Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

As diversas possibilidades de abandonar o sedentarismo

De Marcia, publicado dia 01/05/2018 Blog > Esporte > Personal trainer > O treinamento esportivo e suas vertentes

Algumas pessoas realmente obtêm sucesso em seu treinamento esportivo. E não pense que isso é questão de sorte, algo para poucos. Acredite: você pode ser o próximo a conquistar seus objetivos em relação ao corpo e à saúde.

Segundo o  Assessor da Presidência da Fundação Getúlio Vargas, Istvan Kasznar, o mercado esportivo brasileiro movimenta cerca de R$67 bilhões. Se levarmos em conta que esse dado refere-se apenas à indústria que comercializa itens ligados à torcidas e esportes, trata-se de algo muito mais amplo se incluirmos também os investimentos em academias e treinamentos personalizados.

E a procura por essa segunda opção vem crescendo, afinal, quem não gostaria de poder se exercitar “na rua, na chuva, na fazenda ou até em uma casinha de sape”? Trocadilhos à parte, o fato de trocar o ambiente de academia pelo próprio lar ou um parque na hora dos exercícios é considerado uma grande vantagem.

Mas você sabe exatamente por quais serviços está pagando quando escolhe contratar um coach esportivo? Na verdade, além de montar um treinamento de acordo com suas necessidades e objetivos, o profissional ainda oferece alguns adendos:

  • Ele estimula e motiva o aluno a colocar em prática a mudança que ele tanto sonha. E isso vai além do corpo físico: muitas vezes, é necessário mudar os pensamentos e conceitos sobre si mesmo para que a transformação flua de dentro para fora;
  • Ele utiliza técnicas de questionamento, para que o próprio aluno identifique situações e, juntos, cheguem à soluções plausíveis. Trata-se de uma abordagem mais participativa e menos diretiva;
  • Ele será para o aluno um porto seguro, alguém com quem ele pode contar para atingir seus objetivos e conversar sobre eles sempre que achar necessário.

Personal trainer: um profissional sob medida

A maioria das pessoas que aderem a um treinamento esportivo desejam algo: emagrecer, ganhar massa muscular, adotar um estilo de vida mais saudável, dentre outros objetivos.

Conquiste o corpo ideal Um personal trainer vai ajudá-lo a atingir seus objetivos fitness individuais.

E o personal trainer é a pessoa que vai ajudá-lo a alcançar esses objetivos, cuidando do seu treinamento, mantendo-o motivado e dando dicas de alimentação e hábitos de saúde.

Hoje em dia, estamos acostumados a ver pessoas contratando coaches profissionais para tudo: alavancar a carreira, salvar o casamento, descobrir talentos, dentre outros pontos. Por que não contratar então um coach esportivo, que poderá ajudá-lo a ter o corpo e a saúde ideais?

E a boa notícia é que esse serviço vem se tornando a cada dia mais acessível: não se trata mais de algo destinado apenas a celebridades e ricos empresários. Existem personal trainers para todos os gostos e bolsos.

Entretanto, é bom ter cuidado na hora de escolher o profissional: verificar a formação e experiência é sempre uma medida cabível para precaver-se de possíveis imprevistos.

Além disso, analisar o perfil também é importante, afinal, se o treinamento é personalizado, dificilmente você se sentirá à vontade com uma pessoa com a qual não encontre nenhuma afinidade.

Dessa forma, o profissional ouvirá você e seus anseios e utilizará as ferramentas e técnicas que adquiriu para trabalhar seu potencial e habilidades.

Treinamento em casa: ponto de apoio

O personal trainer é um profissional que pode ir até a sua casa, com todo o equipamento e técnica necessária para ajudá-lo a atingir seus objetivos com o corpo. E as sessões realizadas serão preparadas exclusivamente para você. Quem imaginaria, há algumas décadas, que isso seria possível?

Não importa se você está iniciando a vida de maratonista e deseja se preparar para corridas a cada vez mais longas ou se quer apenas escapar do sedentarismo para sentir-se mais disposto: esse profissional pode ajudá-lo. E ele utilizará também as habilidades que você já tem para isso.

E treinar sem sair de casa traz diversos benefícios:

  • Tempo: você não precisa perder tempo no trânsito para deslocar-se até uma academia. Também não terá o ônus de procurar por um local para estacionar (ou lidar com os atrasos do transporte público): o profissional vai até você, no conforto do seu lar;
  • Motivação: Ir sozinho à academia ou mesmo procurar exercícios na internet para realizar em casa pode ser uma verdadeira fonte de desmotivação. Com o personal trainer, você construirá uma relação de confiança e proximidade. Dessa forma, ele poderá trabalhar também a sua motivação para manter-se nos treinos;
  • Individualidade: Em um grupo, cada pessoa tem um objetivo e cada organismo reage de uma forma aos estímulos. Além disso, o profissional precisa desdobrar-se para dar atenção a todos. O personal trainer trabalhará com você, suas necessidades e objetivos, proporcionando resultados mais rápidos;

Nem todos são iguais Escolher uma modalidade pouco convencional evidencia ainda mais a necessidade de um personal trainer.

  • Qualificação: Não menosprezando os profissionais de academias, o personal trainer conta com uma formação diferenciada. Isso se evidencia ainda mais quando você escolhe uma modalidade pouco convencional ou quer inovar nas sessões.

Treinamento na academia: uma escolha para alguns

Algumas pessoas ainda optam por realizar suas atividades físicas em uma academia. Realmente há aqueles que alegam se sentir mais motivados quando treinam em grupos. Há até quem goste do ambiente sempre movimentado desses locais.

Entretanto, se essa for a sua ideia, só permaneça nela se sentir que realmente levará o treinamento à sério. Muitas pessoas começam empolgadíssimas e, dois meses depois, já desistiram.

Lembre-se de que matricular-se em uma academia significa ter de deslocar-se até lá “por livre e espontânea vontade”. Ninguém vai pegar no seu pé se você faltar por mais de uma semana e não haverá outra opção no dia em que você precisar trabalhar até mais tarde.

Pessoas mais tímidas também podem sentir-se inseguras em um ambiente onde há tantos estranhos. É por isso que, ao pensar um pouco melhor nas opções, algumas pessoas acabam finalmente optando pelo treinamento personalizado com coach esportivo.

Gente a todo momento Algumas pessoas acabam se identificando com o movimento das academias.

Entretanto, frequentar uma academia ou estúdio também tem suas vantagens. Que tal conhecer algumas delas?

  • Profissionalismo: Instrutores de academia possuem conhecimentos em anatomia e sabem dominar todas as máquinas disponíveis em um local para treinamento. Dessa forma, você tem acesso a um grande arsenal de equipamentos, com toda a segurança de contar com um profissional qualificado para orientá-lo no uso;
  • Variedade de especialidades: Há academias que contam com nutricionistas ou outros profissionais para orientar seus alunos. Dessa forma, você terá acesso a um time de profissionais preparados para auxiliá-lo na busca pelo seu objetivo. Assim, você ouve diferentes opiniões, não ficando na dependência de um único profissional;
  • Identificação: Em uma academia, haverá diversas pessoas que passam pelo mesmo “problema” que você. Por terem objetivos e insatisfações parecidos, é bem provável que rapidamente encontrem afinidades e construam relações. Dessa forma, por estarem “no mesmo barco”, um funciona como elemento motivacional para o outro;
  • Assistência contínua: Embora em uma academia você não conte com um profissional para atendê-lo com exclusividade, sempre haverá alguém por perto para ajudá-lo. Em caso de dúvidas ou comentários sobre o treinamento e questões fitness em geral, você encontrará facilmente alguém que possa atendê-lo.

Treinamento em grupos: o meio-termo econômico

Muitas pessoas não se animam a treinar sozinhas. Elas querem participar de maratonas, mas acham um tédio passar horas correndo na esteira da academia do prédio, por exemplo. Desejam emagrecer, mas não suportam os aeróbicos.

Essa aversão pode não necessariamente estar ligada aos exercícios, mas sim à solidão. Enquanto alguns sentem-se preservados em sua individualidade quando treinam sozinhos, outros precisam incluir alguém nos treinos para que possam realmente motivar-se.

Se você conseguir reunir um grupo de amigos com os mesmos objetivos fitness, será possível contratar um coach esportivo para atendê-los. Emagrecer, correr em maratonas ou mesmo adotar um estilo de vida mais saudável parece funcionar melhor para algumas pessoas, quando outras conhecidas também estão envolvidas.

Isso acontece porque a sua meta com os treinos passa a não ser somente sua: ela se transforma em um objetivo em comum compartilhado com outras pessoas. Além disso, todos podem trocar experiências.

O trabalho do coach esportivo nesse caso também se torna mais fluido do que de um instrutor de academia, por exemplo. Isso porque ele vai trabalhar com um grupo de pessoas que se conhecem e estão em harmonia quanto a metas e objetivos.

Exercite-se com gente conhecida Montar um grupo com amigos ou familiares permite um treinamento que agrade a todos.

Para iniciar esse modelo de treinamento, basta reunir alguns amigos ou familiares e conversar com um profissional sobre quais as possibilidades de trabalhar dessa forma. É importante também que os treinamentos aconteçam em ambientes nos quais o espaço físico é condizente com a atividade e o número de pessoas.

Formados em Educação Física buscam cada vez mais se tornar personal trainers

A demanda por aulas particulares vem crescendo nos últimos tempos. As pessoas querem, a cada vez mais, atenção e agilidade nos objetivos, duas coisas que podem ser conquistadas nesse modelo.

Além disso, elas estão mais conscientes a respeito dos riscos que o sedentarismo traz à saúde e enxergam na atividade física também uma forma de melhorar sua qualidade de vida.

Normalmente quem procura pelo serviço sabe que, ainda que pague um pouco mais, terá a oportunidade de contar com um profissional pronto a ajudá-lo a conquistar seus objetivos fitness.

E encontrar esse profissional já não é mais tão difícil também: você já pensou em consultar uma plataforma online especializada em aulas particulares? Por que não acessar o Superprof agora mesmo e iniciar as buscas?

 

 

 

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar