Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Dar aulas de estilismo e modelagem em uma associação

De Glicia, publicado dia 04/10/2018 Blog > Artes e Lazer > Costura > Como iniciar a carreira de professor de costura?

Se todos nós aprendêssemos a costurar, a indústria da moda estaria com os dias contados! Fato é que, hoje em dia muitas pessoas têm interesse em aprender a costurar, seja para fazer suas próprias roupas, ou para lançar uma carreira como estilista.

Com o crescimento da cultura do DIY (“do it yourself” ou “faça você mesmo”, em português) em redes sociais como Pinterest, o perfil das costureiras e costureiros de hoje é bem diferente se comparado ao de alguns anos atrás.

O que vemos atualmente são jovens que, além da paixão pela moda e pela costura, possuem também uma vontade de mudar os paradigmas impostos pela indústria da moda, que tende cada vez mais a oferecer roupas padronizadas, apenas para um tipo de corpo ou estilo.

Existe hoje em dia um novo mercado  para os costureiros, que permite experimentar novas coisas e ousar nas criações. Ensinar a arte do corte e costura vai além de ensinar apenas a fazer bainhas, casas de botão ou como costurar um zíper. Enquanto professor de estilismo você pode também ensinar seus alunos a confeccionarem roupas de acordo com seus gostos e desejos.

E por que ensinar em uma associação?

Porque a concorrência no mundo da moda é muito grande. Se inserir nesse mercado e encontrar um lugar ao sol não é tão fácil quanto parece. Em uma associação voltada para ateliês criativos, você terá não apenas a oportunidade de conhecer e estar em contato com pessoas interessadas pela costura, como também de adquirir uma ótima experiência para o currículo.

Continue lendo nosso artigo e descubra as vantagens de ensinar corte e costura em uma associação.

As vantagens de ensinar corte e costura em uma associação

Seja para costureiros em busca de aperfeiçoamento ou para quem deseja aprender a costurar do zero, as associações são uma excelente opção. Oferecendo cursos de costura mais baratos do que as escolas de estilismo e modelagem, as associações atraem inúmeros aspirantes a costureiros e futuros designers de moda.

ensinar modelagem em associações tem muitos benefícios Além de transmitir sua paixão, em uma associação de costura você também pode ajudar pessoas carentes a ter acesso a uma formação de qualidade.

Mas quais são as vantagens para o professor de costura de ensinar em uma associação?

Primeiramente, o professor de costura terá contato com um público aplicado, interessado em aprender e em trocar conhecimentos. Essa troca se dará com seus alunos, mas também com os outros professores.

As associações que promovem cursos e ateliês na área criativa costumam reunir profissionais de diferentes áreas como moda, artes, design gráfico, desenho, pintura, etc. Ter contato com todos esses profissionais pode expandir seus conhecimentos, aumentar sua criatividade e criar oportunidades de emprego.

Outra vantagem de dar curso de costura em uma associação é o fato de que, frequentemente as aulas são para grupos pequenos. Assim, como professor você terá mais tempo para interagir com os alunos, dar-lhes conselhos realmente personalizados e aproveitar melhor o tempo da aula.

Outro aspecto positivo: em uma associação não há aquela atmosfera pesada de concorrência que existe geralmente no meio da moda. Todos estão ali para compartilhar conhecimento, e cada um tem suas competências e lacunas. O objetivo é tentar melhorar as capacidades de cada um e dividir o que sabe com os demais.

Além disso, as associações de corte e costura fazem um belo trabalho de inclusão social e ajudam muitas mulheres a se formarem e terem acesso ao mercado de trabalho. Essa é uma oportunidade única de transmitir sua paixão e ainda ajudar na habilitação profissional de pessoas em situação social precária.

Como dar aulas de costura em uma associação?

O primeiro passo é, obviamente, encontrar uma associação. Existem diferentes tipos de associações que oferecem cursos e ateliês em áreas criativas, assim como existem também associações voltadas exclusivamente para aulas de corte e costura.

Se você ainda não conhece nenhuma associação ou ONG na sua cidade, uma busca rápida no Google pode te ajudar a encontrar projetos que te interessem. Apenas fique atento para ter certeza que se trata de uma instituição séria, que promova projetos realmente pertinentes.

ensinar costura em uma ONG Em uma associação você terá a oportunidade de trabalhar com diferentes públicos.

Em seguida, basta entrar em contato e fazer uma visita ao local para ter certeza que é realmente o que você procura. Associações estão sempre em busca de novos professores, com certeza você encontrará uma que te agrade. Entre as técnicas que você pode ensinar durante as aulas estão:

  • alfinetar tecidos,
  • desfazer costuras,
  • costurar um aplique,
  • colocar um viés,
  • costurar uma casa de botão,
  • usar a máquina de costura,
  • costurar à mão,
  • aplicar um zíper,
  • colocar um elástico,
  • costurar bainhas,
  • criar padronagens,
  • cortar um molde,
  • etc.

O ideal é realmente que você se familiarize com o local e com seus futuros colegas de trabalho antes de começar. Como as associações costumam ser mais abertas no que diz respeito à pedagogia e à metodologia de ensino, os professores geralmente têm total liberdade para preparar suas aulas da maneira que ele julga mais apropriada.

Entretanto, para um debutante na arte de ensinar a costura, dar sua primeira aula sem um suporte pedagógico pode ser bem difícil. Nossa sugestão é que você assista algumas aulas antes de começar a lecionar. Dessa forma, você terá uma idéia de como os professores organizam suas aulas e poderá se inspirar para preparar as suas.

Vale ressaltar que, na maior parte dos casos os trabalhos em associações são voluntários, ou seja, não recebem remuneração para isso. Ou, em alguns casos, recebem apenas uma ajuda de custo. Esse tipo de trabalho será, na realidade, uma oportunidade de praticar e adquirir experiência.

Para complementar sua renda, você pode dar aulas particulares de costura, estilismo ou modelismo. Na plataforma Superprof, por exemplo, você pode fazer um cadastro enquanto professor de costura e ter acesso a muitos alunos em diferentes localidades.

Crie sua própria associação de corte e costura

O Código Civil Brasileiro define, por meio da Lei nº 10.406/02,  as associações como a união de pessoas que se organizam para fins não econômicos.

Assim, as associações constituem um agrupamento de pessoas em torno de uma mesma  finalidade, e que buscam a promoção de determinados interesses sem ter o lucro como objetivo principal.

As associações são consideradas pessoas jurídicas de direito privado e sem fins lucrativos. Isso significa que  toda a renda proveniente de suas atividades deve ser revertida para o cumprimento dos seus objetivos estatutários.

os passos para abrir sua associação de costura Discuta com outros profissionais da área e descubra as possibilidades de criar uma associação de costura.

Você pode criar uma associação de costura com a finalidade de atender às necessidades de diferentes pessoas que buscam aprender a costurar, desde de debutantes até pessoas mais qualificadas, ou você pode escolher direcionar os serviços da sua associação a um grupo de profissionais seleto e homogêneo.

As associações que escolhem a segunda opção, geralmente têm por objetivo a troca de informações, organização de eventos e o aperfeiçoamento de profissionais da área concernida.

Já a primeira opção, busca normalmente oferecer capacitação profissional e aperfeiçoamento a pessoas que desejam se formar, mas não possuem recursos financeiros para isso.

É importante ressaltar que, embora os objetivos de uma associação não sejam produzir receita, elas não estão proibidas de fazê-lo, desde que os lucros sejam usados como meios para atendimento de seus fins.

Dessa forma, as associações não perdem o direito de exercer suas atividades, mesmo que realizem negócios para manter ou aumentar seu patrimônio. Entretanto, não devem propiciar lucros aos associados ou dirigentes.

A criação de uma associação começa pelo seu estatuto social, que nada mais é do que um conjunto de cláusulas contratuais que relaciona a entidade com os seus instituidores, dirigentes e associados, atribuindo-lhes direitos e obrigações entre si.

Para que sua associação adquira existência formal perante a lei, é necessário que você faça o registro de seu estatuto social no Cartório de Títulos e Documentos de Pessoas Jurídicas. Apenas após o registro a entidade passará a ter a autorização legal para contratar, empregar, firmar parcerias, etc.

Antes de entrar nessa nova empreitada, organize uma reunião com os moradores do seu município ou bairro, para recolher informações descobrir se existe uma demanda por aulas de costura, modelagem ou estilismo.

Outras possibilidades para os costureiros em início de carreira

Como mencionamos, trabalhar em uma associação tem inúmeros benefícios e pode ser uma oportunidade única de se inserir profissionalmente no ramo da costura e da moda.

diferentes opções como professor de corte e costura online Já pensou na possibilidade de dar aulas particulares de costura?

Por outro lado, vale ressaltar que os professores que trabalham em associações são geralmente voluntários e não recebem um salário. Em alguns casos, pode ser oferecida uma ajuda de custo, mas se essa for sua única atividade profissional, vai ser difícil pagar as contas no fim do mês.

Uma boa opção para quem quer iniciar a carreira como professor de costura, além das associações, é dar aulas particulares. A maior vantagem de dar aula particular é que você escolhe seus dias e horários de trabalho, conseguindo assim conciliar esse trabalho com outras atividades.

Existe uma boa demanda de cursos de costura para diferentes níveis. Você pode, por exemplo, dar aulas de crochê para iniciantes, bordado, tricô, aulas de corte e modelagem, aulas de customização de roupas e acessórios, entre outras possibilidades.

Outro ponto positivo das aulas particulares é que você também pode lecionar via webcam. Dar cursos online de costura é perfeito para quem já trabalha em uma associação, pois permite que você administre sua agenda de forma mais flexível.

 

 

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

Deixe um comentário

avatar