Música Reforço escolar Idiomas Aulas particulares Artes e Lazer Esporte
Compartilhar

Descubra tudo sobre o trabalho de coaching esportivo e evite cair em pegadinhas

De Joseane, publicado em 18/04/2018 Blog > Esporte > Personal trainer > Desmitificando a profissão de coach

Não é evidente fazer a distinção entre o coach esportivo, o personal trainer e o treinador esportivo. Alguns profissionais atuam como híbridos o que prejudica ainda mais na hora de fazer a diferença entre uma profissão e outra. Onde termina o trabalho do coach e onde começa o trabalho do personal trainer? Difícil dizer, certo?

Embora seja bastante complicado fazer uma distinção precisa entre o trabalho do coach esportivo, do professor de esporte e do personal trainer, saiba que a diferença existe! Compreender em que consiste o trabalho de um coach, um treinador esportivo e um personal trainer pode ajudar você na hora de escolher a solução mais apropriada em termo de acompanhamento esportivo.

Se você é um curioso que caiu de paraquedas nesse texto, ou se você ê um amante do esporte e pretende fazer  carreira na área, note que para se tornar um coach esportivo a domicílio é preciso, antes de tudo, praticar esporte. Ter conhecimento teórico da área é bom mas somente a prática lhe dará a experiência necessária para fazer um acompanhamento personalizado. Ser um mestre no que você faz significa dominar todas as técnicas ligadas a área. Obter uma formação esportista de auto nível vai abrir os seus caminhos rumo ao sucesso profissional. Conhecer na prática o esporte ao qual você pretende se dedicar permite que você passe uma maior confiança aos seus alunos, como consequência, você verá o seu negócio disparar!

Ganhe em motivacao com a ajuda de um coach esportivo Ganhe biceps com a ajuda de um personal trainer

Se você é um aluno que busca um acompanhamento personalizado mas possui incertezas com relação a qual solução escolher, responda as seguintes perguntas:

Você costuma se deixar abater quando confrontado a uma situação estressante, por exemplo quando você está às vésperas de passar uma prova, de fazer um teste (carta de condução, vestibular, entrevista de trabalho)?

Você gostaria de ter um pouco mais de confiança em si mesmo?

Sua dieta de emagrecimento não tem contribuído ou não funciona para sua perda de peso?

Você quer praticar uma atividade física, melhorar sua forma física, ficar em forma, mas não acha motivação?

Você acha que seu corpo precisa aprender a relaxar?

Você não sabe nada sobre o coaching esportivo a domicílio?

O Superprof vai te ajudar a quebrar paradigmas e mitos com relação as atividades de coach, personal e treinador esportivo

Continue lendo…

Coach esportivo

O coach esportivo a domicílio constitui um acompanhamento individual e personalizado, feito para atender as necessidades específicas do aluno. O objetivo é sempre trazer excelentes resultados melhorando de maneira significativa a performance do aluno. O coach de esporte geralmente trabalha de forma independente,ou seja, não precisa está diretamente ligado a nenhuma instituição.

Descubra como melhorar o seu marketing pessoal e atrair mais alunos motivados.

Diferentemente de um professor de esporte, de um personal trainer em academia, de um preparador físico ou professor de educação física e esportiva, o coach esportivo a domicílio é um profissional polivalente que põe em prática uma variedade bastante significativa de técnicas cujo objetivo é motivar e passar confiança para o cliente que deve, juntamente com o coach, encontrar soluções em si mesmo para atingir os objetivos estabelecidos.

Tenha um corpo esbelto com a ajuda de um personal trainer Gostaria de praticar esporte mas morre de preguiça? Resolva essa disfunção com a ajuda de um coach esportivo

A profissão de coach esportivo tem origem nos Estados Unidos e desde os anos 80 tem feito muito sucesso também na Europa. No Brasil, essa profissão tem se desenvolvido cade vez mais e ficou bastante conhecida principalmente com a chegada dos Jogos Olímpicos.

Muitos profissionais da área esportiva tem se profissionalizado no campo do coaching. O coach esportivo promete revolucionar a prática esportiva e a maneira de introduzir o esporte no cotidiano das pessoas. Os resultados tem sido tão eficientes que o coach tem ganhado cada vez mais espaço entre os esportistas, sendo considerados tão essenciais quanto os técnicos, psicólogos e nutricionistas do esporte.

A formação de coach leva em conta sobretudo o aspecto psicológico do atleta. Não e a toa que muitos coaches esportivos são profissionais da psicologia reconvertidos profissionalmente. O coaching não busca soluções externas ao atleta, ao contrário, o processo do coaching visa justamente explorar toda a força, técnica e capacidade de atuação existente no esportista.

Veja aqui alguns diplomas que agregam valor ao coach esportivo.

O Treinador esportivo e o professor de educação física

O treinador particular de esportes, como o próprio nome diz, vem até o seu o seu cliente, seja em seu domicílio ou em acompanhamento na sala de fitness . O trabalho deste é ajudar o cliente a manter ou recuperar a forma. Ele é o treinador pessoal de seu cliente, seu “personal trainer” como é conhecido pelo termo anglófono.
O que ele oferece?
Um curso 100% adaptado para garantir um resultado potencialmente satisfatório para o seu aluno
  • para ganhar músculo
  • melhorar a aptidão física
  • para perder aqueles quilinhos intrusos
  • para ganhar em motivação
  • ter autoconfiança
  • melhorar o desempenho do aparelho cardiovascular
  • aumentar o peitoral, secar o abdômen e aumentar os glúteos (inclusive, quero)
  • melhorar sua silhueta
  • esculpir seu corpo
  • mudar o estilo de vida para melhor,
  • manter um bom regime nutricional

Encontre amotivacao necessaria para praticar esporte e viver uma vida saudavel Modele o seu corpo praticando atividades em casa graças ao acompanhamento personalizado de um treinador esportivo

Embora possuam teoricamente a mesma formação de base, o treinador esportivo a domicílio e o professor de educação física atuam de maneira diferentes no mundo do esporte.

O papel do professor de educação física é iniciar os seus alunos no mundo do esporte

Para começar, o professor de educação física geralmente exerce em escolas e não necessariamente é um praticante assíduo de esporte.   Seu papel é construir sequências progressivas do curso para apresentar aos alunos a teoria esportiva (posturas, anatomia, regras de disciplinas esportivas (vôlei, futebol, tênis, atletismo, ginástica, badmington, natação, etc.) e a prática de cada esporte.

O professor de educação física no meio escolar deve desenvolver as habilidades motoras de seus alunos, bem como seu senso de iniciativa, o respeito pelos outros jogadores, o compartilhamento e os valores do esporte, o respeito às regras e seu espírito de equipe.

Ao contrário do treino esportivo a domicilio , as aulas com professor de educação física são geralmente coletivas e ministrada em uma escola ou colégio ou faculdade.  O professor de educação física e esportiva desempenha o papel de agente educativo mais do que o papel de coach esportivo propriamente dito.

Vale lembrar que os professores de educação física são magistrados, isto é, devem possuir um curso de licenciatura e seguir regulamentos específicos da área para se tornar professor.

Já o treinador esportivo a domicílio não segue nenhum regulamento específico e não precisa possuir um diploma universitário obrigatoriamente.

O que diferencia o treinador esportivo do professor de educação esportiva?

O treinador esportivo a domicílio  adquire seu profissionalismo através da experiência esportiva na pratica mais do que através do conhecimento teórico, embora geralmente possuam uma formação esportiva.

Atletas e esportistas com vasta experiência, podem exercer a profissão de treinador esportivo privado sem que para tanto tenham seguido uma formação específica ou obtido diplomas específicos. Note que o que estamos dizendo aqui não é que seja desnecessário fazer uma faculdade para se tornar treinador esportivo. O que estamos salientando é que esta não se trata de uma profissão que exige um diploma específico  para ser praticada e que o conhecimento prático sai na frente.

O treinador esportivo é um profissional que trabalha de forma independente e individualizada cujo objetivo é atender as necessidades do aluno no tocante ao desenvolvimento físico e no desenvolvimento de habilidades esportivas específicas. Ele é também um profissional em fitness e desenvolvimento pessoal, que requer programas de treinamento individuais, adaptados a cada um de seus clientes.

Todo conhecimento na área esportiva e de coaching permitirá que o treinador esportivo se venda, atraia mais clientes e desenvolva o seu círculo de atuação.

Treinador esportivo, preparador físico ou coach… e agora ?

Nas profissões esportivas, o preparador físico desempenha um papel de acompanhamento e treina os atletas que estão sob sua supervisão.

Ele conhece o potencial de cada um dos seus atletas.

Nao procure desculpas, procure um acompanhamento com profissioinal esportista Acompanhado de um coach, preparador fisico ou personal, o importante e pmraticar esporte!

Assim, ele mobiliza seus conhecimentos em biologia, anatomia e usa fortes habilidades interpessoais para construir um plano de desempenho adaptado ao sucesso do clube ou da equipe pelo qual é responsável.

Veja como passar credibilidade para os seu futuros alunos.

O preparador físico é, por assim dizer, o responsável pelo sucesso do treinador e do clube esportivo, enquanto o coach dá aulas particulares  sob medida para o seu cliente.

Se formos colocar de uma forma simples poderíamos dizer que o professor de esporte forma os demais profissionais da área, enquanto o preparador físico focaliza na forma e na construção da musculatura. O coach, por sua vez, desenvolve técnicas de motivação para que o cliente ponha todo o seu preparo em prática e o personal trainer continua esse trabalho ao longo prazo.

Em muitos aspectos essas profissões se entrelação e se confundem mas cada uma guarda a sua individualidade.

O fator comum entre todas é a dedicação ao bem estar, a uma vida mais plena e saudável graças a prática regular de uma atividade física.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Compartilhar

Nossos leitores curtem este artigo
Este artigo trouxe a informação que você estava procurando ?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

Deixe um comentário

avatar