Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

As diversas maneiras de descobrir a matemática

De Marcia, publicado dia 24/09/2018 Blog > Apoio Escolar > Matemática > Estude os números enquanto se diverte

Convenhamos: ir à escola não era a atividade mais divertida na sua infância. Algumas matérias em especial, faziam com que você fosse até lá somente porque era obrigatório. Dentre os principais motivos que fazem com que as crianças em idade escolar se sintam dessa forma é a matemática. De fato, não se trata de uma matéria divertida, mas pense bem: os números são essenciais em nossa vida.

É claro que aprender matemática exige alguns esforços mas, ao final, você poderá perceber que não se trata de uma missão assim tão complicada… e que é possível estudar de maneira mais leve e descontraída.

No mundo informatizado que vivemos hoje, já é possível utilizar aplicativos, jogos, filmes, músicas, livros de férias e muitos outros recursos capazes de tornar o momento de estudos mais agradável.

Revise matemática a partir de aplicativos

Para muitas pessoas, somente as aulas de matemática não são suficientes para absorver todo o conteúdo necessário. Há quem desenvolva bloqueios por simplesmente não gostar da matéria. Outros, levam um pouco mais de tempo para aprender os conceitos ensinados pelo professor.

Para agilizar esse processo, você pode usar jogos de celular ou computador. Nos últimos anos, muitos aplicativos surgiram no mercado. É fato que a maioria das pessoas usa smartphone para se comunicar, vender, comprar, divertir-se no caminho para o trabalho… por que não utilizá-lo também para estudar?

Aprenda pelo celular O seu smartphone pode ser um grande aliado na hora de estudar matemática.

Dentre as inúmeras ferramentas que são lançadas no mercado, a matemática é um assunto que definitivamente não fica de fora. Existem diversos aplicativos destinados a revisar a matéria, sendo que a grande maioria se baseia em recursos que mesclam diversão e aprendizagem. Existem jogos, por exemplo, nos quais você pode desafiar aos seus amigos ou mesmo a jogadores desconhecidos. Para quem gosta de competições, está aí um ótimo estímulo.

Dessa forma, estudar matemática soará como algo menos “chato”e muito mais interessante. É essa dose de desafio que faz com que as pessoas desejem continuar jogando.

Além disso, o uso dessas ferramentas pode refletir em seus estudos na vida real: algumas promovem encontros entre professores, estudantes e outros interessados em trocar experiências e informações sobre a matemática… algo realmente eficaz quando o assunto é evoluir na matéria.

Na hora de escolher, pense que um bom aplicativo deve ser prático, divertido e educativo ao mesmo tempo. É por isso que, antes de fazer o download, é importante verificar as avaliações e opiniões de outros usuários.

Seja no metrô, no ônibus ou na sala de espera do dentista, os aplicativos servem como uma espécie de passatempo, com a diferença de que esse tempo está, na realidade, sendo bem aproveitado. O lado bom é que você pode utilizá-los de qualquer lugar, a qualquer hora… entretanto, será necessária uma certa dose de disciplina já que o ideal é manter uma regularidade para os estudos.

Se a sua ideia é prestar um vestibular, uma prova para certificação ou um concurso público, basta procurar por ferramentas específicas que podem ajudá-lo a se preparar. Normalmente, essas ferramentas contam com a ajuda de professores de matemática em seu desenvolvimento, o que garante um conteúdo coerente e metodologias eficazes.

Escolha já o seu livro de férias

Quem disse que férias é um momento para manter-se totalmente afastado dos assuntos escolares? É fato que, após um movimentado ano escolar, tudo o que se deseja é “refrescar a mente”. Porém, passar os meses de final de ano sem sequer pegar nos livros pode fazer com que você demore a pegar o ritmo dos estudos quando as aulas recomeçarem.

Especialmente quando se fala em matemática, não se pode deixar a mente “enferrujar”. É para isso que existem alguns livros específicos que podem ser usados nas férias, tanto para revisar a matéria aprendida no ano anterior, quanto para preparar-se para o próximo.

Tudo isso acontece a partir de atividades lúdicas e divertidas… crianças que utilizam essas ferramentas uma vez, tendem a querer ter acesso a elas novamente nas férias seguintes. Conheço pessoas que as utilizam desde o ensino fundamental até a vida universitária.

Estude nas férias Os livros podem ser grandes companheiros de férias para estudar matemática.

Para realmente contar com as vantagens dessa modalidade de estudos, é importante escolher o nível correto, aquele que mais se adéqua ao seu momento escolar ou à sua base de conhecimentos no tema. Ainda assim, você certamente encontrará diversas opções que servem para a sua situação, tanto na modalidade impressa quanto no mundo online.

Tais livros são desenvolvidos com base na grade escolar oficial da matemática, de modo a oferecer tudo o que o aluno precisa para a sua revisão e preparação. A correção dos exercícios, nesse caso, costuma ser comentada, o que confere ao aluno a possibilidade de entender onde errou e aprender a forma correta.

E não pense que adquirir um livro de matemática para estudar nas férias é sinônimo de deixar de aproveitar parte do período de descanso. Normalmente, eles representam uma forma muito mais leve de estudar do que a que acontece no período escolar.

A boa notícia é que esse tipo de material pode ser encontrado em diversos lugares: livrarias, lojas online e até mesmo redes sociais podem levá-lo ao material ideal para seus estudos nas férias.

Vá ao cinema assistir à matemática

Se dissessem a você que a arte cinematográfica pode ajudá-lo a aprender matemática, você acreditaria? Por mais estranho que pareça, a afirmação é totalmente verdadeira. A arte pode, sim, ajudá-lo a aprender diversas disciplinas escolares.

Na história do cinema, podemos encontrar diversos filmes cujo assunto central é a matemática. São dramas, documentários, ficção… existe uma vasta lista para você escolher o gênero da próxima sessão. Mas de que forma eles podem ajudar?

Pense no seguinte: aprender um assunto que não lhe agrada não é nada fácil. Estudo exige dedicação, e como dedicar-se à algo que não lhe traz nenhum prazer? É por isso que o primeiro objetivo dos filmes relacionados à matemática é despertar no público o interesse (ou quem sabe até mesmo a paixão) pela matéria.

Matemática na TV Os filmes são uma ótima maneira de despertar seu interesse pela matemática.

Normalmente, as pessoas não gostam de matemática porque não entendem a sua real função na vida cotidiana. Nos filmes, é possível ver a ciência mudar o curso da história e a vida das pessoas… uma ótima maneira de se inspirar, não é mesmo?

Algumas obras, inclusive, foram escritas tomando por base fatos reais… um motivo à mais para servirem como exemplo. Como não amar um personagem que superou seus limites?

Além disso, há filmes que trazem teorias e fórmulas matemáticas e assistir a eles é uma ótima maneira de reter esse conhecimento, afinal, vê-las nas telas pode ser muito mais marcante que estudá-las em um livro convencional. Enquanto você tem momentos de lazer, seu cérebro aproveita para reter informações importantes.

Os filmes também podem ser usados como uma espécie de “descanso”. Se você anda estudando muita matemática e deseja dar-se um intervalo, sem desligar-se totalmente dos números, está aí uma ótima oportunidade. Se você se interessou pelo assunto, é só conferir a nossa lista com 12 filmes relacionados à matemática.

Cante a matemática para aprender melhor

Existem diversas maneiras para aprender se divertindo. Enquanto alguns gostam de jogar em seus celulares, outros preferem assistir a um bom filme. Mas existe ainda uma outra maneira de aprender a partir da arte: a música.

Como já dissemos, a arte é essencial no aprendizado. Talvez essa seja a explicação para o tempo que os alunos do jardim da infância passam desenhando ou pintando. Além disso, você já reparou na quantidade de cantigas de roda e músicas infantis que são oferecidas aos nossos pequenos?

Cantar é também uma ótima maneira de ter seu primeiro contato com a matemática. A música é uma ótima forma de aprender conceitos e tornar os números menos complicados e assustadores. Teoremas e variáveis específicas são facilmente decoradas quando as transformamos em rimas. E não é só isso: a trigonometria, as equações e qualquer assunto relacionado à matemática podem ser aprendidos dessa forma.

Cantando os números Ouvir músicas sobre matemática ajudam a “entrar no clima” dos estudos.

E isso não se aplica apenas ao aprendizado infantil: letras associadas a acordes tendem a permanecer na memória das pessoas e é aí que está a importância desse método para ajudar no aprendizado. Para memorizá-las, basta baixar as canções em seu smartphone e ouví-las periodicamente.

Você verá como, com o tempo, elas se tornarão tão interessantes quanto os grandes hits do verão. Além disso, você pode exercitar sua criatividade, escrevendo suas próprias letras para cantar a matemática. Dessa forma, você contará com ferramentas específicas e poderá revisar justamente a matéria que tem lhe causado mais dúvidas. Por que não pedir ajuda ao seu professor?

Você tem problemas com funções? Não consegue decorar os teoremas de Thales e Pitágoras? Acredita que nunca conseguirá resolver um sistema de equações sem a ajuda do professor (ou daquele seu colega que é “crânio” com os números)? Acredite que você pode entender todos esses assuntos e se tornar um verdadeiro expert em matemática a partir da música. Basta querer, basta buscar os meios certos para isso…

Percebeu como estudar matemática pode tornar-se algo prazeroso e divertido? Por que não começar agora mesmo a buscar meios que ajudem a desenvolver interesse e motivação para o tema?

 

 

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

Deixe um comentário

avatar