Música Reforço escolar Idiomas Aulas particulares Artes e Lazer Esporte
Compartilhar

Reforço escolar como suporte pedagógico

De Joseane, publicado em 12/01/2018 Blog > Aulas particulares > Reforço escolar > Por que ter aula particular?

Quem ainda não pensou em procurar aulas de apoio escolar ou de banca  (para si próprio ou para os filhos e sobrinhos), principalmente quando o boletim escolar começa a ficar “avermelhado”? 

Na verdade, mais e mais pais estão buscando suporte escolar para seus filhos: com o passar dos anos e o aumento da concorrência no mercado de trabalho, cresce o número de famílias que recorrem as aulas particulares como complemento a educação das crianças e adolescentes.

Seja para ajudar com a lição de casa, dar suporte na hora de fazer trabalhos e pesquisas, reforço para língua estrangeiras e matemática… As aulas particulares representam um mercado econômico importante, em crescimento permanente. Geralmente a tutoria é mais procurada por alunos matriculados no ensino fundamental 2, mas também pode beneficiar estudantes da escola primária e, em alguns casos, do ensino superior.

A crescente busca por aula particular e acompanhamento escolar não é à toa. Há muitas razões para tal,  sendo a mais comum as lacunas deixadas por falhas do ensino proposto pelo sistema de educação nacional.

Felizmente, graças as aulas de reforço escolar, estudantes de todos os segmentos do ensino podem beneficiar de um acompanhamento personalizado que contribui para um melhor rendimento no âmbito acadêmico.

Aluno que necessita de acompanhamento pedagógico suplementar

Muitos estudantes estão por um triz, como dizem. Seja por um má relação com professores ou colegas em sala de alta que dificulta a sua aprendizagem, por desorganização com relação ao tempo de estudo ou mesmo pelo fato de que o currículo escolar não está realmente adaptado a sua necessidade. Não corresponde às suas aspirações e objetivos.

Seja qual for a razão, fato que é alunos que apresentam resultados ruins  na escola perdem as esperanças com relação ao seu futuro acadêmico e profissional.  Considere a hipótese em que um aluno está com notas ruins e médias baixas devido a um certo bloqueio que ele desenvolveu com relação a maneira de se portar ou de transmitir conteúdo de um professor determinado.

As relações no ambiente escolar afetam o rendimento dos alunos

Muitas vezes o aluno não possui dificuldade relevante com relação ao conteúdo em si, mas tão somente com relação ao ambiente escolar ou a metodologia utilizada.

Com relação a este último aspecto, convocar um professor particular a domicílio pode ajudar o aluno a superar certos bloqueios e melhorar suas médias. Um professor cuja relação com o estudante seja baseada na igualdade e desejo em ajudar, tem grandes chances de trazer a motivação do aluno de volta!

Como escolher um professor de suporte escolar?

Prestando atenção a seu perfil e a sua pedagogia! Descobrindo a real dificuldade do aluno fica mais fácil criar critérios para escolher o tutor que fará a diferença.

Por exemplo, se seu filho apresenta problemas de concentração, ou mesmo dislexia, ele pode apresentar dificuldades na escola. As várias horas da sala de aula numa sala mista não lhes permitem estudar em seu próprio ritmo, dificultando o processo de aprendizagem. Nesse caso,  um professor particular especializado pode ser a solução ideal.

Por último, pode acontecer que um determinado problema de aprendizagem seja apenas temporário, resultado uma fase curta do desenvolvimento do jovem. Para prevenir que o quadro não se agrave, um acompanhamento escolar com tutor é recomendável.

Tapando os buracos deixados pelo sistema nacional de educação

Esta é a razão número um que leva pais e estudantes a buscar ajuda junto a professores e tutores de aula particular.

O sistema de ensino tradicional deixa a desejar? Procure um tutor de reforço escolar!

Uma questão muito debatida na mídia e vivida por alunos de todas as faixas etárias: o sistema educacional brasileiro tem muito a melhorar.

Sala de aulas superlotadas, professores que nem sempre dominam a matéria na qual é formado e deveria ser especialista, projetos pedagógicos defasados, programas inacabados, entre outros … são  fatores que causam desânimo e desmotivação em relação à escola.

A má qualidade de ensino juntamente com outros fatores de origem social, econômica e familiar são elementos que motivam o fracasso escolar.

Começa então uma correria contra o tempo para remediar tantas dificuldades. Quanto mais a universidade se aproxima, mais os pais se vêem tomados pela necessidade de encontrar possibilidades para melhorar o rendimento escolar dos filhos. As aula particular e a tutoria online ou presencial, contribuem para diminuir os ricos de reprovação e aumentar as chances de se conseguir uma vaga numa boa universidade.

Assim, nos últimos anos observou-se uma explosão de busca por aula com tutor particular.

Em qual idade começar as aulas de tutoria?  O mais cedo possível, principalmente se o aluno estiver no ensino fundamental 2!

Lidando com as dificuldades de aprendizagem do aluno

Geralmente, as buscas por aula de tutoria ganham intensidade no início do ano letivo quando alguns alunos dão sinal de atraso com relação aos demais da turma e, também, no final do ano letivo, momento de preparação para as provas de final de ano.

O importante é que os alunos que apresentam dificuldades sejam identificados o mais rápido possível e que os professores juntamente com as famílias, trabalhem para resolver tais dificuldades!

Identificar a natureza do problema é, também, um passo importante para lidar com ele de forma efetiva. Um aluno com dificuldade de concentração necessita de um acompanhamento diferente daquele outro aluno cujo problema está relacionado a falta de conhecimento num determinado assunto.

A pressão dos pais é um dos fatores que mais desmotivam o aluno!

Muitas vezes, sem mesmo se dar conta, pais e famílias exercem uma pressão exacerbada sobre o aluno, impossibilitando que este avance livremente no seu percurso acadêmico. Essa situação cria um bloqueio no estudante que acaba se retraindo, diminuindo ainda mais o seu rendimento na escola.

Em todos os casos, um acompanhamento personalizado e com um professor qualificado pode ser a solução que fará a diferença na vida do aluno.

Contar com um professor particular, ou com aulas de reforço em grupo, ou com acompanhamento de um tutor pode ajudar para melhorar o desempenho do aluno e sua relação com os estudos e a escola. O formato do curso de apoio escolar deverá ser escolhido de acordo com o perfil do aluno e as dificuldades que ele enfrenta.

Fique atento as possíveis situações que podem causar uma certa diminuição do rendimento escolar do seu filho e seja preventivo, contratando ainda hoje um apoio pedagógico suplementar que ajudará o seu filho rumo ao sucesso acadêmico!

Melhorando o rendimento escolar do aluno

A aula de reforço escolar faz um grande sucesso quando requerida face a uma preparação para provas e exames. Isso significa que se o seu filho precisa estudar para uma determinada prova ou exame de admissão, o acompanhamento com professor particular pode ser um forte aliado.

Porém, é a longo prazo que o apoio escolar é mais efetivo. Se o aluno segue uma forma de acompanhamento com tutor de maneira regular, ele certamente estará mais preparado quando chegar a hora de fazer suas avaliações e não precisará correr contra o tempo.

Prevenir é a chave para uma vida acadêmica bem sucedida! A aula de tutoria personalizada é uma excelente ferramenta para adquirir uma metodologia de trabalho bons e eficazes. Saber ler um gráfico, fazer uma síntese de um texto, escrever uma boa redação, resolver uma equação matemática? Para tanto, existem várias astúcias e um bom professor particular conhecerá aquelas que serão facilmente absolvidas pelo aluno em questão.

Finalmente, um bom professor sabe como fazer o aluno se interessar pela sua disciplina. O apoio escolar é então uma oportunidade para a reconciliação com a matemática, química, física, etc . Nada melhor para adquirir o gosto de aprender e ter sucesso!

O limite das aulas a domicílio

Pronto, você identificou a razão ou as razões pelas quais seu filho está com notas baixas e decidiu contratar um tutor particular para acompanhá-lo e ajudá-lo com as tarefas escolares. O objetivo aqui é melhorar o desempenho escolar do seu aluno, ou seja, notas melhores e médias mais altas!

O reforço escola permite que o aluno melhore gradualmente!

No entanto, pouco depois que o seu filho começa o acompanhamento com professor particular, suas notas apresentam uma leve melhoria, mas continuam baixas! Isso não é motivo para você surtar e começar a pressionar o aluno! Lembre-se que a melhora é gradativa quando o assunto é estudos!

Não adianta sair falando mal do professor que, embora qualificado, não faz milagres!

Seja paciente e compreensivo, além de apoiar o seu filho. Estabeleça objetivos palpáveis de acordo com a realidade do aluno. Ao invés de verificar se a nota do aluno subiu de 4 para 10, analise como está a relação dele com o conteúdo. Muitas vezes, o mais importante não é o aumento súbito da nota mas a assimilação do conteúdo que trará melhores resultados a longo prazo.

O trabalho da tutoria é sobretudo desenvolver métodos de aprendizagem eficazes que incite o aluno a trabalhar em autonomia! Afinal de contas, o ideal não é passar toda a vida sendo acompanhado por um professor particular (embora seja possível). Um professor quer ver o seu aluno andando com as próprias pernas e sendo o mestre do seu próprio sucesso!

Compartilhar

Nossos leitores curtem este artigo
Este artigo trouxe a informação que você estava procurando ?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

Deixe um comentário

avatar