Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Qual caminho devo seguir depois de terminar a escola?

De Fernanda, publicado dia 22/02/2018 Blog > Apoio Escolar > Orientação Vocacional > Acabou o Ensino Médio: e agora?

“Pergunte à sua razão; escolha a sua clareza como guia” – Molière

Mais focados nas provas do vestibular e do Enem do que no seu próprio futuro educacional, os alunos do Ensino Médio às vezes se sentem perdidos nessa etapa tão importante da vida.

Entre cursos de longa duração, cursos de curta duração ou um programa de intercâmbio… Vamos falar a verdade: construir um projeto profissional pode ser algo extremamente complexo! No entanto, hoje em dia os alunos do ensino médio têm muitos recursos para encontrar sua formação ideal e descobrir o que é mais adequado para eles.

Descubra como escolher seu curso de ensino superior graças às nossas dicas de orientação vocacional!

Orientação vocacional: os sites especializados

Por que consultar um site sobre profissões e carreiras no final do Ensino Médio?

Reflexo imediato dos estudantes para estudar qualquer assunto hoje em dia: navegar na web!

Quais são os sites de referência on-line? Antes de mais nada, consulte um site de orientação vocacional para obter as informações básicas!

E isso é bom, uma vez que a web está cheia de sites de qualidade para acompanhar e orientar o aluno no final do ensino médio. Os estudantes podem organizar sua reorientação, avaliar as possibilidades de estudos superiores ou sua orientação ativa com a ajuda de uma plataforma educacional.

Elaborados por uma equipe de especialistas em diversas áreas, como psicólogos, pedagogos e outros profissionais, esses tipos de sites educacionais são compostos por muitas seções diferentes que podem responder a todas as questões dos futuros vestibulandos!

As melhores dicas de portais de informação vocacional na web você encontra aqui!

Consideramos que um dos sites mais completos é o Guia do Estudante. Desenvolvido pelo Grupo Abril, possui uma quantidade grande de conteúdo de qualidade, com um menu abrangente de tópicos como:

No setor de Orientação Profissional, é possível enviar perguntas para a equipe editorial do site. A equipe seleciona as perguntas mais relevantes, que têm uma resposta publicada no site.

Além das publicações impressas e do conteúdo diário publicado no site, o Guia do Estudante começou a publicar e-books gratuitos para ajudar você a escolher uma profissão e se preparar para o vestibular.

Além do portal GE, também podemos citar outros sites de orientação vocacional:

  • Catho
  • Uol vestibular
  • Portal do MEC
  • Mundo vestibular
  • Guia da Carreira
  • Revista Exame
  • Centro Europeu
  • Sou Vestibulando
  • Principais jornais

Orientação profissional: faça um teste vocacional

Hoje em dia, a metodologia dos questionários mudou: os psicólogos passaram a desenvolver testes qualitativos. Existem mais questionamentos, reflexões, elementos que contribuem para o autoconhecimento. A tendência é criar um processo de diálogo, e a orientação é mais no sentido de descoberta dos próprios interesses e habilidades.

Existem muitas questões envolvendo o futuro e que estão em jogo na hora de tomar uma decisão. O teste vocacional Me Salva Orienta!, por exemplo, auxilia o estudante a refletir sobre os seguintes aspectos:

Curso Técnico ou Superior: por meio de um teste de personalidade ou um profissional, você entende seu perfil profissional e consegue definir com mais segurança qual tipo de curso combina com a sua futura carreira.

Estudar em Universidade Pública ou Privada: qual caminho seguir depois do ensino médio? Com base nos resultados do seu teste de personalidade e do seu teste vocacional,  você recebe a orientação pessoal e profissional e descobre o que é prioridade para você.

Curso, Faculdade EAD ou Presencial: descubra o que é melhor para a sua carreira com o quizz de profissão. Responda com sinceridade às perguntas do teste de personalidade e veja qual tipo de curso combina mais com você, sua rotina e orientação vocacional. Aproveite a oportunidade e descubra sua profissão!

Morar fora: o que faz mais sentido para você no seu atual momento de vida? Descubra seu talento por meio da orientação pessoal certa de acordo com seu teste de personalidade ou teste vocacional. Conheça melhor as suas prioridades e expectativas e saiba as oportunidades e aprendizados que a aventura de morar sozinho podem te proporcionar.

Aprender um novo idioma: Saiba qual idioma você deve priorizar com base no seu perfil pessoal e no mercado de trabalho. Com o resultado do seu teste vocacional e seu nível de inglês, aponta quais as melhores direções.

Teste Vocacional: descubra seu talento por meio do quizz de profissão e entenda qual carreira tem mais a ver você com base no seu teste de personalidade. Ciências Humanas ou Exatas, Sociais aplicadas ou Biológicas? O app Me Salva! Orienta indica quais áreas do conhecimentos combinam mais com o seu perfil pessoal e profissional. Descubra sua profissão!

Orientação profissional: como funciona o processo

Como decidir seu futuro? O processo de orientação vocacional envolve diversas etapas: encontro com especialistas, teste vocacional, participação de eventos, encontros com ex-alunos e professores…

De acordo com muitos especialistas, o teste vocacional – seja ele online, aplicado por psicólogos ou até mesmo na própria instituição de ensino, o que é o mais comum – deve ser o primeiro passo para que o jovem passe a entender quais são seus possíveis caminhos no futuro.

No entanto, mesmo assim, ao precisar escolher uma profissão, muitos jovens se sentem pressionados, sobretudo por causa da pouca idade.

É por isso que, além dos testes vocacionais, os pais devem buscar ajuda de profissionais que deem o apoio necessário, seja nas próprias escolas, em clínicas particulares de orientação vocacional ou em faculdades de psicologia, que geralmente oferecem o serviço de graça ou a um valor bem acessível.

A primeira fase é de levantamento das aptidões do jovem: isso por meio de de conversas, dinâmicas e exercícios. Dessa primeira interação já é possível mapear os interesses e a personalidade do orientando. O profissional, com essas informações, traça o seu perfil e então apresenta uma lista de áreas do conhecimento alinhadas aos interesses do indivíduo. Além disso, o orientador também pode apresentar profissões que o aluno desconhecia até então.

Normalmente, esses encontros são permeados com a visita a diferentes ambientes de trabalho ou o conhecimento mais aprofundado de cada profissão. Os orientadores e os projetos de orientação vocacional nas escolas costumam realizar encontros com especialistas e visitas a empresas.

Nas etapas seguintes, são apontados possíveis cursos e carreiras pertencentes às áreas de interesse do estudante.

Quer uma ideia de onde encontrar apoio vocacional e quais são os valores médios cobrados? Nós fizemos um levantamento:

  • Junto aos psicólogos das instituições escolares públicas ou privadas – gratuito
  • Nos consultórios de psicologia – em média 180 reais a sessão
  • Em empresas de coaching – em média 220 reais a sessão
  • As Universidades e outras Instituições de Ensino Superior conduzem, em geral, projetos de orientação vocacional comunitários e gratuitos – informe-se em de sua cidade – os encontros são gratuitos.
  • Da mesma forma, existem associações ou ONGs que desenvolvem programas de orientação profissional gratuitamente (ou a um valor acessível) em escolas públicas e para a comunidade em geral. Podemos citar duas indicações: a ONG Colmeia e o Centro de Integração Empresa Escola.
  • Você também pode complementar seu trabalho vocacional com a ajuda de sites especializados e testes vocacionais online. Nesses casos, há materiais pagos ou gratuitos e os valores variam em função da complexidade e precisão das ferramentas.

Orientação vocacional: encontros e eventos educativos

Eventos educacionais são uma etapa quase obrigatória para escolher entre um curso de ensino superior, técnico ou um intercâmbio no exterior!

Como participar de eventos para futuros alunos? E se você pedisse o conselho de ex-alunos do curso pelo qual você está interessado?

Em regra geral, os alunos saem desses eventos com um plano de ação muito mais definido do que na chegada. Nesses encontros, alunos do ensino fundamental e médio têm acesso às informações dos cursos de graduação em função de cada área (exatas, linguística, sociais aplicadas ou biológicas, humanas…) e o processo seletivo de cada universidade.

O mais interessante é poder conversar com professores e alunos de uma determinada faculdade para se ter uma ideia concreta do conteúdo dos cursos!

Aqui estão alguns eventos para anotar na sua agenda e participar antes do final do Ensino Médio:

  • Universidade de Portas Abertas: evento realizado no mínimo uma vez por ano pela maioria das instituições de ensino superior. Podem participar todos os alunos de instituições educacionais que se inscreveram. Na Unicamp, por exemplo, para receber estudantes e professores, a universidade se prepara, todos os anos, de maneira que os visitantes possam participar de atividades como oficinas, visitas a laboratórios de pesquisa, palestras e apresentações culturais. É uma oportunidade para que estudantes do ensino médio e fundamental circulem e conheçam a Universidade, os cursos oferecidos e tenham contato com as metodologias de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidos no campus.
  • Feira Guia do Estudante
  • Salão do Estudante: é uma feira de intercâmbio onde você pode conhecer e falar diretamente com representantes de reconhecidas universidades, faculdades, high-school e escolas de idiomas de todo o mundo, assim como as melhores agências de intercâmbio do país. Você pode tirar suas dúvidas e receber aconselhamento personalizado em diversas capitais brasileiras;
  • Visitas a empresas realizadas por escritórios e clínicas de orientação vocacional.
  • Os departamentos ou institutos de Psicologia da maioria das universidades oferecem encontros e sessões gratuitas de orientação profissional à comunidade (SOP – Serviço de Orientação Profissional).

Encontrar pessoas diferentes é uma boa maneira de ter mais elementos para sua grande escolha. É bem comum que os alunos sigam certos estereótipos ou pressões familiares na hora de decidir seu futuro: a discussão com um profissional irá ajudá-lo a entender se um curso é realmente feito para você.

E então? Com tantas informações, você agora mais a segurança e todos os recursos necessários para fazer a sua escolha! Boa sorte!

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

Deixe um comentário

avatar