Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Família e professor devem estar em sintonia para evolução do aluno

De Marcia, publicado dia 24/01/2018 Blog > Aulas particulares > Reforço escolar > Entenda como ajudar seu filho a acompanhar as aulas de apoio

Você quer melhorar suas notas na escola? Sente dificuldades para se concentrar em determinadas aulas (ou em todas)?

Talvez seja a hora de tomar uma ação mais concreta. Por que não experimentar as aulas particulares em casa, especialmente para crianças que precisam melhorar seu desempenho na escola?

Existem professores particulares especializados em diferentes matérias e você certamente encontrará um que possa suprir suas necessidades. Aliás, o ideal é conversar com o profissional para alinharem juntos os objetivos antes do início das aulas. Dessa forma, você receberá exatamente o conteúdo que precisa, da forma que melhor puder absorvê-lo.

Dificuldades escolares ou notas baixas tendem a desanimar o aluno, e o professor particular tem papel fundamental também para desempenhar um trabalho motivacional.

Motivação O aluno pode sentir-se sozinho em suas dificuldades se não contar com aulas de apoio.

Entretanto, é importante que o aluno também “faça a sua parte”. O trabalho do professor só surtirá os efeitos desejados se a criança estiver realmente disposta a entregar-se às aulas e desempenhar todas as tarefas propostas.

Para que os investimentos nessas aulas de apoio sejam realmente eficazes, é importante criar um ambiente propício para que elas aconteçam, providenciar todo o material necessário e conversar com o seu filho para que ele realmente se disponha a aprender.

Para ajudá-lo, listamos abaixo algumas dicas importantes para tirar o melhor proveito das aulas de reforço escolar:

Organize seu tempo

Seu filho provavelmente precisará da sua ajuda para organizar o seu tempo para os estudos. Aliás, quando os pais sabem organizar bem a própria agenda, as crianças começam a adquirir esse hábito desde cedo.

Entretanto, além de “ser exemplo”, é importante cuidar dos horários do seu filho também. Uma vez definido o horário das aulas, oriente a criança a cumprí-lo, até que ela se acostume e faça-o por si mesma.

Também é importante reservar um tempo diário para os estudos, as lições de casa e as atividades extra, tanto da escola quanto das aulas particulares.

Independentemente de as aulas ocorrerem em casa ou em outro local, é importante não chegar atrasado. A pontualidade potencializa a eficácia dos estudos, mostra respeito ao trabalho do professor e ainda prepara o aluno para a disciplina que será necessária quando ele chegar à vida adulta.

Faça um planejamento

Evite distrações

O seu filho deve estar ciente de que, ao iniciar um curso de apoio escolar, terá menos tempo para assistir a filmes, jogar no computador ou navegar na internet pelo celular. Entretanto, os ganhos com aprendizado serão imensuráveis e é nessa ideia que ele deve manter-se focado.

Essa atitude também se estende aos pais. Evite começar atividades, como responder a e-mails, navegar pelo Facebook ou fazer uma ligação via Skype quando estiver próximo ao horário das aulas.

Essas atividades que envolvem tecnologia tendem a nos entreter por um tempo maior que o previsto e é melhor evitar que o seu filho perca o horário da aula por distração sua.

O ideal é preparar uma espécie de ritual nos momentos que antecedem os estudos. Leve a criança para dar uma volta no jardim, tomar um chá ou qualquer outra atividade relaxante.

Relaxamento como preparação Oferecer um chá e realizar atividades agradáveis antes da chegada do professor potencializa o sucesso.

Dessa forma, ela chegará à aula mais relaxada e com a capacidade de concentração em alta.

Respeite o ritmo a rotina da criança

O seu filho estuda, faz uma atividade física e tem lições de casa para fazer. As aulas particulares ou qualquer outra forma de reforço escolar representa mais uma atividade na rotina dele. Além disso, tarefas provenientes dessas aulas também precisarão de um tempo para serem desempenhadas.

É por isso que é importante fazer um planejamento.

Há um outro fator que também deve ser levado em conta: o ritmo pessoal da criança. As pessoas têm diferentes níveis de capacidade de concentração e há horários do dia nos quais tendem a ser mais produtivas.

Isso deve ser observado para que se possa tirar proveito dos momentos nos quais seu filho está mais receptivo ao aprendizado. Entretanto, os horários devem ser alinhados também levando em consideração a sua própria rotina e a disponibilidade do professor. O ideal é encontrar o equilíbrio.

Mantenha um bom relacionamento com o professor

Você precisa conhecer a pessoa que vai auxiliar seu filho a melhorar o desempenho na escola. Por isso, é importante estabelecer um relacionamento transparente com ela.

Não hesite em perguntar

Lembre-se de que o trabalho do professor deve ser acompanhado por você. Portanto, faça quantas perguntas forem necessárias e tire todas as suas dúvidas.

Transparência no relacionamento Não tenha medo de fazer perguntas ao professor do seu filho. Elas são muito importantes.

A vantagem das aulas privadas é que o foco é o aprendizado do seu filho. O professor não precisará dividir-se entre as dificuldades dele e as de outros alunos. E você também precisa estar a par da metodologia empregada para que possa dar continuidade ao trabalho nos demais dias da semana.

Lembre-se de que provavelmente seu filho precisará de ajuda com as atividades extra e caberá a você ser um ponto de apoio para ele. A mesma regra vale para adultos que aderem a aulas particulares de idiomas ou para complementar o ensino universitário.

Esteja ciente de que um conceito perdido ao longo do curso pode prejudicar toda a matéria que vem na sequência. É por isso que é tão importante não deixar dúvidas para trás.

Os professores de plataformas como o Superprof, por exemplo, estão sempre dispostos a ouvir o aluno e encontrar a melhor metodologia para que os objetivos sejam alcançados com as aulas.

Aproveite a presença do professor

Estar com um professor particular também é uma forma de descobrir o grau das suas dificuldades. Eles normalmente aplicam testes e folhas de revisão que permitem a identificação de problemas que muitas vezes não haviam sido notados pelo aluno e seus pais.

Muitas vezes, o aluno acredita que é “bom” em matemática porque consegue decorar as fórmulas e você acha que ele “arrasa” nas aulas de inglês, já que as notas estão altas. Entretanto, na prática, nem sempre é assim que funciona.

As aulas particulares o colocarão diante de exercícios mais complexos, que ajudarão a detectar dificuldades que poderiam passar despercebidas. Elas podem ser exploradas e sanadas.

É por isso que o curso de apoio escolar é importante não só para melhorar as notas, mas também para preparar o aluno para provas de ingresso em escolas melhores, ENEM e vestibulares no futuro.

Esses “desafios” também ajudam o aluno a avançar em conhecimentos gerais e desenvolver a curiosidade para novas informações.

Paralelo a isso, o professor faz com que o aluno se sinta seguro e capaz, desenvolvendo também sua autoconfiança. Esse trabalho, entretanto, deve ser continuado pelos pais.

Crie um ambiente favorável

Você pôde perceber o quanto respeitar o horário das aulas e fazer o acompanhamento do aluno nas atividades extra são atitudes importantes. Entretanto, há um fator igualmente relevante: o local onde acontecem as aulas.

Especialmente quando as aulas acontecem em casa, muitas vezes tendemos a não dar a devida atenção a essa questão. Porém, é necessário preparar um local para isso.

Ter aulas em locais muito ruidosos, ou por onde pessoas passam o tempo todo deixa o aluno suscetível a distrações e com maior dificuldade de concentrar-se no conteúdo. O mesmo vale para um lugar desorganizado demais.

Por isso, em vez de ter aulas na mesa da cozinha enquanto você prepara o jantar, por exemplo, opte por reservar um espaço na sala, no escritório ou mesmo no quarto da criança.

Arrume a mesa

Ainda que você reserve um cômodo mais silencioso para as aulas, a mesa onde elas vão acontecer também merece uma atenção especial.

Caso o computador seja utilizado, não deixe o desktop abarrotado de ícones: organize os arquivos em pastas e deixe à mão aqueles que serão usados no processo.

Arrume a mesa Um ambiente acolhedor e organizado propicia o bom aproveitamento da aula.

Os livros também devem seguir uma ordem lógica. Não há nada pior do que ficar procurando itens no momento em que a aula deveria iniciar ou ter de arrastar a “bagunça” que está sobre a mesa para abrir espaço.

Otimize a capacidade de concentração do aluno

  • O local de estudos deve transmitir paz à criança. Ela precisa sentir-se tranquila. Para isso, evite música ou televisão em volume alto próximo ao local onde está ocorrendo a aula;
  • Você já pensou em utilizar um timer ou mesmo o despertador do seu celular para marcar o término da aula? Cumprir o período pré-determinado é importante para o aluno, para você e para o professor. Colabore;
  • Cuide do clima do ambiente. Dê preferência a cômodos que tenham uma janela que proporcione ventilação e luz natural em dias quentes, mas que possa manter-se fechada em dias de frio e chuva;
  • Há estudos que revelam que as cores têm influência na criatividade e atividade mental. Explore também esse fator para manter um ambiente propício ao trabalho que será realizado. O azul estimula a criatividade enquanto o vermelho favorece a atenção à detalhes, por exemplo.

É claro que a preocupação com o ambiente não deve se sobressair a atenção à motivação e objetivos do aluno. O ambiente influencia na concentração durante o trabalho do professor, enquanto a motivação é o que vai garantir que ele realmente realize as atividades propostas fora do período da aula.

Avaliar a questão financeira junto a esses outros fatores permite fazer uma boa escolha quanto ao modelo de aulas de reforço escolar. E você, está disposto a fazer o melhor pelo seu filho? Tem alguma dúvida quanto ao formato ideal para ele? Deixe seu comentário abaixo.

 

 

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

Deixe um comentário

avatar