Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Aprender francês no Rio de Janeiro

De Camila, publicado dia 30/08/2017 Blog > Idiomas > Francês > Aulas do idioma da França na cidade maravilhosa

“O Rio de Janeiro continua lindo / O Rio de Janeiro continua sendo / O Rio de Janeiro, fevereiro e março / Alô, alô, Realengo / Aquele abraço! / Alô torcida do Flamengo / Aquele abraço” – Gilberto Gil

A língua francesa (aprenda nas capitais do Brasil) é o idioma oficial de 33 países ao redor do mundo. Mais de 270 pessoas falam francês, sejam elas nativos francofônicos ou estrangeiros que a aprenderam. Para se ter uma ideia, a língua de Molière é a sexta mais falada no planeta Terra.

Se você pretende melhorar seu nível do idioma, seja para fazer universidade em um país francofônico, para viajar, trabalhar ou até mesmo pela satisfação de falar bem a língua, saiba que existem várias possibilidades de estudo.

Você mora na cidade do Rio de Janeiro e não pode ir para fora fazer um curso intensivo e acha que suas chances de falar bem o idioma foram por água abaixo? Não perca as esperanças, pois existe uma enorme variedade de opções que te ajudarão a desenvolver e avançar seu nível de francês em solo carioca.

Superprof preparou esta matéria para aqueles que procuram por alternativas de aulas da língua de Zinedine Zidane na cidade maravilhosa.

Aulas particulares na cidade maravilhosa

Aulas particulares são uma ótima saída para aqueles que desejam aprender francês (em Belo Horizonte) de maneira rápida, objetiva e com uma metodologia adaptada. Para aqueles – e aquelas – que possuem uma vida agitada e não têm tempo de ir à aulas em horários fixos nas escolas de línguas, esta também pode ser uma opção flexível para a agenda carregada.

Vários tipos de acordos podem ser feitos com o professor particular, já que uma das principais características dos cursos individualizados é o fato deles poderem ser personalizados segundo as necessidades de cada aluno. As aulas podem acontecer toda semana ou a cada 15 dias; sempre no mesmo horário ou em diferentes momentos diversificados; em locais variados, no escritório de trabalho, em casa, etc.

Cursos individuais podem ser adaptados de acordo com a disponibilidade do aluno. Aulas particulares de francês são boas para quem tem uma agenda cheia.

Existem vários professores com perfis diversificados e cada um deles oferece as aulas em determinadas condições. As qualificações dos tutores também varia, pois eles podem ser nativos, professores aposentados de escolas, estudantes bilíngues, etc.

Por que escolher aulas particulares?

Através do ensino personalizado, o aluno tem a oportunidade de se beneficiar ainda mais da capacidade de transmissão de conhecimento do professor. De acordo com o nível do aprendiz, assim como suas necessidades e objetivos, o profissional do idioma desenvolve um programa pedagógico adaptado às demandas que lhe são passadas.

Seja para revisar intensamente antes de uma prova para um diploma oficial de francês (fale a língua em São Paulo), para conseguir se comunicar bem durante uma viagem ou pelo prazer de falar uma língua estrangeira, o conteúdo das aulas será voltado para que você aprenda o que deseja da maneira mais adequada e eficaz possível.

O maior benefício das aulas particulares é que o aluno é quem decide seus objetivos juntamente com o professor!

Escolas de francês no RJ

Você está no Rio de Janeiro, decidiu se dedicar ao estudo da língua francesa, mas não quer fazer aulas particulares, pois gosta da interação com outros alunos no mesmo nível que o seu. A melhor opção é, então, procurar uma boa escola de idiomas que ofereça o ensino do francês (em Recife) na sua cidade.

O Rio é uma cidade enorme e apresenta uma diversidade imensa de ofertas com este perfil. Fizemos uma breve seleção com algumas alternativas que podem te agradar.

Wizard

Esta é uma escola que está presente em praticamente todo o Brasil. O Wizard oferece aulas para todos os níveis de domínio do idioma, desde iniciantes até avançados, ou seja, dos níveis A1 a C1.

A rede de ensino tem como público alvo pessoas interessadas em “ter acesso, em versão original, aos grandes textos da literatura francesa, bem como ao cinema e à música. Famosa no mundo todo por ser considerada uma língua romântica, o francês é a língua de Victor Hugo, de Edith Piaf, de Jean-Paul Sartre, de Alain Delon, de Zinedine Zidane, entre tantas outras figuras importantes.”

Muitos bons jogadores de futebol são nativos em francês. O francês é a língua de craques do futebol como Zinedine Zidane.

As escolas Wizard ainda possuem métodos voltados para a preparação aos exames oficiais de proficiência da língua (DELF, DALF, TCF e TEF). O site do estabelecimento ainda reforça que os “testes de proficiência de idiomas estrangeiros são uma das exigências para ingressar em cursos de graduação no exterior ou concorrer a bolsas de estudos. Por serem oficiais, as instituições de ensino aceitam do candidato o comprovante de resultado de qualquer uma das provas acima listadas.”

Yazig

Com duração de total de 2 anos e meio, o curso de francês (em POA) do Yazig promete te dar as habilidades de comunicação em diversas situações da vida cotidiana, inclusive em viagens à França.

Segundo o site oficial da escola, com um ano a mais de estudos no curso de nível avançado, você consolida e aprofunda seus conhecimentos linguísticos. Ao final dos estudos, você conseguirá interagir oralmente e por escrito em qualquer situação do dia a dia.

Ao concluir o curso, o estabelecimento garante que o aluno está apto a fazer o exame de proficiência TFI (Test de Français International). Tal teste é aplicado pela própria escola. Segundo o Yazig, este exame corresponde ao TOEFL ou TOEIC do Inglês, e pode ser um grande diferencial em seu currículo.

Outros cursos ainda são oferecidos pela escola, tais como:

  • curso de Conversação e Cultura Francesa (para continuar praticando o idioma);
  • Francês para crianças e adolescentes;
  • Francês para provas de mestrado e doutorado.

Alliance Française

A Alliance Française do Rio de Janeiro oferece cursos para adultos, jovens e crianças.

Adulto

Assim como as outras escolas citadas acima, a Aliança Francesa propõe cursos para todos os níveis, desde iniciante (A1) até o avançado (C1), de acordo com o Quadro Europeu Comum de Referência para as línguas (CECR – Cadre Européen Commun de Référence pour les langues).

Um teste de nivelamento é aconselhado na hora da matrícula para melhor direcionar o aluno à turma adequada.

O ritmo de aulas depende do objetivo do aluno. Ele pode ser:

  • regular (50 horas por semestre);
  • intensivo (100 horas por semestre);
  • super intensivo (140 horas por semestre).

Jovens

Um curso com conteúdo e metodologia especiais para pré-adolescentes e adolescentes é oferecido pela Aliança Francesa. Ele é desenvolvido para que jovens de 11 a 14 anos estudem compreensão, conversação, leitura e escrita da língua francesa (aprendizado em Vitória), em aulas dinâmicas e adequadas à faixa etária.

Metodologia adaptada para adolescentes aprenderem a língua francesa. A Aliança Francesa possui cursos desenvolvidos especialmente para jovens.

Segundo o site oficial do instituto de ensino, já no início da aprendizagem, “crianças e jovens têm a oportunidade de passar por um primeiro exame, o DELF Junior/Scolaire, para demonstrarem as competências desenvolvidas em língua francesa e serem recompensados por seus estudos.

As escolas do Rio de Janeiro ainda contam com um método inovador, pois ele é adaptado ao uso no quadro interativo (TBI – Tableau blanc interactif), disponível em todas as salas de aula da Aliança Francesa do RJ.

Crianças

O curso desenvolvido especialmente para crianças acolhe pimpolhos a partir de 8 anos de idade. A escola apresenta sua metodologia como sendo lúdica para esta faixa etárias, pois ela “abrange não apenas as primeiras formas de expressão em francês, mas também um primeiro contato com a cultura francesa por meio de histórias, contos, canções, brincadeiras etc.

Assim como nas aulas para os jovens, as crianças também têm a oportunidade de, logo no início da aprendizagem, passarem por um primeiro exame, o DELF Prim. As crianças nesta idade atingem apenas o nível A1 de domínio do idioma.

Outros cursos

A Alliance Française oferece ainda outros cursos:

  • Cursos Intensivos de Verão;
  • Cursos Intensivos de Inverno;
  • Cursos Específicos (preparação para provas, aperfeiçoamento da gramática, técnicas de tradução, etc.);
  • Oficinas (gêneros cinematográficos, artes plásticas, improvisação em francês, etc.).

Étoile Bleue

Étoile Bleue (“Estrela Azul”) é uma escola de ensino da língua francesa que propõe passar o conhecimento do idioma da forma como ele é falado na França, utilizando materiais importados e documentos autênticos.

Em seu site oficial, o estabelecimento especifica seu objetivo como o de proporcionar ao aluno “uma experiência de imersão cultural com eventos e ateliês ligados à cultura francesa e francófona (degustação de comida típica, visita a exposições em francês e grupo de conversação).”

Étoile Bleue apresenta os seguintes valores:

  • Professores nativos de países francófonos com formação universitária;
  • Planejamento do curso em função das necessidades dos alunos;
  • Aulas dinâmicas e diversificadas utilizando multimídias francesas;
  • Estudo focado na língua oral, na pronúncia além de trabalhar a escrita e a gramática;
  • Aulas particulares ou em grupo (curso regular ou intensivo)

O centro de ensino ainda oferece formação pedagógica complementar para professores de francês.

École Quebec

Como o próprio nome sugere, a École Quebec tem uma formação voltada para o francês falado no Canadá, assim como para a cultura francofônica do local. A escola possui igualmente o foco na preparação de pessoas interessadas em imigrar para o país da América do Norte. Ela oferece cursos que visam as provas aceitas nos processos de imigração para solos canadense.

A região do Quebec tem a língua francesa como oficial. No Canadá também se fala francês!

Além de aulas presenciais, a instituição de ensino disponibiliza aos alunos a possibilidade deles seguirem um curso de francês online ao vivo ou através do método Frantastique.

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

Deixe um comentário

avatar