Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Saiba tudo para ensinar a língua italiana

De Carolina, publicado dia 14/09/2017 Blog > Idiomas > Italiano > Como se tornar professor do idioma de Dante?

Você sonha em se tornar um professor de italiano? Transmitir seu amor pela língua de Dante e a cultura desse país apaixonante?

No Brasil, existem muitos professores de italiano. No Superprof, você pode encontrar o professor ideal para o seu projeto com a língua de Dante!

Assim, entre professores particulares que dão aulas de italiano online ou em casa ou em escolas de idiomas, há sempre um lugar para os amantes da língua italiana! E os brasileiros são cada vez mais atraídos pelas línguas graças às diferentes viagens e intercâmbios que andamos fazendo pelo mundo afora!

Mas você ainda se pergunta: ensinar na escola primária, na faculdade, no ensino médio ou na universidade? Ser autônomo ou trabalhar no setor privado? Qual o grau a seguir no ensino superior? Doutorado? Mestre?

Tornar-se um professor não é tarefa fácil…

Há muitas razões para essa profissão ser uma verdadeira vocação. Dos longos estudos aos recursos da internet, existem muitas maneiras de se tornar um professor de idiomas. Treinar, adquirir bases, organizar e estudar requer rigor e organização!

Conheça as belezas da Itália A capital romana espera por você!

Então, quais são suas soluções para alcançar seu caminho na sua carreira? Como se tornar um professor de italiano?

Como se tornar professor de italiano no Brasil?

Existem muitos lugares para divulgar o conhecimento a tantas pessoas quanto possível. Esse é particularmente o caso do domínio linguístico.

As associações são criadas para conhecer a cultura italiana, mas também para transmitir o idioma de Dante Alighieri através de cursos de italiano.

Eles oferecem atividades e aulas. Essa pode ser uma oportunidade para você trabalhar no futuro!

Assim como nos centros culturais, que também são excelentes lugares para fazer suas aulas, você pode ensinar italiano ou organizar workshops culturais em torno do tema da Itália.

Cabe a você aprender cursos de culinária italiana para fazer pizzas, para introduzir o cinema italiano ou a história da arte para seus alunos. Eles vão gostar de todo esse conhecimento que você vai transmitir com paixão.

Esses lugares vão ensinar a se adaptar a qualquer tipo de aluno, desde o mais novo até o mais velho. Você vai precisar avaliar o nível de seus alunos e se adaptar às suas necessidades. Uma boa lição para você se tornar o professor que quer ser, não é?

Você também pode começar a fazer contatos. Encontrar professores experientes, italianos nativos, animadores… Essas pessoas têm a mesma paixão que você: a Itália e sua língua!

Eles podem ser de grande ajuda, dando-lhe conselhos ou bons planos para se tornar um professor em uma universidade, escola de idiomas, centros culturais ou professor em domicílio.

Porém, para se tornar professor de italiano no Brasil, o mais simples é procurar pelas escolas de idiomas! Há muitas instituições espalhadas em todo o país.

É verdade que muitas são especializadas em inglês e/ou espanhol, mas outras oferecem várias línguas, inclusive italiano!

Então, procure saber em sua cidade quais escolas de idiomas dão aulas de italiano. Você pode ir nessas lugares perguntar informações, se eles precisam de professores de italiano, quais são os perfis dos professores. Se você se encaixa, por que não se candidatar?

Ou se não, você  prefere um trabalho em que é o seu próprio chefe? É bem possível se tornar um professor particular, como pode testemunhar nossos vários professores de italiano do Superprof!

Conheça a natureza italiana O país também possui montanhas e lagos incríveis!

Independência e mobilidade são características muito atraentes da vida de professores particulares. Você pode escolher sua agenda e seus alunos! Mudar de cidade não é mais um problema se o seu parceiro ou companheiro for transferido para o outro lado do Brasil, ou se você quiser mudar, simplesmente!

Quais estudos fazer para ser professor de língua italiana?

É possível aprender italiano na escola primária?

Sua vocação apareceu muito jovem?

Desde a escola primária, a Itália e toda a sua cultura é uma quase religião para você?

A história romana e seu império influenciaram muitas vocações! Pois é na escola primária que se descobre a história da Itália e todas as suas conquistas, uma mais incrível que a outra!

No entanto, no nível primário, não é o italiano que prevalece, mas aprender as matérias básicas como português, matemática, ciências, geografia, história. Se uma língua estrangeira é ensinada nesse período escolar, certamente ela é o inglês e em segundo caso o espanhol.

Línguas como o italiano, francês e outras são deixadas em terceiro plano.

A não ser que a criança faça uma escola internacional como a Scuola Italiana Eugenio Montale em São Paulo, capital e a Fundação Torino em Belo Horizonte, MG. As duas escolas ensinam todas as matérias básicas em italiano.

A maioria dessas escolas foram lançadas para atender descendentes de italianos ou empregados de empresas italianas que se instalaram no Brasil.

Italiano desde os primeiros anos de escola a gente só conhece nessas escolas internacionais!

Pode ser que os pais matricularam seus filhos em escolas de línguas especializadas para crianças desde cedo. Assim, os pequenos também podem criar gosto e se expressar em italiano!

Italiano como segunda língua no curso de Letras

Algumas faculdades oferecem português e outra língua estrangeira. As mais escolhidas são inglês e espanhol.

Aprenda a língua de Dante e more na Itália Divirta-se passando sua paixão pela cultura italiana para seus alunos

No entanto, se esse não for o seu caso, você pode seguir seus estudos em italiano para ser professor do idioma!

Assim, você poderá aprender todas as nuanças da língua e sua literatura no ensino superior.

Não desista!

É fácil durante seus anos de faculdade encontrar associações ou institutos para praticar o italiano regularmente. Conheça os nativos nos cafés e converse! O fato de ter discussões reais em italiano com pessoas cuja língua materna é o italiano só será benéfico!

Quanto mais você se envolver em sua aprendizagem, mais fácil será falar essa língua!

Mas quem diz o curso de Letras, também diz diploma de bacharel ou licenciatura.

Durante os anos superiores, você terá essas duas escolhas. O Bacharel é indicado para pessoas que querem principalmente trabalhar com traduções, no ramo editorial, com empresas.

Já a licenciatura é indicada para pessoas que querem dar aula de italiano (é o seu caso?). Assim, você terá matérias como psicologia, pedagogia, metodologia para planejar e dar suas aulas nas melhores condições!

Para obter uma boa pontuação nesses cursos, é essencial estudar regularmente ao longo do ano. Não pense que algumas revisões antes do exame bastarão para ter bons resultados.

Se você quiser aprender italiano, uma boa nota em seu histórico só vai ajudá-lo.

Ser professor de italiano sem ter morado na Itália é uma boa ideia?

Se você não descobrir a Itália, você pode ter graves lacunas na sua vida profissional (professor em escolas de idiomas, no ensino médio, no ensino superior…) e ficar frustrado o resto de sua vida (exageros à parte…).

Sem ter passado um mínimo de tempo na Itália, como você vai saber se alguém pronuncia bem as palavras no idioma?

Em italiano como em qualquer outra língua, a pronúncia é extremamente importante para uma boa compreensão.

As palavras podem mudar completamente o significado se você não sabe articular bem as sílabas como (ou parecido) os nativos. Você coloca a sílaba tônica no lugar errado e torna-se difícil saber o que você quer dizer com tal palavra irreconhecível para um falante da língua italiana!

A boa pronúncia é adquirido praticando todos os dias, mas especialmente ouvindo nativos italianos. Por isso, ser professor de italiano sem sair de casa é mais difícil, mas não impossível!

É verdade que hoje, com as facilidades adquiridas através do desenvolvimento dos meios de comunicação, você pode conversar com um italiano do seu computador, smartphone e tablet sem sair do seu sofá. Skype e outras ferramentas facilitaram a vida de todo mundo, não é verdade?

Mas, é claro, está longe de ser a mesma coisa! Pela internet, você não tem o ambiente, as sutilezas dos hábitos dos italianos. Mesmo que alguém tente te explicar isso, a percepção não é a mesma, pode ter certeza!

Por isso, ser professor de italiano sem ter morado na Itália parece não ser uma boa ideia

Ser professor de italiano sem sair de casa, é possível?

Hoje, o MOOC, cursos de italiano online oferecidos pelas grandes universidades mundiais, estão se tornando moda. Os alunos obtêm, então, um diploma virtual comprovando seu cumprimento de todas as aulas com todos os critérios para a aprendizagem teórica.

Veneza é uma das cidades mais bonitas do mundo Quer ensinar italiano? Então, conheça o pais e suas belezas!

Mas o mundo profissional também exige prática e experiência! Os diplomas, por exemplo, são essenciais na educação pública. Seja para línguas, matemática, história geográfica, educação física, química, física, ciências, português…

Para acessar a posição do professor de idiomas, você deve primeiro passar por um curso superior, de preferência de letras.

Esse exame, uma vez adquirido, já é um grande passo para o ensino nas escolas tradicionais, sejam elas públicas ou particulares.

Mas, embora todos esses diplomas sejam aconselhados no meio escolar e acadêmico, você pode chegar lá sem tê-los. Mas como?

Se você decidir se tornar independente, não será necessário nenhum diploma. Você é o único chefe de seu negócio!

No entanto, seu currículo será sempre solicitado pelos seus clientes. Eles ficarão mais seguros se você tiver um diploma ou uma experiência significativa no meio da educação. Não deixe de indicar suas habilidades e competências. Assim, é possível ser professor de italiano sem sair de casa!

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

Deixe um comentário

avatar