As aulas de yoga podem promover o melhor desenvolvimento infantil e gerar diversos benefícios para o corpo e mente da criança. Isso porque a yoga é um exercício físico completo que mexe com todas as regiões do corpo, aumentando a flexibilidade e promovendo o relaxamento corporal.

O curso de yoga iniciantes é um mundo maravilhoso que vale a pena ser apresentado para o seu filho, já que o exercício físico desenvolve também a autoestima, autoaceitação e ajuda no tratamento de problemas psicológicos como ansiedade e depressão.

Diante de tantos benefícios, se você deseja matricular o seu filho no curso yoga e ainda não sabe como apresentá-lo ao exercício físico, continue acompanhando o nosso artigo, pois explicaremos tudo o que você precisa saber!

Com que idade a criança deve ser apresentada ao curso de yoga ?

curso de yoga
A criança pode ser apresentada ao curso de yoga desde os 3 anos de idade. Nessa idade, ela já sabe o que deve ser feito ao longo da aula e se beneficiar com as vantagens proporcionadas pelo curso.

Muitos profissionais indicam que a melhor idade para aprender yoga é aos 3 anos. Portanto, desde muito novas, as crianças podem iniciar o curso, sejam sozinhas ou com a família. Pode parecer cedo, mas nessa idade, as crianças já conseguem compreender quais são os movimentos que devem ser realizados ao longo da aula yoga.

Assim, durante a yoga aula, os praticantes podem desenvolver a flexibilidade e relaxar o seu corpo, além de conhecer mais os seus limites e as suas habilidades corporais.

As aulas de yoga se adaptam ao estilo de vida das crianças, e se elas são mais imperativas ou exigentes, os exercícios físicos buscam atender às suas necessidades. Quando as crianças são mais extrovertidas, as aulas tendem a ter brincadeiras mais alegres, por exemplo.

Além disso, as aulas são muito divertidas para as crianças, pois durante o curso são realizadas posturas muito espirituosas, como imitar um animal, por exemplo. Vale lembrar também que as aulas estimulam a relação social entre as crianças, pois elas se comunicam bastante ao longo do curso.

Quando as crianças são mais novinhas - ou melhor têm 3 ou 4 anos -, as aulas de ioga tendem a ser mais simples, com brincadeiras e movimentos corporais mais fáceis. Nesse caso, as aulas podem ser realizadas até mesmo em família, com foco na maior interação entre pai e filho.

Porém, quando elas têm 6 ou 7 anos, já podem realizar movimentos de yoga mais complexos, realizando brincadeiras e desenvolvendo a criatividade infantil. Independente das atividades realizadas no curso de yoga, o fato é que a prática desse exercício é muito acessível ao público infantil!

Como é uma sessão de yoga para crianças ?

sessão de yoga
A sessão de yoga para crianças é bastante divertida e proporciona relaxamento para o corpo, promovendo o melhor desenvolvimento infantil. Por isso é tão importante realizar esse exercício físico.

Não existe um modelo de sessão de yoga exato para as crianças. Porém, as aulas são baseadas em uma estrutura básica que o professor de yoga precisa seguir para enquadrar todas as posturas do exercício físico. Em geral, o curso de yoga é realizado com estas atividades:

  • Realização de jogos divertidos, buscando o desenvolvimento da criatividade;
  • Prática de diversas posturas, enfatizando os exercícios respiratórios;
  • Prática de posições de relaxamento e meditação, proporcionando sensação de calma para a criança.

A partir desse simples planejamento é possível desenvolver excelentes aulas de ioga, tornando a prática ainda mais eficiente. Mas, além dessas atividades, também são realizadas posturas ao longo da yoga aula. Estas são as principais posturas do curso de yoga para o público infantil:

Saudação ao sol

Essa é uma das primeiras posturas realizadas quando se inicia a aula de yoga, pois esse movimento ajuda o corpo a relaxar. Nessa posição, a criança precisa ficar com a postura ereta, os pés juntos e o corpo firme.

Além disso, os braços precisam se manter em 90 graus, com as mãos mantidas no peito. Ao longo dessa postura, a criança deve realizar profundas inspirações e expirações durante 3 minutos.

Postura de cobra

A postura da cobra serve para alongar os músculos do abdômen e da lombar. Para fazer a postura, a criança precisa se deitar no tapete de yoga e se apoiar com as palmas da mão.

Depois é necessário estender o corpo com os braços e direcionar a cabeça para o teto. Vale ressaltar que essa postura não é indicada para crianças que possuem problemas de coluna!

Postura de borboleta

Nessa postura, a criança alonga e aquece o corpo para dar início às demais posturas. Para isso, a criança precisa sentar no chão com as pernas flexionadas e juntar a sola dos pés. Depois, a criança deve apoiar as mãos nos pés e imitar o movimento das borboletas.

É necessário que as crianças permaneçam em torno de 2 a 3 minutos nessa mesma posição. Essa é uma das posturas consideradas mais divertidas pelas crianças por conta dos seus movimentos.

Postura de cachorro

O foco dessa postura é o alongamento do músculo femoral, das costas e do tronco. Nessa postura, a criança precisa colocar os pés no chão e não levantar muito os calcanhares. Além disso, é necessário manter as palmas das mãos no tapete, elevar os quadris em posição de 40 graus e deixar a cabeça em posição de descanso.

Após a realização dessa postura, a criança precisa se levantar lentamente para que não ocorram tonturas. O ideal é que as crianças se mantenham por cerca de 2 minutos nessa mesma postura.

Postura da árvore

Nessa postura, a criança precisa se manter em equilíbrio com um dos pés posicionados no chão, como se seus pés fossem raízes fincadas no solo. Por conta da sua premissa, essa postura costuma ser uma das mais preferidas das crianças, e esses momentos são muito divertidos durante a aula de ioga.

Postura da cadeira

Nessa postura, a criança precisa manter os pés distantes do quadril e ficar em frente ao assento. Nesse momento, a criança precisa dobrar os joelhos e manter a postura ereta. Depois é necessário olhar para frente e manter os braços retos. O movimento que a criança precisa fazer é como se estivesse voltando para sentar na cadeira.

Essas são as posturas mais importantes do curso de yoga e que podem proporcionar maior consistência corporal, flexibilidade e autonomia para as crianças. Além disso, esses movimentos são muito divertidos, tornando a yoga ainda mais atrativa para a criançada!

Como fazer a apresentação do curso de yoga ?

meditação infantil
Os pais que querem matricular os seus filhos no curso devem apresentar as aulas de yoga para eles. Dessa forma, as crianças conseguirão determinar se desejam praticar o exercício físico.

É necessário apresentar o curso de yoga para as crianças e perguntar se elas desejam iniciar as aulas. Uma boa opção é realizar uma aula introdutória juntamente com o seu filho, realizando os principais movimentos do exercício físico. Nesse momento, o acompanhamento do profissional é essencial para apresentar o curso.

Portanto, com a ajuda do professor de yoga, mostre para o seu filho as posturas mais divertidas do curso e como isso pode ajudá-lo a melhorar a consistência corporal. Mostrando os benefícios da atividade física, a criança entenderá a importância de realizá-la, além de ver como pode ser divertido praticar yoga.

Para isso é muito importante encontrar um profissional qualificado que dê aulas de yoga para iniciantes. A plataforma Superprof pode te ajudar bastante a encontrar o professor ideal, pois vários professores de yoga já se cadastraram no site oferecendo as suas aulas para quem deseja praticar yoga.

Introduza o seu filho ao curso de yoga !

aula de yoga
A introdução ao curso de yoga é muito importante. Portanto, apresente as aulas de yoga ao seu filho e mostre os benefícios proporcionados pelo exercício. Com momentos de diversão e relaxamento, ele irá se apaixonar pela atividade física!

O curso de yoga pode beneficiar o desenvolvimento infantil do seu filho, sendo uma excelente opção para promover a flexibilidade e a consistência corporal e estimular a criatividade. Além desses benefícios, estas são as principais vantagens proporcionadas pelo curso de yoga para iniciantes:

  • Melhoria da concentração;
  • Redução de problemas de estresse, ansiedade e hiperatividade;
  • Elevação do nível de autoaceitação e autoestima;
  • Combate à síndrome do pânico e depressão;
  • Fortalecimento da musculatura e da consistência corporal;
  • Respeito aos limites do corpo;
  • Fortalecimento dos ossos;
  • Desenvolvimento da coordenação motora, postura e equilíbrio;
  • Ajuda no controle da emoção e da calma;
  • Ensina novos hábitos;
  • Alivia dores corporais;
  • Melhoria do processo de respiração;
  • Promoção de exercícios de relaxamento;
  • Normalização do sono;
  • Promove o autoconhecimento;
  • Melhoria da capacidade imunológica.

A introdução ao curso de yoga gera todos os benefícios acima e pode ajudar muito o seu filho a desenvolver habilidades, conhecendo mais os pontos fortes e fracos do seu corpo.

Isso porque a yoga é um exercício físico completo que gera maior autoconhecimento e promove a conexão do corpo com a mente. Portanto, se você deseja matricular o seu filho em um curso, saiba o valor da aula de yoga e vá em busca de bons profissionais!

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Isabella

Graduada em administração de empresas e especialista em marketing de conteúdo. Apaixonada por educação, redação e mundo digital. Atua como redatora e conteudista.