Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Dar aulas de língua russa: encontrar alunos através da internet

De Camila, publicado dia 16/04/2019 Blog > Idiomas > Russo > Plataformas online ficar conhecido como professor de russo

“Os dois guerreiros mais poderosos são a paciência e o tempo.”
Liev Tolstói

Você sabia que o idioma russo é falado por mais de trezentos milhões de pessoas no mundo?

Você sabia também que existem comunidades russófonas na Europa e nas Américas?

Muitas pessoas se interessam pelo aprendizado dessa língua por ela ser útil na área dos negócios e na área das pesquisas científicas. No entanto, o maior atrativo do curso russo é a possibilidade que o idioma dá de se fazer uma ponte entre culturas.

O número de pessoas que procuram aprender russo não é tão grande quanto o das que procuram por inglês ou espanhol. No entanto, elas existem. Isso significa que um porcentagem da população brasileira, mesmo que pequena, está à procura de professores de da língua russa!

A cultura, a literatura e a origem das palavras russas são de interesse, na maioria das vezes, para as pessoas já em idade adulta. Muitas vezes, um adulto decide aprender russo para descobrir mais sobre o país ou porque planeja uma viagem à Rússia.

Você domina bem esse idioma, vem pensando em dar aulas particulares de russo, mas não sabe como nem onde começar a procurar por alunos?

Se esse é o seu caso, então você veio parar na matéria certa! Apresentamos abaixo algumas plataformas online para professores de russo conseguirem encontrar estudantes motivados a se lançar na aventura do aprendizado do idioma falado na Rússia!

Ser um professor russo no Clube Eslavo

Você é jovem e ambicioso?

Você conhece perfeitamente a gramática de uma das línguas eslavas (e talvez várias ao mesmo tempo)?

Então que você é um daqueles que pode construir uma carreira enquanto professor cadastrado no Clube Eslavo!

Não importa em qual estado você more: para se tornar um tutor dessa rede de ensino que atende em todo o território brasileiro, basta enviar um currículo para os responsáveis desta plataforma.

Se você for nativo russo, o Clube Eslavo ainda pede para você descrever uma situação interessante que passou em terras brasileiras enquanto estrangeiro russo e ainda contar como e porque veio parar no país.

O professor pode ainda escolher ir na casa do aluno ou receber o aluno em sua casa. Nas plataformas, os professores de russo podem escolher dar aulas presenciais ou via Skype.

O que eles oferecem?

Uma remuneração de acordo com o número de aulas dadas é oferecida. E para os nativos russófonos, ainda é dada a oportunidade de aprender português! Nada mal, não é mesmo?

Além de você contribuir para o desenvolvimento e o aprendizado de alunos interessados em conhecer mais sobre a língua e a cultura da Rússia, você ainda colabora para o seu próprio desenvolvimento pessoal e profissional.

O que você precisa oferecer

A descrição do professor perfeito feita pelo Clube Eslavo é um tanto quanto engraçada. Segundo eles, para se tornar um tutor do grupo, você precisa apresentar as características abaixo:

  1. Não ser chato,
  2. Sorrir e saber se comunicar bem,
  3. Ser paciente com seus alunos.

Deixe ao seu anúncio de aula de russo no Preply

Para falar russo corretamente, você não precisa ser nativo. Ensinar o alfabeto cirílico, a fonética da língua russa e dar aulas de conversação pode ser feito se seu nível de domínio do idioma for mais elevado que o de seus alunos.

A plataforma Preply oferece aos professores de russo a oportunidade de publicar um anúncio sobre o tipo de aulas que eles pretendem oferecer.

1.003 professores russos espalhados em 185 países ao redor do mundo estão presentes no Preply.

Nessa plataforma é possível dar aulas em domicílio, caso o aluno more perto da casa do professor. Através do Preply, professores que dão aulas online também podem se inscrever e oferecer seus serviços.

A inscrição dos profissionais é gratuita e cada professor define sua taxa cobrada por hora de aula. Por outro lado, o Preply recebe uma comissão de 17% por cada aula realizada através da ajuda do site.

Para se ter uma ideia, mais de 173.000 alunos fazem aulas via essa plataforma.

Seu cv, sua experiência e suas avaliações também precisam estar presentes em seu perfil. Uma boa foto para o seu perfil nas diferentes plataformas, assim como outras informações importantes, são fundamentais para conseguir mais alunos de russo.

O anúncio de um professor precisa possuir os seguintes tópicos:

  • Uma foto de perfil no canto superior esquerdo com o primeiro nome, o título, a língua ensinada, as línguas faladas e o número de lições dadas,
  • Uma apresentação em vídeo – hospedada pelo YouTube ou diretamente pela plataforma – pode ser adicionada na barra lateral,
  • Um texto com uma apresentação e a idade preferível dos alunos,
  • Um calendário de disponibilidade com a possibilidade de reserva diretamente através do site,
  • Os comentários dos alunos,
  • Um currículo com formação e detalhes de diplomas e experiências para as línguas ensinadas.

Quanto mais o professor ensina através da plataforma, mais o seu perfil sobe nos resultados da pesquisa. E se você fala inglês, é possível dar cursos de russo online para falantes de inglês em todo o mundo!

Ensine a língua russa através do iTalki

Trabalhar em uma classe real certamente tem sua própria longa lista de benefícios. Mas se você está pensando em trabalhar online, você deve definitivamente considerar a dar uma chance à plataforma iTalki.

Muitos professores, no começo, hesitam em trabalhar com o iTalki por causa da longa lista de professores já inscritos. Eles pensam que se já existem centenas de professores comunitários e profissionais que oferecem aulas de russo, a competição será muito alta.

No entanto, logo que eles se inscrevem, acabam percebendo que existem milhares de estudantes também inscrito no iTalki, dando chances reais de vários professores de russo conseguirem angariar uma boa quantidade de alunos.

Sendo assim, no fim das constas, acaba não sendo difícil preencher a agenda de aulas. Se você tem um perfil interessante, experiência de trabalho e uma informação detalhada sobre o que pode oferecer, alunos vão querer reservar sessões de aulas com você.

O aluno escolhe o professor

Também é importante notar que é o aluno quem escolhe o professor. Isso significa que, na maior parte do tempo, a comunicação é fácil e terá sempre tópicos interessantes a tratar com seus futuros aprendizes.

Segundo vários professores já inscritos no iTalki, o trabalho é recompensador, pois muitos dos alunos acabam desenvolvendo uma fidelidade ao trabalho do tutor, possibilitando ao educador observar o progresso de cada um deles.

O professor de russo tem a possibilidade de aceitar ou não o pedido dos alunos. Os alunos escolhem com quais professores querem entrar em contato para poderem fazer aulas de russo.

O professor tem liberdade

iTalki significa liberdade para os professores de russo. Você pode escolher como e com quem trabalhar: com iniciantes, intermediários e até mesmo alunos com nível avançado.

Cada um dentre os aprendizes tem necessidades diferentes, o que significa que algumas aulas precisam ser muito estruturadas, seguindo um livro de gramática (A1 a A2). Já podem se concentrar mais em conversação, expressões idiomáticas e frases cotidianas, escrita, pronúncia e muito mais.

Falando em liberdade: Você pode configurar seu próprio horário e decidir se vai trabalhar regularmente, de 9 da manhã às 5 da tarde, ou se ficará disponível apenas pela manhã, tarde ou noite.

Encontre estudantes russos com o Shapp

E se você tivesse um aplicativo como plataforma para te colocar em contato com pessoas interessadas em aprender a falar russo? Se você gostou da ideia, então precisa conhecer o Shapp. Trata-se de um aplicativo que conecta professor e aluno de qualquer disciplina, incluindo línguas estrangeiras como o russo, é claro!

Os professores, sejam eles amadores ou profissionais, têm a oportunidade de ganhar uma renda extra através dos cadastros presentes no app. Se o número de alunos que te procuram for alto, essa pode, inclusive, se tornar a sua principal fonte de renda!

Educadores que dependiam apenas do boca a boca para encontrar alunos interessados em aprender russo têm uma ótima opção para fazer contato direto com seus futuros aprendizes.

Vale ressaltar que esse app foi desenvolvido pelos seus criadores com o intuito de difundir, compartilhar e democratizar o conhecimento no país.

Mas como ele funciona?

Pelo aplicativo no celular, você deve:

  • Escolhee a disciplina que quer ensinar (russo),
  • Indicar o valor da aula,
  • Marcar sua disponibilidade,
  • Falar sobre sua especialidade e formação.

Com um perfil montado, você automaticamente será anunciado para os utilizadores que buscam por um professor da língua da Rússia. Vale ressaltar que o pedidos de aula serão condizentes com seus requisitos.

Quando houver uma solicitação de aula você poderá acessar o perfil do solicitante e decidir se aceita ou não a prestação demandada. Caso aceite, uma taxa é cobrada pelos administradores do aplicativo para que você entre em contato direto com o solicitante (esta é a maneira da plataforma sobreviver)

É chegada a hora da aula, ou seja, a sua hora de transmitir seus conhecimentos sobre a língua russa. Ensine e, após concluir a sessão, você receberá o pagamento do aluno em dinheiro ou transação eletrônica.

Concluída a aula, você deve avaliar seu aluno. Em contrapartida, ele fará uma avaliação sua. Alguns dos critérios avaliados são:

  • Pontualidade,
  • Paciência,
  • Didática,
  • Preparação.

Tais características são importantes para que você tenha uma boa avaliação. Quanto melhor avaliado e quanto mais você usar o aplicativo, melhor será a posição do seu anúncio.

Seja professor particular de russo através do Superprof

Sempre levando em consideração os pedidos dos seus novos alunos de língua russa, é claro! Um ponto positivo de se trabalhar através de plataformas como o Superprof é que o professor de russo tem total liberdade para organizar sua agenda de aulas do jeito que bem entender!

Nossa plataforma Superprof apresenta uma grande vantagem para os professores: ela é gratuita para os profissionais inscritos!

A comunidade de professores atualmente inscrita com a gente pontua o o trabalho através do Superprof sendo de 4,4 a 5 estrelas!

Os critérios de avaliação dos professores referente ao estilo de vida profissional proporcionado pela nossa plataforma levam em conta o equilíbrio entre vida pessoal e profissional, gestão e cultura corporativa.

Como funciona o Superprof

O professor define suas taxas de acordo com:

  • Suas qualificações,
  • Sua experiência,
  • O nível de seus alunos,
  • Sua localização geográfica.

Eles podem oferecer uma primeira aula gratuita e elas podem se passar tanto na casa do aluno, na casa do professor, em sala de aula (para grupos, por exemplo) ou ainda serem ministradas à distância, através do Skype.

A plataforma serve como um link entre o professor e o aluno, e o pagamento é feito diretamente entre os dois.

Como construir seu perfil e seu anúncio de aula

Para colocar todas as probabilidades a seu favor, é aconselhável preencher seu anúncio, adicionar uma foto e incentivar seus alunos a colocarem comentários quando tiverem aulas com você.

Sinta-se à vontade para multiplicar sua presença online em várias plataformas de professores russos para encontrar alunos!

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar