Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

As maravilhas do idioma da Alemanha

De Fernando, publicado dia 13/07/2018 Blog > Idiomas > Alemão > Por que aprender alemão?

Ainda hoje, há poucos estudantes que escolhem o alemão como opção de idioma em seu percurso acadêmico, dando espaço para, além dos tradicionais inglês e espanhol, as línguas italiana e francesa.

No entanto, a língua alemã pode ser uma surpresa para você!

Essa língua indo-européia está longe da imagem autoritária que pode ser dada a ela. Com uma riqueza de história e cultura, a língua germânica atrai tanto jovens quanto idosos, seja para adquirir uma nova habilidade profissional ou simplesmente para enriquecer seu vocabulário linguístico.

Nesse post o Superprof explica como a linguagem de Goethe é notável e apaixonante!

As peculiaridades do vocabulário alemão Se você conhece essa combinação de cores, pode conhecer também o idioma!

1. Aprenda a língua mais falada na Europa!

Você acha que o alemão é apenas a língua nativa dos alemães? Pense novamente!

De fato, a língua alemã é de fato a língua mais usada na Europa, com mais de 100 milhões de falantes.

No entanto, de acordo com o estudo realizado pelo instituto Eurobarometer datado de 2012, apenas 6% dos entrevistados franceses seriam capazes de conduzir uma conversa  em língua germânica, contra quase 40% em inglês.

Isto é, portanto, muito lamentável, saber que os franceses, filhos de um país essencial do bloco europeu, são quase incapazes de construir uma frase em alemão ou falar alemão sem um sotaque franco-alemão, enquanto esta língua é a primeira na Europa!

Em todo o mundo, atualmente, são 15,4 milhões de estudantes da língua alemã como idioma estrangeiro.

Esqueça seus preconceitos sobre a dificuldade do idioma e comece a aprender a língua mais falada da União Européia hoje para se tornar um verdadeiro cidadão europeu!

2. Alemão, uma língua usada pelos maiores autores

Muitas vezes falamos da língua alemã como a língua oficial dos grandes pensadores e autores ao longo dos séculos! Através de cursos de alemão online ou de cursos intensivos em escolas de idiomas, os aprendizes poderão tornar o alemão sua segunda língua.

A língua alemã tem uma reputação internacional, sendo usada por muitos autores reconhecidos:

  • Johann Wolfgang von Goethe,
  • Emmanuel Kant,
  • Karl Marx
  • Alexander von Humboldt,
  • Friedrich Nietzsche,
  • Thomas Mann,
  • Hermann Hesse,
  • Gunter Grass,
  • Stefan Zweig.

Apoiando-se na gramática alemã, no vocabulário alemão e na compreensão escrita, você poderá ler os textos originais depois de alguns anos aprendendo a língua.

Você imagina que a leitura de uma tradução alemã para outro idioma vai perder o significado mais profundo de certas palavras, o que pode muitas vezes ser verdade: por isso, é melhor possuir bases linguísticas sólidas para acompanhar a maior parte do trabalho desses grandes autores!

 

3. Palavras alemãs são particularmente ricas

As palavras alemãs compostas são muitas vezes fontes de confusão para os iniciantes na língua germânica!

A língua alemã ainda ganha o prêmio da palavra mais longa do mundo: rindfleischetikettierungsüberwachungsaufgabenübertragungsgesetz,  que significa um regulamento sobre o tráfico e a rotulagem da carne.

Esses longos termos não devem assustá-lo. Na realidade, os alemães são implacáveis em sua língua. Portanto, é geralmente suficiente quebrar essas palavras surpreendentes para descobrir seu significado.

Com um bom histórico de idiomas em alemão, seu vocabulário pessoal será muito mais rico, mas também mais original, do que o de pessoas que falam inglês ou espanhol!

Para aprender a falar alemão corretamente e se tornar um quase palestrante em alemão, considere desenvolver sua pronúncia e habilidades de escuta por meio de exercícios em alemão em sites especializados ou com um professor particular.

Assim você verá que é possível treinar o seu ouvido para o idioma online de uma forma simples, com filmes, músicas e programas de TV, não deixe de pesquisar!

4. Alemão para viajar em países de língua alemã!

Graças aos cursos de alemão gratuitos ou a um curso de alemão personalizado, você receberá uma vantagem para viajar dentro da estrutura européia, mas também além!

Os países germânicos têm muito a oferecer para você! A língua alemã é a 11ª língua mais usada no mundo; 1,4% da população mundial pratica todos os dias. E ao contrário das aparências, o alemão não se limita necessariamente à União Européia.

O alemão e seus diferentes dialetos germânicos tornam possível tornar-se um cidadão do mundo e descobrir países como:

  • Áustria,
  • Bélgica,
  • Luxemburgo,
  • Suíça,
  • Dinamarca,
  • Polónia,
  • Chile,
  • Paraguai,
  • Tanzânia, etc.

Embora a língua alemã não seja uma língua oficial nos Estados Unidos, o dialeto “Pennsylvanian”, uma mistura de inglês e alemão, é usado diariamente pela comunidade Amish. E no Brasil, alguns dialetos são variantes do alemão devido à colonização de diversas cidades no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Espírito Santo.

O alemão é uma língua maravilhosa para organizar um curso de línguas e descobrir a cultura alemã, diferentes línguas germânicas e tradições estrangeiras!

As universidades alemãs são ótimas em pesquisa Que tal ser um cientista na Alemanha? Ser bilíngue faz diferença

5. A língua alemã a serviço da pesquisa

O alemão tem virtudes que não sabemos! As universidades alemãs e outros grandes institutos são particularmente reconhecidos pela sua educação de qualidade e pela sua capacidade de ajudar os alunos a encontrar trabalho fora da escola.

Se a escola alemã é tão popular, é sobretudo porque a língua alemã desempenha um papel importante no cenário mundial da pesquisa. Sendo a terceira língua mais utilizada neste campo, o alemão é um grande trunfo para escrever teses e exportá-las internacionalmente.

É claro que o inglês continua sendo a principal língua em pesquisa, mas um estudante trilíngue pode facilmente integrar as escolas mais prestigiosas do mundo, dominando três idiomas essenciais: inglês, francês e alemão.

Ajude a desenvolver pesquisas científicas , aprendendo a escrever alemão fluentemente, enquanto usa arquivos de áudio para melhorar suas habilidades de fala!

6. Aprenda alemão para descobrir outras línguas!

Não pare por aí: aprenda um novo idioma para melhorar suas habilidades lingüísticas!

Norueguês, sueco, dinamarquês, mas também inglês (sim, sim!), As grandes línguas deste mundo têm muitas bases comuns com o alemão .

Além disso, os falantes de língua inglesa tendem a preferir o alemão ao espanhol, a língua germânica é muito mais fácil de lembrar por ter um vocabulário similar em inglês de vários termos (“turista” é “tourist “, “táxi” é chamado de “taxi”,” Computador “é chamado” computer” etc.)!

Para aprender alemão, nada é mais simples: o ideal é começar logo para adquirir uma base sólida desde a infância, e depois aprender outras línguas germânicas mais leves.

No entanto, nunca é tarde demais para começar: então use um professor de alemão em casa para aprender alemão como segunda língua e progredir rapidamente em várias línguas estrangeiras!

Descubra também as melhores citações sobre a língua alemã!

Literatura e academia, ambos são comuns no país A Alemanha é berço de muitos grandes autores

7. Aprenda alemão para estudar provérbios incomuns

Quem disse que aprender uma língua estrangeira não era divertido  (ou  Spaß ? O humor alemão é onipresente na língua germânica!

A língua alemã é cheia de pequenas frases que fazem você esquecer que está trabalhando no seu nível de linguagem . Entre as revisões dos verbos irregulares, dativo e genitivo, reserve um tempo para observar algumas frases divertidas conhecidas por todos os alemães.

Uma pequena compilação de provérbios alemães para lembrar:

  • Das ist mir Wurst, que significa “é salsicha para mim”
  • Das Leben ist kein Ponyhof, que significa “a vida não é uma fazenda de pôneis”,
  • Die Kirche im Dorf lassen, que significa “deixar a igreja na aldeia”,
  • Da liegt der Hund begraben, que significa “aqui é onde o cão está enterrado”,
  • Die beleidigte Leberwurst spielen, que significa “agir como uma salsicha ofendida”.

Em suma, frases divertidas, mas também particularmente úteis se você quiser estudar na Alemanha ou trabalhar na Alemanha e se comunicar como um nativo, o que te motiva para seguir nos cursos de alemão.

8. A língua alemã é rica em muitos dialetos

Na língua alemã, não existe apenas uma e a mesma língua, mas sim vários dialetos que mudam de acordo com o país ou os Länder onde os germanistas estão!

O mais famoso dos dialetos é certamente o dialeto bávaro, de modo que o sotaque e o vocabulário são tão complexos que se diz que é “alemão que nem os alemães entendem”.

Para estudar os diferentes dialetos alemães, existem duas soluções: aprender alemão “no terreno” através de um intercâmbio ou experiência imersiva na região, ou o curso específico ou intensivo com um professor nativo.

O que você está esperando para descobrir todas as maravilhas linguísticas que o alemão tem para nos oferecer?

9. Alemão: uma língua com regras surpreendentes

Aprender línguas estrangeiras pode trazer muitas surpresas!

Se você está fazendo exercícios de gramática no nível iniciante de alemão ou avançado, você notará rapidamente que a linguagem de Goethe é imbuída de regras muito específicas que contrastam completamente com outros idiomas.

A regra de gênero é muitas vezes a que mais repele os alunos de fora da Alemanha, com o alemão levando em conta três gêneros diferentes (masculino, feminino e neutro) para os substantivos.

Aqui, você não será capaz de levar o seu conhecimento de português completamente em conta, uma vez que os alemães não necessariamente ver as coisas como nós: por exemplo, dizer “ein Stuhl” (do sexo masculino) para “cadeira”. Outra regra sobre nomes: muitos possuem letras maiúsculas em seu início!

Se você quer aprender a língua alemã você terá que esquecer totalmente algumas de suas habilidades para se concentrar neste novo aprendizado, facilmente dominado com a ajuda de professores particulares de alemão!

Falar alemão ajuda a encontrar um emprego Uma das tradições da Alemanha é a produção automobilística

10. A língua alemã é um grande trunfo no mercado de trabalho!

De acordo com um estudo publicado pela McKinsey em 2014, 40% das empresas alemãs admitem ter dificuldade em encontrar funcionários qualificados.

O setor automotivo alemão está contratando muito! Sabendo que a Alemanha é um verdadeiro berço de emprego, rapidamente perceberão que é muito fácil conseguir uma entrevista de emprego no local, para trabalhar sua segunda língua em imersão.

A ideia de que os alemães falam inglês é totalmente errada. Na realidade, os líderes empresariais preferem em grande parte um candidato que entenda francês e alemão, sendo a última linguagem essencial para se comunicar com serenidade na empresa.

Se você tem diplomas de qualificação reconhecidos internacionalmente e quer encontrar um estágio ou um emprego permanente, não procure mais: as empresas alemãs estão esperando por você!

Então, por que não ter uma primeira aula de alemão com Superprof para descobrir a maravilhosa língua alemã(e até mesmo os seus diferentes dialetos)?

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar