Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Locais de exposições na capital paulista!

De Erico, publicado dia 16/10/2019 Blog > Artes e Lazer > Desenho > Museus para visitar em São Paulo

A cidade de São Paulo é famosa pela intensa atividade cultural, onde é possível curtir shows de música, dança, teatro, festivais gastronômicos, entre tantos outros programas que acontecem ao longo do ano.

É claro que não poderíamos deixar de incluir nessa lista de opções, alguns dos principais museus para visitar na capital paulista que, de certa forma, trata-se de uma atividade imperdível para quem adora apreciar desde arte contemporânea até as mais belas obras clássicas.

E como as atrações culturais em sampa são bem próximas uma das outras (nem todas, mas boa parte sim…), é possível organizar um roteiro de visitas aos museus paulistas em um mesmo dia.

E o mais legal disso tudo é que cada um desses locais possui um enfoque específico, tendo em vista que algumas exposições são temporárias. Esse é outro motivo para se criar o hábito de fazer passeios em museus e, com isso, ampliar o leque de leitura sobre a Arte e, por que não, do mundo…

Gênio da Pintura! Obras de Pablo Picasso também estão nos principais museus de São Paulo

Grande parte desses locais já trouxeram ao Brasil obras internacionais, de artistas renomados, como Frida Kahlo e Picasso, por exemplo. E é claro que, muitos desses museus em São Paulo, também contam com acervos fixos, sendo que grande parte reúne obras de artistas brasileiros, em que podemos destacar: Tarsila do Amaral e Cândido Portinari.

São centenas de espaços culturais espalhados pela cidade, os quais possuem acervos que vão desde a Arte Moderna à Arquitetura, sem falar, é claro, de um espaço criado especialmente ao universo do futebol – calma que esse tópico ainda será abordado neste artigo, ok.

E para quem adora sair conhecendo museus mundo afora e está a planejar um passeio enriquecedor aos museus em SP, confira as principais informações acerca dos locais que dispõem de uma variedade de acervos, os quais levam assinaturas de ícones das Artes Plásticas do mundo inteiro – e que você precisa conhecer, independentemente de residir na cidade ou estar só de passagem. Confira!

Pinacoteca de São Paulo

Considerado um dos museus mais antigos da capital (sua fundação foi em 1905), a Pinacoteca de São Paulo conta com um acervo voltado à produção brasileira que vai desde o século XIX até à contemporaneidade.

Situada em frente à estação Luz do Metrô e da CPTM, trata-se de um casarão de três andares com salas expositivas, as quais abrigam pouco mais de 10 mil peças. No primeiro andar o espaço é reservado apenas para as exposições temporárias, enquanto que, no segundo andar, é possível ter acesso ao acervo fixo do museu.

Sem dúvida, a Pinacoteca não pode ficar de fora de seu cronograma de museus para visitar em São Paulo. Por isso, anote aí: o espaço funciona de quarta a segunda – das 10h às 17h30 (com permanência até ás 18h).

O valor do ingresso é de 10 reais (inteira) e 5 reais (estudante). Menores de 10 anos e maiores de 60 anos não pagam. Já, aos sábados, a entrada é gratuita para todo o público.

Instituto Moreira Salles

Essa é uma opção de museu em SP bem relevante, não somente por ser um espaço cultural destinado à fotografia, mas também um local em que outras atividades artísticas acontecem periodicamente, com destaque ao Cinema, Literatura, Música e Gastronomia.

Instalado em um prédio moderno em plena Avenida Paulista e próximo à Rua da Consolação, o Instituto Moreira Salles está sempre a trazer exposições incríveis, além de workshops, palestras e cursos relativos ao tema fotografia.

Do mesmo modo, o espaço dispõe de biblioteca com acervo completo de obras de grandes fotógrafos de épocas distintas, sem falar que se trata de uma instituição diferenciada na paisagem cultural da cidade, com obras singulares de renomados artistas nacionais e internacionais.

O IMS abre de terça a domingo e feriados, das 10h às 20h. Toda quinta, funciona das 10h às 22h. A entrada é gratuita.

Museu de Arte de São Paulo (MASP)

Também localizado na Avenida Paulista e considerado por muitos como um verdadeiro cartão postal de São Paulo,  o MASP foi o primeiro museu moderno no Brasil.

Trata-se de um dos maiores espaços da arte na América Latina, que teve sua oficial datada no ano de 1947, por Assis Chateaubriand (por isso leva seu nome), onde sua mudança para o endereço atual ocorreu somente em 1968, em um prédio projetado pela italiana Lina BoBardi.

O Museu de Arte de São Paulo conta atualmente com cerca de 8 mil peças e, por conta disso, é tido como um dos acervos mais importantes do Hemisfério Sul.

São obras assinadas por grandes artistas nacionais e internacionais, em que podemos destacar: Botticelli, Degas, Ticiano, Velázquez, Manet, Rembrandt, Renoir, Matisse, Chagall, Van Gogh e Cândido Portinari.

Obras de renome! Algumas das pinturas de Van Gogh também fazem parte do acervo do Museu de Arte de São Paulo!

Além disso, o museu conta com um vão livre espaçoso que, aos domingos, transforma-se em uma praça com feira de antiguidades para receber a população.

O MASP funciona às terças (das 10h às 20h) e, de quarta a domingo (das 10h às 18h). Com exceção das segundas-feiras, o museu abre normalmente nos feriados – menos no Natal e Ano Novo.

Os valores de ingresso são: adultos – 40 reais; estudantes e professores – 20 reais; maiores de 60 anos – 20 reais; e Amigos MASP, bem como menores de 11 anos (com comprovante) – entrada gratuita. Às terças, a entrada é liberada para todos os públicos.

Lembrando também que, além de acontecer no vão livre a feira de antiguidades, ocorre com frequência  nesse mesmo espaço, concertos de música, sendo que, muitas vezes, a entrada é gratuita ou com preços bem populares.

Museu do Futebol

Como prometido no início deste artigo, chegou a hora de falar um pouco desse espaço que desde 2008 está instalado no Estádio do Pacaembu, mais precisamente abaixo das arquibancadas – em uma área de 7 mil metros quadrados. Trata-se de  um dos museus de São Paulo mais procurados, principalmente pelos aficionados por esse esporte bretão.

Quem visita o Museu do Futebol tem a oportunidade de conhecer um acervo amplo e bem interessante que conta a trajetória da bola no Brasil, desde a sua chegada até se tornar uma cultura integrada na história do País e na vida de grande parte da população.

O bacana da ideia de implantar um projeto como esse no estádio é que, geralmente, o pessoal que vai para assistir aos jogos, acaba fazendo antes uma visitinha na exposição e, assim, descobrindo um pouco mais dos “causos” e curiosidades acerca do mundo da pelota, onde muitas personalidades da chuteira já deixaram suas marcas nos gramados.

Trata-se de um local muito bem planejado que dispõe de recursos tecnológicos, proporcionando total interatividade com as obras que reúnem depoimentos de jogadores, técnicos e narradores – inclusive com gravações originais dos inesquecíveis gritos de gol desses profissionais do tempo do rádio.

Gramados da história! No Museu do Futebol a história das Copas é contada pelo acervo de fotos que registraram momentos marcantes!

Ah, e não pense que lá você vai ficar só passeando numa boa… Se quiser, é possível bater um pênalti e, depois, descobrir qual foi a velocidade do seu chute…

Por fim, vale ressaltar que nesse espaço há várias áreas com temáticas específicas sobre o mesmo assunto, dentre eles: a cultura futebolística no mundo, Jogos Olímpicos e Copas do Mundo.

O Museu do Futebol (Estádio do Pacaembu) está localizado na Praça Charles Miller – s/n, e funciona de terça a domingo – das 9h às 17h (visitação até às 18h).  Aos sábados, a entrada é gratuita.

Os valores dos ingressos variam entre individual (inteira – 20 reais / meia – 10 reais) e pacotes promocionais (a partir de R$ 7,50).

Museus gratuitos de São Paulo

É sabido que a capital paulista possui excelentes opções de entretenimento e os espaços de exposições fazem parte dessa lista. Apesar de muitas dessas alternativas cobrarem ingressos, é pertinente sabermos que há também eventos que permitem a entrada do público, sem precisar desembolsar nada.

E quando assunto é obra de arte, saiba que é possível sim fazer ótimos passeios pelo museus gratuitos de São Paulo ou, pelo menos, nos dias em que aqueles que cobram normalmente, destinam um ou mais dias de gratuidade para o público em geral.

É interessante ressaltar que essas opções free não deixam a desejar e quem tem o costume de visitar os museus de São Paulo sabe muito bem da qualidade das obras expostas.

Diante da Pintura Visitar um museu é ampliar seu leque de conhecimento e leitura de mundo!

Dentre as centenas de opções de museus paulistanos que, em alguns dias da semana, permitem a entrada livre da população, destaque para:

  • Museu Catavento;
  • Museu da Imigração;
  • Museu de Arte Sacra;
  • Casa das Rosas;
  • Museu da Imagem e do Som (MIS);
  • Museu Afro Brasil;
  • Memorial da Imigração Judaica;
  • Japan House;
  • Museu dos Transportes.

É claro que essa lista é bem grande e poderíamos passar horas aqui falando de cada um desses museus de SP

E para finalizar esse artigo, é pertinente também destacar um museu de grande importância na capital que é o Museu da Língua Portuguesa.

Inaugurado no ano de 2002, hoje ele está sendo reconstruído, em razão de um incêndio ocorrido em 2015, que atingiu dois andares de sua estrutura, mas que, apesar de ter sido bem angustiante, felizmente grande parte de seu acervo não foi atingido, até mesmo por ser virtual. Muitos backups foram recuperados e a previsão de reabertura do Museu da Língua Portuguesa é para o ano que vem.

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar