Todos os dias pessoas interessadas em adotar um estilo de vida mais saudável procuram auxílio das ferramentas do yoga para manter uma rotina de cuidados com a mente e o corpo.

De fato, os benefícios do yoga são numerosos, mas podem ser ainda mais produtivos se aplicados em conjunto com o tratamento médico convencional. E assim nasce a yogaterapia, uma técnica baseada no yoga e que permite tratar pacientes com doenças de diferentes gravidades.

Os exercícios do yoga atuam no relaxamento e fortalecimento do tônus muscular !

Com a pratica regular das ferramentas do yoga: posturas, meditação e respiração é possível reequilibrar o indivíduo de todas as formas, desde o físico, mental, emocional e espiritual. Seus exercícios foram criados e pensados meticulosamente com o objetivo de ensinar ao praticante um estilo de vida mais leve, saudável e harmônico.

Na sessão de yogaterapia, o praticante pouco a pouco vai desapegando de atitudes negativas que o adoece, o foco da terapia é melhorar a qualidade de vida e deixá-lo com a sensação plena de bem-estar.

Ficou curioso sobre os efeitos benéficos das aulas de yoga ? Hoje, nosso artigo convida você a descobrir quem são as pessoas a quem as sessões de yogaterapia se destina.

Yogaterapia: acessível e benéfica a todos

Dos pacientes com doenças mais leves aos mais graves, a prática do yoga terapêutico é acessível a todos, e pode ser praticada em qualquer idade, independente de sexo ou condição física do paciente. Até mesmo pessoas saudáveis que desejam manter uma boa forma podem fazer yogaterapia, mesmo a terapia sendo mais voltada para praticantes que sofrem de doenças psicológicas e físicas.

O curso de ioga não tem restrição de idade.
O yoga é uma atividade extremamente acessível e popular no mundo !

A terapia ioga tem efeitos complementares ao tratamento médico e, portanto não deve substituir a consulta médica. No entanto, seus efeitos positivos na saúde não devem ser ignorados. Conheça algumas das doenças que podem ser tratadas com terapia ioga. São elas:

  • Dores na coluna;
  • Distúrbio do sono;
  • Estresse;
  • Obesidade;
  • Ansiedade;
  • Algumas dores musculares;
  • Hipertensão;
  • Enxaqueca, entre outras doenças ...

Qualquer pessoa pode participar de uma aula de ioga ?

Sim, qualquer pessoa pode participar de uma aula de yoga para iniciantes, basta entrar em contanto com um curso de yoga ou um professor particular. O importante é ter acompanhamento com um profissional que ensinará métodos de respiração, asanas e exercícios de meditação. Conheça as diferentes formas de yoga para você atingir a cura:

  • Vinyasa yoga;
  • Yoga Nidra;
  • Ashtana yoga;
  • Kuandalini yoga;
  • Iyengar yoga;
  • Hatha yoga;
  • Ayurveda yoga;

A yogoterapia também pode ser usada por mulheres grávidas, busque por aulas de yoga para gestantes. Graças a aula de ioga pré-natal, as alunas podem amenizar ansiedades ligadas ao parto, e manter a serenidade. Além de manter o corpo em forma.

Para a terapia yoga não existem limitação da mente, a cada sessão é ensinado ao praticante que a felicidade não vem de fora. Essa compreensão vem por meio da sabedoria do autoconhecimento !

Praticar yoga: pacientes com doenças leves

Se você sofre de dores leves e moderadas na lombar, cansaço, insônia, a yogaterapia é para você. A yogaterapia tem mostrado excelentes resultados no tratamento de doenças leves e graves. Na sessão de terapia ioga, você pode praticar yoga com exercícios para prevenir doenças mais graves, tratar parcial ou completamente doenças de baixa gravidade, além de encurtar o tempo de alguns tratamentos médicos tediosos através de exercícios relaxantes do yoga.

Reequilibre sua saúde física e mental com aulas de ioga para iniciantes.
É através das ferramentas do yoga que a yogaterapia irá fazer o seu corpo funcionar corretamente !

Frisando que a yogaterapia deve ser uma terapia complementar no tratamento de doenças físicas e mentais e, portanto deve ser usada em conjunto com o tratamento médico convencional.

Abaixo segue uma lista longa, mas não exaustiva de vários tipos de doenças físicas ou mentais "leves" que pode ser tratadas pela terapia ioga. São eles:

  • Ansiedade;
  • Distúrbios do sono;
  • Dores nas costas;
  • Problemas cardíacos;
  • Problemas respiratórios;
  • Estresse;
  • Dores de cabeça;
  • Hipertensão, etc:

Seu instrutor de ioga irá aconselhar um sequência de asanas, atividade física que fortalece o corpo. Pode acontecer dele trabalhar com uma sequência de pranayamas para você relaxar, e fazer algum tipo de meditação para amenizar a tensão do dia a dia. Trabalhe sua concentração para curar as dores nas costas, ansiedade, entre outras doenças.

Não podemos esquecer de mencionar que praticar yoga também tem fortes efeitos no tratamento de doenças das vias aéreas. O trabalho com os exercícios respiratórios (pranaymas) permitem que você recupere sua energia vital através de práticas suaves de controle do ar que entra e saí dos seus pulmões.

Qualquer pessoa que deseja se livrar de sua patologia rapidamente será aconselhada a praticar yogaterapia com certa regularidade. Essas sessões, normalmente, tem 30 a 60 minutos de duração, e podem ser feitas em ambientes fechados (com um profissional) ou em casa (individualmente), seguindo as orientações do seu instrutor.

Portanto, a sessão de yogaterapia une ferramentas fortes do yoga no tratamento de várias doenças. Certamente, são exercícios relaxantes, meditativos, e uma série de posturas (asanas) que trabalham profundamente o corpo.

Você está procurando um curso de yoga online ? Fique à vontade para conhecê-lo na nossa plataforma Superprof !

A terapia ioga em conjunto com a medicina tradicional pode de fato curar várias doenças, contudo não se esqueça de manter uma alimentação saudável para aproveitar ao máximo os benefícios de praticar yoga !

Yoga terapêutico para pacientes com doenças graves

O yoga terapêutico é indicado para todos os tipos de pacientes, com doenças leves e mais graves. Ele torna possível complementar o tratamento médico, curando ou aliviando doenças físicas e psicológicas. Quanto mais você pratica yogaterapia, mais mudanças positivas no seu estilo de vida você terá.

Como assim ?

A terapia ioga praticada a longo prazo, fortaleza o corpo, mente e espírito de maneira duradoura, porque as ferramentas do yoga é como uma luz que, quando acesa, nunca se apaga. E quanto mais você pratica os fundamentos do yoga, mais benefícios você trará para sua saúde.

Se você está padecendo de alguma afecção grave que requer um tratamento mais delicado, não deixe de incluir no seu tratamento a yogaterapia, ele tem ótimos resultados no seu psicológico, mandando respostas positivas a ele e acelerando o seu processo de cura.

Dicas para se livrar das dores com aulas de ioga.
O yoga é uma disciplina completa que permite ao ser humano mergulhar em seu inconsciente em busca incessante de harmonia e felicidade dentro e fora de si !

Com a ajuda de um tapete de ioga, o paciente pode curar algumas dores ou aliviar os efeitos indesejáveis do tratamento convencional. Todavia, devemos enfatizar que o tratamento com yogaterapia não substituí o acompanhamento de um médico convencional. Em nenhum caso você pode curar o câncer ou a tuberculose sem as ferramentas da medicina moderna. Portanto, a terapia ioga deve ser usada como um complemento da medicina tradicional, apoiando no processo de cura.

Se a yogaterapia é uma técnica perfeita para resolver pequenos problemas de saúde, ela também pode ser um forte aliado para auxiliar tratamentos médicos de doenças sérias, como depressão. Cada sessão é personalizada, focada em melhorar a qualidade de vida do paciente, o deixando com a sensação de bem-estar. 

Escolhendo a terapia ioga para controlar o estresse e ansiedade

A yogaterapia é uma disciplina que permite realizar exercícios regularmente e manter o corpo em forma. No entanto, sua eficácia é mais significativa quando se trata de curar, aliviar ou prevenir doenças psicológicos. As sessões de ioga são bastante focadas no momento presente, de modo que a mente do praticante não se distraí com o futuro ou o passado e, assim, permite a ele relaxar das tensões do dia a dia.

Quem deseja praticar yogaterapia tem a possibilidade de desenvolver sua serenidade, se reconectando com suas energias vitais !

As doenças psicológicas pertencem ao grande número de achados médicos, não é incomum que você encontre alguém ansioso no seu círculo de amigos, ou você mesmo encontre-se estressado. A yogoterapia torna possível amenizar as tensões do dia a dia, seu objetivo vai muito além de um simples atividade física, sua proposta é complementar o tratamento médico utilizando ferramentas do yoga, e fazendo com que o corpo aprenda a reagir na luta contra o que o afeta negativamente e o que causa o seu desequilíbrio físico e mental.

Encontre o equilíbrio físico e mental com aula de yoga para iniciantes.
As aulas de ioga se concentram em reequilibrar o corpo, a mente e o espírito !

Mas por que escolher a terapia ioga para curar o estresse e ansiedade ?

Com a pratica rigorosa das poses de ioga, pranayama e meditação possibilita que você liber sua mente dos problemas desnecessários que o sobrecarregam e se concentre no tempo presente. Cada sessão tem aproximadamente entre 30 a 60 minutos de duração, nela o praticante pode relaxar e pensar em nada além de si mesmo. Nesse momento, o paciente consegue manter seu estado de espírito mais sereno.

Quem pode fazer yogaterapia ?

A terapia ioga é acessível a todos os tipos de pessoas, sem restrições, crianças e idosos podem fazer sem preocupação. Sentir-se melhor é a base para o tratamento.

Gostou do nosso artigo?

Você pode aprender mais sobre o yoga e suas variantes lendo nossos outros artigos. Fique à vontade para praticar yoga fazendo aulas com nossos Superprofessores !

Precisando de um professor de Yoga ?

Você curtiu esse artigo?

5,00/5, 1 votes
Loading...

Ana

"Renda-se, como eu me rendi. Mergulhe no que você não conhece como eu mergulhei. Não se preocupe em entender, viver ultrapassa qualquer entendimento." Clarice Lispector