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Como reduzir seu índice de gordura rapidamente?

De Joseane, publicado dia 12/03/2019 Blog > Esporte > Personal trainer > Emagreça com saúde

Você é o que você consome!

O ditado pode até soar estranho, e certamente, ninguém acredita que vai virar um cachorro quente de uma hora para outra, não é mesmo? rs

Mas convenhamos, ao chegar lá pelos 45 anos, revendo o seu histórico de hábitos alimentares, dieta pobre em nutrientes, rica em gordura, excesso de álcool e sem atividades físicas, o ditado até começa a fazer sentido. Uma vida desregrada pode trazer consequências danosas a sua saúde.

É triste, mas existe um número alarmante de pessoas pouco informadas sobre as consequências da má alimentação, já outra parcela mais informada, incluíram na sua alimentação uma dieta balanceada com vitaminas, minerais, proteínas saudáveis e carboidratos, com a finalidade de manter uma dieta mais equilibrada.

Quais as consequências a curto e longo prazo de uma dieta saudável?

A sua alimentação define seu estilo de vida, uma dieta rica em nutrientes e equilibrada, aliada a uma rotina de atividade física é responsável pela prevenção de muitas doenças,  como as cardiovasculares, depressão, obesidade, insônia entre outras.

Obviamente, uma alimentação saudável resulta em melhor qualidade de vida e sensação de bem-estar. Isso porque, cada alimento favorece uma função específica, alguns são adequados ao bom funcionamento do intestino, outros ao funcionamento do fígado, etc.

O artigo de hoje dará dicas de como queimar gorduras, adotando uma rotina alimentar mais saudável. Confira os melhores alimentos para perder peso.

Os vegetais

Se a sua alimentação vai bem, todo o seu corpo sente os reflexos positivos, assim, melhorando as funções corporais.

Nesse sentido, afaste-se das comidas de fast food, congelados e se ” obrigue” a ter uma rotina de hábitos alimentares saudáveis. Será difícil no início, mas a ideia de cozinhar todos os dias alimentos frescos acaba virando uma rotina prazerosa. É como um resgate aos cuidados que nossos avós tinham com a alimentação ao escolher alimentos mais fresquinhos e nada industrializados. Tudo era feito com amor!

Faça uso de alimentos mais saudáveis e veja a diferença nas suas medidas.

Os vegetais são alimentos de baixa calorias, ricos em nutrientes e fibras alimentares, limitam o crescimento dos pneuzinhos e auxiliam a perder os quilinhos desnecessários.

Como escolher os vegetais perfeitos na sua busca pela perda de peso?

Comece escolhendo vegetais frescos e, se possível, os de agricultura orgânica. Sabemos que é um pouco mais caro, mas não queremos perder peso nos envenenando com alimentos cheios de agrotóxico.

Veja aqui os melhores vegetais para impedir o armazenamento de gordura, melhorar o trânsito intestinal e manter o equilíbrio do organismo:

  • Abobrinha
  • Aipo
  • Brócolis
  • Espinafre
  • Acelga
  • Pimentas
  • Couves: couve-flor, couve de Bruxelas …

Uma alimentação rica em vegetais são boas para manter o corpo em forma, pois os vegetais são ricos de antioxidantes, um elemento poderoso para minimizar as celulites.

Alguns vegetais, como o brócolis e a abobrinha precisam de um pouco mais de energia para serem metabolizados pelo organismo, por isso levam mais tempo para seres processados, ajudando a gastar mais calorias e perder peso.

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Cereais integrais e leguminosas

Os legumes e cereais são bons inibidores de apetite, trazendo a sensação de saciedade. Os cereais podem ser uma combinação perfeita com leguminosas, como a ervilha, feijão, grão de bico, lentilha entre outras.

Os cereais, de todos os alimentos, são os mais completos para quem busca uma dieta saudável, pois são ricos em proteínas, carboidratos e minerais. E também são muito versáteis, podem ser incorporadas em saladas, mingau, vitamina…

Confira alguns cereais bastante nutritivos:

  • Quinoa
  • Centeio
  • Aveia
  • Milho
  • Arroz
  • Cevada …

Nada como uma refeição completa, como arroz com feijão, é a combinação nutritiva perfeita!

Aprenda a fazer a dieta da proteína, aqui.

Farelo de aveia

O farelo de aveia, diferente da farinha de aveia que é mais fininha, contém mais fibras. Seus flocos têm uma casca integral e são menos calóricos que a farinha de aveia. O farelo é rico em fibras solúveis e insolúveis que ajudam a capturar a gordura acumulada no organismo.

Por isso, se encaixam perfeitamente nos programas de quem almeja perder peso com saúde, pois sua ingestão diária e menos calórica. Ela é uma alimentação ideal para começar o dia, no café da manhã pode ser usada com iogurte ou leite, acrescidas de bananas, maçãs, morangos, etc.

Berinjela, tomate e abacate

O corpo precisa funcionar de maneira integrada

A combinação de dieta, atividade física e hábitos conscientes podem levá-lo a chegar ao seu índice de massa corpórea. E nesse quesito dieta, a berinjela é o alimento campeão em perder peso. Ela é muito rica em fibras e pectina, além de possuir propriedade capaz de absorver gordura.

Se tem um legume que é queridinho de quem faz dieta, é a berinjela.

O tomate possui baixo nível glicêmico, tem pouquíssimo carboidrato, mas é carregado de sais minerais como potássio e magnésio, que são essenciais para saúde.

O abacate é a grande contradição de todos os alimentos daqui.

O abacate é calórico, mas não engorda!

Como assim? Vamos explicar!

O abacate possui uma grande quantidade de ácido oleico que embora seja calórico, são benéficos a saúde e ajuda eliminar a sensação de fome. Uma dieta de 100 gramas de abacate pode fornecer:

  • Ferro, zinco e magnésio
  • 160 calorias
  • Vitaminas A, B e C

O abacate é um ótimo aliado no emagrecimento, mas deve ser consumido com moderação.

E nada de burlar a sua dieta saudável, recorrendo aos remédios de emagrecimento, eles não fazem milagre. O melhor é ter uma dieta rica e equilibrada.

Alimentos ricos em proteínas

Os grãos tem alto poder muito nutritivo, com vitaminas e capazes de controlar os níveis de colesterol, auxiliando nas funções intestinais.

Proteínas de origem vegetal

Alguns alimentos de origem vegetal possuem uma boa quantidade de proteína, favorecendo uma dieta equilibrada. Alguns deles são:

  • Feijão
  • Lentilha
  • Ervilha
  • Soja …

As proteínas vegetais por serem tão bons para o funcionamento do organismo, são importantes componentes nas dietas vegetarianas e emagrecedoras.

Proteínas de origem animal

Os alimentos mais ricos de proteína animal são facilmente processados pelo organismo. São eles:

  • Peixe
  • Iogurte
  • Queijo
  • Leite
  • Ovo
  • Carne vermelha
  • Frango …

As proteínas de origem animal estão presentes em grande quantidade e são de muito boa qualidade, mas a proteínas magras são as de melhores para quem deseja emagrecer com saúde.

Saiba mais sobre como emagrecer rapidamente com as dietas das proteínas!

Frutas cítricas

A ingestão de frutas cítricas podem ajudar a purificar o organismo e facilita a digestão de certos alimentos, agindo no fígado e estômago: tomar limão em jejum, por exemplo, promove a secreção da bílis e o ácido cítrico que ataca as gorduras e proteínas no estômago.

Os especialistas acreditam que a acidez da fruta cítrica pode reduzir os níveis de açúcar no sangue.

Por isso, as frutas cítricas tem um histórico muito bom quando se fala em manter a forma, pois essas frutas são pobres em sacarose e ricas em pectina, sendo perfeitos para perder peso com saúde.

Chocolate amargo, canela e especiarias

Quem aqui acreditaria que um dos vilões da dieta, o chocolate,  hoje estaria entre os principais alimentos para perder peso? Então… o chocolate só é culpado pelo ganho de peso quando cometemos excessos e comemos além da conta.

Principal fonte de prazer, quem aqui apostaria no chocolate amargo para perder peso?

Mas não se sinta culpado, existe uma explicação lógica para as pessoas se viciarem em chocolate:

O chocolate é extraído do cacau, um alimento rico que libera o hormônio da felicidade a dopamina e a serotonina. É por isso que as pessoas se viciam no cacau, pois ele é fonte de prazer, além de excelente fonte ser antioxidantes. O chocolate amargo quando consumido de maneira correta, queima muitas calorias.

Completando essa lista de bons queimadores de calorias podemos destacar a canela, estudos indicam que a canela tem um efeito hipoglicemiante que atua no combate a diabetes, reduzindo os níveis de açúcar no sangue.

Podemos até considerar a canela como um possível substituto para o tão temido açúcar, que além de ser mais saudável, ajuda o corpo a armazenar menos gordura, promovendo a perda de peso.

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Bebidas: Café, chá verde e vinho tinto

Algumas bebidas alcoólicas são apontadas como vilões das dietas de emagrecimento, no entanto isso não acontece com o vinho tinto, ele se destaca com um bom emagrecedor.

Nada como perder peso bebendo um bom vinho!

O vinho tinto é famoso por conter flavonoides, que têm ação antioxidante, essa substância é bastante benéfica ao organismo, uma vez que ele atua neutralizando os radicais livres, assim impedindo o colesterol ruim (LDL).

Assim como o vinho, o chá e o café são excelentes queimadores de gordura e poder ser consumidas por pessoas que estão fazendo dieta, porque além ser prazeroso, ele ajuda a eliminar alguns quilinhos.

Maçãs e bananas

As frutas tem um papel muito importante para auxiliar a perder peso, está envolvida em quase todas as dietas de emagrecimento ou programa de treinamento esportivo.

A maçã e a banana talvez sejam as frutas mais fáceis e baratas de serem encontradas nos supermercados e hortifrutis.

As maçãs são excelentes supressores de apetite alimentar, tendo a propriedade de saciar a fome.  Ela é rica em fibras e vitaminas, como a vitamina C que pode auxiliar a combater doenças. A quantidade suficiente para potencializar a queima de calorias, deve ser de duas a três unidades diárias.

A banana contém magnésio, potássio, cálcio e vitaminas e por ser um alimento nutritivo, ela é capaz de saciar a fome e manter o corpo em forma . Devido a sua concentração de potássio, ela é muito utilizada por quem pratica esportes para evitar cãibras.

Confira dicas para ter uma dieta equilibrada com um personal trainer!

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