Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Melhore suas notas em matemática no ensino médio

De Glicia, publicado dia 07/09/2018 Blog > Apoio Escolar > Matemática > Como aumentar sua média em exatas?

Que a matemática é o pesadelo de muitos alunos todos já sabem, não é mesmo? Mas, o que talvez a maioria não saiba é que é totalmente possível reverter esse quadro.

A matemática é uma disciplina que exige diferentes habilidades intelectuais: além de ler e compreender o conteúdo,  é preciso raciocinar e conseguir aplicar as diferentes fórmulas aprendidas na resolução dos exercícios.

O grande problema de alguns alunos que têm dificuldades com a matemática é que eles não levam as aulas a sério, não entendem o que o professor está explicando e ainda assim não questionam para tentar aprender. Simplesmente empurram o  problema com barriga e quando se dão conta do estrago, é tarde demais.

aprender matemática para aumentar sua média Bicho-papão para muitos estudantes, a matemática é uma das matérias mais importantes no ensino médio.

Se você não aprendeu o básico em matemática nos anos anteriores, não pense que conseguirá assimilar uma quantidade absurda de conteúdo às vésperas da prova ou do vestibular, pois não vai!

Para evitar isso, o ideal é pedir ajuda aos seus pais ou professores. Eles saberão orientá-lo da melhor maneira para que você consiga melhorar seus resultados na escola.

Neste artigo você encontrará alguns conselhos e dicas úteis que com certeza irão ajudá-lo a organizar melhor suas revisões e a melhorar suas notas. Continue lendo!

Como melhorar seus resultados em matemática?

Além de estar atento durante as aulas, uma boa parte do trabalho para se obter boas notas em matemática é feito em casa. Nada como uma boa revisão para refrescar a memória e se certificar de que todos os conceitos foram bem assimilados.

Para avançar e ver mudanças efetivas nas notas, é preciso revisar um pouco todo dia, dedicar alguns minutos para reler suas anotações e resolver exercícios. Os alunos que estão no 3° ano do ensino médio sentem uma pressão a mais, pois com os vestibulares se aproximando cada minuto de estudo é precioso.

A famigerada prova de matemática dos vestibulares é um dos maiores medos dos estudantes durante os processos seletivos. Logaritmos, cálculos trigonométricos, análise combinatória, polinômios… alguns alunos tremem só de imaginar.

aprender a revisar o conteúdo de matemática Para aprender matemática é preciso dedicação e trabalho duro!

Mas, nada nessa vida vem de graça e para aprender matemática você precisará se dedicar e trabalhar duro. Não estamos falando aqui de passar horas estudando apenas matemática, mas de separar um momento do seu dia para se dedicar a essa tarefa. Novos conceitos só são assimilados pelo nosso cérebro quando se tornam um hábito.

O primeiro passo é organizar suas revisões, descobrir onde estão suas maiores dificuldades e preparar um cronograma de estudos coerente e eficaz. Todos os dias, separe 40/45 minutos para revisar a matemática. Releia suas anotações, tente entender os conceitos e faça alguns exercícios.

Se perceber que não consegue resolver os exercícios é sinal de que há lacunas no aprendizado. Nesse caso, o ideal é procurar seu professor, falar sobre suas dificuldades e pedir que ele explique novamente. Por isso é importante estar atento às aulas e ser um aluno participativo.

De  nada adianta passar a maior parte da aula disperso, não dar a mínima para o que o professor está falando e depois ir pedir explicações extras.

Aqui vão nossas dicas para você organizar melhor suas revisões:

Procure saber para que servem os conceitos estudados

Sempre que começar a estudar um novo assunto, tente se informar sobre o motivo pelo qual esse tema é importante e quais suas diferentes aplicações práticas.

Quando conseguimos entender as aplicações de um determinado conceito, percebemos a relevância que ele tem para as diferentes ciências e para sociedade como um todo. Além disso, seu estudo passa a fazer mais sentido e deixa de ser apenas um conjunto de regras e procedimentos vazios.

Alguns conceitos matemáticos, por exemplo, estão presentes em diferentes aspectos da nossa vida e sequer percebemos. As maiores invenções da história da humanidade só foram possíveis graças aos conhecimentos matemáticos.

Defina seus objetivos

É importante traçar objetivos concretos e alcançáveis a curto prazo. Muitos alunos acabam se cobrando demais e estabelecem metas muito altas. Isso pode até funcionar para algumas pessoas, mas para a maioria irá apenas causar estresse desnecessário.

Saber a qual nível você deve chegar torna seu estudo mais muito mais eficiente. Caso encontre dificuldades nesse sentido, peça ajuda aos seus professores para saber até onde você deve ir.

Treino, treino e mais treino!

Que treino é essencial para aprender matemática você provavelmente já sabe, mas não custa fazer um lembrete. Para assimilar os novos conceitos você precisa praticar. E como eu faço isso? Simples, resolvendo exercícios.

Busque sempre exercícios novos, diferentes dos que você está habituado a fazer em sala de aula. Na internet há uma grande variedade de conteúdo gratuito que você pode usar nas suas revisões.

Como revisar para as provas e para o vestibular?

Quais é o segredos para obter as melhores notas nas provas de matemática e no vestibular? Não, nós não vamos oferecer uma fórmula mágica para você! Em compensação, nós vamos dar algumas orientações que irão ajudá-lo a revisar de forma mais eficiente.

Administrar o tempo dedicado às revisões para ter mais eficiência Encontrar uma boa metodologia de estudo pode otimizar suas revisões.

Alguns alunos revisam por horas seguidas e trabalham muito duro sem ver os resultados esperados. Porque será que isso acontece? Uma das razões pode ser o fato de estarem usando uma metodologia que não é muito eficaz. O estresse também pode influenciar de forma negativa nos seus resultados escolares.

Revisar de maneira aleatória e sem organização não trará os resultados tão esperados. Antes de abrir o caderno você precisa ter um propósito. Reflita sobre o que vai cair na prova e quais conceitos você precisará saber aplicar. A partir disso, monte seu cronograma de estudos dando maior atenção aos seus pontos fracos.

De nada adianta refazer 10 vezes um exercício que você já sabe de cór e salteado . Invista seu tempo no que de fato você precisa aprender e pratique até que os conceitos sejam completamente assimilados.

Quando você errar um exercício, não fique triste nem se cobre tanto por isso. Use o erro como uma oportunidade para entender qual foi o problema e como corrigi-lo. Em seguida, tente fazer exercícios similares para fixar o que você aprendeu.

Outra dica valiosa: não procrastine! Faça seus deveres de casa com antecedência, assim você conseguirá avaliar melhor suas dificuldades. Quando você deixa para fazer tudo na última hora, as dúvidas se acumulam e bate o desespero.

Aprender a controlar o estresse também ajuda a aumentar a concentração e, consequentemente, ter melhores resultados. As provas de matemática costumam ser muito estressantes. Mesmo tendo estudando e conhecendo bem o conteúdo, muitos alunos travam na hora de resolver os exercícios.

Quando o professor entregar a prova, faça uma rápida leitura. Marque os exercícios que você tem certeza que é capaz de resolver rápido e deixe os que parecem mais complexos para depois. Outra dica, que também é válida para as provas de vestibular, analise a pontuação de cada exercício.

Ao fazer isso você poderá dar prioridade ao que é mais importante. De nada adianta perder tempo tentando resolver um exercício que vale poucos pontos.

Não se esqueça de dedicar alguns minutos para passar sua prova a limpo e reler com atenção suas respostas.

Como um professor particular de matemática pode ajudá-lo?

Recorrer aos serviços de um professor particular de matemática tem muitas vantagens, principalmente para aqueles alunos que têm muitas lacunas na aprendizagem.

Aulas com professor de matemática em domicílio: uma idéia brilhante Ter aulas com um professor particular pode expandir seus horizontes.

Primeiramente, estudar com a ajuda de um tutor permitirá estabelecer um ritmo constante de trabalho e revisões. Além disso, o professor de matemática já passou por essa fase também. Ele pode, assim, orientar o estudante dando os melhores conselhos e dicas para que ele avance.

Seja com aulas em domicílio, cursos intensivos ou preparação para o vestibular, estudar matemática com a ajuda preciosa de um professor pode abrir seus horizontes e despertar em você uma verdadeira paixão pela matemática.

Para encontrar o professor de matemática ideal, você pode usar o boca a boca, os fóruns e blogs sobre educação, os anúncios classificados ou a internet. O Superprof, por exemplo, é um site que conecta alunos e professores em todo o Brasil. Basta fazer um cadastro e buscar por cidade ou bairro.

O mais legal é que no Superprof você encontra diferentes perfis de professores e muitas modalidades de aulas. Você pode, inclusive fazer aulas online, por webcam, sem precisar sair de casa. Mesmo que você more em uma cidade muito pequena, poderá ter acesso aos preciosos conselhos de um professor particular.

Ainda sobre o Superprof, lá você encontra aulas e cursos para todos os níveis de escolaridade, da pré-escola ao ensino superior. E para os estudantes do 3° ano do ensino médio, saibam que ter aulas preparatórias para o Enem e o vestibular é uma excelente forma de otimizar o tempo dedicado aos estudos e, dessa forma, ter certeza de chegar tranquilo na hora dos exames.

Para finalizar, o problema que a maioria dos alunos têm com a matemática está muito mais relacionado com a insegurança que essa disciplina causa em muitos deles. Sempre ouvimos falar “nossa, matemática é muito difícil, só os inteligentes conseguem”. Nós acreditamos que os dedicados conseguem, porque inteligência todos nós temos.

Mesmo que tenhamos habilidades diferentes, todo mundo é capaz de aprender qualquer disciplina. Então, não desanime, continue estudando e se dedicando que os resultados virão!

 

 

 

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

Deixe um comentário

avatar