Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Tornar-se estudante em uma universidade alemã é possível

De Ana, publicado dia 27/08/2019 Blog > Idiomas > Alemão > Como se preparar para estudar na Alemanha?

Sabia que muitos estudantes deixam seus sonhos de estudar no estrangeiro porque acreditam que é quase impossível sair do país?

Hoje, por meio do programa Erasmus, estudantes do mundo inteiro podem estudar na Europa de maneira mais fácil e econômica.

O programa criado e financiado pela União Europeia visa promover boas relações interculturais ao incentivar pesquisas nos países europeus e excelência na educação superior.

Com isso, pretende reforçar os laços acadêmicos com países de todo o mundo e ampliar as trocas culturais.

Gostou?

Fique conosco e saiba quais são os passos para fazer seu programa de mobilidade internacional na Alemanha.

Estudar na Alemanha graças ao programa de intercâmbio Europeu

O Erasmus é um programa de intercâmbio financiado pela União Europeia que possibilita que estudantes, docentes, estagiários, voluntários, lideres, organizações juvenis e pessoas que trabalham em organizações de desporto possam estudar na Europa ou em países parceiros fora da União Europeia.

Com o programa Erasmus você pode estudar na Alemanha. O Erasmus é um dos melhores programas de mobilidade acadêmica.

Querendo fazer um bom curso de alemão?

Qual a vantagem de estudar com o programa Erasmus?

A vantagem de estudar com o programa Erasmus é poder fazer uma programa de mobilidade acadêmica sendo financiado pela União Europeia e ainda obter um diploma internacional reconhecido.

Os brasileiros podem se inscrever no programa Erasmus?

Sim. Os estudantes brasileiros também podem concorrer a uma das vagas no programa Erasmus, basta ficar atento as exigências do edital ou se dirigir ao departamento de relações internacionais de sua universidade para saber se a instituição possui algum convênio com a universidade alemã escolhida.

Qual é o período de inscrição do programa?

Cada universidade alemã tem seu próprio calendário de inscrição, por isso fique atento ao site das universidades alemães e às chamadas de abertura divulgadas na sua universidade.

Como se inscrever no programa Erasmus?

Normalmente, as vagas para o programa Erasmus ficam disponíveis no site das universidades conveniadas ao programa. Assim que abrirem as chamadas, você deve fazer sua inscrição no programa.

Quais são os passos para se inscrever no programa Erasmus ?

A fase de aplicação:

  • A apresentação de currículo
  • Carta de motivação
  • Apresentação de um projeto
  • Apresentação de despesas
  • Certificado de proficiência em língua estrangeira, no caso alemão

A fase de resultados – fornecida algumas semanas após a fase de aplicação, entretanto ainda não é o grande “sim” da universidade.

A fase de aceitação – o momento em que o candidato fornece todos os documentos comprobatórios e certificados necessários para ser aceito.

A fase de acerto financeiro ou recepção – é a fase ao qual destina-se definir como a bolsa será paga, de uma vez ou regularmente na conta do candidato.

Alojamento, um procedimento a parte

O pedido de aceitação nos alojamentos deve ser feito o quanto antes, pois a aceitação na universidade não garante ao estudante vaga na residência estudantil. Sendo assim, será necessário fazer as duas solicitações.

Para mais esclarecimentos, saiba como estudar alemão com o Erasmus no artigo!

Tudo que você precisa saber para ter sucesso estudando alemão no exterior

Que tal fazer um curso de alemão online?

Como mencionado acima, com as parcerias universitárias internacionais, estudantes estrangeiros podem estudar e conhecer outras culturas, inclusive a alemã.

Seu sucesso profissional só depende de você Graças ao programa Erasmus seu sonho de estudar no exterior pode virar realidade.

Mas como todo sistema de recrutamento, a candidatura para estudar na Alemanha é muito competitiva e por isso é necessário atender alguns requisitos básicos:

  • Verificar se a sua universidade ou escola de idiomas é um parceiro do programa Erasmus
  • Saber das possíveis parcerias universitárias na Alemanha
  • Conferir os requisitos de sua universidade para este programa de intercâmbio (nível no idioma, diplomas exigidos…)

Mas como em qualquer viagem ou estadia linguística, será importante que o candidato comece definindo o seu projeto específico:

  • Descobrir uma nova cultura;
  • Aprender uma língua estrangeira, através de um curso de idiomas;
  • Validar o currículo universitário por meio do programa de intercâmbio;
  • Ter uma experiência profissional no exterior através de estágio em uma empresa ou voluntariando internacional

O Superprof tem várias dicas para ter sucesso no seu projeto de estudo, um deles é escolher uma boa universidade alemã. Entre as melhores estão:

  • Universidade Técnica de Munique;
  • Universidade de Munique Ludwing-Maximilians
  • Universidade Livre de Berlim;
  • Universidade Humbolt de Berlim;
  • Universidade Técnica de Berlim;
  • Universidade de Heidelberg;
  • Universidade de Bonn;
  • Universidade de Friburgo…

Leia também nossas dicas para ir estudar na Alemanha

Os melhores atrativos do país de Nietzsche

Para os estudantes estrangeiros obter um diploma internacional, assim como aprimorar os conhecimentos em uma língua de grande prestígio representa uma grande vantagem.

Planeje seus estudos para ir a Alemanha com antecedência. As universidades alemãs são referências mundiais.

Não é nenhuma novidade que as instituições educacionais da Alemanha se destacam mundialmente em qualidade de ensino.

Além das universidades merecem destaque outras questões:

A Alemanha faz parte na zona do Euro – área do euro é um termo usado para se referir os países que adotaram o Euro como única moeda de circulação.

A língua alemã é um dos idiomas mais falado na Europa – Depois do inglês, a língua alemã é a segunda língua germânica mais falada no mundo. E falada em países de grande prestígio como Suíça, Bélgica e Áustria, além da Alemanha.

A língua alemã é o idioma mais falado na União Europeia!

As cidades alemãs são vastas em riqueza cultural – As cidades alemãs se destacam pelos belos monumentos históricos e arquitetura tipicamente germânica que encantam visitantes de todas as partes do mundo.

A Alemanha é o país da cerveja – Durante sua estadia pelo país, não deixe de participar das festas tradicionais do país e experimentar a imensa variedade de cerveja alemã, mas beba com moderação.

A tradicional Oktoberfest é fascinante – Em Munique tem uma das festas mais importantes do país, além de comidas típicas e degustação de cervejas locais, você pode aproveitar para aprender muito sobre a cultura germânica.

A Alemanha tem um boa reputação – as taxas de criminalidade são muito baixas na Alemanha, o que torna o país muito atraente para os estudantes estrangeiros, pois se sentem mais seguros. E a população alemã chama a atenção pela educação, pontualidade e cordialidade.

Descubra as principais razões para sair com destino a Alemanha

Estudar em Berlim: Quais são os passos?

Todos os anos as universidades alemãs recebem milhares de inscrições de estudantes estrangeiros, continue conosco para saber todas as formalidades para seus estudos na Alemanha.

Aprenda alemão nas maiores cidades da Alemanha. Aproveite que está estudando em Berlim para conhecer a maior igreja da cidade.

O primeiro passo a ser dado nos seus planos para estudar no exterior é saber o motivo da sua viagem:

  • Turismo?
  • Estágio?
  • Curso de idiomas?
  • Programa de intercâmbio?
  • Programa Erasmus Mundus / Erasmus +

Normalmente, a chamada para o envio de arquivos no programa Erasmus ocorre no início do ano, no mês de março, com início das aulas em setembro. Mas é relevante se planejar com antecedência:

Pesquise as vagas – Pesquisar faz parte do processo para conseguir uma boa vaga, e nem todos os sites disponibilizam informações claras sobre as vagas, por isso seja persistente e muito paciente.

Preparar um bom currículo – Ter um bom currículo pode ajudá-lo a se destacar e garantir a sua vaga. Para isso, faça cursos extracurriculares, participe de programas de voluntariados e não se esqueça de manter boas notas.

Invista em aulas de alemão – Alguns programas de intercâmbio exigem certificado de proficiência na língua no ato da inscrição.

Seja perseverante – essa é uma das dicas de ouro, pois nem sempre o candidato é agraciado com um “sim” logo de início. Então, não desanime, siga corretamente as formalidades do edital e se precisar entre em contato com outros estudantes que fizeram o mesmo programa de intercâmbio para tirar dúvidas.

O teste de conhecimento no idioma é uma formalidade exigida por algumas instituições e cursos internacionais.

Quais são estes testes e quanto custam?

O DSH é um exame para estudantes estrangeiros acessarem o ensino superior alemão.

O TestDAF é um teste de proficiência na língua alemã destinado a alunos que desejam fazer um curso de idiomas ou um programa de mestrado ou doutorado.

Normalmente, os testes que atestam proficiência na língua alemã custam em torno de 13o euros. E se você ainda não se sente preparado para fazer os testes, o melhor é intensificar suas aulas de alemão. Como:

  • Fazendo cursos intensivos de alemão;
  • Tendo aulas de alemão com um professor particular;
  • Tendo aulas de alemão online:

Vale lembrar que apenas alguns cursos estão isentos da exigência desses testes de conhecimento no idioma.

Pedido de visto, uma formalidade importante!

A solicitação de pedido de visto pode variar de acordo com sua nacionalidade, motivo da viagem e duração de estadia no país. Ela dever ser requisitada na Embaixada e Consulado da Alemanha no Brasil mediante aos seguintes documentos:

  • Passaporte válido;
  • Fotografia biométrica recente;
  • Formulário de solicitação de visto para Alemanha devidamente preenchido;
  • Seguro saúde cobrindo toda a sua estadia no país;
  • Comprovação de que terá recursos financeiros suficiente para se manter no país durante todo o curso;
  • Passagem de ida e volta;
  • Comprovante do motivo da sua estadia no país ( Curso de idiomas, programa de intercâmbio etc)
  • Comprovante do lugar que você residirá durante seus estudos na Alemanha:

Recomendamos que você planeje muito bem a sua partida para estudar na Alemanha, pois os processos administrativos como pedido de passaporte e visto podem demorar mais do que o esperado.

Para maior esclarecimento sobre pedido de visto, acesse o site do Ministério das Relações Exteriores ou se dirija a Embaixada da Alemanha no Brasil.

E não se esqueça de conferir quais são as formalidades para estudar na Alemanha aqui?

Procurando por um curso de alemão rj?

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar