maneira.

Cinco a dez minutos, dependendo do professor, são reservados para descansar e aproveitar de todos os benefícios sentidos durante a sessão. É também uma maneira de se reconectar com a “vida real” para evitar um grande corte.

Um bom tempo de descanso para conversar com sua tia Cláudia da próxima vez! Aproveite para lhe dizer quanto custa uma aula de yoga.

Pronto, então, para aproveitar de todos esses benefícios? Por que se privar deles, não é?

Parece que a yoga é a solução para todo o mundo contemporâneo, cheio de estresse, exigindo da gente cada vez mais, com mais e mais informações e mais dificuldade de concentração.

Por isso, não perca mais tempo! Procure logo o seu professor de yoga!

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