Música Reforço escolar Idiomas Aulas particulares Artes e Lazer Esporte
Compartilhar

Tudo sobre como fazer sua orientação profissional pela Internet

De Fernanda, publicado em 22/03/2018 Blog > Aulas particulares > Reforço escolar > Orientação Vocacional > Encontrar dicas e profissionais de orientação vocacional online

A última pesquisa realizada pelo portal Educacional indicou que 54% dos estudantes do 3º ano do ensino médio não sabem que profissão escolher. Mesmo assim, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), ao menos 6,1 milhões de candidatos se inscreveram para realizar as provas em 2017. O Enem é a porta de entrada para universidades e programas de benefício do governo para o Ensino Superior.

Qual seria a iniciativa mais adequada para esses jovens que estão ansiosos para descobrir qual será sua carreira?

Para lutar contra o abandono escolar, a desmotivação ou uma transferência de curso superior, uma boa orientação é essencial já no final do Ensino Fundamental e ao longo do Ensino Médio. E até mesmo durante o Ensino Superior.

Sabemos que consultar o orientador na própria escola é a melhor solução. No entanto, a realidade brasileira educacional está longe de ser ideal, e poucas escolas possuem programas sólidos de orientação vocacional – sobretudo na red pública. Então por que não procurar por orientação vocacional online?

O Superprof traz todas as dicas sobre orientação profissional na web!

Orientação online: quais sites visitar?

Orientação online: quais sites visitar? Descubra os melhores sites para fazer sua orientação vocacional

Sabemos que quando o assunto é futuro, é fundamental ter todas as informações necessárias. Aqui, todas as fontes são válidas: na escola, em associações, junto às universidades, com especialistas de psicologia, eventos de estudantes…

O Superprof separou neste artigo uma lista com os melhores endereços na web para encontrar dicas e informações para sua orientação.

Portal do MEC

No site do Ministério da Educação, além de notícias sobre o Ensino Superior, bolsas, vestibulares, acesso aos portais do Enem, Prouni e Pronatec, você encontra um banco de dados com materiais, pesquisas e informações importantes sobre o Ensino Superior no Brasil. Na Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica, por exemplo, oferece o acesso aos seguintes conteúdos:

  • Catálogo Nacional de Cursos Técnicos
  • Catálogo Nacional dos Cursos Superiores de Tecnologia
  • Cadernos Temáticos
  • Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica
  • Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica – 2º edição
  • Documento Base da Educação Profissional Técnica de Nível Médio Integrada ao Ensino Médio
  • Proeja – Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos – Formação Inicial e Continuada / Ensino Fundamental
  • Proeja – Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos – Educação Profissional Técnica de Nível Médio / Ensino Médio
  • Proeja – Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos – Educação Profissional e Tecnológica Integrada à Educação Escolar Indígena
  • Cartilhas Temáticas
  • Referenciais Curriculares Nacionais de Educação Profissional

Uol vestibular

Outro portal bem completo, que agrega notícias, blogs, informações e dicas sobre vestibulares e provas, conteúdo sobre cursos do ensino superior, profissões, carreiras…

O portal ainda possui um teste vocacional online e gratuito, que é rápido de concluir. Os resultados são fornecidos logo após a conclusão, juntamente de um texto explicativo elaborado e abrangente.

Revista Exame

Apesar de não ser voltado especificamente para orientação vocacional, o site da Revista Exame é uma das principais fontes online sobre negócios no país. Um excelente portal para obter informações e atualizações sobre as diferentes profissões.

Seu foco se estende a economia, mercados financeiros, tecnologia, marketing, gestão, meio ambiente, empreendedorismo, carreira e finanças pessoais. Atualizado das 6h às 23h, sete dias por semana, tem uma equipe de 30 jornalistas dedicados ao site. Traz também artigos de colunistas e vários serviços de informação financeira.

Guia do Estudante

O site Guia do Estudante é um dos portais mais completos que existem, pois lá você encontra uma quantidade grande de conteúdo de qualidade, com um menu abrangente de tópicos.

No setor de Orientação Profissional, é possível enviar perguntas para a equipe editorial do site. A equipe seleciona as perguntas mais relevantes, que têm uma resposta publicada no site.

Além das publicações impressas e do conteúdo diário publicado no site, o Guia do Estudante começou a publicar e-books gratuitos para ajudar você a escolher uma profissão e se preparar para o vestibular.

Para baixar, é só preencher um cadastro rápido e pronto: você já pode salvar o arquivo em seu computador, celular ou tablet (ou ainda imprimi-lo se preferir ler as coisas no papel). Alguns e-books disponíveis:

Consulte o Orientador: As dúvidas de carreira mais comuns

  • Dúvidas gerais sobre o processo de escolha de um curso
  • Dúvidas específicas sobre profissões e cursos de cada área
  • Dicas para se decidir entre dois ou mais cursos
  • Dicas para você se conhecer melhor para tomar a melhor decisão.

Por fim, há também o teste vocacional, que é gratuito mas exige um cadastro no site; o teste é completo e eficiente.

Orientação vocacional online: prós e contras

Passar por uma orientação on-line tem muitos benefícios.

A orientação psicológica online já é uma ferramenta reconhecida e aceita pelo CFP (Conselho Federal de Psicologia), sobretudo por ser uma alternativa eficiente para situações pontuais nas quais a pessoa necessite de aconselhamento ou avaliação de uma determinada questão e obtenha posterior devolutiva por parte de um profissional de psicologia.

É um recurso contemporâneo que pode ser usado em seu benefício e traz muitas vantagens como a facilidade de manuseio, a proximidade (não há necessidade de deslocamento), a flexibilidade nos horários e até mesmo a questão financeira.

No entanto, sabemos que grande maioria das pessoas prefere realmente ter a pessoa à sua frente quando precisa abordar assuntos de suma importância; e encontrar uma orientação profissional ou vocacional é uma delas. O contato virtual, para alguns adolescentes, pode provocar dispersão  e até interferir na espontaneidade necessária às primeiras entrevistas.

Entrevistas regulares também podem ser problemáticas com um conselheiro de orientação on-line. De fato, como o elo é completamente virtual, é bem fácil dar menos importância e não levar muito a sério o acompanhamento e a regularidade das entrevistas. Este é um erro que muitos estudantes cometem. Fixar encontros regulares com antecedência (do mesmo jeito que são fixados os encontros presenciais com um conselheiro de orientação) pode evitar esse problema. Afinal, virtualmente ou fisicamente, as informações recebidas e as trocas são sempre importantes. Não ignore este fato!

Por fim, há a questão da conexão web, que precisa ser de alta velocidade. Durante uma entrevista em vídeo, é fácil perder a coesão das ideias com problemas ou lentidão de conexão. Imagine você: bem na hora em que conseguiu resumir finalmente todas as suas aspirações, a conversa é interrompida. Nada legal, certo? Por outro lado, conversas via e-mail ou chat são muito menos afetadas por esse problema.

Onde encontrar aconselhamento vocacional online?

Onde encontrar aconselhamento vocacional online? Faça orientação profissional com ajuda da Internet!

A orientação é uma questão crucial para todos nós e uma preocupação nacional. Por esta razão, o governo e as instituições não governamentais locais promovem muitas iniciativas e programas que informam, acolhem e dão apoio para os jovens. Na verdade, muitos recursos gratuitos estão disponíveis para entrar em contato com um especialista em orientação.

Antes de mais nada e para otimizar a conversa com o conselheiro de orientação, aconselhamos que você adquira conhecimentos sobre as formações e carreiras possíveis, e tente esboçar, se possível, um projeto profissional. Esta fase de questionamento e reflexão permite ganhar qualidade e eficiência para interagir com um conselheiro de orientação. Para fazer isso, muitos recursos gratuitos estão disponíveis nas plataformas. Também aconselhamos que você frequente eventos de estudantes como Universidade Portas Abertas, além de reservar um tempo para realizar alguns testes de orientação on-line.

Lembre-se que os testes vocacionais online ajudam muito, mas devem ser vistos como uma forma de identificar áreas de interesse, como uma espécie de guia. Os resultados não devem ser interpretados de forma isolada, como se fosse a única maneira de apontar a profissão a ser seguida. É sempre melhor contar com a ajuda de um profissional na área!

Quando o projeto estiver relativamente lapidado é necessário entrar em contato com um conselheiro de orientação.

Aconselhamento vocacional via web

Para que a discussão com um orientador vocacional seja útil, você precisa primeiro coletar uma certa quantidade de informações, fazer as perguntas certas para encontrar o caminho. Muitos estudantes do ensino médio e até mesmo universitários ainda não sabem realmente o que querem fazer de sua vida profissional. Em geral, eles só sabem em qual área eles não querem trabalhar e por quê.

Para tornar a discussão mais interessante e economizar tempo, é melhor ter o mínimo de informações. Quais são as soluções para isso?

Peça conselhos à sua família

Muitas vezes seus entes queridos são aqueles que melhor conhecem você. Não hesite em solicitá-los. Sabe quando você precisa se preparar para uma entrevista de emprego mas não sabe identificar suas qualidades profissionais? Pois bem, a sua família e seus amigos são muitas vezes os melhores aliados nessa hora.

Assim, eles podem ajudá-lo a identificar suas qualidades pessoais que podem ser valorizadas no ambiente de trabalho, mas também seus gostos, e assim ajudá-lo a esboçar um ou mais planos de carreira que podem ser adequados para você.

Tenha cuidado, porém, quando se trata de pais: às vezes, eles projetam seus desejos em você, é por isso que devemos também ter uma abordagem pessoal e só usar seus conselhos como referências, mas não necessariamente como uma verdade.

Aproxime-se de seu professor

Uma boa alternativa é pedir conselhos ao seu professor ou a um professor que o conhece bem.

Além do seu gosto, ele terá uma visão mais acadêmica e profissional de suas habilidades. Será, obviamente, baseado na sua personalidade, mas também nos seus resultados acadêmicos. Marque uma reunião ou uma conversa em particular com ele para pedir ajuda.

Aconselhamento vocacional via web. Por que consultar um especialista em orientação vocacional online?

Faça perguntas a si mesmo

Sim, orientação vocacional é levantar muitas perguntas! Assim, antes de solicitar os serviços de um especialista em orientação presencial ou virtual, é melhor ter uma ideia mais ou menos precisa de:

  • Seus gostos,
  • Sua personalidade
  • Seus pontos fortes e fracos na escola
  • A duração desejada dos estudos superiores,
  • Seu projeto profissional.

Ainda é mais eficiente chegar ao especialista com uma pequena ideia do que você quer fazer, em vez de se encostar na cadeira e dizer “eu não faço a menor ideia! “. Cabe a você avaliar se pretende ser protagonista do seu futuro profissional ou totalmente passivo …

Compartilhar

Nossos leitores curtem este artigo
Este artigo trouxe a informação que você estava procurando ?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

Deixe um comentário

avatar