Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

A língua espanhola é falada no mundo inteiro

De Fernanda, publicado dia 14/08/2017 Blog > Idiomas > Espanhol > Quem fala o espanhol?

Aprender espanhol é essencial hoje dada a dimensão internacional desta língua.

Mais de 470 milhões de falantes de espanhol

Vamos conhecer alguns números:

  • É a língua falada por mais de 470 milhões de pessoas.
  • É a segunda língua mais falada no mundo depois do mandarim.
  • É a segunda língua mais praticada.
  • É a língua oficial de 21 países.

O espanhol aparece como uma das línguas mais importantes do mundo, principalmente para o Brasil, localizado no meio de uma América do Sul majoritariamente hispânica.

Qual a vantagem de falar castelhano? Fale espanhol e conheça países com culturas, paisagens e costumes totalmente diferentes!

Além disso, se observarmos pelo número de habitantes, o espanhol não é a língua mais falada na Espanha.

Na verdade, observe que:

  • 121 milhões de mexicanos falam espanhol. Eles ocupam o primeiro lugar no ranking dos países que falam a língua fluentemente.
  • 53 milhões de pessoas falam espanhol nos Estados Unidos com 41 milhões como primeira língua. Estes números são ainda mais impressionantes quando se considera que os EUA têm cerca de 320 milhões de habitantes. De acordo com o Instituto Cervantes, esses números têm aumentando de maneira exponencial e poderão alcançar os 128 milhões em 2050.
  • A Colômbia possui cerca de 48 milhões de falantes de espanhol.
  • A Espanha tem aproximadamente 46 milhões de falantes de espanhol.

Em relação ao Estados Unidos, os estados do sul se destacam mais, logicamente. Vejamos:

  • 47% de falantes no Novo México.
  • 38% na Califórnia e no Texas.
  • 30% no Arizona.
  • 16% em Nova York.

Mas como o espanhol se difundiu tanto nos Estados Unidos? Isso aconteceu depois das inúmeras viagens de descobertas, incluindo a de Cristóvão Colombo e a colonização da América no final do século 15.

Em termos de números mais gerais, estima-se que 13% dos residentes nos Estados Unidos falam espanhol.

Portanto, não hesite em começar a aprender espanhol na escola, ou fazer suas aulas em casa ou online!

Você vai transformar a sua experiência de viagem

Falar espanhol é algo essencial, sobretudo se você for um grande amante de viagens. Começando pela Espanha, rica em história e cultura. Então por que não ir em busca de uma aventura linguística?

Estude gramática e conjugação espanhola in loco! A Espanha é um país muito acolhedor. Que tal descobrir a linguagem de Dom Quixote na Costa Brava?

Nós recomendamos fortemente que você socialize com nativos para aprender ainda mais facilmente. Então, falar espanhol (descubra tudo) na Espanha é certamente o exercício mais convincente!

No entanto, saiba que é preciso ter algum conhecimento da língua antes de partir.

Caso você tenha o hábito de usar tradutores e dicionários luso-hispânicos para se expressar, que tal começar a fazer algumas aulas ou curso de espanhol e dar um grau nas suas habilidades linguísticas?

Alguma vez você já sonhou em mergulhar fundo na cultura espanhola (mais uma razão para aprender a língua)? Em se comunicar com estrangeiros sem nenhuma dificuldade? Em ser capaz de destrinchar o menu do restaurante com facilidade?

Inspire-se nos costumes hispânicos e aprenda sobre seus costumes com um novo olhar.

Não fique apreensivo em relação às dificuldades do idioma: basta ter em mãos uma passagem para Barcelona ou para Cartagena das Índias para todos seus problemas acabarem, não é mesmo? ;P

Ao dominar a língua espanhola, você vai ter um novo olhar em relação aos países hispânicos que conhecer.

Aliás, se você é daqueles que acompanham todos os dias as notícias dos famosos, saiba que os hispânicos são agora os novos queridinhos de Hollywood.

Popular entre os produtores de filmes e séries de televisão, estas estrelas latinas são o centro das atenções, cobiçadas por toda parte. Se você sempre sonhou em encontrar Eva Longoria, Salma Ayek ou Penelope Cruz, que tal saber exatamente quais palavras lhes dizer em espanhol, sem a necessidade de usar um péssimo tradutor online?

Os principais países onde as pessoas falam espanhol

Os hispânicos estão concentrados em três continentes: África, América e Europa.

Existem duas categorias de países. Aqueles onde os falantes de espanhol são minoria e aqueles onde se apresentam como maioria.

Os países onde o espanhol é minoria são: Peru, Bolívia, Guiné Equatorial e Paraguai.

No Paraguai, a Constituição paraguaia afirma que as línguas oficiais são o espanhol e o guarani, no entanto, 97% da população fala Guarani.

Já Guiné Equatorial, por sua vez, usa em sua maioria a língua fang, embora o espanhol continue sendo a língua oficial.

Os países onde o espanhol é falado pela grande maioria da população são: a Espanha, o Equador, o Panamá, Honduras, a Venezuela, El Salvador, Cuba, o Uruguai, a Nicarágua, o Porto Rico, o Chile, a Colômbia, a República Dominicana, o México, a Argentina e a Costa Rica.

Sabia que na Espanha as minorias também falam catalão, galego ou basco? Na América do Sul, há também a prática de línguas nativas ameríndias.

Os Estados Unidos são um caso especial. Apesar de o espanhol não ser a língua oficial, o grupo hispânico representa a maior minoria do país.

Onde se fala castelhano no mundo? A cultura hispânica é muito presente no sul dos Estados Unidos, como na Califórnia.

Há 20 milhões de pessoas hispânicas nos Estados Unidos, que se reúnem principalmente em cinco estados: Novo México, Arizona, Texas, Califórnia, Flórida.

No entanto, há outros estados que acolhem importantes e crescentes minorias de língua espanhola, como Louisiana, Mississippi, Georgia, Carolina do Sul e New York.

De acordo com um estudo, a minoria hispânica aumentou em cerca de 60% entre 1990 e 2000, enquanto o crescimento global da população foi de apenas 13%.

Os grupos hispânicos se tornaram, portanto, a primeira minoria nos Estados Unidos. Essa população continua a crescer e podemos imaginar como a magnitude desta comunidade será significativa em poucos anos.

Espanhol, língua cultural

Como língua latina, o espanhol é muito semelhante ao português, por isso é muito fácil de aprender: o vocabulário e a gramática espanhola são bem acessíveis para nós brasileiros.

Mas, além de ser de fácil assimilação, aprender espanhol para negócios ou do dia a dia pode ser uma boa alternativa para enriquecer a sua própria cultura.

Na verdade, a Espanha tem uma história cultural interessante em vários aspectos.

  • a literatura
  • a arquitetura
  • a gastronomia
  • as artes visuais…

A literatura espanhola é marcada pelo famoso Dom Quixote, o segundo livro mais traduzido no mundo depois da Bíblia.

Então, se você é daqueles que precisa ler a versão original de um romance, tem só uma escolha: aprenda a língua espanhola e entenda todas as sutilezas dessa bela literatura!

Em relação à arquitetura espanhola (aprenda a língua para sua vida profissional), há magnificência e diversidade: a arquitetura em estilos gótico e românico pode ser admirada em muitas cidades famosas, principalmente por meio de suas catedrais.

Desenvolvido no século 12, este estilo é oposto ao modelo plateresco, com seus ricos e abundantes ornamentos. A Universidade de Salamanca é um exemplo dessa manifestação.

Em termos arquitetônicos, você pode encontrar estilos completamente diferentes, tornando ainda mais incrível a experiência da sua viagem.

Onde aprender espanhol na Europa? Explore as cidades espanholas e mergulhe em sua riqueza arquitetônica.

Se você estiver em Barcelona, conheça a Sagrada Familia, desenhada pelo famoso arquiteto catalão Antoni Gaudí. Você vai estar na frente de uma representação genuína da arte espanhola.

Ainda, que tal se surpreender com muitos outros monumentos conhecidos por sua arquitetura única: o Museu Guggenheim em Bilbao, o Museu Reina Sofia em Madri e a Cidade das Artes e Ciências de Valência?

Para descobrir uma cultura ímpar, viajar para a Espanha é com certeza inevitável. Então comece desde já com suas regulares aulas de espanhol ou faça um curso de espanhol online de verão intensivo antes de ir partir para o maravilhoso mundo hispânico!

Espanhol, a língua de um continente em crescimento

A América Latina já esteve no topo dos rankings de pobreza, desigualdade social e violência em geral.

Mas há dez anos observamos um crescimento econômico contínuo.

De fato, desde a crise econômica de 2008, o comércio evoluiu: vemos muito fluxo de capital vindo da Europa e uma série de investimentos chineses.

A Argentina, a Colômbia, o Chile e o Peru, apesar da crise, se revelam cada vez mais como atraentes ponto de investimento.

Por que não aprender espanhol para negócios, então?

Todos esses países se apresentam como parceiros de negócios cada vez mais interessantes.

Como prova, basta observar o Mercosul e seus numerosos acordos, como a Associação Latino-Americana de Integração… Além de se revelar como potência econômica crescente, o Mercosul é tido, por muitos, como um forma de fugir da fortíssima influência dos Estados Unidos na América Latina. Essa é uma constante preocupação, pois existe uma procura por manutenção e garantia das tradições e costumes culturais singulares dos latinos.

Estas trocas e este fortalecimento econômico e cultural nos níveis continental e internacional se tornam cada vez mais evidentes, fazendo do espanhol a segunda língua mundial!

Embora as desigualdades continuam a ser significativas em todo o continente, a qualidade de vida é definitivamente melhor. Estima-se que a pobreza, apesar da crise econômica de 2008, caiu 15% em poucos anos.

O turismo é uma dos setores que mais cresce na economia sul-americana. Lá encontramos a maior floresta tropical do mundo (Amazônia), o maior rio do planeta (Amazonas), a segunda maior cadeia de montanhas (Andes), ilhas oceânicas isoladas (Galápagos, Ilha de Páscoa e Fernando de Noronha), praias paradisíacas (litoral do Nordeste Brasileiro), desertos (Atacama), paisagens glaciais (Patagônia e Terra do Fogo), a mais alta cachoeira do mundo (Salto Angel, com 979 metros de queda, na Venezuela) e as quedas com o maior volume de água (Cataratas do Iguaçu), entre muitos outros elementos naturais e ou culturais variados e surpreendentes.

Assim, a América do Sul tem se tornado o destino de muitos viajantes do mundo inteiro em busca de cultura diversificada, paisagens de tirar o fôlego e um povo extremamente acolhedor. Que tal conhecermos de fato nossos vizinhos?

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

Deixe um comentário

avatar