Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Como estudar para o ENEM sozinho?

De Marcia, publicado dia 07/10/2019 Blog > Apoio Escolar > ENEM > Tire de letra (e números!) o Exame Nacional do Ensino Médio

Muitos são os estudantes que optam por fazer um cursinho pré-vestibular. Eles querem ingressar em universidades, muitas vezes públicas e muito concorridas. Assim, ao final do Ensino Médio, passam um ano ou mais apenas reforçando a matéria aprendida para só então prestar o vestibular.

Porém, há também aqueles que optam por estudar sozinhos e isso não significa que tenham menores chances de passar do que quem fez o cursinho. Apenas é necessária uma dose maior de disciplina e determinação para não perder o foco durante os estudos.

Se pensarmos que todo estudante do terceiro ano do Ensino Médio deve fazer a prova do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), e que não existe cursinho preparatório para essa prova, fica evidente que é bem provável que você terá que estudar sozinho para ela.

Embora alguns optem por formar grupos de estudos ou mesmo contratar um professor particular para aulas de reforço, a tendência é que a maior parte do seu plano de estudos seja elaborada por você mesmo.

Mas não se desespere! Este artigo vai ajudá-lo a se organizar para fazer bom proveito dos estudos sozinho. Acompanhe nossas dicas e, quem sabe, esse não seja o “treino” que você precisa para continuar estudando por si mesmo para os vestibulares. E não se esqueça de que uma boa nota no ENEM pode ser o ponto de partida para a sua trajetória de sucesso na carreira. Vamos lá?

O que vai cair no ENEM?

Ainda nos tempos de escola, tive uma professora que dizia que certas matérias não caem na prova, DESPENCAM! Piadas à parte, esse raciocínio é bem pertinente ao tema que estamos tratando.

Estudar o conteúdo pertinente à prova ajuda você a ter mais segurança.

Embora você precise estar à par de toda a matéria do Ensino Médio (que teoricamente pode cair), é importante focar em certos temas que costumam aparecer com mais frequência. Tentar decorar centenas de páginas só vai fazer com que você se sinta frustrado e impotente. Portanto, o ideal é fazer fichas de resumo e organizar seu tempo de estudos, de modo a focar no essencial, sem negligenciar o todo.

Em Português, vale praticar a interpretação de texto. Muitas pessoas acabam não obtendo bom desempenho em provas e concursos por causa da interpretação de texto.

Lembre-se de que, além da sessão pertinente a avaliar essa habilidade, podem haver questões, até mesmo de outras matérias, com enunciados mais longos e complexos. E seria um verdadeiro desperdício se você, após dedicar tantas horas de estudos à história, por exemplo, errasse uma questão referente a ela por uma má interpretação do enunciado. Norma culta, gêneros textuais e gramática são outros pontos que merecem atenção.

Na parte de história, movimentos literários e figuras de linguagem, história do Brasil desde o período colonial até a Ditadura Militar, revolução industrial, guerras que marcaram a humanidade (Primeira e Segunda Guerra Mundial e Guerra Fria, por exemplo) e Idade Média e Moderna merecem destaque.

A geopolítica mundial e os impactos que causamos ao meio ambiente precisam entrar no rol dos seus estudos de geografia, enquanto a genética, a citologia e a evolução costumam ser temas abordados de biologia. Para física e química, considere eletricidade, calorimetria, mecânica, radioatividade, oxidações e eletroquímica.

Por fim, razão e proporção, porcentagem e interpretação de gráficos podem compor o repertório da matemática.

Além disso, você deve levar em conta a questão da redação. Estar sempre a par do que acontece no mundo ajuda você a garantir um bom desempenho em atualidades, que costumam fazer parte dos temas escolhidos para redação. Bullying, epidemias, mobilidade urbana, água e meio-ambiente são temas praticamente atemporais, mas você precisa estar atualizado quanto à situação de cada um às vésperas da prova para elaborar uma redação mais completa.

É claro que esses assuntos que apresentamos são meramente um breve resumo e não devem servir como guia oficial para seus estudos. Nosso objetivo é apenas lhe oferecer um direcionamento melhor sobre o que estudar. Você pode aproveitar suas aulas para perguntar aos professores quais os tópicos principais de cada matéria e assim elaborar um plano de estudos mais efetivo.

Os sites para estudar para o ENEM

Quem decidiu estudar sozinho pode ainda usar a tecnologia a seu favor. Existem hoje ferramentas online específicas para ajudar você a se preparar para o ENEM. Você pode recorrer a alguns sites e aplicativos que focam nos principais pontos a serem abordados durante os estudos.

Aproveite os recursos online disponíveis na rede para estudar.

É claro que não recomendamos que essas páginas sejam a sua única fonte de informação para a prova, mas podem servir como uma espécie de apoio, para realizar simulados e garantir que nenhum tópico ficará para trás.

Citamos abaixo alguns dos principais:

  • SAS Educação – Nesse site, você vai encontrar uma espécie de raio-X da prova, matéria por matéria. Também terá acesso a dicas valiosas de estudos e um super quiz. Para treinar para a redação, há um desafio disponível, além de gabaritos anteriores com comentários;
  • Seneca Learning – Esse site pode ajudar você a aprender muito para a sua prova do ENEM. Aqui, os temas para estudos são divididos por matéria e é possível estudar de maneira animada e divertida. Além disso, existe uma sessão dedicada às questões de provas anteriores respondidas e comentadas. Assim, você já vai se acostumando com o que o espera no dia da prova. Você pode criar a sua conta gratuita no site e começar a estudar agora mesmo;

Além desses mais gerais, existem ainda sites que abordam matérias específicas. O bom dessas opções é que elas permitem que você foque em seus pontos de dificuldades para obter um bom desempenho na prova. Só não se esqueça de estudar também o todo. Não é porque você considera determinada matéria mais fácil que ela deve ser deixada de fora do seu plano de estudos.

Seguem exemplos de sites por matéria específica:

  • Calcule mais – Aprender matemática aqui se torna muito mais fácil e agradável. Com aulas exercícios e questões, você certamente se sentirá mais preparado para desvendar os mistérios dos números e arrasar na prova na tão temida matemática;
  • Gramática online – Aqui você se prepara para a parte de português da prova. A página é composta por textos, videoaulas e até mesmo dicas para a sua redação;
  • Física interativa – Com videoaulas e até uma versão em forma de aplicativo, aqui fica muito mais fácil aprender as leis da física;
  • Biologia total – Com videoaulas, exercícios resolvidos e atividades para prática, você certamente conseguirá vencer suas dificuldades em biologia. Nesse caso, os planos para acesso são pagos e você pode escolher o que mais se adéqua às suas necessidades;
  • Só geografia – Com mapas, jogos e curiosidades, aprender geografia para o ENEM será muito mais fácil e leve;
  • Quifácil – Com vídeos, exercícios e até um toque de humor, estudar química pode ser muito mais prazeroso e divertido.

Os melhores simulados do ENEM

Além de sites para estudos, os simulados também ajudam você a, além de praticar a matéria, entender melhor o modelo dos exercícios da prova. Lembre-se de que realizar provas longas também é uma “maratona” e, quando você já fez um treino anterior, tudo parece ficar mais fácil no dia. Para ajudá-lo, listamos aqui os melhores simulados para você treinar para o ENEM.

Crie uma atmosfera de estudos e realize um simulado online.

  • Beduka – Aqui é possível realizar um simulado para o ENEM totalmente gratuito. Basta acessar o site, fazer o seu login (que pode ser a partir do seu usuário do Facebook) e começar a fazer a prova;
  • Estuda.com – Nesse site, há uma sessão dedicada exclusivamente aos simulados. As provas são divididas por matéria, o que pode ajudá-lo a solucionar suas dificuldades. Além disso, existe a opção de se inscrever para um simulado oficial. Tudo isso pode ser feito gratuitamente;
  • Quiz ENEM – Para quem gosta de quiz, aqui está um ótimo lugar para “brincar” um pouco e ainda se preparar para a prova do ENEM. Aqui você pode responder a perguntas relacionadas à prova.

Usando o site hora do ENEM para estudar

Hora do ENEM é um site disponibilizado no Portal MEC (Ministério da Educação e Cultura) com o objetivo de preparar estudantes para a prova. Na página, você encontra conteúdos para revisão e ainda os horários do programa Hora do ENEM que vai ao ar na TV Escola. Os números para sintonizar o canal em cada operadora também estão descritos.

Existem pessoas que fixam melhor a matéria vista em vídeos do que o conteúdo lido. Assim, você pode otimizar o seu tempo a partir de um programa de TV que o ajudará a fazer melhor proveito dos estudos.

Você pode ainda se cadastrar na plataforma disponível no site e contar com todos os recursos possíveis para turbinar seus estudos.

Com tantas opções, fica muito mais fácil se preparar para a prova.

Entenda porque você não tem motivos para ir mal na prova.

É claro que quem tem oportunidade de estudar por meio de aulas particulares ou mesmo com os professores da escola não deve desperdiçá-la. Mas o objetivo desse artigo é mostrar que também é possível se preparar sozinho.

E lembre-se de que, o quanto antes você iniciar a preparação, mais tempo terá para pesquisar novos materiais e aprender mais. Então aproveite as nossas dicas e comece agora mesmo. Há um futuro promissor esperando por você e tudo pode começar com a sua nota do ENEM.

 

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar