"Quando a geografia encurta, a história chega ao fim. Essa é a engenharia pedagógica da vida."
Dirceu Azevedo

Geografia geral e Geografia do Brasil são importantes não apenas para se passar de ano na aula de Geografia 1 ano Ensino Fundamental ou na aula de Geografia 1 ano Ensino Médio: elas são importantes para a vida!

Assuntos de Geografia que mais caem no Enem não aparecem nessa prova tão importante por acaso: eles são muito relevantes para a nossa vida cotidiana já que essa disciplina vai muito além da análise do mapa mundi de continentes e oceanos.

Você mora na cidade de São Paulo e procura por um bom curso de geografia, seja para passar de ano no Ensino Fundamental ou Médio, seja para fazer provas de vestibular ou ainda porque gosta muito da matéria e deseja seguir carreira na área, mas não sabe muito bem onde encontrar? Então continue com a gente, pois você está na matéria certa!

Superprof preparou um guia para quem procura aula de Geografia em SP! Na primeira parte mostramos a contribuição que a disciplina traz para o nosso dia-a-dia, seguido das melhores faculdades de Geografia de São Paulo e fechando com dicas de como encontrar um bom professo de Geografia na capital paulista.

Boa leitura!

Qual o objetivo do estudo da Geografia ?

Muitos geógrafos hoje ensinam e pesquisam sobre conceitos que são relevantes para a vida cotidiana. Este conhecimento geográfico nos permite entender determinadas coisas que fazemos diariamente, assim como a maneira que algumas ações cotidianas afetam o mundo ao nosso redor (por exemplo, como viajar a trabalho está relacionado com a poluição de automóveis que contribui para o aquecimento global).

Essa ênfase coloca as atividades cotidianas em um contexto mais amplo - notavelmente espacial - e, ao fazê-lo, visa aumentar nossa consciência sobre nossas vidas e atividades pessoais, assim como seus contextos socioespaciais em escalas que vão da vizinhança ao global.

Localização google mapas.
Você sabia que as atividades de geografia da escola também te ajudam a conseguir navegar pelo Google Mapas?

Frequentemente presumimos que não há necessidade de aprender esse tipo de geografia porque achamos que "já a conhecemos"! "Muita geografia é apenas senso comum" dizem vários praticantes ingênuos, enquanto os mesmo conduzem, alegremente, comportamentos que provam que seu conhecimento geográfico ingênuo é falso ou terrivelmente incompleto.

Muitas pessoas se recusam a acreditar que precisam conhecer conceitos geográficos como:

  • localização,
  • reconhecimento de local,
  • avaliação à distância,
  • associação de distribuição e contexto regional.

Para ilustrar as deficiências dessa atitude, preparamos alguns exemplos que ilustram que as pessoas praticam ativamente a geografia - mesmo que não tenham consciência do que estão fazendo. Sendo assim, confira abaixo algumas tarefas geográficas básicas que todos nós - em um momento ou outro - realizamos:

  1. Escolher onde morar,
  2. Decidir como ir para o trabalho,
  3. Saber onde estão localizados supermercados, shoppings, consultórios médicos e escolas locais,
  4. Escolher um lugar para visitar nos feriados e descobrir como chegar lá,
  5. Entender as mudanças ambientais locais e globais para conseguir comprar roupas adequadas e planejar viagens longas,
  6. Em uma longa viagem de carro, estimar onde será a próxima cidade grande o suficiente para ficar conseguir fazer uma pausa e descansar,
  7. Entender onde os bons restaurantes típicos da região estão localizados na cidade,
  8. Entender onde estão ocorrendo os eventos mencionados nos noticiários internacionais e nacionais,
  9. Preparar material de apoio para o local do seu próximo anúncio de emprego, seja ele no Brasil ou no exterior,
  10. Caminhar pela vizinhança e voltar para casa com segurança,
  11. Encontrar seu carro em um estacionamento,
  12. Andar pela casa no escuro sem tropeçar nos móveis quando a energia cai,
  13. Encontrar o caminho de volta para seu hotel em uma cidade estranha,
  14. Saber onde podem ser encontrados locais de recreação,
  15. Escolher um time esportivo para seguir,
  16. Decidir qual jornal comprar na banca de revistas,
  17. Apreciar as interações e fluxos de mercadorias que mantêm produtos frescos diariamente em seu supermercado favorito,
  18. Saber se São Paulo fica ao norte ou ao sul do Distrito Federal,
  19. Saber por que é difícil construir casas em encostas íngremes com solos instáveis,
  20. Questionar por que as pessoas continuam a viver em lugares onde ocorrem inundações, furacões, tornados, incêndios, terremotos ou emissões industriais químicas ou nucleares.
Mapa mundi com passaporte de viagens.
O que a geografia estuda também te ajuda a planejar suas viagens de férias!

Tudo isso parece simples, mas não é. Ao entender como esses e muitos outros fatores influenciam nossas vidas, entendemos cada vez mais sobre Geografia. Sendo assim, dá para perceber como essa matéria é tão importante para nossa vida quotidiana.

Onde aprender geografia em São Paulo ?

Você sempre gostou da aula de Geografia geral e do Brasil enquanto estava na escola e por isso resolveu seguir no Ensino Superior da disciplina em São Paulo? Então saiba que você está em uma cidade onde pode encontrar a melhor faculdade de Geografia do país (de acordo com o Ranking Universitário da Folha de 2019) na Universidade de São Paulo!

A USP é a número 1 do Brasil quando o assunto é o Ensino Superior em Geografia. Essa grande e renomada instituição oferece dois tipos de graduação na disciplina: Bacharelado e Licenciatura em Geografia.

Bacharelado em Geografia pela USP

O curso de Geografia da Universidade de São Paulo faz parte da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas. Ele possui uma duração mínima de 8 semestres e pode ser cursado em, no máximo, 12 semestres.

Segundo o site da universidade, "para conclusão do bacharelado em Geografia, o aluno deverá cumprir 183 créditos, que perfazem disciplinas obrigatórias (136 créditos) e optativas (47 créditos), com a exigência de cursar 50% dos créditos em optativas livre no Departamento de Geografia, os demais créditos podem ser cumpridos em outros cursos da USP ou dentro do próprio Departamento de Geografia. A duração mínima do curso de graduação é de 4 anos, no diurno (período integral nos primeiros semestres) e de 5 anos no noturno. O curso prevê a elaboração de um Trabalho de Graduação Individual - TGI (obrigatório), que consiste na elaboração de uma monografia no último ano."

As matérias obrigatórias dos três primeiros períodos do Bacharelado em Geografia pela USP são:

  • História do Pensamento Geográfico,
  • Introdução à Cartografia,
  • Fundamentos Naturais da Geografia,
  • Fundamentos Econômicos, Sociais e políticos da Geografia,
  • Geologia Geral,
  • Teoria e Método da Geografia I,
  • Elementos de Cartografia Sistemática,
  • Geografia Econômica I,
  • Cartografia Temática,
  • Geomorfologia I,
  • Climatologia I,
  • Regionalização do Espaço Mundial,
  • Geografia Agrária I.
Mapa antigo da Europa.
O mapa político da Europa é apenas uma das matérias estudadas pela Geografia.

Licenciatura em Geografia pela USP

Quem deseja dar aula de Geografia para o Ensino Fundamental e Médio em escolas precisa ter um diploma de Licenciatura. A Universidade de São Paulo também oferece esse tipo de graduação. Um dos requisitos para quem deseja se tornar um licenciado é a conclusão do Bacharelado em Geografia. Ou seja, o aluno que pretende obter este diploma em licenciatura precisa cursar todas as disciplinas obrigatórias do Bacharelado MAIS as disciplinas obrigatórias da Licenciatura.

As disciplinas obrigatórias que pertencem apenas à Licenciatura são:

  • Línguas Brasileira de Sinais (1 semestre),
  • Estágio Supervisionado de Ensino de Geografia e Material Didático (1 semestre),
  • Ensino de Geografia na Educação Básica (1 semestre),
  • Metodologia do Ensino (2 semestres):
    • Metodologia de Ensino de Geografia I,
    • Metodologia de Ensino de Geografia II,
  • Didática (1 semestre)
  • Política e Organização da Educação Básica no Brasil (1 semestre).

Ter um professor particular de geografia em SP

Se você está com dificuldade em estudar sozinho para a prova de geografia Enem, precisa tirar uma nota boa em um trabalho geografia para a escola para conseguir passar de ano ou procura uma aula de geografia para concurso, então que tal encontrar um professor de geografia em São Paulo para poder chamar de seu?

Fazer aulas particulares de geografia é a maneira mais eficiente de ajudar os alunos a se destacarem. Aqui estão alguns benefícios de ter sessões de ensino individuais com um professor particular de geografia:

  1. Professores particulares estruturam suas aulas de acordo com as necessidades e demandas de cada aluno;
  2. Durante as aulas particulares, os aprendizes são capazes de atuar por conta própria e obter um retorno personalizado do tutor. Dentro de uma sala de aula com muitos alunos, é raro que todos consigam receber atenção individual. Quando isso acontece, o feedback é geralmente limitado a 10-15 segundos. Trabalhar semanalmente com um professor particular ajuda os pupilos se tornarem mais confiantes e independentes dentro do assunto de geografia que possuam mais dificuldade.
  3. Os alunos são capazes de se concentrar em exercícios suplementares escritos especificamente com o objetivo de melhorar seus pontos fracos.
Educação de geografia online.
Você já pensou em fazer aulas de geografia política com um professor particular online?

Mas onde encontrar aulas particulares de geografia em São Paulo?

Existem várias plataformas online que colocam aluno e professor diretamente em contato e uma delas é o Superprof. Nossa comunidade é formada por milhares de professores de geografia espalhados por todo o Brasil, com mais de 700 deles só na cidade de São Paulo!

Ficou interessado e já quer logo procurar o seu? Então entre na página do Superprof.com.br e faça uma busca de acordo com sua localização. Se você quiser fazer aulas presenciais, o melhor é procurar por um educador que esteja próximo. Sendo assim, coloque "geografia" no campo destinado à matéria e o nome do seu bairro seguido por "São Paulo, SP" se você morar na cidade de São Paulo. Ao clicar em "buscar", você encontrará as opções de professores que se encontram nas proximidades.

Vale lembrar que existem muitos profissionais de educação espalhados pelo Brasil inteiro que também dão aula particular de geografia online. Sendo assim, se você gostar do perfil de um professor de geografia que não more em SP, vale a pela perguntar se ele está disponível para aulas via webcam.

Precisando de um professor de Geografia ?

Você curtiu esse artigo?

5,00/5 - 1 nota(s)
Loading...

Camila

Aventureira linguística, curiosa por natureza, artista por opção, viajante apaixonada e redatora por vocação.