Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Não saber a língua francesa significa…

De Carolina, publicado dia 28/08/2017 Blog > Idiomas > Francês > O que está perdendo ao não aprender francês?

Não há dúvida de que aprender línguas estrangeiras é essencial!

Esse também é o caso do francês (muito importante!). Na verdade, como hoje devemos falar várias línguas, discutiremos neste post as 10 principais desvantagens de não conhecer o francês.

Você não vai poder dizer Je t’aime

Ok, todo mundo conhece a célebre frase Je t’aime. Sabe o que quer fizer? “Eu te amo” em português.

Agora você pelo menos já sabe o que ela significa. Mas não há a mesma classe de falar je t’aime se você não sabe falar francês. Vai ficar artificial!

Então, aprenda francês online ou presencialmente e, quem sabe, encontre a sua alma gêmea e fale je t’aime para ela. Temos certeza que tudo ficará mais romântico em francês que em português…

Brincadeiras à parte, todo mundo já ouviu falar que o francês é considerado a língua mais romântica.

Então, faça logo biquinho e aprenda o idioma de Molière!

Você não saberá uma das línguas mais importantes

Você quer arriscar não falar uma das línguas mais importantes do mundo?

Você deve saber que o francês é uma das línguas mais difundidas. Atualmente, a língua francesa é falada em mais de 20 países e conta com 274 milhões de falantes espalhados pelos diferentes continentes.

O que é francês? Bem, como você já sabe, não precisa ir muito longe para encontrar países francófonos: sabia que a Guiana, vizinha do Amapá, é francesa (por que ser bilíngue em francês e português)?

Mas se você atravessar o oceano Atlântico, você encontra a França, a Bélgica e a Suíça.

O francês também é falado em países como Marrocos, Senegal, Líbano, Canadá, Martinica, Ilhas Reunião… Então, se você gosta de viajar, é muito provável que você encontre francófonos onde quer que você vá. Você pode até encontrar comunidades francófonas nos Estados Unidos!

O francês pode ajudá-lo a encontrar trabalho Você não gostaria de conhecer a França e suas delícias gastronômicas?

Se você quiser viajar pelo planeta, seria uma pena se você não tivesse um pouco de base francesa, não acha?

Além disso, o francês é, ao lado do inglês, a língua principal dos intercâmbios internacionais em grandes organizações como as Nações Unidas e a União Européia.

Você não apreciará as paisagens francesas

Não falar francês (mais motivos para aprender a língua) impedirá você de aproveitar alguns destinos tão sonhados.

Logo acima, falamos sobre os países onde o francês é a língua oficial ou falado pela maioria. Aqui, deixamos uma pequena lista de alguns desses países, ordenados pelo número de francófonos:

  • França, com cerca de 62,5 milhões
  • Argélia, com quase 25 milhões de francófonos
  • Costa do Marfim, com quase 13 milhões de falantes franceses
  • Marrocos, com mais de 10 milhões de francófonos
  • Canadá, com quase 8 milhões de falantes
  • Tunísia e República Democrática do Congo, com mais de 6 milhões de francófonos
  • Haiti, com mais de 5 milhões e meio de falantes franceses
  • Bélgica, com mais de 4 milhões de francófonos
  • Camarões, com quase três milhões de francófonos
  • Sem mencionar Guiné, Togo, Líbano, Chade, Suíça, Senegal, Gabão, Seychelles, Mauritânia ou Vanuatu

Se um ou mais desses destinos estiverem na sua lista de locais futuros para visitar, o que você está esperando para começar a aprender francês?

Você viverá sem falar uma das línguas mais bonitas do mundo

O francês é uma língua muito rica, cheia de nuances e sutilezas.

Você já ouviu alguém falar francês? Como o português, o espanhol e o italiano, o francês é uma língua de origem latina conhecida por sua sonoridade, que é – como dizemos no primeiro tópico – considerada a “língua do amor”.

Certamente você já notou que o francês é uma das línguas mais bonitas do mundo. É por isso que muitas canções francesas atravessam as fronteiras de seu país de origem e alcançam nossas casas.

Se você gosta do som do idioma, acredite em nós: quanto mais você dominar, mas vai poder conversar com franceses nativos!

Você pensará que o francês é uma língua muito difícil de aprender

Por que aprender um idioma (francês) tão distante do nosso quando podemos aprender um que é muito mais próximo e mais simples de se assimilar?

Vários jogadores brasileiros jogam em times franceses O francês também é um dos grandes países da bola!

É uma realidade: para os brasileiros, é mais fácil aprender francês (ou espanhol) que outras línguas, como alemão, checo ou chinês.

O francês e português compartilham a mesma raiz latina. Isso se manifesta claramente não apenas na sintaxe, mas também em muitas das palavras de ambos os idiomas e na conjugação dos tempos verbais.

Mesmo com as semelhanças, não ache que aprender francês é moleza: exige esforço e dedicação. O fato do português ser a sua língua nativa vai facilitar muito o processo, mas não vai fazer com que o aprendizado seja mamão com açúcar.

Tal como o português, o francês tem um número muito grande de exceções e falsos amigos que podem confundir até os mais atentos. De qualquer forma, se você procura uma língua estrangeira acessível em sua aprendizagem, seria uma pena não pensar no francês.

Perder grandes oportunidades de negócios

O francês pode abrir muitas portas para fazer negócios com todos os países francófonos.

Embora o inglês seja por excelência o idioma do comércio internacional, os franceses não ficam muito atrás.

Ainda mais considerando o fato de a França e o Brasil terem laços comerciais muito próximos.

Várias empresas francesas estão instaladas no Brasil: Peugeot, Citroen, Leroy Merlin, Bic, Engie, Carrefour, Cassino, Engie.

No total, há mais de 850 empresas que geram 370 mil empregos diretos e 500 mil empregos indiretos no nosso país. Esses dados são do Consulado da França em São Paulo e não são de se ignorar…

Há também várias empresas brasileiras instaladas na França e empresas francesas in loco que precisam de trabalhadores que falam português e francês (na maioria das vezes também inglês).

Então, há muitas possibilidades de emprego nas relações entre o Brasil e a França. Sem contar que o Brasil é uma grande destinação de férias para os franceses e vice e versa. O turismo também pode oferecer oportunidades de trabalho entre as duas nações.

Então você já sabe: qualquer que seja sua profissão ou setor de atividade, não a menor dúvida de que o francês vai abrir muitas portas!

Além disso, se você é empreendedor, a França vai oferecer grandes oportunidades de desenvolvimento que não devem ser subestimadas. Aprender francês servirá para encontrar ofertas comerciais interessantes.

Perder grandes oportunidades de emprego

Você não gostaria de agregar valor ao seu currículo?

Aproveite as praias paradisíacas Descubra a França de outra forma

Hoje, o inglês tornou-se uma condição indispensável para a grande maioria dos postos de trabalho. Os francês, por outro lado, é uma língua que não aparece frequentemente nos currículos. Assim, empregos que exigem essa língua são geralmente muito interessante.

Sem esquecer que a competição será muito menor e, portanto, será muito mais fácil encontrar um emprego. O francês vai proporcionar excelentes oportunidades no mercado de trabalho atual e futuro.

Além disso, se você luta para sobreviver no Brasil, por que não tentar a sua sorte em um país francófono?

Muitas pessoas deixam o Brasil para viver em outros países para encontrar trabalho. Por que não ir para um país francófono?

Se você trabalha em uma empresa que tenha uma filial no país de língua francesa, você pode negociar uma transferência para a França ou outro lugar, não é?

Não exercitará o seu cérebro

A aprendizagem de uma língua é uma atividade cerebral muito estimulante.

Aprender francês pode ser a receita perfeita para a juventude eterna, porque ela pode estimular constantemente seu cérebro.

Então, se você tem tempo livre e quer começar uma nova atividade, tente aprender o francês. Nós garantimos que essa é a escolha perfeita!

Além disso, não há idade certa para aprender a língua francesa. Encontre um bom professor e comece com algumas aulas particulares ou em uma escola de idiomas.

Não se esqueça que, além de exercitar o cérebro, o francês vai te permitir viajar pelo mundo, fazer intercâmbios e atiçar sua curiosidade e sede de conhecimento.

Os cientistas não param de repetir: o cérebro é um órgão que requer treinamento diário.

Aprender francês permite que você faça exercícios constantes com o cérebro.

Se gostar da ideia, você pode aprender outras línguas como o espanhol, italiano. Temos certeza que o aprendizado do francês ajudará no aprendizado de outras línguas.

Não tenha medo de começar a aprender! Você acha que não tem mais idade para isso? Tire logo isso da cabeça: nunca é tarde para aprender uma nova língua!

Deixará de conhecer a riqueza da cultura francesa

As aulas de francês também irão abrir as portas para toda uma nova cultura! Linda essa ideia, não?

Aprenda francês para conhecer melhor o patrimônio do país A cultura francesa tem muito a oferecer

Você gostaria de conhecer outras culturas e outras tradições? Cada país tem seus próprios códigos e padrões. Como aprender e conhecer outras pessoas é sempre uma tarefa emocionante, aprendendo francês dará lhe a oportunidade de conhecer um monte de diferentes culturas que compartilham a mesma língua.

Por exemplo, no caso da França, se você gosta de arquitetura, arte e gastronomia, o país que tem tudo isso!

Se você aprender francês, pode aproveitar ao máximo da sua estadia e mergulhar na vida local!

Sem contar que aprendemos a conhecer a nós mesmos abrindo-se aos outros e às diferenças! As viagens nos permitem descobrir isso! Afinal, quanto mais viajamos, sabemos mais culturas e, assim, compreendemos melhor o mundo que nos rodeia!

Aqui, nós demos 10 boas razões para aprender francês. Você precisa de mais que isso?

Um professor de francês, talvez? Dê uma olhada no nosso site e vai encontrar o professor perfeito para ajudá-lo a aprender essa língua tão bonita e rica!

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

Deixe um comentário

avatar