Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Saiba os critérios indispensáveis para ensinar a língua italiana

De Carolina, publicado dia 14/09/2017 Blog > Idiomas > Italiano > Ser professor de italiano sem ter morado na Itália é uma boa ideia?

Você sonha em se tornar um professor de italiano, mas nunca pôs os pés na Itália?

Corrija rapidamente esse erro e decole imediatamente para o país em forma de bota!

Roma, Veneza, Florença, não importa!

Se você não descobrir a Itália, você pode ter graves lacunas na sua vida profissional (professor em escolas de idiomas, no ensino médio, no ensino superior…) e ficar frustrado o resto de sua vida (exageros à parte…). Ainda mais, você vai saber tudo para ensinar a língua italiana!

Porque a Itália é acima de tudo uma cultura imensamente rica, entre arte culinária e vestígios históricos. E muito mais do que falta de vocabulários, você passaria pela amizade dos italianos e pela atmosfera acolhedora das cidades mais bonitas da Europa.

Passeando pelas pequenas ruas para pedestres, falando sobre a cultura na sequência das conversas, por que você ainda não fez isso se quer se tornar professor da língua de Dante Alighieri?

Afinal, a pedagogia também envolve aprender sobre a história, civilização e geografia de um país.

Ao mesmo tempo, sabemos que não é fácil ir para Itália partindo do Brasil, não é mesmo? Para isso, é preciso desembolsar uma meia dúzia de milhar de reais… Já é difícil pagar as contas com o salário de professor, ainda mais viajar para a Europa e ficar um tempo para aprender o italiano…

Mas mesmo assim, sem muito dinheiro, nem sempre é impossível! Saiba que se tiver um visto que permita o trabalho na Itália, você pode encontrar um trabalho de estudante para pagar suas contas em euro! Isso é muito comum no velho mundo: trabalhar como garçom / garçonete, babá (para homens também), vendedor / vendedora em tempo parcial para pagar os estudos.

Saiba tudo sobre as tradições italianas A história desse país é muito rica: império romano, vaticano…

Então, o grande investimento inicial são as passagens e alguns dias de hospedagem! Mas para isso, é preciso coragem e perseverança! Na maioria dos casos, claro, é preciso ter um nível intermediário da língua. Depois, tudo flui! Você vai ver!

Se o seu projeto é tornar-se um professor, é melhor passar por uma experiência no exterior! Aproveite o serviço de mobilidade da sua universidade se você é um estudante. Você já sabe quais estudos fazer para ser professor de língua italiana? Muitas têm parcerias com outros estabelecimentos de ensino superior no exterior.

Se não for estudante e tiver um visto para tal, tente encontrar uma oferta de emprego que te corresponda para aumentar o sucesso de seu futuro!

Então, o que você está esperando para melhorar sua carreira e ir para a Itália? Veja aqui alguns fatores altamente necessários que você vai perder se não for para o país em forma de botas…

Difícil de ensinar italiano sem praticar as diferentes pronúncias

É isso, você já comprou?

Estou falando das passagens de avião para a Itália que abrirá muitas portas para você!

Porque sem ter passado um mínimo de tempo na Itália, como você vai saber se alguém pronuncia bem as palavras no idioma?

Em italiano como em qualquer outra língua, a pronúncia é extremamente importante para uma boa compreensão.

As palavras podem mudar completamente o significado se você não sabe articular bem as sílabas como (ou parecido) os nativos. Você coloca a sílaba tônica no lugar errado e torna-se difícil saber o que você quer dizer com tal palavra irreconhecível para um falante da língua italiana!

A boa pronúncia é adquirido praticando todos os dias, mas especialmente ouvindo nativos italianos. Por isso, ser professor de italiano sem sair de casa é mais difícil, mas não impossível!

É verdade que hoje, com as facilidades adquiridas através do desenvolvimento dos meios de comunicação, você pode conversar com um italiano do seu computador, smartphone e tablet sem sair do seu sofá. Skype e outras ferramentas facilitaram a vida de todo mundo, não é verdade?

Mas, é claro, está longe de ser a mesma coisa! Pela internet, você não tem o ambiente, as sutilezas dos hábitos dos italianos. Mesmo que alguém tente te explicar isso, a percepção não é a mesma, pode ter certeza!

A culinária da Itália é muito importante no país Para aprender italiano, viva com um nativo!

Voltando ao assunto da pronúncia do italiano, na maioria dos casos, a sílaba tônica é a penúltima sílaba da palavra.

Não se encane! Como em português, há muitas exceções. E você vai aprendê-las mais facilmente estando imerso em um ambiente 100% italiano!

Então, para não se confundir e levar bons hábitos desde o início, é importante uma passagem pela Itália. Seu ouvido vai se acostumar sem muito esforço à entonação das palavras usadas pelos seus interlocutores. Em seguida, repita-as automaticamente!

Além disso, ao ir para a Itália, você pode avançar em seu nível, mas especialmente para saber se os italianos o entendem. Se você não fizer isso, como vai saber se seu italiano é bom a ponto de os nativos te entenderem?

Pratique, pratique e pratique.

Em imersão total nesse país de arte e história, seu cérebro já não vai pensar mais em português. A língua de Machado de Assis não poderá mais interferir na sua aprendizagem. Porque passar do italiano para o português durante todo o dia retarda consideravelmente a sua velocidade de assimilação.

Se ainda não é a hora de você ir para lá, ainda prefira aulas particulares com um professor particular nativo ou em um curso de italiano online. Porém, saiba que o computador não pode corrigir seus erros de pronúncia na tela…

Já o seu professor de italiano, ele pode…

Uma aprendizagem indispensável para se tornar um professor italiano no Brasil e em qualquer parte do mundo!

O italiano da rua: o idioma falado por todos!

Em italiano, como em todas as línguas, existem várias maneiras de se expressar.

Do mais cortês aos mais familiares, as línguas variam de uma situação para outra.

E o idioma da rua não pode ser aprendido com os livros… Pequena experiência pessoal:

Quando cheguei na Argentina por um ano, era impossível entender o espanhol. Não só eles falaram muito rápido, mas, além disso, os argentinos usaram muitas expressões nunca aprendidas no curso. Então, depois de cinco anos de escolaridade em espanhol, ainda não conseguia me expressar como queria.

Eu tive que ficar nesse país vários meses antes de poder usar frases como “não me importo”.

Talvez seja somente uma experiência a mais, mas situações como essa acontecem o tempo inteiro quando se está em um país estrangeiro que não fala a sua língua materna.

Não acredite que os melhores curso de italiano na internet ou o professor mais caro do mercado vão te ensinar essas coisas. Você vai aprendê-los no dia a dia estando e vivendo com italianos na Itália!

Quem vai adorar te ensinar os melhores palavrões em italiano?

Aprenda a língua italiana in loco Como se tornar bilíngue em italiano?

Você também vai descobrir o idioma usado pelos jovens. Com o surgimento de telefones celulares e internet, as línguas evoluíram muito. O idioma sofre muita influência da maneira com que os jovens falam em um país. Para aprender o italiano com todas as suas gírias e uso, converse com os jovens!

No próximo ano letivo, você poderá informar seus alunos sobre a vida deles na Itália! Porque o ensino de uma língua, no ensino fundamental, superior, ou fora das escolas tradicionais, vai muito além do vocabulário… Ele transcreve um verdadeiro modo de vida e o clima social do país!

Pode ter certeza que nenhum diploma vai ajudá-lo a dominar esse aspecto didático.

As escolas tradicionais não levam isso em consideração, ou muito pouco. Os exames e testes finais visam apenas educar os jovens sobre suas habilidades linguísticas, embora a cultura do país seja essencial.

Aproveite o fato de ser um estudante para decolar no exterior! Com certeza isso te trará uma abertura ao mundo e uma experiência útil para qualquer disciplina!

Na ocasião, ou sempre que possível, saia para tomar uma com seus amigos (não necessariamente uma bebida alcoólica para aqueles que não gostam muito). Eles vão te ensinar a melhor maneira de se expressar…

Você pode ter certeza de que estará à vontade durante as provas acadêmicas ou concursos. Você já vai estar preparado para falar com seu interlocutor em italiano de maneira natural.

Esse idioma da rua também faz parte do que aprendemos em nossos estudos, mas nem tudo!

Um italiano profissional para transmitir a seus alunos

Quando você finalmente se tornar um professor em nível avançado, os alunos vão esperar que você seja o melhor.

Não deixe de visitar o país para conhecer seu idioma Em lugares pitorescos como esse pode estar escondido todo o conhecimento sobre a língua italiana!

Não basta apenas ser admitido para ser professor. Durante o seu primeiro ano como profissional, você será constantemente inspecionado, pode ter certeza. Ou durante toda a sua vida de professor? Experimente ensinar algo errado para você ver, os alunos e outros profissionais não vão ter piedade de você…

Por isso, a experiência no país da língua é importante para você ter essa credibilidade de dizer: “quando eu morava na Itália, as pessoas falavam isso de tal maneira…”. Esse é apenas um exemplo entre vários que podemos citar aqui!

Mas além das questões do aprendizado da língua, se você achar que pode não dar certo seu futuro como professor de italiano, pense em algo muito importante: hoje, o mercado internacional está cada vez mais aberto. Comércio, turismo, e a lista é longa!

Mais e mais empregos requerem um conhecimento profissional de línguas estrangeiras.

Embora o inglês seja a língua mais solicitada, o italiano é também importante nas trocas internacionais.

Porque a Itália oferece muitos recursos por causa de sua cultura.

A moda é um setor particularmente importante: Dolce & Gabbana, Giorgio Armani ou Gucci, a moda italiana é quase uma obrigação nesse universo! Mais e mais empresas estão buscando empregar jovens candidatos que sabem falar inglês e italiano.

Então, não perca tempo! Compre já suas passagens e vá logo vivenciar sua experiência in loco!

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

Deixe um comentário

avatar