Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Métodos de ensino individualizado da língua alemã

De Camila, publicado dia 28/12/2017 Blog > Idiomas > Alemão > Como preparar uma boa aula particular de alemão

“Ser professor é um privilégio. Ser professor é semear em terreno sempre fértil e se encantar com a colheita. Ser professor é ser condutor de almas e de sonhos, é lapidar diamantes.” – Gabriel Chalita

Chegou a hora de se lançar em uma nova aventura profissional e começar a dar aulas particulares de alemão?

Só quem é professor sabe o quão gratificante é se deparar com a colheita das sementes plantadas e cultivadas durante as aulas.

Só que passa pela experiência de lapidar e ver brilhar seus vários “diamantes” vê a real beleza desta profissão que, infelizmente, muitas vezes é menosprezada em nosso país e na nossa cultura.

Sim, ser professor é um privilégio, pois ele não apenas educa, mas dá as mãos e guia seus alunos rumo aos seus sonhos.

Você é desses que se encanta com a transmissão do conhecimento; você domina a língua alemã; você decidiu se tornar professor particular de alemão. A determinação está presente, mas ainda é preciso entender como montar e estruturar as aulas, pois esta é sua primeira viagem em terras educativas.

  • Como organizar seus cursos?
  • Como aprender e adotar uma boa pedagogia?
  • Como guiar o aluno para que ele progrida de maneira eficaz?

Essas e várias outras indagações devem rondar sua mente neste momento. Ainda mais porque cada professor possui uma maneira própria de ensinar. Lhe resta, então, achar a sua.

Não fique desesperado, ansioso ou desiludido. Superprof não pode ter dar uma resposta pronta para todas as suas inquietudes, mas existem sim alguns conselhos que podem ser passados adiante para facilitar esta tarefa.

Ao ler nossas dicas, guarde em mente que a base de um curso de línguas é a presença de uma metodologia eficiente associada ao profundo desejo de passar suas competências adiante.

O Superprof tem o melhor curso de alemão online. Confira!

Listar os objetivos globais de cada aluno

Você decidiu começar a dar aulas particulares de alemão.

Independente de quais sejam suas motivações, é imprescindível que você adote ou desenvolva uma boa metodologia, pois é através dela que você conseguirá ensinar seus futuros alunos a falarem alemão.

Antes mesmo de procurar por pupilos, é preciso entender que cada um deles possui suas próprias características. Enquanto professor particular, é seu trabalho detectar e compreender o “funcionamento” de cada aluno, pois isso te guiará na hora de preparar as aulas individualizadas.

As aulas devem ser desenvolvidas de acordo com o perfil de cada aluno. Cada aluno é diferente e a metodologia para ensinar alemão deve ser adaptada a cada um deles.

É extremamente necessário que o professor tenha consciência de que as sessões de ensino serão diferentes para cada um dos alunos, pois as demandas, necessidades, pontos fortes e fracos não são os mesmos entre eles.

O bom professor é aquele que consegue entender e decodificar seus pupilos, assim como é capaz de determinar a melhor maneira para eles alcançarem os objetivos desejados.

Algumas perguntas básicas podem ser feitas para te ajudar a detectar todos esses pontos:

  • Por que este aluno quer fazer aulas particulares de alemão?
  • O objetivo das aulas é a obtenção de um diploma de proficiência? Qual deles? Para qual nível? Com qual finalidade?
  • O aluno começou a fazer aulas particulares para melhorar a pronúncia?
  • As aulas particulares foram escolhidas por causa de uma necessidade específica de aprendizado? Qual?
  • O aluno possui dificuldades para assimilar novos conteúdos? Quais?

Antes de começar a dar aulas para seus pupilos, você deve tentar identificar todos esses pontos; a maneira mais fácil de se fazer isso é perguntando diretamente ao aluno ou aos responsáveis (no caso de crianças). Desta maneira, o primeiro passo para um curso personalizado é dado.

Depois de aprofundar seus conhecimentos sobre cada cliente, é aconselhável o resumo das informações obtidas, levando em conta o nível de aprendizado em que o aluno se encontra.

Que tal, por exemplo, criar uma tabela ou uma ficha para cada um deles?! Dentro delas, registre e separe cada um dos objetivos a serem alcançados, a fim de facilitar o progresso individual dos pupilos.

Que tal formular listas ou tabelas com as características de cada pupilo? Criar listas com as características e objetivos de cada aluno auxiliam na preparação das aulas.

Mostre a lista ao aluno em questão, confira se ele está de acordo com o que foi escrito. Caso a resposta seja positiva, vocês estão prontos para começar a trabalhar juntos!

Muitos professores ficam na dúvida de quais critérios levar em consideração na hora de determinar o valor da hora da aula particular de alemão oferecida.

Preparar cada curso por inteiro

Um professor particular não pode chegar no dia da aula – seja na casa do aluno ou na sua própria casa ou escritório – sem nenhum material preparado.

O improviso e a espontaneidade podem ser boas características das aulas individuais e personalizadas, mas elas precisam de um mínimo de planejamento, pois, afinal de contas, o tutor em alemão é um profissional do ensino.

Estabelecendo o desenvolvimento da aula

Determine, antes de cada sessão de ensino, um cronograma a seguir:

  • Quais pontos serão trabalhados com o aluno naquela aula?
  • Quais regras gramaticais ele precisa e está pronto para aprender?
  • Quais exercícios serão dados?
  • Qual vocabulário será trabalhado?
  • Qual dever de casa será entregue?

Não pense duas vezes antes de consultar livros didáticos para o ensino do idioma da Alemanha para estrangeiros. Você também pode recorrer ao planejamento de cursos antigos que já foram dados e adaptá-los para cada perfil diferente.

Prepare em casa os exercícios que serão dados durante a aula. Construa fichas de revisão para cada uma das lições dadas anteriormente, destacando os pontos importantes abordados até o momento presente.

Olhando assim, pode parecer que você terá muito trabalho antes de cada sessão de ensino, mas assim que a elaboração do material começa, a produção flui rapidamente. Isso porque, mesmo que cada aluno precise de atenção e abordagens diferentes, as regras gramaticais e o vocabulário de alemão serão sempre os mesmos.

Dica para ganhar tempo

Se você possui vários alunos com níveis de aprendizado próximos, então você pode utilizar as mesmas fichas de revisão para eles. Isso te fará ganhar tempo e otimizar seu trabalho.

É de extrema importância a preparação prévia de cada sessão de ensino do alemão. Preparar o conteúdo das aulas com antecedência faz o momento do professor com o aluno ser ainda mais produtivo.

Antes de encarar o desafio de ensinar o idioma da Alemanha como língua estrangeira para brasileiros é preciso estar bem informado sobre as qualificações e diplomas necessários para exercer esta profissão.

Explicar o desenvolvimento das aulas para os alunos

É de grande ajuda ao aluno receber uma explicação sobre a matéria que será abordada dentro de cada sessão de ensino. Você não precisa mostrar detalhadamente o que será visto durante todo o mês ou todo o semestre.

A tarefa é mais simples que isso: antes do início de cada aula, faça uma pequena lista apontando em tópicos os assuntos que serão tratados. Assim que cada matéria for vista, corte-a da lista. Isso ajudará bastante o pupilo a se situar dentro do cronograma e a se lembrar sobre o conteúdo das lições.

Outro ponto importante no aprendizado é que tal atitude, que aparentemente parece simplérrima, ainda ajuda a motivar o estudante a progredir, pois ele saberá exatamente quais objetivos deve atingir e o quanto ainda precisa ser feito para conseguir chegar lá.

A participação do aluno durante as aulas e seu envolvimento durante o planejamento das futuras lições são pontos super importantes para que seu aprendizado seja eficiente e otimizado.

É muito comum que os pupilos mais jovens sejam obrigados pelos pais a fazerem aulas de alemão e isso pode prejudicar – e muito – o desenvolvimento da sua formação.

Se você possui alunos com tal perfil, então considere seu tempo com eles como um desafio a ser ultrapassado.

Confira algumas dicas para “ganhar o coração” desses pupilos:

  • Mostre quais os benefícios de se dominar a língua alemã nos dias de hoje;
  • Envolva-o cada vez mais na elaboração das aulas. Assim, ele verá que sua opinião conta e que ele pode decidir – em termos – o que prefere aprender sobre a língua naquele momento;
  • Tente mostrar diferentes e interessantes aspectos sobre a cultura e a história germânica, pois o aprendizado da língua também passa por esses pontos;
  • Use e abuse de uma metodologia lúdica e divertida, recorrendo a jogos, vídeos, filmes, contos, etc.

Incentivar o pupilo a ir cada vez mais longe

Para que o aprendizado dos alunos seja realmente efetivo, é necessário que eles se dediquem ao estudo do alemão fora do horário de aula.

Como em todo aprendizado de língua estrangeira, quanto mais prática e contato com o idioma, mais rápida e eficaz é a assimilação do conteúdo. Duas horas de aula por semana estão longe de serem suficientes para fazer com que alguém domine um idioma, quem dirá o alemão!

O aluno precisa trabalhar sobre o que foi aprendido de maneira independente. Exercícios extra a serem feitos em casa são fundamentais para o bom aprendizado do alemão.

O famoso “dever de casa”

No entanto, não adianta encher o aluno de exercícios pós-aula ao final de cada sessão, pois ele poderá ficar assustado e você correrá o risco de nunca vê-los pronto na aula seguinte.

É importante ter em mente que o aprendizado de uma língua é gradual, progressivo e constante.

Dê algumas dicas e conselhos aos aprendizes de como avançar ainda mais na matéria do momento.

Primeiramente, é importante que ele sempre tenha deveres de casa a serem feitos para a próxima aula. Os exercícios fornecidos devem, obviamente, estar de acordo com o que vem sendo aprendido naquele momento.

Além de permitir ao aluno avançar por conta própria, tais atividades possibilitam tanto ao pupilo quanto ao tutor identificarem quais pontos dos assuntos tratados não foram bem assimilados.

Existem várias maneiras de divulgar seu trabalho de aulas particulares de alemão

Imersão na cultura alemã em pleno Brasil

Aprender alemão no Brasil pode não ser tão fácil quanto em um país germanófono. A imersão na língua e na cultura alemãs favorece – e muito – a assimilação dos conteúdos mostrados em sala de aula.

Com o intuito de proporcionar aos alunos um maior contato com o mundo germânico, pesquise a presença de eventos ligados à cultura alemã na sua cidade e convide seus pupilos a comparecer a eles.

Ótima maneira de se socializar fora do tempo das sessões individuais, praticar a língua com seus aprendizes e ainda apresentá-los uns aos outros!

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar