Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Razões para se expressar no idioma de Dante

De Carolina, publicado dia 19/09/2017 Blog > Idiomas > Italiano > Por que aprender italiano?

Você gosta das letras e de literatura? As línguas estrangeiras são uma verdadeira paixão para você?

Então, por que você não aprende italiano, a língua de Dante Alighieri?

Fazer curso italiano em casa ou em uma escola de idiomas é muito mais que uma linha para adicionar no seu currículo. É uma questão de estudar e descobrir uma cultura notável do continente europeu.

Essa aprendizagem vai abrir para você um rico mundo cultural entre o cinema italiano, as aulas de culinária e a história da arte. Tudo o que você precisa é uma estadia na Itália. O contexto perfeito para aprender a se expressar e reter algumas frases dessa bela linguagem românica…

Mas quando você é iniciante, podem surgir dificuldades e a ajuda de um professor pode ser necessária. Ele vai lhe ensinar a linguística e a pronunciação para que você possa manter uma conversa e se comunicar sempre que quiser. Um professor de italiano online ou presencial, hoje o mercado de aulas particulares te atende sob-medida!

Mas antes de invadir seu apartamento com post-it de vocabulário (palavras italianas, expressão, frase do cotidiano…), aproveite o tempo para descobrir a pequena pesquisa que fizemos neste blog do Superprof sobre as origens e as características dessa bela língua que é o italiano…

Conheça o interior italiano e sua língua A vida é bem mais pacata e bela nas cidades pequenas do país

“A Itália é acima de tudo uma língua”, disse Umberto Eco.

E que idioma!

Os italianos e as italianas muitas vezes nos fazem sonhar com seu sotaque cantado! Principalmente quando estamos em uma de suas lindas paisagens ensolaradas!

Mas você sabe de onde vem essa língua e qual é a história dela?

O italiano, a língua materna de mais de 70 milhões de pessoas, nem sempre foi unânime em seu país. Era acima de tudo uma língua vernácula. Em outras palavras, um idioma falado por uma comunidade e não por um país inteiro.

Para entender essa evolução linguística, é necessário voltar para a antiguidade. Um momento em que o Império Romano dominou grande parte da Europa e onde o latim estava no auge. Para o italiano é acima de tudo um descendente do latim.

As melhores músicas em italiano

Esse fato remonta vários séculos muito antes do blues, da rock, do R&B ou do rap serem inventados. Portanto, é necessário voltar para a idade média para encontrar os primeiros vestígios da influência italiana no campo musical:

  • Guido d’Arezzo (992 – 1033) e a noção musical,
  • Petrarca (1304 – 1374) e os conzonieri dos trovadores.

Mas foi sobretudo durante o período do Renascimento (séculos XV e XVIII), que teve como ponto de partida a Itália e a cidade de Florença (Firenze em italiano), que a música veio definitivamente ancorar nessa país bonito com a forma de uma bota!

Foi um ótimo período para a Itália e para a música que permitiu que a Europa moderna se desenvolvesse e tivesse impacto em todo o planeta.

Lista de termos musicais em italiano!

Foi sobretudo durante o período barroco que a Itália, seus compositores e sua linguagem musical prevaleceram sobre outros países europeus. Período barroco que se estende do século XVII ao século XVIII com grandes inspirações musicais em particular.

A cidade mais romântica do mundo está na Itália Comer, beber e amar, fazer isso é sempre melhor no país em forma de bota

É durante essas décadas e séculos que o italiano conseguiu estabelecer sua dominação linguística da música e especialmente na música clássica. Parece que não foi só na música, mas também na culinária! A cozinha e o idioma: as joias da Itália!

Não é como hoje que Beyoncé lança uma música e em 3 horas todo o globo já sabe ela de cor…

Porém, todos esses séculos de história musical ficaram marcados no tempo até hoje (já Beyoncé…).

Somos todos mais ou menos capazes de citar alguns exemplos desa herança musical-linguística mesmo sem ser italiano nativo, italiano bilíngue ou incapaz de falar a língua.

Mas vamos ser um pouco mais precisos e mencionar alguns dos termos musicais italianos do Renascimento:

  •  A cappella: sem instrumento,
  • Adagio: lento,
  • Allegro: animado e alegre,
  • Altissimo: muito alto,
  • Andante: indo,
  • Concerto: concerto,
  • Crescendo: crescendo (cada vez mais forte),
  • Decrescendo: diminuindo (cada vez menos forte)
  • Forte: forte,
  • Mezzo forte (moderadamente forte),
  • Ópera: trabalho,
  • Pianissimo: muito gentilmente,
  • Piano: suavemente,
  • Poco a poco: pouco a pouco,
  • Presto: rápido,
  • Tempo: movimento / tempo,

Alguns exemplos entre muitos! Não teríamos espaço suficiente para citar todos! Detalhe para as muitas palavras do italiano que estão presentes no português por causa da nossa herança greco-romana!

Essas palavras serviram para escrever e transmitir música ao longo do tempo! Sem contar que as canções italianas são as mais belas do mundo!

A língua e a culinária italiana no mundo

para muitos gourmets dos 5 continentes, a cozinha italiana geralmente significa que a refeição será convivial, gostosa, saudável e colorida! A pizzaria é freqüentemente associada a um lugar popular, onde você vai com amigos, familiares ou namorados para desfrutar de uma grande variedade de pratos deliciosos. Podemos falar sobre restaurantes bastante populares, não chiques.

O fusili italiano pode ser preparado de várias maneiras Comer é uma religião e um verdadeiro prazer no país

Isso é um sinal de que a gastronomia da Itália conseguiu fazer nossos hábitos alimentares ao longo do tempo, tornando-se um reflexo recorrente. Além disso, para muitos de nós (os olhares se voltam para os estudantes!), macarrão é uma base da alimentação de todos!

Barato, nutritivo, fácil e prática de fazer! As várias massas italianas podem ser acompanhadas por muitas carnes ou molhos. Ela é a rainha no reino dos gulosos!

A pizza, o carpaccio, à milanesa, o risoto, a lasanha

Se há uma receita que, junto com o macarrão, representa a Itália em todo o mundo é obviamente pizza!

Comê-la no restaurante com amigos, na frente da televisão vendo um jogo de futebol, vendo um filme de terror. Quantas vezes a gente já não ficou com vontade de comer uma pizza?

Quando se pensa em preparar ou encomendar um carpaccio (carne por exemplo), imediatamente a gente pensa em algo fresco e, especialmente, para saborear a finesse das fatias que vamos comer. Que tal um pouco de azeite e “parmigiano”?

Nós falamos muito mais frequentemente de filet à milanesa ou cotoletta alla milanese! De fato, são costeletas de bezerro empanadas, cobertas com parmesão e douradas na panela.

Mas claro que no Brasil a gente faz com frango, carne de boi…

Como os pratos à milanesa, pizza ou macarrão (massa de todos os tipos), o risoto é um prato perfeitamente italiano. Ele é uma base que todos podem embelezar à sua maneira.

Já o prato de lasanha é quase sempre parte do menu em restaurantes e pizzarias italianas do mundo. Elas são muito solicitadas e emblemáticas do país.

Viu como a cozinha e a língua são as joias da Itália?

Aprender italiano para trabalhar na moda

Na imaginação coletiva, a moda é simbolizada por dois países europeus: a França e a Itália.

Uma reputação que vem tanto das principais marcas de roupas como dos estilos de roupas que podem ser associados aos habitantes desses dois países.

Essa fama da França e da Itália vêm principalmente graças as suas casas de alta costura e seus respectivos criadores:

  • Dior, Chanel, Yves Saint Laurent, Givenchy, Jean-Paul Gaultier e muitos outros da França.
  • Ou Prada, Fendi, Versace, Giorgio Armani, Gucci e Valentino para a Itália.

Todas essas marcas são o sonho de muita gente! Por isso, você gostaria de trabalhar na Itália ou ter um emprego na indústria da moda italiana? Então, aprenda italiano!

A título de exemplo, a moda italiana teve um volume de negócios de cerca de 52 bilhões de euros em 2014, um aumento de 2,7% em relação ao ano anterior. E a exportação também está indo muito bem! Em 2014, ela teve um aumento de 3,8%, um volume de negócios de 28,5 bilhões de euros.

Italiano é a língua mais bonita do mundo?

O francês é geralmente considerado a língua mais romântica do mundo. Mas o italiano também não fica atrás em matéria de sedução.

Aprenda italiano e viaje no país Uma simples porta tem sua magia nas ruas italianas

Então, por que ficamos todos derretidos com o sotaque encantador dos italianos?

A língua de Dante é sobretudo muito rica em vocabulário. E ainda mais quando se trata de encontrar apelidos para seu querido.

Amore, caro, tesoro, … as expressões italianas não faltam quando se trata de falar sobre o amor.

E por uma boa razão, os italianos são frequentemente considerados pelos brasileiros como belos oradores. Talvez por que são extrovertidos, naturais como nós! Eles sempre falam sobre qualquer coisa com um grande sorriso e com vários gestos!

Rico e encantador, a bela língua italiana (mais bonita do mundo!) também é muitas vezes percebida como uma linguagem quente e sensual. Basta ouvir um italiano falar e você já é levado imediatamente para suas terras, próximo ao Mediterrâneo…

E o romantismo não termina. Pois é na Itália que se desenvolve a maior história de amor da literatura.

Claro que falo do famoso casal Romeu e Julieta.

Ambos os moradores de Verona no nordeste da Itália, os dois adolescentes tentam desesperadamente fazer ouvir seu amor às famílias que se odiavam. Um trágico, mas simbólico destino de amor em todo o mundo.

Assim como a bela cidade de Veneza.

Capital do amor, casais de todo o mundo vêm passar umas férias para uma noite de núpcias, para um aniversário de relacionamento ou simplesmente para celebrar o amor.

Muitas pesquisas classificam Veneza como uma das cidades favoritas dos casais no mundo. Sem esquecer, é claro, outras cidades esplêndidas como Florença, Siena, Pisa, Turim…

Embaixadores da língua italiana em todo o mundo

Conhecido em todo o mundo, a língua italiana pode contar com muitas personalidades para defendê-la. Quer sejam escritores, atores ou cantores, muitos promoveram sua língua materna além de suas fronteiras.

No campo da literatura, é impossível não falar de Umberto Eco. Autor do romance medieval “O Nome da Rosa“, ele foi traduzido para 47 idiomas. Mais de 30 milhões de cópias foram vendidas do livro no mundo todo desde 1980. O que leva Umberto Eco ao ranking dos melhores embaixadores da língua italiana.

Sem esquecer dos seus belos atores: Monica Bellucci, Sophia Loren, Claudia Cardinale, Ornella Muti, Marcelo Mastroianni…

Então, porque não procurar por aulas de italiano online?

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

Deixe um comentário

avatar