Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Como divulgar seus serviços como professor particular de computação

De Fernanda, publicado dia 16/01/2018 Blog > Artes e Lazer > Informática > Aulas de informática: como encontrar alunos?

Para você o PC não tem nenhum mistério? Você domina muitos softwares, é um especialista em soluções de TI ou procura um emprego na área?

Para complementar sua renda no final do mês, você teve a ideia de se tornar professor e dar aulas particulares de computação.

Sábia decisão: dominar informática é essencial hoje em dia. Mas, com exceção dos nativos digitais, que nascem com um tablet em suas mãos, muitas pessoas precisam de aulas para aprender sobre computadores e tecnologia. Oferecer uma formação de informática em casa é uma atividade com excelentes perspectivas.

Ferramentas, linguagem de programação, segurança informática, tecnologia da informação, programação web, redes informáticas, assistência informática, resolução de problemas informáticos …  Um universo que não acaba mais!

Você está muito motivado para ajudar as pessoas a aprenderem… Mas agora, antes de qualquer coisa, a grande dúvida é: como você vai encontrar seus primeiros alunos?

O Superprof está aqui para guiá-lo. Tudo o que você precisa fazer é seguir estas dicas! Em breve você vai poder dar a sua primeira aula com prazer!

Identifique o perfil de seus alunos

Procure estudantes para dar aulas de informática. Uma bússola não vai ajudar muito na sua busca por alunos… Em vez disso, que tal experimentar a internet?

Antes de publicar qualquer anúncio de aula particular, comece pelo início. Pode ser que você já tenha planejado tudo, mas em caso de dúvida, não custa relembrar o primeiro passo necessário antes de divulgar seus serviços de professor particular de computação. Identifique:

  • O nível de seus futuros alunos: iniciante, intermediário, avançado (lembre-se de que o professor particular deve sempre ter um nível superior em relação aos seus alunos! Isso é verdade para as aulas de informática, mas também aulas de piano ou aulas de culinária.)
  • Sua disponibilidade: aulas noturnas, feriados, finais de semana …
  • O preço da sua aula de informática: isso será parte essencial do critério de escolha
  • A zona geográfica: você vai ter de se deslocar para dar suas aulas. Em um raio de quantos quilômetros?
  • Você também precisa determinar qual será o conteúdo das suas aulas. Por exemplo, você pode ensinar:
    • Iniciação ao pacote do Office: planilha do Excel, editor de texto Word, software de apresentação do Powerpoint,
    • Navegação na Internet,
    • Como funciona um computador,
    • Aula de programação de computadores,
    • Criação de sites,
    • Gerenciamento de banco de dados,
    • Desenvolvimento de TI

Pronto! Depois deste pequeno lembrete, você está pronto para começar a divulgar seus serviços. Vamos passar para a próxima etapa!

Encontre alunos pelo boca a boca

Esta é a primeira coisa a fazer: espalhe para todos que você está dando aulas. O boca a boca funciona muito bem nesta hora. Além disso, as recomendações de amigos são muito úteis. Eles podem tranquilizar seus futuros alunos sobre suas habilidades e seu profissionalismo.

Sabe como? O famoso “Conheço alguém que dá aulas de informática para iniciantes. Eu posso te passar o número se você quiser. É só falar que você me conhece!”

Depois de atrair seus primeiros alunos, o boca a boca é ainda mais efetivo. Seus alunos falarão para seus amigos e amigos de amigos, o que o ajudará a alcançar um público ainda maior.

E então, com as redes sociais, você pode aumentar ainda mais esse efeito. Publique um post no Facebook comunicando que você está dando aulas. Ou por que não criar um site só para isso? A vantagem é que ele sempre estará atualizado e ativo para que você continue divulgando seus serviços.

Coloque anúncios em empresas locais

Outro passo muito simples e que não pode ser esquecido: a divulgação no seu bairro. Prepare um texto curto e atraente, e se possível com um layout bacana, de modo a atrair a atenção. Em seguida, imprima os cartazes, sem esquecer de pré-cortar seu número de telefone para que as pessoas interessadas possam obtê-lo facilmente. Não se esqueça de escrever ao lado do número “Aulas de segurança informática”. Desta forma, não há risco de a pessoa esquecer ao que este número corresponde.

Exemplo:

“Estudante do 2º ano de Ciência da Computação oferece aulas de informática para todos os níveis …”

“Técnico em informática experiente dá aulas de programação e codificação…”

Para elaborar um anúncio típico, você deve mencionar:

  • Seu nome,
  • Seu email,
  • Seu telefone,
  • O tipo de aula que você oferece (iniciação, atualização, curso avançado, curso on-line ou aula particular em casa, aula de informática para terceira idade…)
  • O nível de ensino dos alunos (ensino médio, universitário, profissionais…)
  • O preço das aulas de informática (opcional)
  • Seu diploma na área de informática (estudante, bacharelado, tecnólogo, pós-graduado, engenheiro…)
  • Suas qualidades e sua metodologia de ensino (pedagogia, personalização de aulas, materiais didáticos …)

Atenção para não escrever um texto muito longo – não é um livro! O cartaz deve ser visível, legível, compreensível e memorável em apenas alguns segundos.

Uma vez que seus cartazes estiverem prontos, tudo o que você precisa fazer é dar uma volta no bairro com um grande sorriso e pedir permissão aos comerciantes locais para colocá-lo em sua loja. Faça questão de explicar o serviço que você propõe, de maneira simpática. Você nunca sabe: entre seus clientes, eles podem conhecer algumas pessoas potencialmente interessadas.

Último detalhe: não se esqueça de trazer um rolo de durex para poder colar seu próprio cartaz (se possível em uma localização estratégica claramente visível).

Encontre alunos em instituições de ensino

As escolas também são um ótimo lugar para oferecer seus serviços. Em geral, elas já possuem um espaço reservado para anúncios diversos no estabelecimento, na secretaria ou no pátio.

Sinta-se livre para ir à recepção das escolas ou instituições de ensino superior para pedir permissão e colocar seu cartaz.

Mesmo que a escola não esteja diretamente relacionada à área de informática, os alunos (ou os pais) podem estar interessados ​​em solicitar seus serviços.

Veja as instituições que você pode visitar:

  • Universidades e Instituições de Ensino Superior
  • Escolas particulares
  • Escolas de idiomas
  • Escolas e Centros de Formação Técnicos (SESC, SESI, SENAI…),

Onde dar aulas de informática para idosos? Se seu público-alvo é a terceira idade, você pode procurar as instituições ou associações na sua cidade.

Em associações e instituições

Não deixe de lado as associações e das instituições públicas da sua cidade! Na verdade, essas estruturas locais são frequentadas por muitos moradores do bairro. Entre eles, você certamente encontrará alguns alunos.

Claro, a ideia não é visitar todas as associações. Mas, se puder, procure aquelas que atendem pessoas que provavelmente têm interesse em suas aulas de informática.

Vamos ser concretos:

  • Você quer dar aulas particulares de informática para idosos? Coloque cartazes em instituições que acolhem pessoas idosas em sua comunidade e se ofereça para ensinar temas como computação básica, navegação na internet, usar um correio eletrônico, gerenciar arquivos …
  • Seu público é o infantojuvenil? Aproxime-se das associações de reforço escolar ou dos clubes esportivos de sua cidade.

Na verdade, é simples: se você sabe qual perfil de aluno está procurando, precisa se concentrar nos lugares que provavelmente serão frequentados por eles!

Encontre alunos on-line

Última solução e não menos importante: Internet.

Novamente, você tem várias possibilidades:

  • Crie seu próprio site
  • Divulgue nas redes sociais
  • Registre-se nas plataformas voltadas às aulas particulares

Crie um site e ofereça aulas particulares

Criar um site dedicado a aulas particulares é tarefa simples para você, professor de informática. Com o WordPress, por exemplo, você pode criar uma bela vitrine virtual em pouco tempo.

Além disso, saber como referenciar com sucesso pode provar aos seus futuros alunos suas habilidades nessa área. Ter seu próprio site tem muitas vantagens. Você será capaz de:

  • Adicionar conteúdo relevante com regularidade,
  • Apresentar suas aulas em detalhes,
  • Publicar aulas gratuitas para aumentar o tráfego em seu site,
  • Alimentar um blog para compartilhar dicas valiosas,

Em suma, se você planeja fazer de suas aulas de computação sua atividade principal, essa é uma solução muito relevante, mesmo que leve tempo e exija dedicação constante para atualizar e manter seu site. Assim, você se beneficiará de uma vitrine online, promovendo sua atividade de ensino em casa, e destacando suas melhores habilidades.

Iniciação ao web design e à criação de sites. Se você é um profissional de design e web, crie um site atraente para promover suas aulas particulares.

Registre-se em sites especializados de aulas particulares

Existem plataformas que oferecem serviços de professores particulares. Este é o caso do Superprof, mas também de muitos outros portais.

Simples e rápido, este tipo de site possui uma boa visibilidade na internet e, assim, é uma garantia de que o seu perfil será consultado por pessoas que procuram ativamente aulas particulares.

No Superprof, você não precisa pagar para entrar em contato com alunos em potencial. O registro é completamente gratuito. O site permite aos usuários da Internet pesquisar por assunto, zona geográfica e visualizar os perfis dos professores correspondentes à sua demanda.

Nossos professores são avaliados pelos alunos e as opiniões ajudam a ter uma ideia rápida do conteúdo da aula e das impressões em geral. Em pouco tempo você ja consegue encontrar seus primeiros alunos. Para aumentar suas chances, seja receptivo assim que receber uma mensagem sobre determinado curso, e lembre-se de completar o seu perfil com precisão. Ah! Uma boa dica é oferecer a primeira hora gratuitamente. Você passa confiança e oferece uma oportunidade para que ambos se conheçam melhor. Você também pode dar aulas via webcam! Uma boa maneira de ampliar sua zona de abrangência.

Com estes simples passos, em pouco tempo você vai encontrar seus primeiros alunos de informática. Para isso, é importante levar em consideração as necessidades de cada aluno, ser paciente e ajudá-los a progredir com sua metodologia de ensino especializada.

Como se tornar um professor de informática?

Suas habilidades adquiridas na área não são suficientes. Você tem de aprender a compartilhar e transmitir seus conhecimentos com eficiência e paixão!

Descubra também como preparar suas aulas de informática!

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

Deixe um comentário

avatar