Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Morando em Berlim: o que você precisa saber sobre a cidade ?

De Ana, publicado dia 23/10/2019 Blog > Idiomas > Alemão > Tudo sobre a capital da alemã

Berlim é uma das cidades que mais recebem viajantes na Europa?

Sim! Berlim é uma cidade muito interessante para os turistas. Mesmo depois de décadas de Guerra Fria, ainda é possível apreciar em diferentes pontos de Berlim muito da história da cidade, seja através de seus inúmeros museus, dos gigantescos monumentos, dos prédios antigos ou tomando uma típica bebida alemã nos bares da cidade.

Ir à capital alemã é não tirar foto do Muro de Berlim equivale a ir a Paris e não tirar foto da Torre Eiffel, ou visitar Aparecida do Norte e não tocar na Santa!

Conhecer os principais pontos turísticos do lugar deve ser parte fundamental da sua viagem a Berlim. Pensando nisso, o Superprof preparou um artigo esclarecedor com uma lista de coisas que você precisa saber sobre Berlim, antes e durante sua estadia pela cidade!

Da construção à queda do muro de Berlim

Em 1945, a população alemã tinha esperanças de que, com o final do regime nazista, fosse selada a paz dentro da Alemanha. Infelizmente, a paz não foi conquistada de imediato, duas superpotências nasceram ao final da Segunda Guerra Mundial, ameaçando a tranquilidade da população.

Uma cortina de ferro, expressão usada por Churchuill, caiu sobre a cidade de Berlim, levando a criação de duas Alemanhas: A República Federal da Alemanha (RFA), e a República Democrática da Alemanha (RDA).

A cidade de Berlim tornou-se o palco principal desse longa Guerra Fria entre os dois blocos (EUA X URSS). Berlim ocidental foi ocupado pelo EUA e URSS ocupou o leste. De um lado sob a influência do capitalismo estadunidense, de outro, sob a influência do socialismo soviético. Com a divisão da cidade de Berlim em dois blocos, muitos berlinenses fugiram para o lado capitalista.

Assim, com medo de perder um grande número de trabalhadores capacitados, em 1961, a URSS decidiu construir o Muro de Berlim, separando fisicamente os dois territórios. As barricadas, torres de vigia e inúmeras guaritas tentaram impedir qualquer passagem não autorizada entre Berlim Ocidental e Berlim Oriental.

No entanto, o muro não impediu que alguns berlinenses passassem para o lado, cerca de 5 000 pessoas conseguiram chegar a RFA cavando túneis, escondendo-se em malas, dentro de carros e outros meios. Infelizmente, muitos morreram tentando.

Ao longo de 28 anos, o Muro foi se transformando é um símbolo de ódio para o mundo, ao separar inúmeras famílias por quase três décadas.  Depois de muitas tentativas para convencer a derrubar do Muro, a demolição foi feita em 1989. No mesmo ano a Alemanha voltou a ser um único país.

Em sua estadia em Berlim, visite o Muro de Berlim. O Muro de Berlim continua representando o símbolo da perda de liberdade e autonomia da população de Berlim durante a Guerra Fria.

Continue lendo nosso artigo e descubra toda história do Muro da Vergonha!

Que alojamento reservar para uma estadia na capital alemã?

Como importante cidade europeia, Berlim tem uma extensa variedade de acomodações, do mais caro ao mais barato. Contudo, cada área de Berlim tem a sua própria particularidade, por isso, você terá que escolher a que melhor atenda ao seu planejamento de viagem.

Distritos para se hospedar em Berlim. Para desfrutar do melhor de Berlim, não hesite em escolher uma acomodação bem no centro da cidade!

Confira abaixo os melhores lugares de Berlim para você se hospedar:

  • Mitte – Localizado na antiga Berlim Oriental, é considerado o melhor bairro para se hospedar em Berlim. Mitte também abriga a maior estação de metro de Berlim e o mais famoso cartão-postal do país (Portão de Brandemburgo). O distrito é ideal para fazer os passeios turísticos a pé.
  • Kreuzberg – É considerado um distrito alternativo de Berlim. Está localizado entre Tiergarten e Mitte, não muito longe do centro. A região hoje é cheia de bares e boates muito frequentados por jovens boêmios.
  • Neukölnn – É um novo bairro da moda, ela não fica muito longe de Kreuzberg. No entanto, fica um pouco fora da rota turística.
  • Friedrichshain – Ideal para quem deseja se juntar as festividades da noite de Berlim. A região abriga inúmeros bares, lojas alternativas e boates. Além do mais famoso trecho remanescente do Muro de Berlim, mais conhecido como galeria de arte East Side Gallery.
  • Tiergarten – É uma região menos agitada em Berlim, ideal para quem deseja um pouco mais de tranquilidade. Tiergarten abriga um grande parque com o mesmo nome, o Memorial do Holocausto, a Coluna da Vitória e o Prédio da Chancelaria Federal. Você pode aproveitar toda a calmaria da região, se hospedando em Potsdamer platz.

Agora que já conhece algumas áreas de Berlim, é hora de escolher sua forma de estadia. Dependendo do seu orçamento, você tem a opção de reservar sua hospedagem em uma pousada, hotel, albergues, casa de família, hostel, ou apartamento particular no Airbnb.

De acordo com sua escolha, o custo de ficar hospedado pode ser maior ou menor. Por exemplo, para ficar hospedado em um hotel ou pousada mediana, você gastará em torno de 500 reais por noite. Contudo, existem outras opções de hospedagens mais em conta, como albergues.

Considere também a possibilidade de ficar hospedado em uma casa de família ou reservar uma acomodação inteira com o Airbnb, mas lembre-se de reservar com bastante antecedência para obter as melhores tarifas.

E se deseja economizar ao máximo, se hospedando gratuitamente, utilize o site Couchsurfing. Uma rede social voltada para viajantes que desejam realizar trocas de experiências com outros usuários do mundo inteiro.

Procurando por aulas de alemão? A plataforma Superprof está a um clique de distância. Conheça nossos Superprofessores de alemão!

Saiba quais locais você deve visitar na capital alemã

Entre abundantes atrações turísticas e monumentos imperdíveis, sua estadia na Alemanha pode ser um constante mergulho na história de Berlim. Conheça alguns locais inesquecíveis que você precisa conhecer:

Portão de Brandenburgo

O portão de Brandenburgo é uma antiga porta da cidade de Berlim, reconstruída no final do século XVII como um arco do triunfo neoclássico. Foi inaugurado em 1791 para ser um símbolo do triunfo da paz sobre as armas. Infelizmente, durante a divisão da cidade, através do Muro de Berlim, o Portão se tornou inacessível a qualquer cidadão comum, ele só podia ser apreciado de longe. Acabou virando um símbolo da divisão da cidade. Hoje é um dos pontos turísticos mais famosos do país, localizado no Pariser Platz, 10117.

Dicas de locais para conhecer na capital alemã. O Portão de Brandenburgo é um dos locais mais visitados na cidade de Berlim

Memorial do Holocausto

Entre 1933 e 1945, milhões de judeus foram brutalmente assassinados pelo regime nazista. Em Berlim há um espaço a céu aberto para homenagear a todos os judeus mortos no Holocausto, e assim trazer à tona a memória das vítimas dessa tragédia. O monumento é composto por 19 000 metros quadrados, com blocos de diferentes tamanhos, simbolizando cada uma das vítimas. O Memorial do Holocausto se encontra a uma quadra de distância do Portão de Brandesburgo, na Cora-Berliner-Straße 1, 10117

Reichtag

O Reichstag é o nome do prédio onde o Parlamento Federal da Alemanha exerce suas funções. O prédio também é um ponto turístico muito procurado em Berlim, devido a sua importância histórica. Em 1918, uma de suas sacadas serviu de palco para a proclamação da república. Em 1933, ao ser incendiado, serviu de palco para a suspensão de diversos direitos civis, com a Lei do Plenos Poderes de Hitler. O Reichstag está localizado em Berlim, na rua Platz der Republik 1, 11011, no distrito de Mitte.

Muro de Berlim

O Muro de Berlim foi uma barreira que dividiu Berlim em dois blocos, isto é, circundando toda a Berlim Ocidental, separando-a da Alemanha Oriental. A parte ocidental ficou sob o domínio do governo soviético e a parte oriental  sob o domínio dos EUA. O muro foi construída pela República Democrática Alemã durante a Guerra Fria. Mesmo após ter sido derrubado em 1989, os viajantes vem de diferentes lugares do mundo para fotografar os resquícios de um dos maiores símbolos da Guerra Fria. O trecho mais famoso é o East Side Gallery, localizado próximo ao rio Spree, na Mühlenstraße, em Friedrichshain-Kreuzberg.

Não esqueça de visitar outros locais importantes da capital alemã, como:

  • Avenida Unter den Linden;
  • Potsdamer Platz;
  • Gendarmenmarkt;
  • Alexanderplatz

E saiba por onde andar na cidade de Berlim!

Como planejar uma viagem para a capital da Alemanha?

Antes de sua partida para Berlim, você terá que fazer um bom planejamento, definindo todas as despesas da viagem, como quantidade de dinheiro que será gasto com passagens, hospedagens, seguro viagem, e roteiro do passeio.

Dicas de como planejar uma viagem para Berlim. Não deixe que a falta de dinheiro atrapalhe a sua viagem!

Preparamos alguns pontos relevantes para que você planeje bem um grande orçamento para cobrir as despesas. 

Se organize financeiramente antes da sua viagem – O padrão de vida em Berlim é semelhante a outros países europeus. Portanto, comece a juntar dinheiro com muitos meses de antecedência.

Como fazer?

Você pode fazer isso estipulando metas para as suas despesas mensais, isto é, gastar apenas com o essencial, cortando alguns gastos “supérfluos”, o que sobrar, deve ir direto para o cofrinho da viagem.

Divida quantias exatas para as despesas da casa, gastos com alimentação e pequenos lazeres. Contudo, cortar o cafezinho, as idas ao barzinho ou a pizza do final de semana pode ajudá-lo a poupar muito dinheiro. 

Você também pode levantar um bom dinheiro fazendo algum serviço extra, como dar aulas particulares, vender roupas, bolos, perfumes ou objetos que não usa mais. Já pensou  na possibilidade de estender o seu horário de trabalho para receber hora extra?

Escolha uma boa hospedagem – Dependendo da forma como você viaja, o custo de ficar hospedado pode ser maior ou menor. Por exemplo, para ficar hospedado em um hotel, você gastará em torno de 500 reais por noite em um hotel razoável. Entretanto, existem outras opções de hospedagens mais em conta, como albergues.

Busque passagens aéreas mais baratas – Geralmente, as passagens oscilam entre 2500 e 5000 reais, de acordo com a cidade de partida. Portanto, sinta-se à vontade para usar os sites Skyscanner e Google Flights para achar boas ofertas de passagens.

Enquanto planeja sua viagem para Berlim. Que tal fazer aulas de alemão online?

Descubra quais são os mais belos pontos turísticos da capital da Alemanha

A cidade de Berlim é conhecida pelos variados pontos turísticos que agradam os mais diferentes gostos. São inúmeros museus, bares, boates, praças, parques, monumentos e memoriais para quem deseja apreciar a beleza e a história da Alemanha.

Durante sua visita a Berlim, sinta-se à vontade para conhecer o Museu Judaico, o Parlamento alemão, o zoológico de Berlim…

Constantemente, entre as atrações turísticas e lugares incomuns, a sua estadia em Berlim oscilará entre a riqueza histórica de Berlim e descobertas artísticas, bem típicas da região. Os viajantes aficionados por história encontram na capital alemã lindos monumentos históricos preservados, apesar da guerra. Tais como:

  • O Portão de Brandengurgo – É considerado um dos marcos mais conhecido da Alemanha. Antigamente, era a porta da cidade, hoje sua importância está gravada nas moedas de euro alemãs e nas lembranças dos viajantes;
  • Palácio do Reichstag – É uma das atrações mais visitadas de Berlim. O Reichstag é um prédio impressionante que abriga o parlamento alemão, conhecido como Bundestag;
  • Siegessäule – O Obelisco da vitória possui 67 metros de altura e está localizado na praça do Tiergaten. Foi concluído em 1873 para conquistar as vitórias militares do Reino da Prússia contra o Império Austríaco;
  • Berliner Dom – A catedral de Berlim, localizada na ilha dos Museus, é uma das atrações mais fotografadas de Berlim, devido a sua beleza arquitetônica. A catedral foi construída em 1895 em um importante local histórico de Berlim;
  • East Side Gallery – É um símbolo da história do país e um lugar altamente artístico. Essa galeria é a parte mais longa do muro que permaneceu de pé após a queda do Muro de Belim;
  • O Estádio Olímpico – Onde ocorreram os jogos olímpicos de verão de 1936;
  • Nikolaikirche –  A Igreja de Saint Nicolas ou São Nicolau é uma das estruturas mais antigas da cidade. Está localizada na parte oriental do centro de Berlim, uma área bem medieval;
  • Gendarmenmarkt – É uma praça localizada no centro histórico de Berlim. Ela é considerada por muitos Berlineses como a praça mais bonita da cidade;
  • Berliner Fernsehturn – É um dos lugares mais visitados pelos turistas. A Berliner Fernsehturn é uma torre de radiofusão, localizada na Alexanderplatz. Ela é considerada a mais alta construção da Alemanha e pode ser vista de diferentes pontos da cidade;
  • Checkpoint Charlie – O Checkpoint Charlie foi projetado como um simples posto militar para passagem de membros das Forças Aliadas e estrangeiros na Alemanha Ocidental para Alemanha Oriental. Ele foi o ponto de passagem mais conhecido durante a guerra Fria. Atualmente, é a passagem fronteiriça mais famosa da cidade:

Saiba tudo sobre esses e outros monumentos mais bonitos da cidade de Berlim aqui!

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar