Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Fazendo uma bela apresentação na língua alemã

De Fernando, publicado dia 06/07/2018 Blog > Idiomas > Alemão > Aprenda a falar alemão em público

Por que aprender alemão e, especialmente, como aprender isso?  Muitos países falam alemão. Quer sejam dialetos ou não, existem muitos falantes de alemão hoje em dia, são pelo menos de 100 milhões de pessoas que podem falar e entender alemão.

Você ainda precisa de um bom motivo para aprender alemão? Saiba que essa linguagem não é tão complicada quanto imaginamos.

O alemão de aprendizagem , por vezes, parecem cursos para aprender Inglês. Muitas palavras são semelhantes, facilitando a tarefa que parecia muito mais árdua.

E porque não fazer uma imersão na Alemanha? Muitos institutos oferecem intercâmbios de estudantes de alemão para mergulhar na cultura germânica. Essa imersão total permite que você melhore e aprenda alemão rapidamente.

Mas uma nova linguagem é sempre um pouco complicada de aprender. É necessário poder aprender toda a construção das frases, o vocabulário, mas também a maneira certa para pronunciar bem as palavras alemãs. Falar línguas fluentemente também requer o estudo da fonética para falar corretamente .

Assim, seja para um encontro profissional, um intercâmbio cultural ou um curso de alemão, aqui estão os segredos de uma apresentação oral bem-sucedida em alemão, um dos passos importantes para seu aprendizado do idioma germânico.

Sua carreira pode ser impulsionada pelo conhecimento da língua alemã Anote bem os pontos antes da reunião em outro idioma

Por que aprender a fazer uma apresentação em alemão

Falar em público não é uma tarefa fácil, especialmente quando você tem que falar em um idioma diferente da sua língua materna. As palavras não vêm naturalmente e o estresse de cometer erros tornam a boca seca.

O que já angustia bem antes de falar.

É por isso que é importante estar preparado para esse tipo de situação. De fato, as apresentações orais são bastante comuns no ambiente profissional. Para uma reunião com colegas, uma apresentação para um cliente, todas as razões são boas para falar.

Aprender a falar alemão pode ajudá-lo em sua vida profissional. Então, saber fazer uma boa apresentação na língua de Goethe é mais um passo para o seu sucesso.

Muitas empresas hoje trabalham com parceiros alemães. E a língua germânica torna-se um dos idiomas mais solicitados para conseguir um emprego. De fato, em muitos mercados, o alemão pode ser o segundo idioma mais requisitado, logo atrás do inglês.

Mais e mais professores alemães estão dando palestras em seus cursos de idiomas para que os alunos trabalhem com pronúncia e entonação.

Mais uma boa razão para aprender a falar em público em alemão: a oportunidade de ter boas notas na escola. Cursos intensivos, cursos online, aulas de idiomas, aulas particulares, sempre é bem possível aprender a falar alemão com diferentes métodos. A aprendizagem de línguas está aberta a todos e existem maneira de aprender para todos.

Como falar em alemão na frente de uma audiência

A apresentação de um discurso em alemão requer certas qualidades, característicasque podem ser adquiridas com treinamento. Depois de entender como aprender alemão iniciante , você precisa praticar.

Primeiro, aprenda a olhar as pessoas nos olhos . Embora possa parecer complicado se você é tímido, as pessoas prestarão menos atenção aos seus erros se você olhar para elas. Esta é uma história de autoconfiança.

Então, mesmo que você comece na linguagem e na conjugação do idioma alemão, mas a gramática não é o seu forte, não há problema.

Aja como se estivesse lá e continue seu discurso.

Não pare em cada um dos erros cometidos e não se desculpe sempre.

Pode ser útil avisar seu nível de alemão no início de sua apresentação e pedir desculpas pelos seus próximos erros, mas não o faça durante o discurso. Irá aborrecer rapidamente as pessoas.

Não se esqueça de observar bem as pessoas quando você fala em uma língua estrangeira. E não esqueça de articular . Seu público o entende melhor dessa maneira. Isso evita pensar que você está cometendo erros enquanto é apenas um problema de locução.

Não é preciso viver na Alemanha para falar bem o alemão!

Sua fala depende de você Medo de se apresentar para uma plateia em outro idioma é algo normal

Apresente-se em alemão

Em primeiro lugar, é essencial começar apresentando-se e apresentar seu assunto em linhas gerais. Seus interlocutores esperam que você seja claro e comece apresentando-se claramente.

Essa é a primeira impressão.

Portanto, seja breve, mas preciso e especialmente sorridente. Seja em português ou em alemão, os códigos são os mesmos. E se o público perceber que você faz um esforço de pronúncia desde o início, eles serão muito mais brandos para o resto da apresentação.

Então, aqui estão algumas frases introdutórias:

  • Sehr geehrte Damen und Herren, mein Name ist …
    Senhoras e senhores, meu nome é …
  • In meiner Präsentation geht es um…
    Minha apresentação é sobre …
  • In meiner Präsentation werde ich ihnen… vorstellen
    Gostaria de lhe apresentar … na minha apresentação.

Com estas poucas frases curtas, mas claras, você pode introduzir corretamente o seu assunto. Quanto mais curtas forem as suas frases, menos erros você cometerá. Além disso, é mais fácil lembrar-se deles.

Você pode perceber que, no final, o alemão não está tão longe do inglês, um idioma mais habitualmente ensinado nas escolas.

Estruturando a apresentação em alemão

Após a introdução, é importante mostrar ao público como sua apresentação será realizada. Apresente os vários pontos que você discutirá durante a sua intervenção.

Isso permite que você coloque suas idéias claras, mas também para o público saber onde você quer ir e saber o que você deseja apresentar. Além disso, evita ter perguntas muito cedo sobre pontos com os quais você lidará mais tarde.

Será mais fácil para você e seu público se você possuir uma apresentação no computador, para que os pontos sejam seguidos.

Aqui estão algumas frases curtas que ajudarão você a colocar suas ideias e sua apresentação em ordem:

  • Ich habe meine Präsentation in drei Teile gegliedert
    Eu compartilhei minha apresentação em três partes
  • Zuerst spreche ich über,… dann komme ich zu
    Eu vou falar primeiro de … então eu vou falar sobre …
  • Als Erstes möchte ich …
    Eu gostaria primeiro …

Não hesite em usá-lo para facilitar sua tarefa.  A estruturação adequada da sua apresentação permite que você termine no prazo. E frases prontas às vezes podem lhe dar confiança.

Tenha cuidado, isso não significa que você tem que escrever toda a sua fala de A a Z, apenas deixar tudo mais claro.

Falar bem não exige uma plateia real Já pensou em treinar seu alemão conversando pela internet?

Dê mais detalhes, desenvolva

Em um discurso ou apresentação, as pequenas palavras de ligação  são muito importantes. Elas tornam possível fazer a conexão entre várias idéias e tornar sua fala fluida .

No entanto, aprendemos essas palavras apenas muito raramente nas aulas de alemão. Os professores preferem se concentrar em pontos como gramática, ortografia ou conjugação. No entanto, essas pequenas palavras imediatamente dão uma boa impressão. Especialmente para um estrangeiro cuja língua materna não é alemã.

Os falantes de alemão ficarão impressionados que você conhece todas essas pequenas palavras que tornam seu discurso mais natural.

Aqui está a lista:

  • Außerdem / Ebenso / Ebenfalls / Des Weiteren
    Também / Além
  • Hinzy kommt, dass
    Mais
  • Ein weiterer Aspekt ist
    Em outro aspecto
  • Fermer ist zu erwähnen, dass
    Também devo mencionar que
  • Besverers hervorheben möchte ich
    Gostaria particularmente de enfatizar
  • Ich komme nun zum zweiten Teil/ nächsten Punkt
    Eu vou agora para a segunda parte / próximo ponto
  • Ich möchte das mit einigen Beispiele zeigen.
    Eu gostaria de mostrar isso com alguns exemplos.
  • Hierzu / Dazu ein Beispiel
    Para isto / Um exemplo
  • Diese Tabelle / Dieses Bild zeigt
    Esta tabela / Esta imagem mostra

Use-os no entanto com moderação.  Muitas palavras de ligação podem dar a impressão que você apenas os decorou e não tem nível de alemão para uma conversa real.

Faça uma conclusão em alemão

O que seria uma apresentação oral sem conclusão? Para que seu público perceba que seu discurso acabou, é importante avisá-lo com uma conclusão clara e precisa .

Tenha cuidado com todos, mas não demore muito. As pessoas que estão ouvindo você podem não entender que este é o fim da sua apresentação.

Estas poucas frases em alemão podem ajudá-lo:

  • Zusammenfassend möcht ich sagen
    Em resumo, gostaria de dizer
  • Ich möchte noch einmal kurz die wichtigsten Punkte Zusammenfassen
    Deixe-me resumir os pontos mais importantes
  • Damit bin ich am Ende meiner Präsentation
    Isto conclui minha apresentação
  • Ich danke ihnen für ihre Aufmerksamkeit
    Obrigado pela sua atenção

Claro, você tem que perguntar à plateia se houver alguma dúvida. Aqui está a frase ideal e simples para um iniciante:

  • Haben Sie noch irgendwelche Fragen?
    Você tem perguntas?

E conversar com as pessoas pode ser um desafio menor assim, inclusive na hora dos encontros românticos com pessoas da Alemanha.

Aprender um idioma pode ser um exercício solitário Treinar na frente do espelho é uma boa opção

Dicas para praticar falar em público em uma língua estrangeira

Aqui estão algumas dicas para ajudá-lo a superar este teste oral que espera por você.

Primeiro, treine na frente do espelho.

Treinar na frente do seu reflexo faz você perceber o que está errado: o gesto, a postura em geral… Sua atitude joga muito em seu discurso. Tenha confiança em si mesmo. Você evitará tremer, o que é sentido na voz.

Praticar falar na frente de um espelho pode ser útil e é um círculo virtuoso porque é treinando regularmente que você ganhará essa confiança em você.

Não hesite em falar alemão na frente de seus amigos.  Assim você já estará acostumado a falar em alemão na frente de pessoas te observando. Se você tem amigos alemães, peça ajuda . Eles saberão como corrigir você. Você também saberá se eles entenderam você facilmente ou não.

Para desenvolver sua autoconfiança, você também pode fazer um ter aulas de alemão em grupo ou comprar um livro sobre idiomas germânicos para compreender alguns pontos culturais.

Reveja os conceitos básicos de aprendizagem de línguas estrangeiras como verbos irregulares,  conjugação, ortografia, vocabulário, compreensão auditiva … Para aprender alemão online , você também pode percorrer os sites ou aplicativos dedicado à língua de Goethe.

Finalmente, aprender uma língua leva tempo . Não espere se tornar bilíngue nos primeiros meses. E comemore cada pequena vitória!

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

Deixe um comentário

avatar