Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Descubra as belezas do Oriente Médio

De Glicia, publicado dia 26/02/2019 Blog > Idiomas > Árabe > Nossos conselhos para conhecer os países árabes

O Oriente Médio é aquela região do globo que faz você sonhar. De fato, entre os Emirados Árabes Unidos, a Jordânia, o Golfo Pérsico, o Egito ou ainda, o Marrocos, a diversidade cultural e as belezas e encantos são tantos que fica difícil escolher um destino.

Não é à toa que cada vez mais e mais turistas decidem ir a esta parte do mundo, saindo dos itinerários de viagem clichês, como Europa e Estados Unidos.

E os números testemunham! Por exemplo, no ano passado, a Jordânia experimentou um crescimento de quase 15% no número de visitantes e seu faturamento advindo do turismo aumentou 18%.

Estatísticas mostram que o Oriente Médio está se tornando um destino cada vez mais importante, graças a todos os seus monumentos classificados como patrimônios mundiais da UNESCO, suas planícies montanhosas, seus desertos, suas cidades milenares e seus inúmeros sítios arqueológicos.

Mas, para visitar os países do Oriente Médio, alguns conselhos aos viajantes são necessários, e bem vindos! Continue lendo e veja todas as nossas dicas para conhecer os países da Liga Árabe.

Por que viajar para o Oriente Médio?

No imaginário coletivo, o Oriente Médio está associado a imagens que geralmente vemos em cenas de filmes, paisagens grandiosas de vales e dunas de todos os tipos. Temos a impressão que é um lugar que provoca um verdadeiro despaisamento e aculturação. E estamos certos!

descubra as belas regiões do oriente Além das belezas naturais, no Oriente Médio você vai encontrar os mais belos monumentos já feitos pela humanidade.

Os países árabes oferecem todos os elementos para nos fazer mergulhar de cabeça em uma cultura totalmente nova e desconhecida, experimentar novos sabores, ver lugares deslumbrantes e aprender uma língua diferente da nossa em todos os aspectos.

Oferecendo uma incrível diversidade de culturas, o Oriente Médio é uma terra de descobertas, onde cada cidade, cada visita e cada habitante irá impressioná-lo.

Que você viaje sozinho ou acompanhado, recomendamos que sua viagem seja bem planejada antes. Isso por inúmeras razões, mas principalmente por motivos de segurança, e também para saber qual itinerário adotar. É interessante também conhecer os hábitos e costumes locais, para evitar cometer gafes ou ser desrespeitoso.

O planejamento irá ajudá-lo a focar no que é importante durante a sua viagem. O que você quer ver e descobrir? As zonas mais urbanas, as paisagens naturais ou os grandes monumentos históricos? Ou ainda, tudo isso?

Quer se trate de uma viagem em família, uma viagem organizada, viagens em grupo ou uma viagem feita sob medida, há muita emoção envolvida quando você decide ir para o Oriente Médio!

Como preparar sua viagem ao Oriente Médio?

Tal como acontece com outros países, há algumas coisas em que devemos pensar antes viajar para o Oriente Médio.

Em primeiro lugar, isso parece evidente, mas ter um passaporte válido é a coisa mais importante que precisamos pensar antes de comprar a passagem. Os brasileiros devem se informar nos consulados dos respectivos países sobre a necessidade de vistos. Cada país possui exigências diferentes quanto às questões de imigração e é importante estar a par de como tudo isso funciona.

visitar o oriente pelo menos uma vez na vida O Oriente Médio é uma terra de contrastes, rica e complexa.

Apesar de todos os clichês sobre uma viagem ao Oriente Médio, também devemos levar em conta um aspecto não negligenciável: a segurança. Sim, em alguns países, apesar da gentileza dos habitantes locais e da beleza grandiosa das paisagens, a segurança não é a ideal, especialmente para os turistas.

Além disso, um dos preparativos mais importantes será analisar as condições climáticas e as temperaturas do país. Se você vai para um lugar onde o calor é seco e árido, vai precisar de roupas mais frescas e muito protetor solar do que em um país de clima úmido e temperaturas amenas.

O clima no oriente pode variar muito de um país a outro. Em algumas regiões você encontrará um clima seco e desértico, em outras muito calor e umidade. Informe-se bem sobre isso antes de fazer as malas.

A população local, embora muitas vezes acolhedora e acostumada aos turistas, geralmente não fala outra língua senão o árabe. E na maioria dos casos, eles falam algum dialeto árabe, o que dificulta muito a comunicação. Um curso básico de árabe será de grande valia para ajudar na hora da comunicação.

Se você não tem idéia de onde estudar árabe, saiba que na nossa plataforma, o Superprof, você encontrar inúmeras ofertas de aulas de árabes com os melhores professores de língua. Não deixe de acessar!

Como visitar diferentes países na mesma viagem?

As delimitações geográficas são um pouco confusas quando nos referimos ao Oriente Médio. A Impressão que se tem é que tudo se mistura num grande emaranhado de diferentes culturas que coexistem no mesmo lugar.

A região possui um rico patrimônio cultural e arquitetônico, o que a torna de grande interesse. Para não se perder no meio do caminho, literalmente, o ideal é preparar um roteiro de viagem detalhado. Faça uma lista de todos os lugares e monumentos que você gostaria de visitar e depois organize-os por ordem de interesse.

Isso vai te ajudar a fazer os itinerários dos passeios uma vez que você estiver no local. O que acontece também é que, muitas vezes acabamos incluindo novos lugares à lista de última hora. Organizar bem seus roteiros vai te ajudar a otimizar o tempo da viagem e ver tudo que você considera relevante.

Uma região tão densa quanto o Oriente Médio promete uma boa viagem, cheia de esplendor e aventuras, certamente, mas por mais majestosa que seja, leva-nos em seu redemoinho a nos deixa um pouco perdidos.

Entre mesquitas, desertos, dunas a perder de vista, pirâmides, cidades milenares, vales e montanhas, o Oriente Médio sempre nos surpreenderá, seja na primeira viagem ou até mesmo na segunda, terceira ou quarta… os países árabes nos oferecem tantas possibilidades que é quase impossível não viver uma real experiência de despaisamento.

Como aprender árabe antes da viagem?

Você está determinado a viajar para um país árabe e não sabe nada sobre o idioma do profeta Maomé? Embarcar para outro país sem falar uma palavra sequer da língua local não é muito recomendado.

estudar árabe para se comunicar durante uma viagem Com um curso básico de árabe você conseguirá se comunicar no Oriente Médio.

Mesmo se hoje em dia o inglês é a língua franca em qualquer lugar do mundo, em alguns países apenas uma pequena parcela da população fala o idioma de Shakespeare. Isto se agrava ainda mais quando você vai zonas rurais ou cidade muito pequenas!

Se não sabe ler o alfabeto árabe, não conhece nenhuma palavra e menos ainda a gramática da língua, você corre o risco de passar por algumas dificuldades durante a sua viagem. Como descifrar placas, endereços e diversas outras informações se não houver tradução em inglês?

Antes de comprar suas passagens e arrumar as malas, será necessário fazer algumas aulas de árabe básico ou árabe para brasileiros. Não será necessário ser fluente em árabe, mas apenas ter algumas noções básicas a fim de ser compreendido e para que os locais possam entender o que você está falando.

Fazer algumas aulas ou cursos intensivos, um estágio de férias, aulas noturnas, etc. te ajudará a aprender a escrever em árabe, ler o alfabeto e enriquecer seu vocabulário básico.

Isso significa  aprender o árabe literário, ou árabe literal, isto é, a língua padrão (árabe moderno) como ela é usada em todos os países do mundo islâmico.

O árabe não é uma língua fácil! Na fase de iniciação à língua árabe, a melhor maneira de se motivar é concentrar a aprendizagem em palavras simples do vocabulário árabe.

Por exemplo, memorizar as 28 letras do alfabeto árabe, conseguir ler e constituir um léxico básico de sobrevivência para usar nas situações da vida cotidiana: dizer oi, obrigado, por favor, conseguir reservar um hotel, pedir direções, apresentar-se, etc.

Oriente Médio: uma cultura muito diferente da ocidental

Como você deve imaginar, muitas coisas são diferentes nos países árabes: costumes, comida, clima, religião, etc. Se você não estiver psicologicamente preparado, pode se assustar ao chegar em terras orientais.

Descobrir os lugares mais bonitos do oriente médio Que tal se aventurar pelo deserto do Saara?

É preciso ter em mente que a cultura ocidental é totalmente diferente da cultura árabe em diversos aspectos. Para evitar um choque cultural muito grande, pesquise sobre os costumes do país que você for visitar. Religião, tradições e hábitos. Isso também ajudará a evitar que você cometa alguma gafe ou faça algo considerado desrespeitoso.

As questões sanitárias também são importantes. Por exemplo, na maioria dos países do Oriente Médio, a água não é de boa qualidade, e alguns casos de hepatite A podem ser relatados se não prestarmos atenção suficiente.

Algumas vacinas podem ser necessárias, especialmente quando pensamos em comida, água, mas também vida selvagem, com a qual não estamos habituados. Os insetos às vezes são portadores de certas doenças, como a dengue, por exemplo.

E por que não pensar também em um seguro de viagem que, considerando todas as possíveis preocupações, poderá te ajudar em caso de problemas de saúde.

Sem dúvida alguma, viajar ao Oriente Médio será uma experiência inesquecível, que te marcará profundamente, mas que precisa ser planejada com antecedência para evitar dores de cabeça desnecessárias.

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar