Com o aumento do número de estrangeiros não lusófonos no Brasil nos últimos anos, criou-se a necessidade de expandir a oferta de curso de português língua estrangeira (PLE). Ensinar a língua e a cultura brasileira para os estrangeiros que desejam passar uma longa temporada no Brasil ou se instalar de vez no país se tornou urgente.

Com isso, diversificou-se também o curso de Letras que antes só visava o ensino do português como língua materna. Os profissionais da área de Letras que desejam dar aulas de português no exterior, podem se formar ou se especializar na área de PLE.

Mais do que somente ensinar o estrangeiro a falar português, o professor de PLE deve garantir que o aluno conheça e se integre na cultura brasileira. Afinal de contas língua é cultura e uma não pode ser dissociada da outra.

Mais um motivo para lecionar a língua e cultura brasileira: contribuir para a inclusão social de milhares de pessoas!

O professor de portugues para estrangeiro é responsável por transmitir, entre outros, os valores culturais e sociais dos brasileiros com o objetivo de facilitar a integração do aluno estrangeiro.

Certo, a profissão de professor de PLE parece bastante atraente na teoria, mas na prática onde atuam esses profissionais?

No artigo de hoje o Superprof fala sobre as oportunidades na área de PLE, onde encontrar uma vaga para professor de português para estrangeiro e como achar sua clientela de alunos?

Professor de PLE em escolas de idiomas

Quando se trata de vagas para dar aulas de português para alunos estrangeiros, as escolas de idiomas são geralmente onde se encontra a maior parte das oportunidades.

professor freelancer
Ensine o português do Brasil para alunos estrangeiros de todo o mundo!

Escolas de idiomas espalhadas por todo o Brasil mas, sobretudo, nas grandes capitais e nas cidades turísticas oferecem cursos de PLE e, consequentemente, abrem vagas para os profissionais da área.

É importante ter em mente que a maior parte dos alunos de PLE são estudantes de instituições estrangeiras em intercâmbio de graduação e alunos estrangeiros de pós-graduação que estão fazendo uma temporada de estudos numa instituição de ensino brasileira.

Muitas vezes essas instituições (universidades públicas ou privadas) oferecem o curso de PLE ali mesmo em sua dependência. Mas, uma boa parte dos alunos ainda assim precisam de aulas extras e acabam solicitando uma escola de idiomas.

Profissionais e trabalhadores de multinacionais, expatriados no Brasil também formam o público de alunos que buscam por aula de portugues para estrangeiros. Esse público em especial costuma preferir ter aulas de PLE com um professor particular (falaremos mais no tópico seguinte), mas muitos também acabam se matriculando em uma escola de idiomas.

Conheça algumas das instituições que oferecem cursos de PLE no Brasil:

Instituto de Língua e Cultura Brasileira-RJ

Com sede no Rio de Janeiro, o Instituto de Língua e Cultura Brasileira é uma instituição privada que tem como objetivo o ensino de português como língua estrangeira e a divulgação da cultura brasileira pelo mundo.

Instituto Goethe em Salvador

Desde o ano de 2002, o Goethe-Institut em Salvador-Bahia oferece, além dos cursos de alemão, cursos de português para estrangeiros. As aulas de português do Instituto Goethe são realizadas em pequenos grupos sobre a orientação de uma equipe qualificada de professores.

Vila Brasil em Brasília

A Vila Brasil é uma escola especializada no ensino de Português para estrangeiros, que oferece cursos personalizados para diplomatas, executivos e suas famílias.

Viva Brasil em Porto Alegre

A Viva Brasil é uma escola voltada especificamente para o ensino de Português para estrangeiros. Tem como objetivo oferecer ao aluno recursos linguísticos e culturais necessários para a sua vivência no Brasil.

Essas são somente algumas das grandes instituições que oferecem cursos de PLE e que são suscetíveis de recrutar professores.

Quer se formar na área de PLE?

Dar aula particular de PLE

O professor particular de PLE é certamente a categoria mais escolhida pelos alunos estrangeiros. Maestria, flexibilidade de horários, adaptabilidade...características que fazem com que o aluno estrangeiro em intercâmbio ou estadia de negócios solicite o professor particular de PLE.

portugues do brasil para estrangeiros
Ajude um aluno estrangeiro: dê aulas particulares de PLE!

O professor particular costuma se adaptar ao nível e ao ritmo de aprendizado do aluno: se trata de uma relação real de troca baseada na confiança estabelecida entre o professor e o aprendiz. Esta é, sem nenhuma dúvida, a melhor condição para se aprender, uma vez que permite ao aluno de fazer todas as suas perguntas e questionamentos seja com relação a gramática e o aprendizado do português, seja com relação a vida no Brasil e a cultura brasileira.

Nos últimos dez anos, as instituições de ensino superior brasileiras vêm incorporando cada vez mais opções de cursos em diversas modalidades para ensinar português a estudantes internacionais.

A maioria das instituições tem agora seu próprio centro de idiomas: universidades, associações, empresas, universitários e voluntários ajudam a espalhar o português pelo mundo.

Mas, o professor particular de PLE continua sendo a escolha primeira dos estrangeiros que desejam aprender português no Brasil.

Para encontrar alunos, o professor particular pode usar a internet para divulgar os seus cursos, mas também pode o fazer anunciando nos murais das faculdades, em empresas multinacionais, entre outros.

Quer conhecer melhor o perfil dos professores de português língua estrangeira?  Aqui no Superprof você pode ter acesso ao perfil de diversos profissionais da língua, prontos para oferecer um serviço personalizado no ensino de português língua estrangeira.

Não hesite em contactar nossos professores para conhecer melhor o mercado das aulas particular de PLE.

Conheça melhor o curso de Letras com especialização em PLE.

Ensinar Português fora do Brasil

Para aqueles que acham que a área de Letras não "dá dinheiro" ou não é diversificada, saiba que vocês estão muito errados!

aulas de PLE no exterior
Uma carreira internacional como professor de português? Sim, você pode!

Os letrados que desejam possuir carreira de nível internacional podem começar a pensar na possibilidade de se tornar professor de português como segunda língua ou como língua estrangeira no exterior.

assistente de língua portuguesa no exterior tem com o função ensinar o português, língua e aspectos culturais dos povos de língua portuguesa, para os alunos estrangeiros.

A França é um dos países anfitriões do programa de mobilidade acadêmica para assistentes de língua portuguesa. O objetivo geral do programa  é oferecer a oportunidade a estudantes brasileiros de familiarização com a língua e a civilização francesas, levando às escolas e aos estabelecimentos franceses a autenticidade da língua e a riqueza da cultura brasileira. Por conseguinte, apenas falantes de língua materna brasileira, que estudem no Brasil, de onde são cidadãos de pleno direito, poderão ser selecionados para este programa.

Também é possível dar aulas de PLE nos Estados Unidos, graças ao programa Foreign Language Teaching Assistant (FLTA) da Fulbright que, em parceria com a CAPES, está aceitando candidaturas de brasileiros com bacharelado ou licenciatura em língua portuguesa e/ou língua inglesa para o programa de Professor Assistente de Língua Portuguesa nos EUA.

Programa Leitorado da Capes é mais uma oportunidade para os profissionais de Letras que desejam dar aula de português para estrangeiro no exterior. O programa consiste na seleção de professores Leitores brasileiros interessados em divulgar a cultura brasileira em instituições universitárias estrangeiras.

Entre outras atividades, o professor Leitor tem como papel ministrar disciplinas, colaborar em projetos de divulgação da língua portuguesa e atuar em conjunto com a representação diplomática brasileira.

Atenção!

A maior parte das oportunidades para dar aulas de PLE no exterior exige alguns anos de experiência no ensino de PLE!

Para enriquecer o seu currículo:

  • Você pode oferecer curso de portugues para estrangeiros online
  • Dar curso de lingua portuguesa a distancia
  • Ministrar aula particular de portugues brasileiro para estrangeiros
  • Dar aula de PLE em escolas de idiomas…

Faça sua formação de professor de PLE a distância! Saiba mais aqui.

Pesquisador na área de Português como língua estrangeira

É verdade que a área da pesquisa não é a que mais oferece oportunidades para os profissionais de PLE. No entanto essa área pode ser bastante promissora a depender da experiência e conhecimento do profissional.

doutorado em Letras
Doutorado na área de PLE? Sim, você é capaz!

O pesquisador na área de PLE pode trabalhar na confecção de material didático de português para estrangeiro, assim como no desenvolvimento de estratégias de ensino que facilitem a aprendizagem do idioma português pelos alunos estrangeiros.

Outras áreas que podem ser estudadas pelos pesquisadores do ramo de PLE:

  • A diferença no ensino de portugues como Língua materna vs. língua não materna
  • Bilinguismo(s) e PLE.
  • Interlíngua(s) e fossilização; transferência das línguas maternas e mecanismos transversais às línguas maternas. Áreas linguísticas críticas dos aprendentes de PLE;
  • O papel do ensino na aquisição/aprendizagem de uma segunda língua. Aquisição implícita e/ou ensino explícito da gramática: contributos para a discussão.

Como pesquisador, o profissional de PLE deve aumentar o acervo de artigos científicos sobre o ensino de PLE, as diferentes abordagens de ensino considerando os variados perfis de estudantes, entre outros.

Viu só a amplitude da área de PLE? Complete sua formação e comece a dar aulas de português para alunos estrangeiros!

 

Precisando de um professor de Português para Estrangeiros ?

Você curtiu esse artigo?

5,00/5, 1 votes
Loading...

Joseane

Apaixonada por Línguas e Culturas, sou uma viajante assídua que acredita que viajar é a melhor forma de aprender.